This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
O que é que está acontecendo?
Bom, deobotar-te, queridos irmãos, aqui a Joscamos. Na sociedade moderna, hoje em dia há muitas oportunidades e possibilidades de fazer compras. Uma delas é o supermercado. Podemos ir a um supermercado e procurar o que queramos ver. Vamos encontrar lá muitas variedades e até vamos encontrar pessoas a tentar forçar ou vender a nós coisas que talvez nós nem queríamos. E por isso, essa é uma sociedade de variedade.
Mas igualmente, nesta sociedade hoje em dia, queridos irmãos, quando uma pessoa procura a salvação, vê-se também uma variedade, uma variedade igrejas que, proclamando que eles têm, ou essa igreja tem, o caminho para a salvação. E por isso é como se estamos a encontrar na sociedade hoje em dia um supermercado de religiões, com uma superambundância de variedades, de doutrinas e de cristianismo.
Estas igrejas estão para ir a tentar vender a ideia deles, ou forçando-nos a comprar as ideologias deles, as suas variedades do cristianismo, dizendo que essa é a verdadeira igreja para a salvação.
Basta você ir um domingo à sua cidade, e aí verá, por exemplo, uns que escolheram ir a uma catedral, um edifício grande, com várias centenas de adoradores de votos.
E a se ajoelham piadosamente, durante o altar decorado, enquanto talvez haja um odor por gente de velas acesas, e esse ventinho está a soprar nesse ar viciado.
Outros vão a outra esquina, talvez mesmo à esquina ao lado, então encontram outro culto, em nome de Jesus. Aí vem uma congresso, por exemplo, que fala numa língua estranha, uma linha desconhecida.
Supostamente esses adoradores estão falando de baixo da inspiração do espírito.
Várias pessoas, nessas congregações, vemos com olhos esbranqueados, costas arqueadas, num frenécie ecstático, participando esses participantes, sim, de todos os tamanhos, grandes e pequenos, e podem ser vistos esses participantes, contrucendo-se, e virando-se no chão dessa igreja, num tipo pentecostal.
Pois vemos lábios movem-se, incompreensivelmente ou incontrolávelmente, alguns gritando e com gargarejos que não são inteligíveis.
E, na verdade, o ar está misturado com sons de piano e órgão, enquanto pessoas estão a gritar, alguns até mesmo a gritar, a dizer, a alêluia e levar a Jesus.
Alguém, alguma pessoa, pode acusar essas pessoas de votas, de falta de sinceridade e entusiasmo? Não.
Por outro lado, vemos outra opção, outra opção, pessoas que são autodenominadas ou denominadas como pastores ou como ministros.
Não assim mesmo esses títulos, talvez porque tenham entendido, participado num cursosinho e depois dizem, olha, eu sou pastor, eu sou evangelista, eu sou reverendo.
E depois fundam a sua própria igreja.
Por outro lado, vemos organizações grandes, algumas delas com grandes programas na televisão e muitos deles com muita emoção.
Oh! E não se esqueçam.
Então sempre a passar o pretinho. O pretinho a pedir dinheiro.
Dinheiro para darem a Deus dinheiro. E, cris irmãos, alguns até fazem o negócio, vendendo de vedez e livros.
Enfim, o mundo religioso hoje em dia, cris irmãos, é um verdadeiro supermercado da salvação. Então, aonde é que está a verdadeira igreja de Deus? Aonde é que está a verdadeira igreja de Deus? Agora, como é que as pessoas escolhem uma religião? Alguns? Para alguns? Ou se é uma congregação grande?
Isso é bom. Tem que ser uma congregação grande com muitas pessoas. Para outros? Ah, é porque é conhecida nesta comunidade. Era conhecida nesta comunidade, por isso é a religião que eu vou. Para outros? Ah, é porque é perto de casa. É perto de casa. Prefiro esta?
Porque é perto de casa. Outros? Ah, prefiro esta? Porque é muito emocional. E é, se tanto, dame este sentimento espiritual lá e lá. E sim, não estou exagerar há milhares de religiões cristãs. Nem todas as religiões cristãs, cris irmãos, podem estar certas. E por isso, se uma está certa, então as outras todas estão erradas. E quando as pessoas buscam esta religião, ou a sua religião, quantas pessoas é que buscam e procuram o que a igreja, ou essa igreja, está a ensinar?
Se alguns buscam, mas são poucos. E, ainda menos, se preocupam se a igreja segue a verdade de acordo com a palavra de Deus. Cris irmãos, vejam comigo aqui em Atos capítulo 10, começando no versículo 10 até o versículo 11. E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Breia, alichagados dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Breia eram mais nobres que os de Tessalónica, pois receberam a palavra, com toda a videz, examinando as escrituras todos os dias, para ver se as coisas eram de facto assim.
E, por isso, irmãos, não é o que eu digo, não é o que as pessoas dizem, é o que a Bíblia diz, é o que as escrituras dizem. Isso é que tem valor. O que a Bíblia diz? E, por isso, você e eu, todos nós, temos uma responsabilidade. Uma responsabilidade de verificar as escrituras para ver se é verdade. Vejam como é que se faz favor em Mateus 16, versículo 18. Mateus 16, versículo 18. Também eu te digo, está aqui Jesus Cristo a dizer, que o Es Pedro, em grego Petró, quer dizer, era uma pedra pequena, e sobre esta pedra, grego Petra, quer dizer, roxa, esta pedra grande, irificarei a minha igreja.
Isto é sobre ele mesmo, Jesus Cristo, que é essa roxa, esta pedra grande. E as portas do hadas, isto é, da morte, da sepultura, não prevalecerão contra ela. Que um sinal que a igreja, embora seja perseguida, vai manter firme. Vai se manter firme. Jesus a edificou e não vai ser destruída, embora atacada, mas não vai ser destruída. Então, como é que Jesus e edificou a igreja? Vejam o Mateus capítulo 23, Mateus capítulo 23, ve-se aqui a situação que estava, nessa altura, com os líderes religiosos, Mateus 23.
Jesus diz aqui, Mateus 23, começando no versículo 1, então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, na cadeira de Mosecha sentaram os cribs e os fariseus. Mas têm responsabilidades. Fazem e guardem pois tudo quanto eles vos disserem, porém, não os imiteis nas suas obras, porque dizem e não fazem.
Jesus Cristo, neste capítulo aqui de Mateus 23, está a criticar com bastante força e autoridade estes líderes religiosos judaicos. Veja, por exemplo, no versículo 4, diz assim, praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens. Isto é para parecer, pois alarguem os seus filatérios e alongam as suas franjas para serem mais religiosos. Faz estas coisas para dar uma impressão. Com licença. Perdão. Faz estas coisas para dar uma impressão. E depois diz, dá vários ataques a eles e depois veja lá para o fim desta secção, por exemplo, no versículo 28, diz assim, assim também, voz exteriormente parcei justos aos homens.
Mas por dentro está cheios de hipocrisia e de iniquidade, corrupção. Por dentro estão cheios de corrupção. Ai, de vós, escribas e fariseus hipócritas. E, por isso, veja aqui que Jesus Cristo está a dizer aos líderes deste tempo que não estavam a fazer o que viram ter feito. E depois vejam aqui uma parábola que ele deu, um ou dois capítulos anos, Mateus 21, versículo 33.
Mateus 21, versículo 33, está a dar aqui a parábola dos lavredores maus. E você vê aqui que dá uma parábola que ele plantou uma vinha e depois deu isto aos trabalhadores e depois vê-se que ele mandou lá no tempo da colheita os seus servos. Então eles não os receberam, até que até o próprio filho foi e, como lê-se aí, versículo 37 e por outro, enviou-lhes o seu próprio filho simbolicamente nesta parábola, está a falar de Jesus Cristo. E depois, vê-se no versículo 39, e agarrando, lançaram fora da vinha e o mataram.
Nesta alegoria, desta parábola está a falar, Jesus Cristo, que as eram os líderes da nação, daqueles que deviam ter demonstrado, digamos assim, o caminho para o rei de Deus. Falharam terriblemente, mas Jesus Cristo diz que fundou a igreja de Ele. E por isso, o que é que Ele fez?
Vê-se aqui no versículo 43. Diz-se, portanto, vos digo que o reino de Deus será tirado e será entrega a um povo que lhe produza respectivos frutos. Vivesse que Deus tirou delas, desses líderes judaicos, a responsabilidade a administrar o caminho para o rei de Deus.
E a quem é que Deus, a quem é que Jesus Cristo? Deus ou passou essa responsabilidade? Vês o então em 1 Pedro 2, 1 Pedro 2, 1 Pedro 2, versículo 9 e 10. Vos, porém, souis raça e leita. Vês um povo escolhido. Sessar Dócio Rial, Nação Santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Afina proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Vós sim, que antes não eram o povo. Mas agora, souis povo de Deus. Que os judeus perderam essa responsabilidade, foi tirada a Deus e foi dado aos verdadeiros judeus espirituais que é o povo de Deus.
Quem é esse povo? A Igreja de Deus. A Igreja de Deus tem essa responsabilidade agora. Vejam, por exemplo, aqui em Ifésios capítulo 1, Ifésios capítulo 1, versículo 22 a 23, diz assim, e pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o Deus à Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que tudo enche em todas as coisas. O Pai deu toda a autoridade dos Cristo e o constituiu como a cabeça da Igreja. Vejam, por sempre, em Colossenses capítulo 1, Colossenses capítulo 1, versículo 18, diz assim, ela é a cabeça do corpo da Igreja.
Ela é o princípio, o primogênito de entre os mortos, Jesus Cristo é a cabeça do corpo. Jesus Cristo é a cabeça do corpo espiritual que é a Igreja de Deus. Então vemos que a Igreja de Deus é o corpo de Cristo, é um organismo espiritual. Mas como é que você, então, identificando a Igreja de Deus, como é que você pode ser um membro da Igreja de Deus? Por exemplo, eu recebo mensagens de vez em quando, dizer, olha, eu quero ser um membro da Igreja de Deus unida. Como eu quero ser um membro da Igreja?
Como é que posso ver ser um membro da Igreja? E veja então em João 6.44. Ele diz assim, ninguém pode vir a mim. Jesus Cristo. Ninguém pode ser parte do corpo espiritual de Cristo, que é a Igreja de Deus. Se o Pai me enviou ou não o trouxer, e eu o ressuscitará no último dia. Só pode ser membro da Igreja de Deus, do corpo espiritual de Cristo, se o Pai o trouxer. Então ele é membro da Igreja. E então ele o ressuscitará no último dia. Só o Pai é que pode pôr você na Igreja de Deus, no corpo de Cristo. Vejam primeiro Coríntios 12.
Primeiro Coríntios 12. Versículo 18. Primeiro Coríntios 12. Versículo 18. Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo como-lhe a prova. Deus põe e dispõe membros no corpo de Cristo, que é a Igreja de Deus, como Ele tecida, como Ele quer.
Então como é que Deus põe você na Igreja? Veja no versículo 13. 1.3.13 do mesmo capítulo. Diz assim, pois em um só Espírito todos nós somos batizados em um corpo. Através de um só Espírito somos batizados em um corpo para dentro desse corpo espiritual, que é o corpo de Cristo, que é a Igreja de Deus. Mas de Deus quer grego, quer escravos, quer livres, e a todos nós foi dado a receber de um só Espírito. E através de um Espírito, que é o Espírito de Deus, que somos, como diz aqui, batizados em um corpo. Somos mergulhados e immersados para dentro de um corpo.
Nós somos imersos, mergulhados para dentro da Igreja de Deus, quando recebemos o Espírito Santo de Deus. Você não pode pôr assim mesmo na Igreja de Deus, e vocês não podem se ir associar-se à Igreja de Deus. É Deus, que é o Pai, que opõe na Igreja de Deus, que o chama, que decide quando ele quer, quando ele decide. E se você se juntar a um grupo, um grupo que se chama Igreja ABC, você pode ter o nome no rol de membros dessa Igreja.
Mas isso só faz você membro dessa organização física. Mas a Igreja de Deus é um organismo espiritual, o corpo de Cristo. Vejam em Romanos 8, 9. Vos porém não estáis na carne, mas no Espírito. Se de facto o Espírito de Deus habita em Vos, se nós temos o Espírito dentro de nós, porque Deus nos mergulhou para dentro do seu corpo, através do seu Espírito que nos dá.
Por isso temos esse Espírito em nós, que habita em nós. E se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele, não é cristão, verdadeiro cristão. Crescimons, vocês devem pensar profundamente nisto. Isto é muito sério. Você não é um cristão, não é dele. Se você não tem o Espírito Santo de Deus em você. E você só recebe o Espírito Santo de Deus, se Deus chama você e você responde a essa chamada.
E depois Deus dá o Espírito Santo de Deus. Como é que Deus então põe você na Igreja de Deus? Deixe-me explicar brevemente, temos outros sermões e mais detalhe detalhando estes processos, e só vou mencionar brevemente agora. É Cristo que nos põe na Igreja de Deus através do poder que foi delegado a Ele pelo Pai. Cristo nos dá o Espírito Santo de Deus, que procede do Pai.
Isso acontece após o batismo em nome de Jesus Cristo. Isto é pela autoridade de Jesus Cristo. E em nome de Jesus Cristo. Isto é para dentro do nome, no nome, no nome, para dentro do nome.
Jesus Cristo que é o Filho de Deus, que é o nome da família de Deus. Isto é para dentro dessa, desse corpo de Cristo. E depois somos batizados pela autoridade de Cristo e no nome de Cristo. São ambos. Para dentro dessa família, no nome dessa família, que é Deus. E então após a imposição das mãos, pelo Verdemordeiro serve de Deus, que foi delegado a essa responsabilidade para Jesus Cristo, como um servo de Cristo.
Isto é atuando pela autoridade de Jesus Cristo de Deus a esse servo, como ministro de Jesus Cristo. Aquela que receba o Espírito Santo de Deus é nesse momento gerado pela semente divina. É gerado do Pai. E então se torna um Filho ou Filha de Deus no ventre da Mãe Espiritual, que é a Igreja de Deus da Mãe. E então é um Filho de Deus que ainda não nasceu, mas que nascerá de novo. E aí dentro da família espiritual, ouvirá a ser, ouvirá a ser o que, ouvirá-me a ver o que vai ser, de facto, como primeiro João Capítulo 3 diz, quando Jesus Cristo vier.
Isto é durante a ressoleção, quando Jesus Cristo vier. Então ressuscitaremos e então seremos membros da família de Deus, como seres espirituais nessa família. Entretanto, uma vez que recebemos o Espírito Santo de Deus, somos gerados por esta sementa, mas ainda não nos seremos. E por isso é assim como Deus põe você na Igreja de Ela. Ele tem que o chamar.
Você tem que fazer o seu compromisso. E depois é batizado e depois pela imposição das mãos num servo de Deus. Ou seja, receba o Espírito Santo de Deus. As pessoas perguntam-se, mas há tantas igrejas.
Como é isto? Sim, há. Ah! Vejam, por exemplo, em Mateus 24. Mateus 24, Reciclo 4 e 5. Mateus 24, Reciclo 4 e 5. Diz assim, vende que ninguém vos engana, porque virão muitos em meu nome. Muitos, não é poucos, muitos. A maioria. A grande maioria, 99,99% para vocês entenderem o que quer dizer a maioria. Muitos.
Quer dizer, uma quantidade muito grande. Virão muitos em meu nome. Isto tem o nome de Cristo dizendo que são cristãos. Dizendo que Cristo é o Cristo. E, em general, há muitos. Sim, vai haver muitos e há muitos, usando o nome de Jesus. Mas vejam o que Jesus Cristo orou. Em João capítulo 17, na noite em que foi traído, Jesus Cristo orou e disse, João capítulo 17, versículo 9, diz assim, é por eles que eu rogo, que eu estou a pedir. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me desto, porque são teus. Jesus Cristo orar ao Pai. Versículo 11, já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo. Eu passo, que eu vou para junto de ti, Pai, Santo, guarda-os em teu nome, que é o nome, o nome de Deus, da família de Deus. É o seu sobrenome, o nome de Deus. Guarda-os em teu nome, os que me desto, para que eles sejam um, assim como nós. Para que eles sejam um, assim como nós. Crescentes irmãos, aqui femos, por exemplo, no versículo 21, a fim de que todos sejam um, como este o Pai, em mim e eu em ti. Se o Pai descrige, são um, são unidos, são um, é como homem ou mulher, devem ser uma carne, são um. São um Deus. Mas não quer dizer que é uma pessoa.
São um, uma família, um reino, um. Mas são dois seres. São dois seres. Um é altíssimo, o outro é sujeito ao outro, é sumiço ao outro, está a fazer o que o outro diz ao para fazer. Um é o Pai e o outro é o filho. Mas ambos são Deus. Está como você, por exemplo, tem o seu sobrenome, e o seu Pai tem o mesmo sobrenome que você.
É mesmo família, é o mesmo nome. Mas não quer dizer que seja só uma pessoa. Não quer dizer que seja só uma pessoa. E por isso, Jesus Cristo está a acorrar para que sejam um. Como diz no versículo 22, para que sejam um como nós os somos. E eu, neles e tu e mim, versículo 23, a fim de que sejam a prefeiçoados na unidade.
Quando diz Deus é um, precisamos entender que está a dizer que Deus é unido, o Pai e o Filho são unidos, o rei de Deus são unidos. E que Deus quer que nós, quando nós, vámos para o rei de Deus, sejamos um, sejamos unidos, sejam, como diz um, no Pai e nos Cristo, sejamos um, sejamos unidos. Isso é o que quer dizer para ser um. Por isso, como vimos, Jesus Cristo é um. Como vimos também, só há um corpo. Vejam, por exemplo, aqui em Efezes 4. Efezes 4. Efezes 4,4 e 5. Efezes 4,5.
Há somente um corpo. Jesus Cristo só tem um corpo. Não há muitas igrejas, só há uma igreja, só há uma igreja de Deus. Só há um corpo e um Espírito. E um só Senhor, e um só Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, há esprimeiro de todos, está em todos. Irmãos Cristo não é dividido. Mas uma coisa que sabemos é que Cristo disse. Vejam aqui em Lucas 12.
Lucas 12. Versículo 32. Lucas 12. Versículo 32. Diz-se, não termos o pequeno rebanho. Porque o vosso Pai se agredou em dar-los o reino. Não termos o pequeno rebanho. Vocês vejam no tempo em que Jesus Cristo viveu? Era este mundo todo. Mas este rebanho pequeno. Rebanho pequeno. Por quê? Por quê? Não quer Deus salvar o mundo todo? Sim, Ele quer. Mas aqui está um ponto importante. Dá um ponto extremamente importante. Deus não está tentando.
Lembrem-te de uma nota deste ponto. Deus não está tentando salvar mais almas ou todas as almas agora. Agora. Deus só estará a chamar mais almas no futuro, quando Jesus Cristo vier, que é o Salvador, para salvar o mundo. Agora, Deus só está a chamar alguns para nos preparar, para nos treinar, como reis e sacerdotes no mundo da manhã, de maneira que quando Jesus Cristo vier para salvar o mundo, ter uma equipe para trabalhar com ele, para esta responsabilidade salvar o mundo.
E depois também diz em Marcos 14. Marcos 14, versículo 23. Perdão, versículo 27. 14, versículo 27. Então, Deus disse a susto. Todos vos os canalizareis, porque está escrito. Ferirei o pastor e as alveias ficarão dispersas. Ferirei o pastor e as alveias ficarão dispersas. Crisse irmãos, o que vemos é que a Igreja de Deus é pequenina, é unida e é dispersa. Sim, é pequenina. Deus alguns estão unidos espiritualmente, mas estão fisicamente dispersos pelo mundo inteiro, como de sal.
Que lindo sal. Você põe sal na comida, é só um granzinho aqui ou do granzinho acolá. Veja também a que é Mateus 24, versículo 5. Como li há pouco, mas quero sublinhar este ponto. Mateus 24, versículo 5, disse. Porque virão muitos, em meu nome dizendo eu sou Cristo e enganarão a muitos. Jesus Cristo avisou-nos que haveria muitos falsos cristãos e falsas igrejas. Veja, por exemplo, no versículo 11.
Levante-se ao muitos falsos profetas, muitos falsos pastores, muitas falsas igrejas cristais de Cristo, mas são falsos e enganarão a muitos. A maioria é que vai ser enganada por um falso cristianismo, por um cristianismo falsificado. Veja a Mateus 7, versículo 13 e 14. Entrai pela porta estreita, larga é a porta, espaçoso o caminho que conduz para a salvação, e são muitos os que entram por ela.
Larga é a porta, espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e muitos, são muitos os que entram por ela. Muitos estão a seguir o caminho, esta porta aberta, este supermercado de religiões. Depois diz-me no versículo 14, porque estreita é a porta, e apretado o caminho que conduz para a vida.
Estreita é a porta, e apretado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. São poucos os que acertam com ela. Acorte-lávos pois, diz-me, versículo 15, dos falsos profetas. Acorte-lávos pois, dos falsos pastores. Põe-lhe em linho dois. Que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Sabemos que quem é o chefe distudo, é o Satanás. Vejam aqui Apocalipse capítulo 12, Apocalipse capítulo 12, versículo 9. Diz assim, e foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás.
O sedutor de todo o mundo. O enganador do mundo inteiro. Aquel que engana o mundo inteiro. Todo o mundo. Todo o mundo. E por isso, esse sedutor, esse enganador, tem seus pastores. Tem seus ministros. Vejam em segundo coríntios capítulo 11, segundo coríntios capítulo 11, segundo coríntios capítulo 11, versículo 13 a 15. Por costais são falsos apóstolos, são falsos pastores, obreiros fral do lento, obreiros fral do lento, transformando-se em apóstolos de Cristo e têm pastores de Cristo e ministros de Cristo.
E não era admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz, e não é muito pois que os seus próprios ministros, os seus próprios pastores, pastores de Satanás, que dizem que são pastores de Cristo. Se transforma em ministros de justiça, e o fim dele será conforme as suas obras. Jesus não disse que este seria uma minoria, disse que estes vão ser a maioria. Vejam atos capítulo 20. Versículo 29 a 30. Quando Paulo estava a despedir dos ministros dos pastores da Igreja de Ephesel, no versículo 29 a 30, ele diz, eu sei.
Eu sei. Ele não sabia. Eu sei. Porque depois deu sair, deu partir. Entre vós. Entre os próprios ministros e pastores. Se penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E de entre vós mesmos se levantarão homens falando coisas pervertidas, pervertando, desviando a verdade de Deus. Diz assim para afastar os discípulos atrás delas. Qual é o objetivo destes ministros falsos, destes pastores falsos? Porque para arrastar discípulos atrás delas. Isto é para atrair os discípulos após eles mesmos.
Isto é para ganhar seguidores para terem a sua própria Igreja. Ao fim de contas, quem está a ganhar mais almas são esses pastores, digamos assim, mais pessoas para dar dinheiro a eles. Para garantirem para eles próprios, pessoas que estão a seguir a eles entre os seus pessoas. Esses são alto-pastores, aqueles que se fazem a si próprios pastores, em vez de serem os pastores de Deus. Em vez de ser os pastores que Deus escolheu. Vagem 2º de São Licença, capítulo 2, capítulo 1 a 3. Irmãos, no que diz respeito à vinda do nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele, não vos exhortamos a que não vos demovais da vossa mente com facilidade, nem vos perturbéis, quer por espírito, quer por palavra, quer por hipístola, como se se producedesse de nós, porque pessoas vão criar hipístolas e cartas dizendo que são dos ministros e dos pastores, mas não eram, supondo tenha chegado o dia do Senhor.
Quer dizer que criando várias ideias falsas, doutrinas falsas, ninguém de modo nenhum vos engano, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha uma apostasia, a apostasia. E seja revelado o homem da iniquidade e que os irmãos, esta apostasia está no mundo hoje em dia. O mundo está todo, todo, todo, numa apostasia grande, particularmente nas igrejas cristãs. Uma grande queda, um grande desvio da Carta. E por isso é que no livro de Judas, o penúltimo livro da Bíblia, no livro Andos do Apocalipse, vê-se aqui, no capítulo 3 a 4, Amados, quando empregava todas as legisens em escrever-nos a cerca de nossa comunsa aloção, se eu queria evitar escrever-me a círcara acerca da nossa salvação, foi que me senti obrigado a crespender-me com vosco, exhortando-vos a batalhar-as, diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entrega aos santos.
A fé que uma vez por todas foi entrega aos santos. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, isto é, secretamente, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condinação, homens ímbios que transformam em libertinagem, que transformam numa graça azeróia, por causa da graça de Deus, não precisa de obceer às leis de Deus, em libertinagem. A graça de nosso Senhor inegam o nosso único Sobrano e o Senhor Jesus Cristo. Cris irmãos, há muitas falsificações, há muitas fraudes.
Então, como é que você já vai identificá-las? Porque são tantas, cada loma tem sua variedade, a maneira mais fácil será identificar o verdadeiro ministro de Deus, a verdadeira Igreja de Deus. Então, os outros todos são falsos. O verdadeiro pastor de Deus. Pois só um, um verdadeiro pastor de Deus. Primeiro, esse pastor, e está claro, essa Igreja, e esses membros dessa Igreja, tem que estudar, pregar e viver de acordo com todas as palavras de Deus.
Ponto número 1. Tem que ir de acordo à lei e acordo com o Testimunho. Vejam, em Isaías 8, versículo 20. E dizem, há lei e ao Testimunho. Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a luz, a alva. Por isso precisamos virar para a lei, virar para o Testimunho, Jesus Cristo e dos apóstolos e dos profetas. Isto é para a Bíblia. E que os irmãos de nós, na Igreja de Deus, unida, temos vários guiços bíblicos, tal como este, os dez mandamentos, para apontar para você, as leis de Deus.
E aos Testimunhos, Jesus Cristo. Vejam, também, Mateus 4, versículo 4. Mateus 4, versículo 4. Jesus, porém, respondeu, está escrito, não só de pão viver ao homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. Cresirmãos, temos que viver de tudo que está na Bíblia Deus. Cresirmãos, a Bíblia merece confiança. E então temos um dia de estudo bíblico para ajudar vocês a verem o valor da Bíblia. E todos estes guiços de estudo, cresirmãos, são gratuitos que você pode pedir de graça gratuitamente do nosso site. Ou você os pode baixar do nosso site. Cresirmãos, por isso, o primeiro ponto é que o verdadeiro pastor tem que ser um que estuda, prega e vive de acordo com todas as palavras de Deus.
Ora, sim, existem muitos pastores aí que podem ser muito sinceros. Não estou a falar de sinceridade, irmãos. Estou a falar de um compromisso a estudar e a pregar e a viver de acordo com as palavras de Deus que é coisa diferente. Se uma pessoa pode ser sincero, mas pode estar sinceramente irrado. É preciso provar da Bíblia. Segundo Timótio capítulo 3, 2 Timótio capítulo 3, versículo 16, 17. 2 Timótio capítulo 3, versículo 16, 17. Toda a Escritura, toda a Escritura, é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação, na justiça. Toda a Bíblia, toda a Bíblia, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habitado para toda a boa obra.
Conjuro-te para Deus e Cristo, Jesus, que há de julgar vivos e mortos pela Sua manifestação e pelo Seu reino. Estamos a ler aqui no capítulo 4, versículo 1, versículo 2. Prega a palavra. O Ministro de Deus tem que pregar a palavra. Não é a minha ideia, não é a minha especulação, não é que eu penso que isto vai acontecer, ou que aquilo vai acontecer, é a palavra.
Prega a palavra. Quer seja oportuno, quer não, corrisse, repreende, exorta com toda a longa namoridade e doutrina. Pois haverá tempo em que não vão suportar a doutrina, sabe? Tendo estes ouvidos assim concocias, que o seram nos ouvidos. E vão recusar de dar ouvidos à verdade. Cristo e irmãos, o Ministro de Deus tem que ser sobrio, tem que ser um trabalhador de um evangelho, de pregar o evangelho, o abor novo do rei Deus e cumprir esta responsabilidade fialmente. E este é o primeiro ponto do verdadeiro Ministro de Deus. Segundo ponto, do verdadeiro Ministro de Deus, e está claro da verdadeira Igreja de Deus, e está claro do verdadeiro membro da Igreja de Deus, é que vão estar a entender e o Ministro vai estar a pregar e a ensinar o evangelho que Jesus Cristo ensinou.
Vajão aqui a Marcos capítulo 1, versículo 14 e 15. Marcos capítulo 1, versículo 14 e 15. Depois de João, João Batista, ter sido preso, foi Jesus para a Galileia pregando o evangelho do rei de Deus, dizendo, o tempo está a cumprir e o rei de Deus está a próxima a rependaivos e crede no evangelho. Temos que ensinar o evangelho do reino de Deus, a boa nova do reino de Deus.
O que significa isso? O reino milenial, o reino na terra, o reino de Deus. Queridos irmãos, temos que pregar isso. E parte disso inclui o quê? Inclui o arrependimento do pecado. Precisamos do arrependimento do pecado e aceitar o sangue derramado de Jesus Cristo. Isto é, temos que entender o caminho para a vida eterna. E nós temos um outro guia de estudo para vos ajudar nesse caminho, porque estamos a ensinar a vocês esse caminho. Também vai ensinar o propósito da vida. Por que você nasceu? Qual é a razão? Por que você nasceu?
Então temos um guia de estudo bíblico acerca desse tema. Por você nasceu para ser um filho, uma filha de Deus, no reino de Deus. Na imagem de Deus, para nascermos de novo na recepção, para dentro da família de Deus. E, querido irmãos, também vamos ensinar que precisamos de vencer.
Conforme estamos nesse caminho, precisamos estar a vencer até ao fim. Precisamos estar a lutar e desenvolver o caráter de Deus na nossa vida, para que possamos vir a ser como nosso Pai. Deus, o Pai, qualificados para nos juntarmos com os outros santos espirituais a reinar com o filho de Deus, Jesus Cristo, no reino milenial.
E por isso há um processo de transformação, de desenvolvimento de caráter. E esse também tem que ser estudado e praticado. E por isso nós estamos a ensinar esse caminho. E aqui está o outro guia de estudo gratuito para você estudar acerca desse tema. E, por isso, o Ministro de Jesus Cristo, o verdadeiro Ministro da Igreja de Deus, vai ensinar as verdadeiras doutrinas e vai lutar contra as falsas doutrinas que escondem as verdades, as grandes verdades de Deus. Por isso, como lembramos, em primeiro lugar, o Ministro de Deus tem que estudar e praticar e viver e pregar de corpo com a Bíblia.
Segundo, vai ensinar o evangelho que Jesus Cristo ensinou. E, em terceiro, vai ensinar, perdão, ainda falando da seca deste segundo ponto, ensinar o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. Isto é, vai lutar contra as doutrinas falsas. Por exemplo, vai ensinar que das doutrinas corretas é preciso obter as leis de Deus. E, entre as leis de Deus, temos o sábado, que é o quarto mandamento, e vai ensinar o sábado e vai praticar o sábado.
E essa talvez seja o ponto mais fácil de identificar, entre muitas igrejas, começar a focar naquelas que guardam o sábado. Porque o sábado de Deus, de Porto de Sol a Porto de Sol, Porto de Sexta, Porto de Sol de Sábado, o sábado de Deus, o dia de descanso de Deus. E, então, temos aqui um dia de estudo para estudarmos acerca do sábado.
Não só o sábado, mas também as leis alimentícias e os dias santos. E, então, temos que entender o significado das carnes limpas e mundas. Sim, é importante, por causa de saúde, mas é mais do que isso por ter um significado espiritual. Você está a entender o significado espiritual, que isso faz recordar do princípio de sermos espiritualmente limpos e não corrutos.
Um símbolo muito importante. E, por isso, esses pontos vão ser ensinados das doutrinas corretas. Por exemplo, uma doutrina incorreta que existe no mundo, que não é um parto que Jesus Cristo ensinou, é que há um falso arrependimento e uma falsa graça, entendimento da graça de Deus incorreto. E, às pessoas que ensinam isso, estão a dizer, olha, isto é tudo parte da nova aliança, porque a antiga aliança, a velha aliança, está abolida. A lei foi abolida. Então, temos um dia de estudo para falar e explicar detalhadamente aqui, um dia de estudo com muitas páginas, tem 150 e tal páginas, Acerca da nova aliança. Estudando profundamente a Bíblia acerca deste tema, acerca do arrependimento do pecado e a necessidade de praticar as leis de Deus, e a necessidade de ter obras. Sim, e que a única justificação é pela fé de Cristo.
Não é pelas obras, somos justificados pela fé de Cristo, mas isso não quer dizer que não precisamos ter obras. E depois precisamos entender o que é a fé de Cristo, e precisamos ter que querer na fé de Cristo. Isso é um outro tema. Também o verdadeiro ministro de Deus vai ensinar, do evangelho que Jesus Cristo ensinou, o plano de salvação. O plano de salvação é exemplificado pelos dias santos, e por isso temos um guia de estudo bíblico que é o plano de salvação, que é exemplificado pelos dias santos de Deus e pelas festas santas de Deus. Mas estamos a falar aqui do plano de salvação, que demonstra o propósito, o plano que Deus tem para que nós possamos atingir o golo, o propósito da nossa vida, porque que nos temos? E então temos um estudo bíblico acerca disso, que também você pode encomendar gratuitamente. E depois você precisa entender como parte desse plano de salvação. Se você entende que você vai ser filho e filha de Deus, você precisa entender quem é Deus, para podermos ser parte da família dele. E por isso então temos um guia de estudo bíblico acerca quem é Deus. Sim, porque a bíblia ele explica quem é Deus. E você precisa estudar isso e precisa entender isso. E não é só isso.
Por exemplo, veja aqui, em João 10, versículo 34 e 35. Jesus Cristo disse aos Friseus aqui, em João 10, versículo 34 e 35.
Replicou-lhes Jesus. Não está escrito na vossa lei. Eu disse, só os deuses. E se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus e a Escritura não pode falhar, então aqui vê-se que nós vamos ser deuses. Sim, entendo, com um pequeno D. Não é com um D capital, mas vamos ser do género de Deus. Vamos ser daquele género de seres de Deus. E vamos ser da família de Deus. Está claro, o Deus o Suprim é o Pai. Ninguém está azer não contra isso. E está claro, debaixo do Pai, ele delegou toda a autoridade ao filho.
Mas nós vamos ser irmãos e parte dessa família. E por isso precisamos entender, parecermos parte dessa família e, senão, é uma família, um grupo, uma entidade, um grupo de seres que está fechado. Não, mas está aberto para ter mais seres nessa família. E por isso, porque está aberto, Deus não é uma trindada. E temos outro guia de estudo para explicar cuidadosamente, detalhadamente, uma vez mais um grito de estudo muito profundo, com mais de 100 páginas.
A explicar que Deus e aprovar da Bíblia, que Deus não é uma trindada.
Crescer irmãos, isto são coisas que precisamos de entender e que precisam de ser ensinadas pelos ministros de Deus. E que a Igreja de Deus Unida está a pregar a vocês.
E depois, precisamos de entender, parte deste plano, porque vamos-lhes recitar e ser filhos e filhas de Deus. Então, precisamos de entender o que acontece depois da morte.
Vamos para o céu. Então, temos um guia de estudo bíblico que acontece depois da morte.
E o que é o céu e o inferno? Temos dois guias de estudo bíblicos a abordar este tema, o que acontece depois da morte. E o céu e o inferno.
Queres irmãos, estuda é importante.
Estuda é importante. E depois, precisamos de praticar e por isto em prática, na nossa vida e a onda é mais importante do que na própria família.
De você ser um pai e você ser uma mãe que representa, na verdade, um exemplar da família de Deus. E por isso, temos um guia de estudo acerca de como por isto em prática, na sua própria vida, como um pai e uma mãe e ter um matrimónio feliz.
Diz assim o casamento e a família, a dimensão perdida. Queres irmãos, isto é tudo parte do covardeiro, o Ministro de Deus tem que ensinar.
Em terceiro lugar, o Ministro de Deus tem que estar fazendo a obra de Deus.
Qual é a obra de Deus? Avisar ao mundo o que vai acontecer.
Estamos a viver no tempo do fim? Então vamos explicar estas profecias. Estamos vivendo no tempo do fim? E, por exemplo, o Mateus 24,14 diz e esta boa nova do reino de Deus será apregada à volta do mundo como uma testemunha.
Estamos a fazer a obra de Deus? Estamos a pregar a boa nova do reino de Deus como uma testemunha ao mundo?
Ou estamos simplesmente a pregar quem é Jesus Cristo para salvar mais almas?
Em vez de estarmos a pregar o que devemos de fazer e praticar?
Porque a maioria das religiões aí estão a pregar a cerca de quem é Jesus Cristo, mas não estão a pregar a cerca do caminho de Deus, do reino de Deus, e que o que Jesus Cristo vai fazer para trazer paz ao mundo.
Por isso, temos de estar a fazer a obra de Deus, a pregar, a explicar as escrituras e as profecias, a explicar Apocalipse e as profecias à volta de Apocalipse, e as bestas, e quem é a besta e quem é a marca da besta?
Isso tudo tem de ser explicado.
E na Igreja de Deus e os pastores de Deus explicam isso tudo.
Também temos de entender parte da profecia, quem são as nações israelitas neste dia moderno.
Sim, porque os judeus são simplesmente uma dessas treze nações.
Eram 12, mas como sabem, eram treze tribos, e então quem eram as diferentes nações?
Então temos aqui profecias muito importantes, a cerca de Jacó, isto é, de Ifraim e Manassez.
E ainda não podemos entender quem essas são.
E aqui temos aqui um estudo bíblico, a sério de quem são. Também muito detalhado, provando bíblicamente. Uma vez mais, com mais de 100 páginas, provando e estudando este ponto importante.
E não só quem são essas nações israelitas, mas quem são as nações que vão estar a lutar contra as nações israelas, particularmente no Oriente Médio.
E então temos aqui outro guia de estudo, estudando claramente essas nações que estão a atacar israel no Oriente Médio. Queres irmãos, isto é parte de fazer a obra de Deus.
Para ir ao evangelho da boa nova, como é muito estimulha, mas também explicar que vivemos no tempo do fim e que essas coisas estão a aproximar do fim.
Em quinto ponto, o ministro de Deus.
O verdadeiro pastor de Deus vai demonstrar frutos no seu ministério.
Vai ter frutos no seu ministério.
Veja aqui, por exemplo, em Mateus capítulo 7. Mateus capítulo 7, versículo 16 a 20. Mateus capítulo 7, versículo 16 a 20.
Diz assim, pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se por ventura uvas dos espinheiros ou figos dos abrólios. E depois dizem assim no versículo 20, assim pois, pelos seus frutos os conhecereis. Que título do resultado está sendo produzido pelos esforços do ministro de Deus.
Está a pregar a boa nova? Estão pessoas a mudar a sua vida? Estão vidas a ser transformadas para serem melhores pessoas?
Quando há problemas entre pessoas, está a encorajar a reconciliação?
Ou está a causar divisões?
Por exemplo, entre pessoas ou mesmo na Igreja de Deus?
Está a causar divisões?
Quer dizer, irmãos?
E por isso existem várias ferramentas para o crescimento espiritual. E o verdadeiro ministro de Deus vai apontar para essas ferramentas e vai pôr as pessoas em recorração dessas ferramentas importantes para o crescimento espiritual.
Vejam, por exemplo, em Galatas 5.
Para ver o fruto do Espírito Santo. O fruto do Espírito Santo. Galatas 5, versículo 22 a 23 diz assim. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longa-namidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Este fruto tem estas características. Este fruto dos Espíritos Deus tem amor, mas também tem domínio próprio, mas também tem mansidão, mas também tem fidelidade, mas também tem bondade, mas também tem benignidade. Queres irmãos, você, como um verdadeiro cristão, está demonstrando os atributos do fruto do Espírito Santo Deus. Não é só ter muito amor, mas não ter domínio próprio. Não é só ter muito amor, por exemplo, mas não ser bondoso para os outros pessoas.
Eu preciso ter estes atributos todos, e talvez um seja mais forte que outros, porque o fruto ainda não está bem maduro, mas tem que crescer nesse fruto. Queres irmãos, como vimos, o verdadeiro ministro Deus, o verdadeiro ministro Deus, tem que estudar, pregar e viver de acordo com todas as palavras de Deus. Tem que ensinar as palavras doutrinas que Jesus Cristo ensinou. Tem que estar fazendo a obra de Deus, e esse ministro Deus será identificado pelos frutos do seu Ministério.
E, por isso, a Igreja de Deus, a Igreja de Deus são aqueles que estão a estudar, a pregar e viver de acordo com todas as palavras de Deus. A Igreja de Deus são aqueles que, como um grupo, como uma entidade, estão a ensinar as doutrinas que Jesus Cristo ensinou.
A Igreja de Deus são aqueles que estão como uma entidade, ajudando uns aos outros para, como uma entidade, fazendo a obra de Deus. E a Igreja de Deus, todos juntos, como uma entidade, são aqueles que estão a ter frutos, que são simbólicos, que representam o fruto do Espírito Santo, pessoas que têm amor, que não causam divisão, que não estão a causar divisão entre uns e os outros, porque isso é parte do fruto do Espírito Santo deus. Por isso, a Igreja de Deus guarda o sábado. A Igreja de Deus guarda o sábado semanal e os sábados anuais.
A Igreja de Deus não dá desculpas às pessoas para não o guardarem o sábado. Não. Não vão dar desculpas a isso. Não vão fazer desculpas. A Igreja de Deus entende quem é Deus, quem é Jesus Cristo, entende o Espírito Santo, o valor do Espírito Santo entende o propósito, porque nos temos o propósito da humanidade. A Igreja de Deus prega a boa nova de Jesus Cristo. A boa nova que Jesus Cristo pregou e estará fazendo a obra de Deus como testemunho a este mundo. E estará preparando o povo, aqueles que vão reinar com Jesus Cristo.
A Igreja de Deus ensina do antigestamento e do novo testamento. Ensina o que o Verbo ensinou, o que Jesus Cristo ensinou. A Igreja de Deus é pequenina, é um robanho pequenino e é disperso.
Mas a Igreja de Deus, o corpo de Cristo, é unida espiritualmente, é um corpo só, é o corpo espiritual de Cristo, não é uma organização física. A Igreja de Deus é reconhecida pelos seus frutos. Os membros da Igreja de Deus são chamados por Deus. Não decidem assim mesmos para serem parte da Igreja? Não podem auto associar à Igreja? Aliás, são chamados por Deus. Estão produzidos, estão produzindo os frutos, os atributos do fruto do Espírito Santo de Deus. Por isso, irmão, peça e ora a Deus, para que Deus nasça a misericórdia, esteja a abrir a você a sua mente mais de dia a dia. Para você se arrepender mais de dia a dia, continuar neste caminho de arrependimento e crescimento na Graça e do conhecimento de Jesus Cristo, prestar neste Círculo Virtuoso, como já te escrevi previamente, em sermões prévios. Este Círculo Virtuoso de arrependimento e compromisso e praticar e aprender e ter o tumor de Deus e pôr em prática e praticar e crescer e crescer mais. Crescimão, para seguir o caminho estreito. E por isso, quando você faz isso, você vai ter a capacidade. E Deus vai lhe dar a capacidade para distinguir a verdadeira Igreja de Deus, neste supermercado de religiões deste mundo.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).