Comentário Bíblico: Deuteronômio 13

Você está aqui

Comentário Bíblico

Deuteronômio 13

Um Sonhador de Sonhos

Moisés continua alertando contra o perigo da adoração pagã. Deus ordenou que fossem mortos todos os que tentassem introduzir Israel à adoração de outros deuses— inclusive irmãos, filhos, filhas, esposas ou amigos próximos — "Para que todo o Israel o ouça e o tema, e não se torne a fazer segundo esta coisa má no meio de ti" (Deuteronômio 13:6-11). Obviamente, hoje em dia, a pena de morte não está sendo aplicada pela Israel espiritual — a Igreja. Entretanto, o princípio da separação espiritual e, se necessário, física de influências erradas ainda se aplica. Cristo disse claramente a Seus discípulos: "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim não é digno de Mim" (Mateus 10:37). Cristo espera que Seus discípulos escolham entre Ele e seus parentes quando se trata de conflito na adoração e na verdadeira vida cristã. Devemos abandonar toda forma de paganismo e nunca permitir que alguém nos induza a voltar para isso.

Além disso, Israel foi admoestado a não ser enganada nem mesmo por um profeta ou sonhador cujas profecias ou sonhos se realizassem — caso seu objetivo fosse influenciar os outros a adorar deuses pagãos (Deuteronômio 13:1-5). Em vez disso, esse profeta também deveria ser morto. Mais tarde, Isaías nos mostra a maneira de identificar um falso profeta ou mestre: "À lei e ao testemunho [isto é, as Escrituras Sagradas]! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles" (Isaías 8:20, ACF). Às vezes, vão surgir falsos profetas predizendo eventos que realmente acontecem para nos "provar" a fim de "saber" se realmente amamos a Deus de todo o nosso coração e alma (Deuteronômio 13:3). Aliás, estamos nos aproximando do surgimento de um poderoso personagem religioso no cenário mundial, chamado de "o iníquo" ou "falso profeta", que realizará "sinais, e prodígios de mentira" (2 Tessalonicenses 2:8-9).

E Satanás lhe dará o poder para realizar esses sinais, assim ele enganará multidões (Apocalipse 19:20; para mais informações, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “O Livro de Apocalipse Revelado”). Além disso, naquele tempo, "surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" (Mateus 24:24). Portanto, a realização de sinais e prodígios por alguém não prova que essa pessoa é de Deus. Contudo, a menos que tenhamos acolhido o "amor da verdade" (2 Tessalonicenses 2:10) e estejamos seriamente comprometidos com o caminho de vida de Deus, nós também poderemos ser enganados por esses sinais poderosos, acreditando na mensagem religiosa desse "profeta" ou "sonhador" — e escolhendo segui-lo.