A batalha pela Bíblia: Escala da Montanha da Ignorância

Você está aqui

A batalha pela Bíblia

Escala da Montanha da Ignorância

Victor Kubik

Na semana passada, discutimos o que tem sido justamente descrito como um artigo "irresponsável" de capa na revista Newsweek, que foi publicada no final de dezembro. Essa farsa altamente tendenciosa do jornalismo intitulado "A Bíblia: tão mal entendida que é um pecado" estava cheio de erros, supostas declarações ilógicas, e outras bobagens sem rodeios. Mas porque o artigo foi inteligentemente escrito e amplamente distribuído, ele precisa ser repreendido.

No meu blog da semana passada, citei vários fatos (como os meios surpreendentemente precisos de passar através de múltiplas gerações os textos sagrados). Notei as verdades maravilhosas sobre a vitalidade e veracidade absoluta contida na Bíblia. Deus tem inspirado muitos a fielmente e cuidadosamente preservar Sua Palavra vivente para nós hoje. (Veja o blog: “A batalha pela Bíblia: Marcando as linhas de combate”.)

É somente através da autoridade e autêntica revelação da Bíblia que podemos até compreender a origem e propósito deste universo. Mas alguns cientistas, biólogos e jornalistas simplesmente não podem considerar a possibilidade de “desenho inteligente”, incluindo a perspectiva de reconhecer um Deus Criador. Mesmo quando confrontado com a evidência real! Por quê? Porque, como Paulo confirmou há quase 2.000 anos, "eles não se importaram de ter conhecimento de Deus" (Romanos 1:28).

Mas, felizmente, nem todos são cegos ao poder e admirável magnitude de Deus! Muitas fontes confirmam de forma independente o que lemos nas páginas da Bíblia.

Ironicamente, pouco antes do ataque da Newsweek ser publicado, o Wall Street Journal publicou um artigo muito interessante que já foi ligado na internet e publicado à volta do planeta. É intitulado "A ciência cada vez mais apresenta o caso a favor de Deus". Ele atraiu milhares de comentários.

Citando dados estatísticos, o autor Eric Metaxas demonstrou as chances incríveis contra qualquer planeta, incluindo a própria Terra, ser capaz de suportar vida. O fato de que a Terra sustenta a vida de qualquer modo é altamente improvável― no entanto o faz! Isso não é nada menos que um milagre de boa-fé!

Mas, como ele escreve: "Mas há mais! O ajuste fino necessário para a vida existir num planeta não é nada comparado com o ajuste fino necessário para que o universo exista." Ele ressalta que, no momento da postulada criação física (o chamado "Big Bang"), se a força eletromagnética existente "tivesse fora do ajuste fino pela menor fração da mais minúscula fração ― até uma parte em 100.000.000.000.000.000 ― então nenhumas estrelas jamais poderiam ter sido formadas."

São estes números surpreendentes? Como o artigo do Wall Street Journal continua: "Sinta-se livre para engolir em seco." Esse tipo de ordem de grandeza deve dar-nos toda a confiança suprema no poder de Deus e da veracidade de Sua Palavra escrita.

Ora aqui está mais. Como o falecido Robert Jastrow, um físico de renome e ex-cientista da NASA, uma vez afirmou: "a evidência astronômica apóia a visão bíblica da origem do mundo." Para os cientistas que não querem reconhecer o envolvimento de Deus com o mundo físico, o Dr. Jastrow tem a dizer: "Para o cientista que viveu pela sua fé no poder da razão, a história termina como um sonho ruim. Ele escalou a montanha da ignorância; ele está prestes a conquistar o pico mais alto; como ele se puxa sobre a rocha final, é saudado por um bando de teólogos que se têm sentado lá por séculos" (grifo meu).

Mais uma vez, como Paulo escreveu cerca de 2.000 anos atrás, "as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1:20).

A capacidade de possuir e ler a própria Palavra de Deus é um privilégio inestimável.

A Bíblia nos dá a capacidade de verdadeiramente escalar esta "montanha da ignorância." Várias pessoas até morreram para a defender e preservar. Só ela revela e retrata ambos o poder de Deus e o plano incrível que Deus tem para você e para mim. A Palavra de Deus nos diz que esta criação magnífica geme em antecipação de ser "libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (Romanos 8:21). Aqueles que têm o Espírito de Deus vivendo dentro deles são de fato os verdadeiros cristãos, os próprios filhos do Deus Altíssimo! (Romanos 8:9-11).

Mas agora, como aqueles que se atreviam tolamente para tentar e escarnecer Deus vão aprender, que os tempos estão mudando. "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam" (Atos 17:30). A palavra grega usada aqui para "arrependam" (metanoeo) representa um comando para uma mudança total na mente e no coração, afastando-se de pensamentos tolos e ações que produzem o pecado.

E quanto a você e eu? Estamos prontos para escalar aquela montanha da ignorância, para despojar as maneira de viver velhas, para abraçar uma mudança total, e como Paulo escreve, "transformai-vos pela renovação da vossa mente"? (Romanos 12:2, ARA).

Para isso, eu convido você a explorar mais os temas importantes contidas em um de nossos populares guias de estudo bíblico, chamado “Transformando a sua Vida”. É emocionante e espiritualmente rico. Você pode solicitar uma cópia gratuita, ou baixá-lo instantaneamente de portugues.ucg.org.

Não se assuste ou seja intimidado por ataques infundados e infrutíferos. Faça uso do poder de Deus e escale a montanha da ignorância hoje!