Comentário Bíblico
Deuteronômio 26
“Olha dos Céus... e Abençoa o Teu Povo”
Nesse capítulo, Deus entrega algumas instruções finais, encerrando com a orientação sobre o terceiro dízimo para os pobres. Aqueles que foram obedientes e cautelosos acerca de tudo o que Deus ordenou teriam o direito de pedir-Lhe uma bênção especial. E se Israel tivesse sido cuidadosa em obedecer a Deus, Ele teria derramado incontáveis bênçãos sobre essa antiga nação. Eles teriam se tornado um povo especial — uma nação preciosa para Deus. Contudo, Israel fracassou em viver à altura da condição de obediência a Deus.
E a Israel dos tempos modernos tem sido grandemente abençoado por causa das promessas incondicionais de Deus a Abraão, conforme explicado em nosso guia de estudo bíblico gratuito “Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica” — mas não tanto quanto seria se tivesse se humilhado em sincera obediência a Deus. Infelizmente, as escolhas erradas dessa Israel moderna logo irá mergulhá-la nas profundezas das maldições descritas nos próximos capítulos de Deuteronômio.
Todavia, Deus está cumprindo Suas maiores promessas por meio da nova Israel espiritual, Sua Igreja do Novo Testamento, cujos membros Ele escolheu para, enfim, serem o povo especial dEle. Conforme esse povo espiritual de Deus vai aprendendo cada vez mais a obedecê-Lo cuidadosamente, eles vão sendo abençoados imensamente por Ele.
E à medida que Deuteronômio se aproxima do fim, fica claro que Deus está olhando para o futuro — para um tempo em que haverá pessoas que, além de obedecê-Lo, vão valorizar profundamente os dons oferecidos por Ele.