Comentário Bíblico: Êxodo 36:2-38

Você está aqui

Comentário Bíblico

Êxodo 36:2-38

Embora muitos dos israelitas tivessem dura cerviz e coração duro, aqueles cujos corações eram dispostos contribuíram mais do que o suficiente para a casa de Deus, que naquele tempo era o tabernáculo. A Bíblia de Estudo Thomas Nelson observa: "As ofertas para o tabernáculo talvez sejam as mais impressionantes do povo de Deus para qualquer empreitada! A chave foi a disposição de coração e espírito daqueles que ofertaram. E essa contribuição veio de homens e mulheres. Mesmo em uma época patriarcal, as mulheres participaram ativamente da obra de Deus. Todas as pessoas vieram com diversos e abundantes presentes luxuosos. Por fim, eles foram instruídos a parar de ofertar (ver Êxodo 36:2-7)!". Talvez eles tenham sido inspirados a serem extremamente generosos depois de receberem o abundante perdão de Deus pela idolatria no incidente do bezerro de ouro. Esse exemplo nos mostra que precisamos nos entregar de todo o coração à vontade de Deus — devemos ter essa mesma disposição e generosidade de espírito (ver Atos 20:35; 2 Coríntios 9:6-7). Assim como os israelitas, devemos sentir-nos estimulados a dar generosamente quando entendemos a abundante misericórdia oferecida por Deus a nós.

Entre os presentes que o povo trouxe estava a madeira para o tabernáculo. A madeira era de acácia. O dicionário bíblico The Interpreter's Dictionary of the Bible contém alguns comentários interessantes sobre ela. "Essa resistente madeira marrom caramelada é ideal e adequada para a fabricação de armários... ela ainda é comum nas regiões desérticas do Neguev e do Sinai. Essas acácias produzem uma madeira muito durável".

Embora o relato da generosidade dos israelitas seja inspirador, isso não significa necessariamente que eles seriam tão zelosos em situações de natureza mais espiritual, e também não significa que esse zelo duraria necessariamente muito tempo. E de fato, como veremos, o povo ainda se rebelaria diversas vezes. Pois, essa é a natureza dos seres humanos sem o auxílio da conversão espiritual divina.