Uma Religião Falsa Que Está Moldando Um Mundo Novo e Perigoso

Você está aqui

Uma Religião Falsa Que Está Moldando Um Mundo Novo e Perigoso

Download (Baixar)
MP3 Audio (16.69 MB)

Download (Baixar)

Uma Religião Falsa Que Está Moldando Um Mundo Novo e Perigoso

MP3 Audio (16.69 MB)
×

Você já pensou sobre o diabo na profecia bíblica? Quando lemos o livro de Apocalipse, vemos alguns dos principais objetivos e motivações de Satanás. E aprendemos que o ódio dele pela humanidade conduzirá ao futuro engano e à ira vindoura. Na verdade, isso já está em andamento e tem afetado a vida de todos nós.

Vamos começar com a introdução de Apocalipse 12: “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. E estava grávida e com dores de parto e gritava com ânsias de dar à luz” (versículos 1-2). Logo aparece um dragão querendo devorar a criança no momento em que nascesse (versículos 3-4). O dragão é revelado como Satanás, o diabo (versículo 9).

Assim como acontece no restante do livro, as imagens fantásticas e simbólicas contam uma história importante. Ao examinar alguns desses simbolismos, podemos reconhecer a influência de Satanás não apenas no futuro, mas também no presente.

A guerra do diabo contra Deus e Seus fiéis

Aquela criança, que governará todas as nações, foi arrebatada ao céu (versículo 5), referindo-se a Jesus Cristo, que ascendeu ao céu após Sua ressurreição. Assim, a mulher, em certo sentido, era Sua mãe, Maria, dando-Lhe à luz.

Mas há mais nessa história. Ela também simboliza Israel. Em Gênesis 37, através de um sonho profético, José, filho do patriarca Jacó ou Israel, viu o sol, a lua e onze estrelas curvando-se diante dele, representando seus pais e seus onze irmãos sob sua autoridade. Na verdade, isso aconteceu depois que o faraó do Egito o encarregou de governar o país. Mas, observe o símbolo de onze estrelas para onze irmãos e outra para José. Essas doze estrelas passaram a significar as tribos descendentes desses irmãos — as doze tribos de Israel.

Contudo, a mulher de Apocalipse 12 simboliza mais do que apenas a família de José. O filho escolhido para ser a luz do mundo representa não apenas Cristo, mas também os outros filhos de Deus, por causa da subsequente menção a outros descendentes (ver versículo 17). O simbolismo da mulher aqui inclui não apenas Maria como mãe representante da nação de Israel, mas também o corpo coletivo do Israel espiritual de Deus — a única e verdadeira Igreja composta por todos os seguidores de Cristo (ver Gálatas 6:16; comparar Romanos 2:29).

A menção do dragão pronto para devorar a criança logo que ela nascesse recorda o que aconteceu na ocasião do nascimento de Jesus, quando Satanás começou uma guerra contra Ele. Como veremos no próximo capítulo, Satanás era o poder por trás do Império Romano. E ele usou o rei nomeado pelos romanos sobre a nação judaica, Herodes, que ansiava eliminar qualquer potencial ameaça ao seu trono, para tentar minar o plano de Deus.

O segundo capítulo de Mateus diz que quando Herodes soube do nascimento do Messias em Belém, ele mandou matar todas as crianças menores de dois anos de idade dali e das áreas vizinhas. Contudo, Deus não permitiria que o Messias fosse morto naquele momento. Ele ajudou Jesus, Maria e José a fugir para o Egito até a morte de Herodes.

E assim como Satanás foi impedido de eliminar Cristo naquela ocasião, também será impedido de destruir essa mulher de Apocalipse 12. A história dela continua nesse relato, após a ascensão de Cristo ao céu. Então, nós a vemos fugindo para o deserto (versículo 6). A cena apresentada em Apocalipse 12 é de toda a Igreja refugiando-se em um lugar preparado por Deus.

Satanás perseguirá o povo de Deus

Deus protegerá o Seu povo do ataque de Satanás, mas esse não será o fim da história. Satanás não vai desistir. Ele é implacável quando se trata de perseguição contra a Igreja. Ele quer arruinar o plano de Deus. Ele quer acabar com qualquer chance de Deus ter sucesso. E ele tentará matar o povo de Deus até o fim.

Ele travará uma guerra total contra Deus e Seus anjos e também contra a humanidade. Apocalipse 12:7 diz: “Houve batalha no céu”. Esse é um evento futuro, mas descrito no passado pela perspectiva profética de Apocalipse, pois Deus “chama as coisas que [ainda] não são como se já fossem” (Romanos 4:17; comparar Isaías 46:10).

Qual será o resultado disso? “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:9). Isso descreve um tempo que está em nosso futuro iminente — pouco antes de Cristo retornar à Terra!

O versículo 12 diz: “Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (grifo nosso). Quando Satanás perder a batalha contra os anjos de Deus, ele vai direcionar sua ira contra o povo de Deus, simbolizado pela mulher e sua descendência (versículo 13).

Mais uma vez, isso se refere principalmente aos membros da Igreja de Deus, embora Satanás também causará severa tribulação ao povo do Estado de Israel. E a característica dessa Igreja está clara no versículo 17, que especifica que os descendentes da mulher, alvo do dragão, são aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. Além disso, observem que os membros dela não são chamados simplesmente de cristãos, mas aqueles que acreditam e obedecem aos mandamentos de Deus.

Jesus já havia alertado Seus seguidores: “Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do Meu nome” (Mateus 24:9). Alguns do povo de Deus sobreviverão a essa perseguição, enquanto outros serão martirizados. Mas como o mundo de hoje poderia se tornar um lugar onde os verdadeiros cristãos seriam perseguidos e mortos?

O império de Satanás leva o mundo a uma adoração falsa

Apocalipse 13 acrescenta mais informações a essa história. Aqui vemos surgindo do mar uma besta com sete cabeças e dez chifres coroados e carregando um nome blasfemo. Ela é descrita como uma mistura de animais selvagens, mas tendo poder e autoridade (compare com a sucessão de reinos em Daniel 7). Destarte, não estamos falando de animais, mas de governo. Essa passagem está falando do poderoso Império Romano e de uma série de reavivamentos dele que culminarão no último ressurgimento de um novo líder e de uma potência geopolítica que controlará o mundo no fim dos tempos. (Para saber mais, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “Estamos vivendo no Tempo do Fim?”).

Essa passagem ainda diz que “o dragão [Satanás] deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio” (Apocalipse 13:2), explicando por que as cabeças e os chifres surgem do diabo no capítulo anterior (Apocalipse 12:3). Ela também diz que o mundo se curvará ao domínio desse império: “Toda a Terra se maravilhou, seguindo a besta...dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela? Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação” (Apocalipse 13:3-4, 7).

Aqui a palavra Besta é um termo que se refere tanto ao poder imperial quanto ao ser humano encarregado desse império — um líder ditatorial atuando sob a autoridade de Satanás. E o diabo vai usar isso como principal arma contra Jesus Cristo e também para travar uma guerra contra o povo de Deus.

Qual é o propósito de Satanás nisso tudo? Vemos que o mundo será seduzido para adorar a Besta, e também aquele que o empodera, o diabo (versículos 4, 8). Esta é a estratégica e a motivação dele: redirecionar a adoração das pessoas. Ele dará a esse futuro ditador o poder de fazer com que coisas errôneas pareçam boas e maravilhosas com a intenção de ganhar a confiança e a devoção das pessoas, e assim promover sua falsa ideologia. Essa ação conjunta envolvendo o poder político e militar será uma cruzada religiosa para levar o mundo a uma única adoração.

Um poderoso líder religioso enganador do fim dos tempos

Um pouco mais adiante vemos a descrição de uma segunda besta: “Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão”, e essa fazia as pessoas adorarem “a primeira besta” (Apocalipse 13:11-12). Então, quem ou o que é essa segunda besta? Esse é outro instrumento de Satanás, supostamente cristão, que usa sua posição e autoridade para influenciar a humanidade a adorar esse líder político e seu governo.

Através de supostas demonstrações sobrenaturais, ele persuadirá as massas a aceitarem falsos ensinamentos religiosos: “E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na Terra...e [fará com que sejam] mortos todos os que não adorassem a imagem da besta” (versículos 13-15).

Será que parte dos aparentes milagres desse poderoso líder religioso teria algo a ver com o uso de uma inteligência artificial avançada ou outros truques tecnológicos? Não sabemos, mas certamente forças sobrenaturais estarão envolvidas nisso, pois o apóstolo Paulo nos diz que seu surgimento é “segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira” (2 Tessalonicenses 2:9).

Paulo também o chama de “o iníquo” (2 Tessalonicenses 2:8). Mais tarde, ele é referido no livro de Apocalipse como o falso profeta (Apocalipse 16:13; 19:20; 20:10), que lidera um grande sistema religioso falso (ver Apocalipse 17).

Por que as pessoas cairão nesse engano? Paulo nos dá a resposta: “Porque não receberam o amor da verdade para se salvarem” (2 Tessalonicenses 2:10).

Você ama a verdade? Você conhece a verdade? Precisamos nos perguntar: Será que realmente sigo a verdade que foi ensinada pelo próprio Jesus Cristo? Há uma guerra sendo travada por sua mente, seu pensamento e sua lealdade. Você vai se render ou acreditará na Palavra de Deus e seguirá a Cristo?

Leve isso a sério e aja agora

Seria realmente possível essa adoração a governantes e o martírio de cristãos em escala global acontecer na atualidade? A adoração a imperadores é algo que ocorreu pela última vez no Império Romano, certo? Na verdade, isso também aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. O povo japonês era obrigado a adorar o imperador como a um deus. E a reverência a Hitler era praticamente uma adoração. Ao longo das décadas, temos visto falsos líderes religiosos enganando os seus próprios discípulos, levando-os ao empobrecimento e até ao suicídio. Portanto, a história mostra que realmente é possível isso acontecer. Ademais, precisamos reconhecer que a sociedade é guiada nos bastidores por Satanás e seus demônios.

Além do fervor religioso, haverá também uma poderosa coerção. Aqueles que não seguirem o sistema enfrentarão penalidades de restrição aos negócios. O versículo 17 diz que ninguém poderá comprar ou vender, exceto “aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome”.

Será grande a tentação de obedecer a esse sistema. Mas devemos prestar muita atenção na advertência que está no capítulo seguinte: “Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão [simbolismo acerca da mente e das ações], também o tal beberá do vinho da ira de Deus” (Apocalipse 14:9-10).

Contudo, Satanás irá perseguir até o fim aqueles que não concordarem com seu sistema — aqueles que servem e obedecem a Deus. Quem são essas pessoas? Como já vimos, o livro de Apocalipse deixa isso bem claro. Essas pessoas são os cristãos que guardam os mandamentos e seguem a Jesus Cristo e aos Seus verdadeiros ensinamentos das Escrituras, em vez de seguirem o falso sistema da Besta e do Falso Profeta.

E no fim desse livro diz o seguinte: “Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos” (Apocalipse 22:14, ACF). Hoje em dia, muitas igrejas ensinam que os mandamentos de Deus foram abolidos. Entretanto, aqui no fim das Escrituras vemos os verdadeiros cristãos sendo enaltecidos e abençoados por guardarem os mandamentos. Essas pessoas são aquelas que amam a Deus e a Jesus Cristo, seguindo Seus ensinamentos e obedecendo a Deus, assim como Cristo fez ao guardar o Sábado do sétimo dia.

Essas são as pessoas que Satanás irá atacar. Apesar disso, elas permanecerão firmes e confiantes até o fim.

Embora o reino de Satanás se baseie numa forma exterior de piedade, ele está repleto de mentiras. Infelizmente, a maioria das pessoas não percebe que a religião tem adotado sistematicamente falsas tradições pagãs desde a antiguidade com o intuito de abolir os mandamentos de Deus.

Portanto, esses capítulos de Apocalipse não contêm apenas profecias para o futuro. Eles dizem respeito ao que está acontecendo hoje. A corrupção religiosa descrita anteriormente influenciou a fé cristã. Mestres rebeldes substituíram o sábado bíblico pelo domingo, dia em que os pagãos adoravam o deus sol (ver “O Sábado Bíblico Foi Mudado Para o Domingo?”, começando na página 14).

E o mesmo acontece com diversas tradições do cristianismo atual, como a comemoração do Natal, que se originou do antigo costume de celebrar o solstício de inverno (ver “Natal: A História Que Nunca Foi Contada”).

Jesus advertiu acerca da adoção de práticas inventadas pelo homem em lugar daquilo que é ordenado por Deus: “Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens...deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens” (Marcos 7:7, 9).

E isso nem sequer começa a explicar como muitas denominações supostamente cristãs de hoje fizeram mudanças profundas nos ensinamentos bíblicos fundamentais, que proíbem a relação homoafetiva, a representação iconográfica de Deus Pai e Jesus Cristo, o padrão divino para o casamento e a família e a autoridade da Bíblia como a Palavra inspirada de Deus.

Você está atento a isso?

Os eventos preditos em Apocalipse, que já estão em andamento hoje em dia, afetarão você e sua família. Então o que você vai fazer?

Nunca subestime a capacidade de Satanás de enganar e corromper. Não caia nos enganos dele. Livre-se das práticas antibíblicas assim que elas aparecerem em sua vida. Sabemos que Satanás vai à igreja! Ele subverteu o cristianismo e quer controlar a verdadeira mensagem bíblica e também você (ver “O Diabo Vai à Igreja”). Futuramente, ele dará poder à Besta para atacar o povo de Deus.

Mas ainda há esperança! Tiago 4:7-8 nos admoesta: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós”. Oramos para que você decida conhecer mais sobre a verdadeira adoração ao único Deus!

Saiba mais

O livro de Apocalipse pode ser um pouco misterioso, mas você precisa entender o que ele diz sobre seu futuro e sua vida. Preparamos um guia de estudo bíblico para ajudá-lo nisso, O Livro do Apocalipse Revelado. Peça ou baixe seu exemplar gratuito hoje mesmo!