This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom, deobotar-te, queridos irmãos, aqui, a Jorge Câmes falando-vos de Saint-Sané-Tin.
Deus tem um plano maravilhoso para a humanidade, para trazer muitos filhos à glória.
No entanto, também, nós sabemos que existe um adversário, Satanás, que nos quer tirar desse caminho e que nos quer destruir a ti e a mim.
Então, o que é que causou a Satanás chegar a um estágio tal, em que tinha a iniquidade dentro dele?
Lessa em Ezekiel 28, 15-17, que diz assim, Prefeito eras nos teus caminhos desde o dia que foste criado.
Deus o criou perfeito, até que se achou iniquidade em ti.
Foi a decisão dele, próprio.
E depois diz assim, e levou-se o teu coração por causa da tua formusura, que rompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor.
Vê-se aqui que é um caso de que o coração dele se elevou, e também Isaías 14 lesse.
E dizias no teu coração, eu subirei ao céu, e acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono.
Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao altíssimo.
Queria estar em controle, estar em poder de autoridades supremas.
Queria irmãos, vê-se aqui que Satanás chegou a este estágio de iniquidade nele, porque o coração dele se elevou por causa da beleza, por causa da inteligência dele, que era muito lindo e muito esperto.
Ficou arrogante, ficou orgulhoso, e quis ser aquele que estava em controle, a autoridade sobre outros.
Vejam como, por exemplo, Paulo descreve uma situação aqui, quando estás que ver a Timótio, em primeiro Timótio, capítulo 3, versículo 6, diz assim acerca das qualificações dos pispos e dos diágonos, isto é, de posições de liderança, daqueles que vão estar em controle, digamos assim, em liderança, diz assim, não seja niófito.
Isto é uma pessoa que tenha sido convertida há pouco tempo, como a Bíblia na Linguagem 2 de Escreve, para não suceder que se ensuberba e incorra na condonação do diabo, para que não se ensuberba, que não tenha este coração elevado, como o diabo teve.
Por isso, ve-se que é preciso ter cuidado com esta atitude de subter a ser orgulhoso, ter uma soberba.
Vegemos também, podem ler na Apocalipse, por exemplo, os 24 anciãos que têm um respeito tão grande, uma reverência tão grande, uma duração tão grande por Deus.
Por outro lado, ve-se o anjo que cobre, que veio a ser Satanás, que odeia Deus e odeia o plano de Deus para a humanidade.
Por quê? Por quê?
Por causa desta arrogância deste coração elevado, é deste desejo de ser aquele que está em controle, isto é, aquele de subir acima e ser semelhante ao altíssimo.
Queridos irmãos, porque Satanás teve esta atitude, tem, digamos, esta mentalidade de orgulho e de querer ser ou estar em controle, acabou por odiar o plano de Deus para a humanidade, de trazer muitos filhos à glória.
E, por isso, ele não quer que o Evangelho, isto é a boa nova do reino de Deus, seja bem claro nas mentes das pessoas humanas da humanidade. Vejam comigo, se faz favor, em 2 Coríntios 4, versículo 3 a 4.
4, 3 a 4, diz assim, mas se o nosso Evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o Deus deste século, que é Satanás, cegou o entendimento dos incrédulos, sim, cegou o entendimento das pessoas a volta no mundo da humanidade toda, porque não acreditam, cegou o entendimento para que ele não resplandeça a luz do Evangelho, da boa nova da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
O que é a glória de Cristo? O que é o Evangelho da glória de Cristo?
É a boa nova de que Cristo pode viver em nós, e que nós possamos vir a ser como Cristo, que é a imagem de Deus, e nós possamos ser a mesma imagem.
Ele não gosta. Ele odeia isso. Ele odeia isso, porque Ele é arrogante, e Ele queria estar em controle.
E por isso, Ele tem muitas doutrinas para nos enganar, para nos desencalinhar.
Mas além disso, tem uma estratégica muito importante.
Que estratégica é que Ele usa?
Ele usa a estratégica de esconder, de nos cegar, como develemos aqui, para que não entendamos o Evangelho.
A boa nova do Reino de Deus, que inclui nós virmos a ser membros da família de Deus, com a glória de Cristo em nós, que é a imagem de Deus.
Por isso, Ele quer esconder, quer nos cegar o entendimento, para que nós não compreendamos o plano de Deus. E o plano de Deus e o plano de Deus é descrito pelos dias santos e os dias de festas de Deus. Sim, Ele cria ou criou uma alternativa ou várias alternativas, vários substitutos, várias falsificações, alterações para confundirem as pessoas acerca dos dias santos de Deus e das festas de Deus, porque estes apontam para o plano de Deus. Estes nos ajudam a entender o plano de Deus para a humanidade. E por isso, para ter mais control nesta falsificação que Ele fabricou acerca dos dias santos de Deus, com a falsificação, com a substituição, com a alteração, com as alterações que Ele fez acerca dos dias santos de Deus. Criou os seus próprios dias santos religiosos, mas pois esses dias santos ligados a certas emoções e sentimentos tão fortes que as pessoas dizem mas, emocionalmente, estão ligadas a estas falsificações dos dias santos. E por isso dizem, mas o que é que está errado com estas falsificações? Com estes dias santos? Por exemplo, vejam a páscoa hoje em dia no mundo 2. A páscoa no dia o mundo 2 é basicamente o entendimento do domingo que eles chamam de domingo santo e é uma duração deste dia que nem nenhum sítio é descrito na Bíblia para ser respeitado este dia. Por na Bíblia, diz a páscoa, é do dia 14. E depois põe à volta desse entendimento da páscoa que o mundo celebra, uma série de sentimentos emocionais. Por exemplo, oh, estes coelhinhos são tão lindinhos e estes ovos cloridos são tão lindinhos. Uma série de emoções que são completamente pagãs e irrelevantas ao significado que Deus dá a verdadeira páscoa cristã.
Outro exemplo, de destruição, de falsificação, de substituição dos dias santos de Deus, por exemplo, é no Natal. Tem estes luzes lindos, tem estes árvores muito bem decoradas, com coisas lindas, cores lindas, dar presentes e as pessoas dizem, mas que é que está errado com este árvio? Não é tão bonita? Sim, é bonita. Mas infelizmente o significado é pagão. Sim, não é nada errado em dar presentes, mas infelizmente o significado que estão esta emoção que está a pôr à volta desse falso de cristianismo que não é decretado na Bíblia é uma uma emoção. É uma emoção, é um sentimento baseado em falsidades. O que faz com que Deus simplesmente odeia os feriados deste mundo porque são falsificações do verdadeiros dias santos de Deus. São alterações são confusões e por isso hoje, queres irmãos, eu quero falar-vos acerca de uma cerimónia importante durante a celebração da Páscoa Cristã e dar a voz quatro lições importantes do que são, digamos assim, lições que podemos aprender desta cerimónia que é a cerimónia do lava-pés. E por isso, quando tomamos a Páscoa Cristã numa maneira correta precisamos de ter uma atitude verdadeira de lava-pés. Atitude de lava-pés. E estou a descrever isto para obtermos o máximo benefício da celebração da Páscoa este ano.
Queres irmãos, lembrem-se Satanás é extremamente esperto, é espertíssimo, é super-esperto. E por isso ele está a distorcer, a falsificar, a confundir tudo acerca dos dias santos de Deus como, por exemplo, a Páscoa.
E a Páscoa, que é uma comumeração da morte de Cristo, Satanás vai criar vários, muitos pontos de argumentação que são muito, muito espertos e inteligentes, alguns que são deviações pequeninas, outros que são deviações enormes. Mas ele quer, arrastar-te para a sua maneira de pensar, a maneira de Satanás pensar, para que seja desencaminhado da verdade.
E sim, ele, através dos seus agentes, vai aparecer ou vai tentar convencer-te que estão a tentar compreender o que tu acreditas e até vão parecer muito sinceros, fazendo perguntas sinceras, ou que parecem sinceras, mas ao fim de contas esses agentes de Satanás não querem aprender a verdade, simplesmente querem provar que o ponto deles está certo para estarem em controle, porque não são humildes, mas são soberbos e arrogantes. Querem confundir-te e querem ganhar o argumento. E por isso, fazem as coisas muito complexas, mas muito, muito sítilos, muito inteligentes.
E cuidado!
Lembrem-se, irmãos, ele não vai parar com esses pontinhos pequeninos, por vai continuar a querer argumentar, argumentar, vai continuar a ter polêmicas e mais polêmicas, porque ele é orgulhoso e ele quer estar em controle dessa polêmica. E depois, um desviozinho pequenino, conduz-a dois desviozinhos pequeninos, e depois, a três, e, mais cedo ou mais tarde, sem tu reparar-os, vai estar completamente fora da igreja, fora de onde devias-te estar. Vejam como isso faz favor, em primeiro itimótio, primeiro itimótio, capítulo 6, primeiro itimótio, capítulo 6, começando ao fim do versículo 2, que diz assim, ao fim do versículo 2, ensina e recomenda estas coisas. Depois diz-se alguém, ensina outra doutrina, e não concorda com as sanjas, palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensinamento segundo apiadado.
É enfatuado! O que quer dizer, enfatuado? É soberbo, é orgulhoso, é altivo, é presumido, tem um coração elevado.
É enfatuado! Nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras. Tem mania de polêmicas de que nascem inveja, provocação, difamações, feitas malignas, altercações sem fim.
Por homens cuja mente é pervertida, pervertida com a mente de Satanás e privados da verdade, supondo que a pedada é fonte do lucro. Aparta-te de tais, como está escrito na revisão corrigida da Almeida e na revisão corrigida e fiel da Almeida. Diz, Aparta-te de tais! É um ponto importante, Aparta-te de tais! Por isso, aqueles têm a mente, a mentalidade de Satanás de orgulho, infatuados, soberba, querendo estar em controle, tendo esta mania de cristões e contendas de palavras, altercações sem fim, a parte de tais.
Por isso vemos aqui a mente Satanás, orgulho, e estar em controle. Mas há um antídoto, uma coisa para combater essa mente, a mente Satanás, é que precisamos de pora, precisamos de nourroso revestir, com a mente de Cristo, com a mentalidade de Cristo. Vejam em Filipe II, Filipe II, versículo V. Tenem vós o mesmo sentimento, isto é, a mesma mentalidade, o mesmo modo de pensar, como está na Bíblia de Linguagem II, que houve também em Cristo Jesus, pois Ele subsistiu em forma de Deus. Ele existia em forma de Deus. Ele era do género de Deus. Era do tipo de Deus da qual era do tipo de Deus, da qualidade de Deus, do género de Deus, em forma de Deus. Não julgou como usurpação ser igual a Deus. Não era robar dizer que era Ele, era igual a Deus. Não era robar, não era usurpação dizer que Ele era Deus. O verbo era Deus.
Antes, assim mesmo se esvaziou.
De sua própria vontade deixou dessa posição exatamente o oposto ao Satanás que cria ser semelhante ao altíssimo Jesus Cristo fez o oposto esvaziou-se da forma de Deus. Do género de Deus. Digamos assim, não se pode usar essa palavra em português, digamos assim, mas da espécie de Deus. Ele era dessa espécie, era da forma. Ele esvaziou-se dessa dessa forma. Assumindo a forma de servo tronando-se em semelhança de homem. Sim, assumindo a forma de um ser humano. Sim, até de um próprio servente de um próprio criado servente.
E reconhecida, em figura humana, assim mesmo se humilhou ainda mais, tronando-se, obdiante, até a morte e morte de cruz. Que vici, irmãos? Vê-se aqui uma atitude de tomar a forma de servo, de ser um servente, e de humilhação. Exatamente um posto, uma atitude de orgulho, de infatuação, uma atitude de que pensa que sou mais importante e que quer estar em controle de todas as pessoas. A mente Cristo é exatamente o oposto a isso, uma atitude de verdadeira humildade e de serviço. Assim vemos dois opostos. Orgulho contra humildade e ser em controle contra serviço, servir. E por isso, que diz, irmãos, antes da páscoa, precisamos de nos examinar com muito cuidado, pois, como vemos, Paulo, em primeiro Coríntios, 1 Coríntios, capítulo 11 1 Coríntios, capítulo 11 por ciclo 27, a 29 diz assim, por que quer comer o pão, a beber o calço do Senhor indignamente, estar uma maneira incorreta, será real o culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine, depois, o homem assim mesmo. Examine-te a ti próprio.
E assim coma o pão, assim coma o pão e bebe o calço.
Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe juízo para si. A palavra do Senhor devia estar ali, como está escrito, na Almeida Revista e Corrigida, sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe juízo para si. Queridos irmãos, fisicamente nós devemos de tomar os símbolos da páscoa, o pão e o calço, de vinho. Devemos tomar os símbolos da páscoa, de uma maneira digna, de uma maneira correta.
Mas espiritualmente também devemos de fazer de uma maneira digna. E espiritualmente, essa maneira digna é com a mente de Cristo. Não é com a mente, mentalidade satanás. Jesus Cristo ensinou aos discípulos esta lição de humildade e serviço antes de implementar ou instituir os símbolos da páscoa do novo testamento. Isto é chave, isto é importante. Ter esta atitude, esta mentalidade de Cristo, antes de tomarmos ou comermos o pão e bebermos o cálice. Porque senão, estamos a comê-lo de uma maneira indigna, e então seremos reos do corpo e do sangue do Senhor. E por isso temos que fazer de uma maneira digna.
Com a mente correta.
Ora, ajudas não tinham a mente correta. E por isso, ele não tomou parte desses símbolos do pão e do cálice, como vamos ver daqui a pouco.
É importante, queridos irmãos, que tomem em consideração de seguinte, que nenhum de nós somos dignos de nós próprios. Nenhum de nós somos dignos. Nós não temos nenhum direito de reclamar perdão, nem nós temos nenhum direito de reclamar a vida eterna. É um dom gratis, não é um direito. Nós não somos dignos. Mas está aqui a falar de uma maneira digna. Não é que sejamos dignos, mas está a falar de uma maneira digna. Isto é, com a mentalidade preta, a mentalidade de Cristo. E por isso, é para tu e eu, individualmente, nos examinarmos a nós próprios.
E por isso, então, diz assim, no versículo 28 de 1 Coríntios 11, examina-me, depois o homem assim mesmo, e assim coma do pão e beba do caulis. E assim, somos mandados, somos comandados a comer ou a tomar parte dos símbolos da páscoa do novo testamento.
Então, como é que devemos fazer isto de uma maneira que não seja digna? Como é que podemos fazer isto de uma maneira que não seja digna? Como eu devia ter dito? Como é que podemos fazer isto de uma maneira que não seja digna? Diz no versículo 29, pois quem come e bebe indignamente sem discernir o corpo do Senhor come e bebe, juízo para si. Por isso, o que precisamos ter cuidado, é que precisamos estar a ver estamos a discernir o corpo do Senhor ou não?
Porque a mentalidade indigna é uma que não está a discernir o corpo do Senhor.
Isto é um ponto muito importante.
Como é que nós podemos estar numa situação em que não estamos a discernir o corpo de Cristo? Dois pontes. Um é físico e outro é espiritual. Físicamente é o corpo físico de Cristo, respeitar o sacrifício e a morte de Jesus Cristo do corpo físico.
Isso é o que geralmente pensamos em primeiro lugar. Mas espiritualmente precisamos de discernir e entender o corpo espiritual de Cristo.
Que é a Igreja de Deus. A Igreja é o corpo de Cristo. E por isso precisamos de distinguir, reconhecer os outros membros do corpo de Cristo. Isto é da Igreja de Deus. E por isso estamos a fazer isso. Por isso é que precisamos de nos examinar a nós próprios e perguntar estamos a reconhecer e a respeitar de uma maneira espiritual além da maneira física. Estamos a reconhecer e a respeitar o corpo de Cristo. Que é a Igreja de Deus, que são os outros membros da Igreja de Deus, ou não.
Por isso, vamos ver o que está acontecendo por isso se não nos estamos a conduzir uns para com os outros de uma maneira correta de uma maneira digna as consequências são enormes e por isso muitos estão como diz no versículo 30 pois há essa razão porque há entre vos muitos fracos e muitos outros e muitos outros porque há entre vos muitos fracos e doentes e não poucos que dormem e não poucos que morreram.
Queres irmãos, se não estamos a tratar outras pessoas na Igreja da maneira correta as consequências são enormes muitos se magoaram têm estressas estão doentes por causa dos estressos da Igreja morreram sim, até algumas pessoas, como diz talvez por exemplo tenham tido ataques de coração e morreram por causa dos problemas na Igreja e por isso diz assim versículo 31 porque se nos julgássemos a nós mesmos não seríamos julgados por isso estamos a examinar-nos a nós próprios para julgarmos a nós próprios do ponto de discernir tendo cuidado como amamos como tratamos como cuidamos como perdoamos como servimos uns aos outros na Igreja o senhor Stephen Cove escreveu o seguinte nós julgamos a nós próprios pelas nossas intenções mas julgamos os outros pela maneira que se conduzem Jesus Cristo, pois da outra maneira disse assim Hippocrita, tira essa tablo do teu olho para que possas mover o pequeninho pequenino que está no olho do outro Cris irmãos precisamos ter cuidado como tratamos os outros e por isso perdão, por isso, antes de tomarmos ou comermos o pão e bebermos do cálice de vinho que representa o corpo e o sânio de Cristo precisamos de nos examinarmos a nós próprios e por isso antes de tomarmos o pão e o cálice há uma cerimônia instruída por Cristo com grande significado que simboliza essa examinação de nós próprios essa evaluação de nós próprios ela é essa análise própria e profunda antes de tomarmos esses símbolos.
Vijamos, então, este significado em João capítulo 13 João capítulo 13 mas começar a ler do versículo 2 João 13 versículo 2 diz assim acabada a seia queris irmãos na maioria da maioria dos steis dos manuscritos gregos dos mesmos manuscritos bizantinos e na maioria, na vasta maioria dos manuscritos gregos está escrito acabada a seia não entanto dos manuscritos alessandrianos que foram encontrados no Egito no centro um dos centros do Nostecismo o Egito que é representado como do que devemos sair que é o pecado nos manuscritos que foram encontrados na área alessandriana esses manuscritos que são usados que são poucos digamos, que são muito poucos mudaram a palavra em grego mudaram um e para um i e por isso nesses manuscritos está escrito durante a seia mas ve-se que foi alterado por Satanás de basta inspiração de Satanás para introduzir confusão nos dias santos de Deus pois ela é tão inteligente tão esperto e por isso esta falsificação foi feita como alteração pequenina porque na maioria dos textos bisantinos em todos os textos bisantinos e na maioria dos textos manuscritos gregos está escrito a cabada a seia queridos irmãos, a seia a seda judaica tinha sido completada a cerimónia do antigo estamento tinha sido completada tinha sido acabada a almeira, a versão a almeira corrigida e fiel e a almeira corrigida dizem corretamente a cabada a seia queridos irmãos Jesus Cristo comeu a páscoa a refeição de páscoa simbólica do antigo estamento isto é a seda acabou tinha estado acabada ele comeu esta com os seus discípulos e depois depois tem do a seia estado acabada tendo já o diabo posto no coração de Judas e Escariotes, filho de Simão que traíça Jesus sabendo este que o Pai tudo confiará a Suas mãos e que Ele viera de Deus e voltava para Deus levantou-se da seia levantou-se da mesa a seia tinha acabado levantou-se, acabou tinha acabado, saiu levantou-se da seia tirou a vestimenta de Simão e toando uma tomalha singiu-se com ela e então, começou ou introduziu os símbolos do novo testamento da páscoa do novo testamento que dizem irmãos, isto não é não é a seia do Senhor a seia do Senhor já tinha sido acabada como em 1 Coríntios 11 versículo 20 dizem não estão a celebrar a seia do Senhor então, começou como se lê no versículo 5 deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhe com a toalha conquistava-se insisto começou o simbolismo diferente introduzido depois da seia estar completada levantou-se da seia e introduziu os novos símbolos alguns dizem que a lavagem dos pés foi logo e imediatamente quando chegaram a casa não, não correto sim, essa era a tradição, mas lembrem-se que provavelmente eles não lavaram os pés porquê?
porquê? porque era um quarto alugado não havia serventes nesse quarto porque tinham alugado quarto não havia lá serventes para lavar os pés e por isso os pés deles nessa altura comeram com os pés sujos a seia, a cédar e depois dessa estar completada então os cristos se levantou da seia e então lavou os pés deles porque eles não tinham lavados uns aos outros porque nenhum deles era humilde demais de fazer versículo 6 a 8 aprecibam-se pois de Simão Pedro e este lhe disse senhor tu me lavas os pés?
respondeu-lhes Jesus o que eu faço se não sabes agora compreendê-lo às depois disse-lhe Pedro nunca me lavarás os pés respondeu-lhes Jesus, senhor, não te lavar não tens parte comigo aqui estão umas áreas, uns pontos muito importantes de examinação primeiro está aqui Jesus Cristo a servir aos apóstolos em completa humildade o filho de Deus aquele que viera de Deus e que voltava para Deus que viera da forma de Deus e que voltava para a forma de Deus como lemos em Felipe II aquele que viera da espécie ou do género ou do tipo de Deus e que voltava para essa forma aquele que era o eu-sô que é o eu-sô ele humildemente humildemente levou os pés dos apóstolos e fez um serviço a eles faz-nos isto pensar e meditar na mentalidade de Cristo e faz-nos isto de sermir o corpo de Cristo ou não a humildade e ser pobre de espírito é uma grande lição para nós nos examinarmos a nós próprios antes da páscoa e a cerimónia do lava-pés é simbólica disso completamente oposto a mentalidade e a atitude de Satanás que é orgulho e de querer estar em controle querer estar instruções e dizer a outros que fazer está aqui Jesus Cristo humildemente a servir como eu dei no sermão há uns meses atrás, em dezembro que está no nosso site que podem ler a cerca de sermos pobres em espírito devemos ter três exemplos aí devemos depender em Cristo depender em Deus e não ter confiança em nós próprios ser pequenos nos nossos olhos não devemos pensar que sabemos tudo não devemos ser arrogantes mas sim preparados a seguir instruções recomendações instruções da Bíblia da Bíblia e da Igreja de Deus devemos assim estar prontos para um estado melhor de entendimento porque dependemos em Deus porque somos humildes porque não pensamos que somos arrogantes e que não estamos assim elevados de coração e por isso então estamos num estado de aprendimento e por isso não temos este ponto de estamos colados a este ponto este ensinamento estas ideias falsas de Satanás isso é muito importante precisamos de servir em completa humildade e aqui ve-se desta cerimônia, digamos assim desta do lava pés esta atitude ou mentalidade do lava pés primeiro foi uma lavagem primeiro foi o serviço, digamos assim, em completa humildade segundo foi uma lavagem como diz assim como lemos nos versículos 6 a 8, diz assim, que o versículo 5 começou a lavar os pés e a enxugar primeiro foi a lavagem, o versículo 5 o lavagem dos pés que é representando o pés dele, representando simbolicamente que tem que ser limpos tem que ser lavados porque se Cristo não nos lava não temos parte nele diz assim, se eu não te lavar diz no versículo 8 não tens parte comigo se Jesus Cristo não nos lavar dos nossos pecados, não temos parte com Ele e em terceiro lugar ele enxugou os pés das pessoas quanto alham porque os pés foram enxugados para serem postos de volta nos sapatos para fazerem o trabalho que os pés devem fazer e por isso tem que haver uma reconciliação para podermos continuar a trabalhar como um corpo e fazer a obra de Deus Continuando no versículo 9 a 11 então Pedro lhe pediu Senhor, não somente os pés mas também as mãos e a cabeça de que lhe arroz Jesus quem já se banhou não necessita de lavar-se não os pés quanto a mais está todo limpo pois vos estáis limpos mas não todos vos estáis limpos mas não todos porque Judas estava ali pois ele sabia quem era o traidor foi por isso que ele disse nem todos estáis limpos Judas ainda estava lá Jesus Cristo lavou os pés de Judas Jesus Cristo está pronto a lavar os pés de pecadores, até de trinores Olhem para a atitude Jesus Cristo Primeiro, humildade e serviço Segundo, preparado a perdoar a lavar as pessoas dos pecados e por isso nós nós temos a mesma atitude de humildade e serviço nós estamos preparados a lavar os pés das outras pessoas isto é, perdoar uns aos outros e, entre os cairos estamos prontos a ajudar as outras pessoas na igreja a seporem de volta nos seus próprios pés de volta nos seus zapatos para poderem continuar a andar para a frente estamos completamente reconciliados com as outras pessoas ou não continuando, então, no versículo 12 depois de lhes ter lavado os pés tomou as vestes e voltando à mesa pergunte-o-lhes compreendeis o que vos fiz Jesus Cristo volta para a mesa agora todos eles todos os doze voltam para a mesa incluindo Judas incluindo Judas voltam para a mesa Jesus agora começa a falar acerca do que fez e pergunta vocês compreendem compreendem o que vos fiz?
Vocês entendem?
Entendido? Entendem o que eu fiz? A resposta está claro é que não não entenderam não entenderam porque sabemos o que vai acontecer um bocadinho mais a tarde não entenderam versículo 13 então ele continua você me chamais o mestre e o senhor e dizem bem porque eu sou ora, se eu sendo o senhor e o mestre vos lavei os pés também você deveis lavar os pés uns dos outros porque eu vos dei o exemplo para que como vos fiz, fazeis vos também Jesus Cristo fez o que? exemplos do milidade e serviço exemplos de perdoar exemplos de reconciliação é o significado para tu lava pés é o significado para tu lava pés é o significado para tu lava pés tu lava pés fazemos o mesmo fazemos perdoamos, por exemplo, como ele perdoa perdoamos mesmo vejam, por exemplo mantenham um dedo aí nessa secção vamos voltar mais daqui a pouco mas vejam, por exemplo, em Mateus 24 versículo 9 diz assim então sereis atribulados e vos matarão sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome nesse tempo muitos anos de escandalizar, trair e odiar uns aos outros o que o senhor Mãos diz, muitos muitos sereis atribulados e vos matarão sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome e para ser ofendidos na igreja levantam-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos não é poucos, muitos e por se multiplicar e me cuidar o amor se esfriará de quase todos quase todos queridos irmãos estamos a crescer em amor quente ou estamos a esfriar-nos e ficar-nos mornos em amor quando os magôam quando os ofendem, quando os escandalizam na igreja como é que reagimos? quando alguém na igreja peca contra nós como é que reagimos? quando alguém na igreja nos magôa diz qualquer coisa assim que o faz como é que reagimos?
Não estou a dizer para aceitarmos o pecado mas amamos o pecador?
Ainda temos sentimentos ou emoções de sangue, de estarmos ofendidos de rancor ou temos sentimentos sentimentos de perdoar perdoar como nós queremos ser perdoados vejam, por exemplo, em Marcos capítulo 11 Marcos 11 Marcos 11 versículo 25 e 26 versículo 25 e 26 versículo 25 e 26 versículo 25 e 26 e quando estiverz orando se tens alguma coisa contra alguém perdoar é para que vos pais celestialos perdoa as vossas ofensas mas se não perdoares também o vosso pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.
É, é direito, não é? Compreendo, é não compreendo? Entenda, é não entenda? Vejam, por exemplo, no versículo 22, do mesmo capítulo diz assim ao que Jesus nos disse TEM DE FÉ EM DEUS Sim, quando perdoamos as outras temos fé em Deus que Ele vai nos perdoar.
Quando alguém na igreja peca contra nós quantas vezes é que perdoamos? Mateus 18 21 a 22 Mateus 18 21 a 22 Então Pedro, aproximando-se, lhe perguntou-se-o, até quantas vezes o meu irmão pecará contra mim que eu lhe perdoo até sete vezes? Responde-lhes, Jesus, não te diga até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Queremos que Deus nos perdoa então temos que perdoar. Está claro, Deus só perdoa quando há arrependimento.
Deus espera que nós nos arrependamos das obras dos pecados, das obras mortas mas no seu coração, D.E.L. Ele ama o pecador e D.E.L. está preparado a não ter rancor porque Ele já pagou o preço dos nossos pecados e Ele só está à espera do nosso arrependimento. De uma maneira igual nos nossos corações nós não podemos ter rancor, ter ódio, mas temos que perdoar. Não é para ti ou para mim, para dizer a pessoa se a pessoa se tem ou não tem arrependido quando perdoamos quando nos peco a nós porque Deus é o juiz, não somos nós.
A nossa responsabilidade é perdoar. A nossa responsabilidade é de lavar os pés dos nossos irmãos.
Nós temos que estar corretos para ante Deus e fazer a nossa parte perdoar aos outros para que possamos ser perdoados.
E por isso diz assim, em Colocenso III não vou ver aí, mas dizem que no Colocenso III temos que revestir tirar o velho homem por um momento nova e por um novo homem e por e tirar estas as minhas minhas minhas minhas minhas minhas, mas não vou ver aí, porque eu tenho que ver que o homem é em Colocenso III, versículo 5, a 14 princípios importantes para a sua própria examinação de um com para os outros. Tendo, ao fim de contas, o vínculo da profeção que é o amor de Deus. O corpo do Senhor que é a Igreja de Deus. Compreendemos, então, o valor do sacrifício de Jesus Cristo para com a Igreja? Compreendemos que precisamos de evitar, precisamos de perdoar e, por isso, deixar desligar de todas as atitudes de intolerância de estarmos angados ou de termos uma manurgura para contra a pessoa temos que deixar isso tudo de fora. Porque, ao fim de contas, vamos ter que trabalhar com essas irmãos do ombro a ombro lado a lado pela vida interna. E, por isso, Jesus Cristo representa a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a... a lavar os nossos pecados a lavar os pés dos apóstolos mas nós temos que lavar os pés de uns dos outros. Isto é perdoar uns aos outros. Nós precisamos de nos examinar a nós próprios acerca de... de esta atitude de perdão de uns mesmos para com outros na igreja uma atitude humildade e serviço e de perdão. Estamos a discernir o corpo de Cristo. Mas, como disse a cerimónia do lado de pés não é completa até limparmos ou enxugarmos os pés da outra pessoa para porem os pés de volta dentro dos sapatos. Isto é um ato de restaurar para que os pés possam continuar a fazer o seu trabalho e, por isso, nós como cristãos precisamos restaurar um bom relacionamento entre nós entre uns e os outros para que possamos voltar a fazer as nossas responsabilidades que Deus nos deu no corpo de Cristo. Isto é para que nós possamos fazer a obra de Deus em paz e a obra de Deus possa crescer.
Por isso esta restauração de um bom relacionamento entre nós que estejamos magoados ou ofendidos ou machucados a restauração deste bom relacionamento não é só perdoar mas é uma completa reconciliação de termos um relacionamento saudável uma reconciliação mas que coisa tão difícil sim, porque de uma maneira até que pode ser perdoar está bem, eu perdoo mas não quero sentar a mesa com ele quer dizer que não é perdoar não é reconciliar isso é reconciliação reconciliar é é ter uma atitude de reconciliação completa é perdoar mais, mais, mais ainda mais que perdoar e Paulo implorou a nós para estarmos reconciliados com Deus a nosso Ministério o Ministério de Reconciliação e como é que podemos estar reconciliados com Deus se não estamos reconciliados uns com os outros quer dizer irmãos, precisamos de estar reconciliados vejam, por exemplo, em Colocenso capítulo 1 Colocenso capítulo 1 Colocenso capítulo 1 versículo 19 a 23 Colocenso 1 versículo 19 a 23 diz assim porque aprova Deus que nele residisse toda a plenitude e que havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz por meio dele reconciliar-se consigo mesmo todas as coisas que é sobre a Terra que é no Céus e nós também que a outra hora era estranhos inimigos no entenimento para os vossas obras malignas agora porém vos reconciliou no corpo da sua carne mediante a sua morte para apresentar-vos por ante-ele santos e culpáveis e repreensíveis se é, permaneceis, na fé alirçados e firmes não vos deixando afastar da esperança do evangelho que eu viste que foi pregada toda a criatura e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
Cris irmãos, precisamos de estarmos reconciliados no corpo como diz assim vos nos reconciliou no corpo da sua carne e o corpo é simbolizado pela Igreja de Deus Cris irmãos, precisamos estar reconciliados ele nos perdoou e nos reconciliou nós precisamos de se vamos promenceer na fé precisamos de não nos mover desta esperança da boa nova do evangelho que ouvimos a esperança do evangelho que ouvimos que é a boa nova do reino de Deus por isso, cris irmãos nós temos completa confiança nas promessas asplicitas de Deus se permanecemos na fé porque nós acreditamos e pomos prática pomos em prática Cris irmãos continuando a ler em Colocenso 1, versículo 24 agora me regurgis nos meus forcefrimentos por vós preencho o que resta das aflições de Cristo na minha carne a favor do seu corpo que é a igreja preencho o que resta das aflições de Cristo na minha carne Cris irmãos discernimos o corpo de Cristo sofrendo nós tendo nós as aflições aceitando essas aflições como Cristo aceitou para preencher o resto das aflições de Cristo no nosso próprio corpo como Paulo e por isso, quando as pessoas nos ofendem estamos a ser sarados destas ofensas destas coisas que somos machucados e somos magoados Cris irmãos, tem que haver reconciliação primeiro tem que haver reconciliação senão reconciliamos um com os outros não vamos estar no reino de Deus vejam em Mateus capítulo 5 Mateus capítulo 5 versículo 21 a 26 diz assim e eu vi isto que foi dito dos antigos não matará-se, quem matar estará sujeito a julgamento por angus te digo, se alguém tiver algo ou prefiro um insulto está sujeito a inferno de fogo diz assim no versículo 22, abrevia isso versículo 23 se pois, ao trazer-se ao altar a tua oferta, isto é, se vocês vêm orar a Deus e lhe lembrar-se que do teu irmão tens alguma coisa contra ti deixa peranto, o altar a tua oferta vá primeiro reconciliar-te com o teu irmão então, voltando faz a tua oferta entre em acordo, sem demora, com o teu adversário enquanto estás com ele a caminho para que o adversário não te entregue aos juiz o juiz oficial de justiça e será recolhido a prisão Filhos irmãos temos que reconciliar primeiro e depois, vida a Deus acha que isto é talvez ainda mais difícil de que perdoar e leva tempo leva tempo para sarar leva tempo que lhes irmãos, o Mastius mas temos que usar, perdão, temos que usar esse tempo para fazer um esforço consciencioso para sarar e reconciliar Estas são as matérias os perceitos mais importantes da lei a justiça, a misericó...
a misericórdia e a fé a justiça primeiro mas, por exemplo, ter a misericórdia por exemplo, ter a perdoar e reconciliar e por exemplo, ter fé que Deus nos perdoará e, de facto, que nos perdoa que nos reconciliem e, por exemplo, ter completa fé que Jesus Cristo fez isso por nós Cariço e irmão, isto é muito importante isto é muito importante vejam, por exemplo, em Mateus 25 Mateus 25 34 Mateus 25 34 diz assim então, dirá ao rei, ou se estiverem à sua direita vim de benditos de meu pai entrar na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo mas olha, no versículo 45 então, ele responderá em verdade, vos digo que sempre que o disseres ou deixaste de fazer a um destes mais pequenos a mim o deixaste de fazer lembrem-se dessa parábola que eles estavam a dizer bem, mas eles fizeram, eu não fiz isto se fizeres a um dos pequenos como tratas um dos pequenos na igreja estamos a tratar a Cristo por isso, estamos a discernir o corpo espiritual de Cristo precisamos de discernir os irmãos na igreja até os mais pequenos na igreja vemos então esta atitude a paz humildade e serviço primeiro e depois perdão e reconciliação então vamos voltar a João capítulo 13 para completar vamos voltar a João capítulo 13 para completar para pôr isto tudo dentro da sua própria perspectiva e depois de completar o capítulo 12 depois de ter levado os pés tomou as vestes, voltando à mesa para o antolho compreendeis o que fiz e vocês me chamais o mestre senhor e dizais bem porque eu sou ora se eu sendo o senhor e o mestre vos levei os pés também vos deveis levar os pés uns aos outros porque eu vos dei um exemplo de 16 também mas a verdade é que eles não entenderam e então continuado então no versículo 16 em verdade, em verdade vos digo que o serve não é melhor que o senhor não é o enviado maior que aquele que o enviou ora se sabéis estas coisas bem-aventurados só esses praticares bem-aventurados só esses praticares eles inicialmente não entenderam isto bem mas depois vieram entrando mas depois vieram entender continuado então a no versículo 18 porque lembra-se, eles agora voltaram-se para a mesa, estão à mesa de volta à mesa e continuam a falar aqui não falo a respeito de vós pois eu conheço aqueles que escolhi é antes para que se cumpra a escritura aquele que come do meu pão levantou contra o seu calcanhar quer dizer irmãos, voltaram-se à mesa estão a conversar à mesa e é como nós, quando voltamos à mesa estamos à mesa e há um bocadinho de pão e na mesa comemos um bocadinho de pão assim, a...
uns toquesinhos no pão e tal estão a comer, não é? mas a ceia já tem acabado mas então volta à mesa estão a tomar uns bocadinhos de pão e tal e ele diz assim, aquele come do meu pão levantou contra o meu cacalcanhar e contra o miço a calcanhar desde já vos digo antes que aconteça, para que quando acontecer creiam que eu sou eu sou a palavra do antigo estamento como Deus era conhecido eu sou os irmãos Judas estava com ele à mesa e ele disse isso então continuando então no versículo 20 é verdade?
verdade? vos digo quem recebe aquele que eu enviar quem recebe aquele que eu enviar Deus tem que enviar discípulos, discípulos são enviados para Jesus Cristo a mim me recebe recebe aquele que me enviou, que foi o Pai os discípulos de Cristo são enviados por Cristo tal como Jesus Cristo foi enviado pelo Pai tu não te podes pôr numa posição de declarar a ti próprio que é os ministros de Jesus Cristo tem que te enviar Dito estas coisas, versículo 21 a mostiou-se Jesus em espírito e afirmou em verdade, em verdade, vos digo que um dentro de vós me trairá Lembrem-se?
que eles estavam à mesa agora tinham voltado à mesa a seia tinha completado mas ainda havia pão em a mesa e estavam a comer uns bocaditos de pão assim então os discípulos olharam os pós-outros sem saber quem que eles referia ali estava conjugado a Zuz um dos seus discípulos aquela que ele amava este é o João e esse fez-se-mão Pedro Sinal dizendo pergunta a quem ele se refere isso o Pedro disse ao João pergunta a quem ele se refere então aquele discípulo se lembra de um pôndulo sobre o pai de Jesus tu é João perguntou-lhe, senhor quem é ele?
e respondeu-lhe Jesus é aquele a quem eu der o pudaço de pão molhado e ele tentou ir ao mocado pão e deu-te... estavam à mesa, estavam a comer um bocadinho de pão estavam comendo, ainda estavam comendo a seia já estava completada não estavam à mesa a comer é aquele a quem dar o pudaço de pão o bocadinho de pão estava a comer o pão tomando pojo um pudaço de pão e, tendo molhado, deu ajudas, filho de simão escariotes está claro, e ele comeu e eles comeram, comeram pão e após o bocado pão imediatamente entrou nele Satanás Satanás entrou ele ele já tinha no coração a intenção de fazer, mas Satanás entrou nele então Jesus disse o que pretendeis fazer fase de pressa e a mesa de pressa nenhum porém dos que estavam a mesa perceberam o que a que fim lhes disseram isso então Jesus esperou e disse faz-te para essa fase, é como se esperasse para que ele saísse pois como Judas era quem trazia a bolsa, pensaram alguns que Jesus disseram, compram que precisamos para a festa ou ordenaram que desça alguma coisa aos pobres então, ela está a Judas, tendo recebido bocado de pão está claro, comeu recebeu, comeu, tomou saiu logo e era à noite Judas saiu depois de receber o pão e comer o pão, como os outros estavam a comer o pão mas lembrem-se, a cedar já tinha sido completada há muito tempo por isso, vejam esta sequência muito claramente Primeiro eles observaram o símbolo da páscoa do antigo estamento e a refeição tinha sido completada acabada a seia, como lemos em João 13, versículo 2 depois a seia tendo sido acabada Jesus Cristo se levantou da mesa, da seia e fez a cerimônia do lava-pés Terceiro Ele voltou de volta para a mesa e Jesus Cristo faz-lhes lembrar o que é que Ele fez e por conta eles se entendem e disse a eles para falavarem os pés uns nos outros.
Quarto conforme eles estavam a comer o pão assim, a volta da mesa, assim, a comer os bocadinhos, um bocadinhos de pão e tal um bocado de pão foi dado a Judas e ele comeu e depois saiu e Jesus Cristo espera para ele sair Na verdade, ele está a dizer vai, vai fazer o que vai fazer vai, vai, anda, anda sai daqui, anda Esta secção Esta secção de 21 versículo 21 a 29 de João 13 de 21 a 29 é paralelada, é um paralelo de Mateus 26 21 a 25 vamos então ler esta mesma coisa em Mateus 26 21 a 25 Mateus 26 começando em 21 26, 21 enquanto comiam sim, estavam, tinham voltado para a mesa então estavam a comer um bocadinho de pão enquanto comiam este pão de que, lojuz, em verdade, os dígitos que um da nervosa me trairá como lemos no versículo 21 de João 13 e eles, muitíssimo, contraestratos perguntaram um a um porventura sou eu, Sr.
e ele respondeu o que mete comigo a mão no prato eu estava com ele e esse me trairá meteu a mão no prato, então Jesus também meteu e depois dele um bocado de pão, como lemos o filho do homem vai como está escrito o meu respeito mas, ai daquilo por intermédio de quem o filho do homem está sempre aí do melhor fora que não tivesse não haver nascido então Judas, que o traía, perguntou eu, Mestre e respondeu-lhe Jesus, tu disse isto vemos assim foi que aconteceu e como lemos então Jesus deu-lhe um bocado de pão e disse, faz o que tens a fazer e ele saiu e ele saiu como lemos em João 13 versículo 30 e por isso então continuamos agora em Mateus 26, 26 depois Jesus ajuda a sair Jesus Cristo esperou por Judas sair enquanto comiam comiam as bocadinhas de pão isto é, tomaram Jesus tomou pão tomou pão, abençoou partiu, eles estavam a comer o pão e enquanto comiam o pão queriam lhe isso abençoando tomai comei isto ao meu corpo então ele instituiu os símbolos da páscoa, da nova aliança não é a seia do Senhor perdão, é a páscoa da nova aliança Judas não estava lá Judas não estava lá a seguir tomou um cálice e tendo dado graças Deus a se ser presente bebei dele todos porque este é meu sangue o sangue da nova aliança derramado a favor de muitos para a remissão de pecados digo-vos que desta hora, em diante não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que ei de beber um novo convosco no reino do meu pai e então, dali, continuamos em Lucas capítulo 22 continuamos a história em Lucas capítulo 22 porque ainda não saíram ainda não saíram o versículo 30 ainda não é ainda vem um bocadinho mais tarde Lucas capítulo 22 versículo 19 e 20 Lucas capítulo 22 19 e 20 e tomando pão, tendo dado graças partiu, lhes deu, dizendo isto é meu corpo ofereci-te por vós, fazei isto em memória de mim isto foi o que aconteceu, vimos e vimos que Judas não estava lá semelhante depois de sear tomou calço, dizendo, isto é o calço da nova aliança no meu sangue de remado em favor de vós e diz assim todavia a mão do traidor está comigo à mesa isto cria confusão em certas pessoas porque a palavra está em itálico se forem ver na revisão vista e corrigida essa palavra não está no grego em itálico podia ter sido também estava comigo à mesa ou esteve comigo à mesa porque o filho do homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas há ainda aquele por intermedica, em ele está sendo traído queris irmãos, vês aqui como Satanás é tão esperto para adicionar confusão porque essa palavra está no versículo 21 foi adicionada pelos traidores não existe essa palavra nos manuscritos gregos e por isso Satanás é tão esperto para adicionar confusão queris irmãos o ponto é que daqui em diante o versículo 23 começaram a indagar entre eles entre si, quem seria entre eles o que fazia isso e depois começaram e começaram essa discussão a ver quem era o maior e que era mais importante ver se que não entenderam o ponto do humildade e serviço do lava-pés que Jesus tinha acabado de fazer e que Jesus perguntou a eles vocês entendem o que eu fiz e eles não entenderam porque ainda estavam zangados um com os outros argumentar com polêmicas a ver quem era o mais importante como Deus é misericórdio cordioso, Deus tempo para aprender e crescer porque vê-se aí ainda no versículo 30 e 31 31 e 32 diz assim simão simão éis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo eu porém roguei por ti para que a tua fé não desfaleça pois tu quando te converteis fortalece aos teus irmãos Cristo explica que a Pedro que Satanás quis peneirá-lo como trigo e sim Pedro veio a negar a Cristo três vezes essa mesma noite mas por isso é que Jesus Cristo diz quando te converteis quando te arrependeres disso tudo e ficás convertido ajuda os teus irmãos fortalece os teus irmãos porque Pedro se arrependeu se converteu recebeu o Espírito de Santo de Deus durante o dia de pentecostes e teve uma responsabilidade de fortalecer os irmãos e então depois continua-se com o ensinamento de João 13, versículo 31 adiante até o capítulo 18 e depois saíram cantaram o hino, saíram e foram para o jardim etc.
queridos irmãos, as lições do lava Pérez são lições para nós nos prepararmos para a páscoa precisamos de humildade precisamos de servir precisamos de perdoar e reconciliar e tal como nos precisamos de examinar antes da páscoa precisamos de fazer o mesmo que é simbólico do lava Pérez antes de tomarmos os símbolos do pão e do vinho queridos irmãos, eu vos dei quatro lições importantes do lava Pérez precisamos de ser humildes precisamos de servir precisamos de perdoar uns aos outros precisamos de reconciliar uns aos outros isto é parte de discernirmos o corpo do Senhor para que tenhamos o máximo benefício da páscoa este ano precisamos de nos examinar a nós próprios precisamos de ter o oposto à mentalidade de Satanás para não sermos arrogantes e soberbos e não querermos estarmos em controle mas precisamos ser humildes semos temos uns aos outros aceitando as instruções de Deus e de Cristo e dos apóstolos e dos seus serventos e da igreja precisamos de discernir e de servir e perdoar e reconciliar então quando isso acontece como dizem 1 Coríntios 11 versículo 31 diz assim Coríntios 11 versículo 31 porque então Deus nos ajudará nos perdoará nos dará misericórdia e a misericórdia vence sobre o julgamento por isso que os irmãos examinem-se a vós próprios nesses poucos dias que faltam antes da páscoa para que Deus possa derramar uma benção no seu corpo que é a igreja de Deus para que nós como irmãos possamos estarmos a preparar com a mente de Cristo para virmos a ser uma noiva preparada para o seu casamento seguindo a mentalidade de Cristo isto é a atitude de lado a pé, na nossa vida.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).