Será que os mortos poderão voltar à vida?

Você está aqui

Será que os mortos poderão voltar à vida?

A maioria das pessoas acredita em algum tipo de vida após a morte. Alguns, no entanto, acham que não há esperança e que esta vida é tudo que existe — que não há nada depois e que simplesmente deixaremos de existir. Este é um pensamento terrivelmente deprimente, pensar que nunca mais veremos nossos entes queridos já falecidos — e que nós mesmos um dia partiremos para sempre.

Um cristão em Washington conta a seguinte história:

"Quando eu tinha doze anos, meu amado irmão, Roddy, que tinha três anos e meio, morreu de repente. Isso foi muitíssimo devastador para mim, para meus pais e para meu outro irmão. Meu mundo virou de cabeça para baixo e a tristeza tomou conta de mim. Isso foi há cinquenta anos, e eu ainda fico emocionado quando falo sobre o meu irmão e o que aconteceu”.

"A tragédia foi tanta que me fez começar a pensar seriamente sobre a vida. Se houvesse uma maneira de ver Roddy novamente, eu ansiava por descobrir esse caminho. No entanto, eu permaneci espiritualmente no escuro por muitos anos depois disso, até Deus começar a abrir meus olhos para entender a Bíblia. E, desde então, tenho recebido um ensino emocionante e permanente! E cada vez que eu perdia outro ser amado, aumentava ainda mais minha vontade de estar lá para essa grande ‘reunião familiar’ na próxima vida!".

Vamos nos aprofundar nas páginas da Bíblia para ver o que ela tem a dizer sobre este assunto profundamente pessoal, mas universalmente importante, da vida após a morte.

O ensino bíblico sobre a vida após a morte

O patriarca Jó perguntou: "Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?" (Jó 14:14). A boa nova das Escrituras — a fabulosa notícia — é que Sim, ele viverá novamente!

Vamos ver agora o que a Bíblia tem a dizer sobre a esperança da vida após a morte através de uma "ressurreição", que significa "subir novamente" dos mortos.

Qual é a grande esperança prometida na Bíblia?"

A “esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos" (Tito 1:2, ênfase adicionada em todo o texto).

Esta referência (e muitas outras escrituras) mostra que a magnífica esperança para a humanidade é a vida eterna! Isto é o que "Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos". A esperança não é apenas um "anseio" — a esperança é um desejo muitíssimo esperado por causa de evidências sólidas.

Qual foi o propósito de Deus ao sacrificar Seu Filho, Jesus Cristo?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3:16-17).

O supremo sacrifício de Deus demonstra mais amor do que poderíamos imaginar. Embora todo mundo morra, Deus não quer que ninguém "pereça" para sempre. Ele quer que todos tenham a "vida eterna"!

Será que Deus está oferecendo a imortalidade para seres humanos mortais?

“E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta.

"Porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" (1 Coríntios 15:50-54).

Em todo o capítulo de 1 Coríntios 15 — algumas vezes chamado de "o capítulo da ressurreição" — o apóstolo Paulo nos entrega uma abundante compreensão de uma ressurreição futura. Somos todos mortais — fisicamente, todos nós morreremos. Até agora, só Deus possui a imortalidade (veja 1 Timóteo 6:16). Mas Deus está oferecendo a imortalidade a toda a humanidade!

Qual foi o impressionante acontecimento que levou os discípulos a terem esta esperança inabalável?

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pedro 1:3).

O túmulo vazio — a ressurreição de Cristo — foi uma prova para os discípulos de Jesus que Deus pode ressuscitar os mortos para a vida! Isso deu aos discípulos uma excelente motivação para pregar esta boa notícia (veja Atos 4:2, 20, 33; 8:4). Além disso, isso levou-os a compreender sinceramente as promessas de Jesus, que Deus estava oferecendo a vida eterna para toda a humanidade (João 10:28).

Todas as pessoas passam por sofrimentos, mas qual é o pior deles?

"Mas eu não quero que sejais ignorantes, irmãos, acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus trará com ele, aqueles que dormem em Jesus.

 “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

"Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras" (1 Tessalonicenses 4:13-18).

O pior tipo de dor é a das pessoas que não têm esperança no futuro. Deus vai nos despertar na ressurreição dos mortos. As ressurreições começarão com a segunda vinda de Cristo! Como Paulo afirma na citação acima, esta esperança deve ser o nosso maior conforto.

Qual é a situação dos mortos hoje?

"E, depois, [Jesus] disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono" (João 11:11).

Então, João passa a relatar como Jesus ressuscitou Lázaro da morte para a vida (João 11:12-45). Na Bíblia, a morte é muitas vezes referida como um sono (Jó 14:10-12, Salmo 13:3, Daniel 12:2, 1 Tessalonicenses 4:15) — uma inconsciência total (Salmo 6:5; Eclesiastes 9: 5, 10).

A bela metáfora do sono enfatiza o fato de que a primeira morte é temporária e que todos os que morrem serão despertados por Deus no futuro! Essa compreensão do estado atual dos mortos é muito mais reconfortante do que todas as ideias errôneas e antibíblicas sobre uma vida após a morte sem corpo em um suposto êxtase ou tormento.

Quando alguém morre, os familiares e amigos muitas vezes sofrem com tristezas e sentimentos de culpa sobre as coisas que haviam dito ou fizeram, ou por causa de coisas que deixaram de dizer ou fazer. Mas Deus não quer que fiquemos aflitos pelo passado. Ele quer que nos arrependamos de nossos pecados e estejamos ansiosos para a nossa reunião na próxima vida, quando teremos muitas oportunidades de sentar e conversar com nossos entes queridos.

O que a Bíblia diz sobre o luto pela morte de um ente querido?

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mateus 5:4).

E conforme as palavras de Paulo, citadas anteriormente: "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança" (1 Tessalonicenses 4:13).

É normal e saudável lamentar-se quando perdemos a companhia de um ente querido. Aqueles que reprimem a dor ao invés de expressá-la sofrem muito mais problemas emocionais em longo prazo. Mas o luto saudável depende de como enfrentamos a realidade da morte.

Na cultura humanista de hoje, obcecada pelo prolongamento da vida humana, muitas pessoas evitam preparar-se para a morte ou até mesmo discutir o assunto. O sentimento é tabu até mesmo ao dizer a palavra "morreu", as pessoas procuram usar eufemismos como "faleceu". Negar a morte torna mais difícil para as pessoas conseguirem chorar e apoiar uma às outras e se restabelecerem.

Aqueles que verdadeiramente entendem a Bíblia, é claro, sentem e expressam sua dor quando seus entes queridos morrem, por sentir a falta deles, mas não sentem medo e desespero, porque a sua esperança e fé lhes dá grande conforto. Como visto anteriormente, logo após explicar sobre a promessa da ressurreição, Paulo disse: "Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras" (1 Tessalonicenses 4:18).

(Durante um momento de dor, é importante evitar dois erros graves e comuns. Não tente "afogar as mágoas" com álcool ou drogas. E não negligencie o seu sono e a boa alimentação. Ficar doente só vai aumentar, e muito, seu estresse).

Quando formos ressuscitados para a vida eterna, como seremos?

"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-lo como Ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nEle tem esta esperança, assim como ele é puro" (1 João 3:1-3).

Assim como os filhos dos seres humanos também são humanos e entram na família dos pais, os "filhos de Deus" tornam-se parte da gloriosa família de Deus. "Seremos semelhantes a Ele" (1 João 3:2)! Aprenderemos mais sobre o dom da vida eterna de Deus em lições futuras.

Comece a praticar hoje o que você aprendeu

Leia cuidadosamente todo o capítulo de 1 Coríntios 15, o "capítulo da ressurreição". Reflita profundamente na leitura e pense grande! Pense em toda a eternidade estendida diante de você! E depois de ter vivido milhões de anos e olhar para trás, para esta vida humana, pense em como ela vai parecer breve!

Leia Romanos 8:18 e 2 Coríntios 4:16-18 para aprender como encarar os sofrimentos desta vida. Então, veremos que isso é um sacrifício muito pequeno e que serve para se preparar para o paraíso sem fim da vida eterna!

Saiba mais sobre o que acontece após a morte

Embora muitos saibam que a Bíblia ensina que haverá uma ressurreição dos mortos, as crenças comuns sobre ir imediatamente para o céu ou o inferno depois da morte têm trazido muita confusão sobre o assunto. Mas a Escritura é muito clara, quando vemos que ela realmente diz ao contrário do que muitos pensam que ela diz!

Os editores de A Boa Nova têm publicado um livro esclarecedor sobre o assunto: O Que Acontece Depois da Morte? Solicite ou baixe sua cópia grátis hoje mesmo! BN