O Armagedom e o Dia do Senhor

Você está aqui

O Armagedom e o Dia do Senhor

Esta é a lição 13 da série “A Profecia Bíblica e Você”.

“Armagedom!” Muitas pessoas já ouviram predições assustadoras ou especulações sobre o Armagedom, mas o que isso significa?

Aqui está uma definição do Dicionário Michaelis: “Cenário da derradeira batalha entre o Bem e o Mal”.

Esse dicionário também tem uma segunda definição porque “Armagedom” se tornou uma metáfora comum: “Guerra final devastadora; confronto decisivo”. Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

A maioria das pessoas também está confusa sobre o significado do “Dia do Senhor”. Será que isso vai durar um dia, um ano, muitos anos ou toda a eternidade? Quando isso vai começar? Quando Cristo retornará? E quais são os selos, trombetas e pragas proféticas descritos no livro de Apocalipse?

Vamos nos aprofundar na busca das respostas para essas e outras perguntas.

A Bíblia tem muitas profecias do tempo do fim. Neste momento, pode parecer que o cumprimento delas esteja ocorrendo em um ritmo lento, mas chegará o momento em que elas vão acontecer de forma rápida e sucessiva!

Além de Jesus Cristo dizer que devemos ficar atentos aos “sinais dos tempos”, Ele também deixou claro que devemos permanecer focados, assim como Ele, em “fazer a vontade Daquele que Me enviou e realizar a Sua obra” (João 4:34). Enquanto aguardamos a segunda vinda de Cristo, em vez de nos distrairmos, devemos servir a Deus de tal maneira que Cristo, quando voltar, diga: “Muito bem, servo bom e fiel” (Mateus 25:21, ARA).

O que a Bíblia diz sobre o Dia do Senhor?

Esta lição é baseada nos fundamentos apresentados nas últimas cinco lições. Se alguma coisa nesta lição não estiver clara para você, então reveja as lições anteriores desta série "A Profecia Bíblica e Você" publicadas nesta revista, especialmente as lições 8 a 12.

O livro de Apocalipse oferece uma visão ampla sobre como esses assuntos se conectam e descreve a sequência das tendências e eventos do fim dos tempos. Para uma boa compreensão de Apocalipse, nós recomendamos que você leia nosso guia de estudo bíblico gratuito O Livro de Apocalipse Revelado.

O que a Bíblia quer dizer com “o dia do Senhor”?

“Uivai, porque o dia do SENHOR está perto; vem do Todo-poderoso como assolação. Pelo que todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão como a mulher parturiente; cada um se espantará do seu próximo; o seu rosto será rosto flamejante.

“Eis que o dia do SENHOR vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação e destruir os pecadores dela. Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz.

“E visitarei sobre o mundo a maldade e, sobre os ímpios, a sua iniquidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos tiranos. Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir. Pelo que farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do SENHOR dos Exércitos e por causa do dia da sua ardente ira” (Isaías 13:6-13).

Geralmente, o Dia do Senhor se refere a um tempo em que Deus e Cristo vão intervir poderosamente no mundo para punir a maldade. Isso também é chamado de “o grande e terrível dia do SENHOR”, que “está prestes a vir sobre todas as nações”, imediatamente antes da segunda vinda de Cristo (Malaquias 4:5; Obadias 1:15, grifo nosso). Às vezes, o termo é quase sinônimo de "o tempo do fim", que foi explicado na primeira lição desta série.

No entanto, ocasionalmente, isso tem um duplo cumprimento. Isaías 13 começa com um aviso de como Deus punirá a Babilônia, o que, provavelmente, se refere à sua destruição nos tempos do Antigo Testamento (versículos 1-6). Mas, sem dúvida, os versículos 9-13 estão descrevendo mais especificamente o “dia do SENHOR” do fim dos tempos, quando Deus fará com que haja sinais celestiais espetaculares e “punirá o mundo por sua maldade”.

Além disso, a partir do início da futura intervenção de Cristo, o Dia do SENHOR, em certo sentido, pode ser considerado perene, porque Deus, através de Cristo, governará o mundo para sempre. Nunca mais Satanás será “aquele que manda neste mundo” (ver João 12:31 [BLH]; 14:30; 16:11).

Será que passagens sinônimas do Dia do Senhor também mostram que essa será uma época de punição apavorante e terrível?

“Eis que o dia do SENHOR vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação e destruir os pecadores dela... Pelo que farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do SENHOR dos Exércitos e por causa do dia da sua ardente ira” (Isaías 13:9, 13).

“Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições, pela luta de Sião” (Isaías 34: 8).

“Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus” (1 Coríntios 5:5).

Claramente, a Bíblia usa várias outras expressões para o Dia do SENHOR, incluindo o “dia de Sua ira ardente”, o “dia da vingança do SENHOR” e o “dia do Senhor Jesus”.

Qual é a relação entre a Grande Tribulação e o Dia do Senhor?

“Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:29-30, ARA).

“O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR” (Joel 2:31).

Jesus disse que os terríveis sinais celestiais vão ocorrer “Logo em seguida à [grande] tribulação daqueles dias”. E, por meio de Joel, Deus disse que esses sinais celestiais ocorrerão “antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR”. Então, cronologicamente falando, a Grande Tribulação vem à cena mundial antes do Dia do Senhor (comparar Apocalipse 6:12-17).

Como vimos na Lição 11, durante a Grande Tribulação, as nações inimigas irão punir, através da guerra e do cativeiro, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e outras nações cujos povos são, em grande parte, descendentes dos antigos israelitas.

O Dia do Senhor será o castigo de Jesus Cristo sobre o restante da humanidade impenitente (Apocalipse 16:9), especialmente as nações que fazem parte da esfera política, religiosa e comercial da “Babilônia, a Grande” e qualquer outro povo que se oponha a Cristo. (Apocalipse 17:5; 18:2).

Quando começará o Dia do Senhor?

“A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram...” (Isaías 61:2, ARA).

“Porque o dia da vingança estava no Meu coração, e o ano dos Meus redimidos é chegado” (Isaías 63:4).

A Bíblia não informa claramente quando começará o Dia do Senhor, entretanto, na profecia bíblica, a palavra dia, às vezes, pode representar um ano (Números 14:34; Ezequiel 4:6).

Além disso, outras escrituras parecem indicar que o Dia do Senhor começará um ano antes do retorno de Cristo. Por exemplo, lemos em Isaías 34:8: “Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições, pela luta de Sião”. E também, em Isaías 61:2, “o ano aceitável do SENHOR” parece estar associado ao "dia da vingança do nosso Deus".

Na última lição, vimos que a Grande Tribulação começará três anos e meio antes do retorno de Cristo. Então, tudo indica que o último ano desse período será o Dia do SENHOR. Assim, parece que os primeiros dois anos e meio têm a ver com a ira de Satanás, seguido por um ano da vingança de Deus.

Sabemos com certeza que “os servos do nosso Deus” serão protegidos do “dano” que Cristo causará à Terra durante esse último período (Apocalipse 7:3; ver também 3:10 e 12:14-17). Muitas escrituras nos asseguram a vontade e o poder de Deus para proteger o Seu povo.

O que representam os sete “selos” de Apocalipse?

“E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos” (Apocalipse 5:1).

A primeira regra de interpretação da Bíblia é deixar a Bíblia interpretar-se a si mesma. Uma comparação entre os sete “selos” e a sequência de eventos que Jesus predisse na profecia, que Ele mesmo proferiu no Monte das Oliveiras, a Profecia do Monte das Oliveiras, em Mateus 24:4-9, nos proporciona uma compreensão clara. Aqui está um breve resumo do que retrata a abertura dos selos:

• Primeiro Selo (Apocalipse 6:1-2; Mateus 24:4-5): O aumento do engano religioso do falso cristianismo.

• Segundo Selo (Apocalipse 6:3-4; Mateus 24:6-7): Aumenta a frequência de guerras e devastação.

• Terceiro Selo (Apocalipse 6:5-6; Mateus 24:7): Escassez de alimentos e o aumento da fome no mundo.

• Quarto Selo (Apocalipse 6:7-8; Mateus 24:7): As pragas, como epidemias de doenças, e os desastres naturais aumentam e se tornam mais letais.

• Quinto Selo (Apocalipse 6:9-11; Mateus 24:9): Aumenta a perseguição aos cristãos, atingindo o clímax na Grande Tribulação.

• Sexto Selo (Apocalipse 6:12-16; Mateus 24:29): Um grande terremoto e terríveis sinais celestes.

• Sétimo Selo (Apocalipse 6:17; 8:1-2, 6; Mateus 24:30): O Dia do Senhor (“o grande dia de Sua ira”), incluindo as pragas das sete trombetas.

O que são as sete trombetas do sétimo selo (o Dia do Senhor)?

“E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. E vi os sete anjos que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas” (Apocalipse 8:1-2).

A abertura do sétimo selo inclui sete anjos soprando suas trombetas, uma após outra. Depois de cada trombeta, há um evento cataclísmico. Os quatro primeiros são descritos em Apocalipse 8:

• Destruição da vegetação (versículo 7).

• Devastação dos oceanos e da vida marinha (versículos 8 e 9).

• Devastação de rios e da água doce (versículos 10-11).

• O sol, a lua e as estrelas se escurecem (versículo 12).

A “praga” da quinta trombeta é descrita em Apocalipse 9:1-12. Citando o nosso guia de estudo O Livro do Apocalipse Desvelado: “O dirigente ou “rei” desta onda de angústia é descrito como ‘anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom e, em grego, Apoliom’. (versículo 11, NVI). Esses títulos, em hebraico e grego, significam “destruição” e “destruidor”, respectivamente. E nós vemos depois que o poder satânico da “besta” emerge deste abismo ou poço sem fundo (Apocalipse 17:8), aqui mostrando que os gafanhotos são provavelmente as forças deste poderoso bloco centralizado na Europa e guiado por Satanás”.

A “praga” da sexta trombeta é descrita em Apocalipse 9:13-21. E, incrivelmente, descreve um exército de duzentos milhões de homens que “matará um terço da humanidade”! Aparentemente, este exército vem de nações ao leste do rio Eufrates. Citando novamente o capítulo “Finalmente a Chegada do Dia do Senhor” do mesmo guia de estudo bíblico: “Este evento, o segundo ai ou praga da sexta trombeta, parece ser um pesado contra-ataque contra as forças europeias do primeiro ai ou praga da quinta trombeta”.

A sétima trombeta anuncia “sete anjos que tinham as sete últimas pragas, porque nelas é consumada a ira de Deus” (15:1). Cada anjo tem uma taça cheia da ira de Deus, e cada taça é despejada sobre a Terra. Estas sete últimas pragas são descritas em Apocalipse 15 e 16. O quinto anjo derrama “sua taça sobre o trono da besta” (16:10). O sexto anjo prepara o caminho para a batalha culminante conhecida comumente como "Armagedom" (16:12-16).

O que significa "Armagedom" e o que a profecia diz a respeito disso?

“E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente. E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso.

“Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom” (Apocalipse 16:12-16).

Embora Satanás e os demônios estejam fadados a perder qualquer batalha contra Cristo, eles nunca desistem de tentar derrotá-Lo. Mais uma vez, Cristo usará Seus meios para cumprir Seus propósitos. Os “espíritos de demônios”, agindo sob Satanás e através da Besta e do Falso Profeta, “vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso” (Apocalipse 16:13-14). Esse é o nome correto da batalha decisiva entre Cristo e os exércitos do mundo.

Jesus Cristo aproveita essas influências demoníacas “para ajuntar as nações...para sobre eles derramar a Minha indignação e todo o ardor da Minha ira” (Sofonias 3:8). Todas as nações, inclusive os exércitos da Besta, “combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (Apocalipse 17:14).

“E os [os demônios] congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom” (Apocalipse 16:16). Armagedom literalmente significa "Monte Megido". De fato, o Texto Majoritário do Novo Testamento diz simplesmente Magedon ou "Megido". Esta é uma antiga cidade arrasada a noroeste de Jerusalém. Ao leste dela há um extenso vale ou planície, chamado Jezreel ou Esdraelon, onde numerosas batalhas foram travadas no passado. Um de seus nomes é “vale de Megido” (Zacarias 12:11). Este será o ponto de encontro, mas, evidentemente, esses enormes exércitos estarão espalhados por uma área muito maior.

Quando Cristo descer em direção a Jerusalém, a área ao redor de Jerusalém se tornará o principal campo de batalha. “Eis que vem o Dia do SENHOR...Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém...Então, sairá o SENHOR e pelejará contra essas nações...Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras...O SENHOR será Rei sobre toda a terra” (Zacarias 14:1-4, 9).

A verdadeira batalha começa quando o sétimo anjo derramar sua taça. Então haverá o mais devastador terremoto de todos os tempos! Ilhas e montanhas desaparecerão! As "cidades das nações" vão ruir, inclusive a principal cidade que a Bíblia se refere como "Babilônia", uma referência ao último renascimento de Roma, como vimos em outras lições. E cairá uma chuva de granizo com pedras pesando talvez 35 a 45 quilos cada uma (Apocalipse 16:17-21). A queda da Babilônia é descrita detalhadamente em Apocalipse 18.

Cristo vai capturar a Besta e o Falso Profeta — os anticristos confirmados descritos na última lição — e jogá-los em um lago de fogo e matará todos os exércitos opositores (Apocalipse 19:19-21).

O profeta Zacarias registra o destino desses exércitos que vão lutar contra Cristo, aparentemente sendo atingido por uma imensa explosão de poder: “E esta será a praga com que o SENHOR ferirá todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne será consumida, estando eles de pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodrecerá a língua na sua boca” (Zacarias 14:12).

Qual será o grande ápice triunfante do Dia do Senhor?

“E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15).

“E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre seu rosto e adoraram a Deus, dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo-poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o Teu grande poder e reinaste. E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, Teus servos, e aos santos, e aos que temem o Teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra” (versículos 16-18).

“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro”.

“E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Apocalipse 19:11-16).

“E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

“Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória” (1 Coríntios 15:50-54).

“Mas eu não quero que ignoreis, irmãos, sobre os que dormem, para que não sofres como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus trará consigo aqueles que dormem em Jesus.

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (1 Tessalonicenses 4:13-18).

E ao toque da sétima trombeta vem o anúncio de notícias maravilhosas para os santos e para o futuro do mundo: Jesus Cristo reivindica Seu domínio sobre a Terra! Os vinte e quatro anciãos celestiais anunciam que é tempo de dar “o galardão aos profetas, Teus servos, e aos santos”!

O grande clímax do Dia do Senhor será o incrível retorno de Cristo, descrito tão vividamente em Apocalipse 19, e a ressurreição dos mortos dos santos, que é “a primeira ressurreição” (20:6). Quase todo o capítulo quinze de 1 Coríntios discute a ressurreição. Ali nos diz que o toque da “última trombeta” anunciará a ressurreição (versículo 52). A ressurreição dos santos também é descrita em 1 Tessalonicenses 4:16-17 e também é mencionada em muitas outras escrituras.

Como vimos antes, essa sétima trombeta também anuncia o derramamento das sete últimas pragas. Essas pragas, que incluem reunir a Besta, o Falso Profeta e outras forças, seguirão a ressurreição, com Cristo e os santos descendo para a batalha final.

Que festa anual ordenada por Deus retrata o Dia do Senhor?

“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memória de jubilação, santa convocação. Nenhuma obra servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR” (Levítico 23:23-25).

Esta passagem se refere brevemente à Festa das Trombetas, que prenuncia o cumprimento das trombetas de Apocalipse, especialmente a última, que marca o retorno de Cristo e a ressurreição dos santos. A Festa das Trombetas e as seis outras festas anuais e Dias Sagrados ordenados por Deus são explicados em nosso guia de estudo bíblico gratuito: O Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança para Toda a Humanidade. Todas elas são ocasiões alegres e profundamente significativas. Depois de entendê-las, você vai querer celebrá-las!

Praticando a fé

Depois de falar sobre a ressurreição, em 1 Tessalonicenses 4, o apóstolo Paulo continua falando sobre “o dia do Senhor” em 1 Tessalonicenses 5. Ele deixa claro que quando esse tempo finalmente chegar, acontecerá repentinamente, por isso é importante manter-se espiritualmente preparado. Depois disso, Paulo entrega uma magnífica lista de instruções simples para se viver uma verdadeira vida cristã.

A partir de agora, reserve algum tempo para ler 1 Tessalonicenses 5. Aproveite e inspire-se! Além disso, escolha duas ou três instruções da lista de Paulo, escreva-as e defina uma meta para concentrar-se em praticá-las em sua vida diária na próxima semana.