A Vulnerabilidade de Homens e Mulheres

2 minutos tempo de leitura

Quando se trata das tentações para fazer sexo, homens e mulheres, em geral, enfrentam desafios diferentes. A respeito dos homens, Stephen Arterburn e Fred Stoeker, escrevem: “Nós temos um interruptor de ignição visual quando se trata de ver a anatomia feminina” (A Batalha de Todo Homem: Vencer a Guerra da Tentação Sexual Significa Uma Vitória Por Vez, 2000, pág. 57).

A resposta divina para os homens é controlar o que veem. Ao reconhecer essa característica masculina, Jesus ensinou que “qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5:28).

Para se proteger contra essa vulnerabilidade, Jó disse: “Fiz acordo com os meus olhos de não olhar com cobiça para as moças” (Jó 31:1, NVI). Os homens de Deus precisam evitar a pornografia e nunca olhar para as mulheres com desejo sexual.

Dirigindo-se às mulheres, Shannon Ethridge explica: “Enquanto a batalha de um homem começa com o que capta através de seus olhos, uma mulher começa com o seu coração e seus pensamentos. Um homem deve guardar seus olhos para manter sua integridade sexual, mas porque Deus fez as mulheres para serem emocional e mentalmente estimuladas, [nós, mulheres,] temos de guardar estritamente nossos corações e mentes, assim como nossos corpos se queremos experimentar o plano de Deus para a satisfação sexual e emocional” (A Batalha de Cada Mulher: Descobrindo o Plano de Deus Para a Satisfação Sexual e Emocional, 2003, pág. 13).

Continuando, Ethridge diz que estas diferenças explicam “porque dizem que os homens dão amor para conseguir sexo e as mulheres dão sexo para conseguir amor”. Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (ARA). As mulheres piedosas devem evitar entregar seus corações até o momento apropriado, ou seja, no casamento.

“Enquanto a batalha de um homem começa com o que capta através de seus olhos, uma mulher começa com o seu coração e seus pensamentos.”

Um artigo de:
Casamento e Família

Course Content