Comentário Bíblico: Êxodo 31

Você está aqui

Comentário Bíblico

Êxodo 31

Os escolhidos para construir os itens do tabernáculo foram Bezalel da tribo de Judá e Aoliabe da tribo de Dã. Embora tenham nascido com esses talentos — eram hábeis no trabalho com ouro, prata, bronze, pedra e madeira, bem como em trabalhos de entalhe e bordados — a coisa mais importante a se notar aqui é que, assim como fez com os alfaiates, Deus também os encheu de sabedoria por meio de Seu Espírito para capacitá-los a cumprir essa importante responsabilidade.

Ainda nesse capítulo, Deus enfatiza que é importante guardar Seus sábados (semanais e anuais), pois são um sinal entre Ele e Seu povo. Esses dias santos são um testemunho visível ao mundo daqueles que servem ao verdadeiro Deus. Além disso, o versículo 13 diz que isso "é um sinal... para que saibais que Eu sou o SENHOR, que vos santifica". Então, é um sinal que nos aponta constantemente para o verdadeiro Deus. E, de fato, o sábado semanal celebra a criação, conforme declarado nessa passagem — e a criação aponta para o Criador, o verdadeiro Deus. O sábado é uma recordação de que não adoramos a "deuses" de pedra e madeira ou o sol, a lua, o céu ou qualquer invenção folclórica da imaginação humana, mas somente o próprio Criador que fez todas essas coisas — inclusive a mente humana. E todos os sábados de Deus revelam Seu plano para a salvação da humanidade. Observe que o sábado foi dado como um pacto especial — uma aliança perpétuadistinto da aliança do Sinai (versículo 16).

Certamente, até hoje os sábados sagrados são importantes para nós, pois Deus disse que eles seriam um sinal perpétuo entre Ele e os filhos de Israel (versículo 17). E também disse: "... porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra..." (mesmo versículo). Então, não faria sentido que isso fosse apenas para os judeus. E isso está bem claro nesta declaração de Cristo: "O sábado foi feito por causa do homem" (Marcos 2:27-28) — ou seja, para toda a humanidade. O que conecta tudo isso é o fato de que todas as pessoas precisam tornar-se parte da Israel espiritual (comparar Romanos 11:17, 24; Gálatas 3:28-29; Gênesis 6:16) — que diz respeito àqueles que obedecem à lei de Deus (Romanos 2:25-29), que inclui o Seu sábado.

Ao terminar de falar com Moisés, Deus entregou-lhe as duas tábuas de pedra com Seus Dez Mandamentos, que Ele mesmo havia escrito (Êxodo 24:12) com Seu próprio dedo (Êxodo 31:18). Geralmente pensamos que os mandamentos foram escritos divididos em cada uma das tábuas, mas é bem provável que "todos os Dez Mandamentos estivessem escritos em cada tábua. Pois era comum no Oriente Médio que os tratados fossem escritos duplicados" (Bíblia de Estudo Thomas Nelson, nota sobre Êxodo 24:12). Como eram "tábuas de testemunho", parece que isso serviria como um testemunho de "duas testemunhas", algo que era exigido pela lei de Deus para que se realizasse um julgamento (Números 35:30; Deuteronômio 17:6; 19:15). Talvez essa seja uma das razões pelas quais os Dez Mandamentos são registrados duas vezes na Bíblia (Êxodo 20 e Deuteronômio 5). Ainda assim, como eles foram escritos em ambos os lados das tábuas (Êxodo 32:15), é possível que os primeiros quatro mandamentos, relativos ao dever para com Deus, tivessem sido escritos em um lado, enquanto os últimos seis mandamentos, relativos ao dever para com o próximo, foram gravados no outro lado. Nesse caso, a imagem tradicional dos Dez Mandamentos seria mostrada ao se juntar as duas tábuas viradas inversamente.