Comentário Bíblico: Deuteronômio 31:1-29

Você está aqui

Comentário Bíblico

Deuteronômio 31:1-29

A Leitura da Lei no Ano Sabático

Aqui lemos sobre a apresentação, comissionamento ou ordenação de Josué para tomar o lugar de Moisés como o principal juiz humano sobre Israel. Também lemos as maravilhosas palavras de encorajamento de Deus: "Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, Vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará" (Deuteronômio 31:6, ARA). Posteriormente, Deus repetiria isso para Josué (Josué 1:5). E o apóstolo Paulo cita parte dessa frase como uma mensagem de Deus para os cristãos da atualidade (Hebreus 13:5).

Moisés dá instruções para que a lei seja lida "ao fim de cada sete anos", isto é, o "ano da remissão" da escravidão e das dívidas. Essa leitura deveria ser feita "na Festa dos Tabernáculos". Toda a nação de Israel deveria ouvir, inclusive os filhos "que a não souberam" (versículo 13), para que todos pudessem aprender a temer a Deus e guardar Seus mandamentos (versículos 12-13; comparar Eclesiastes 12:13). Numa época em que não havia comunicação em massa e quando livros, inclusive cópias particulares das Escrituras, eram quase inexistentes entre as pessoas comuns, essa prática seria indispensável. E Neemias 8 relata o renascimento do espírito dessa ordem após o exílio na Babilônia.

Deuteronômio 31 termina com a colocação do Livro da Lei ao lado da Arca da Aliança e Moisés ensinando ao povo um cântico especial, cujas palavras aparecem no próximo capítulo.