Comentário Bíblico: Gênesis 37

Você está aqui

Comentário Bíblico

Gênesis 37

O capítulo trinta e sete de Gênesis detalha a história de como os irmãos de José ficaram com inveja dele e o venderam como escravo. A preferência de Jacó por José foi obviamente a causa disso tudo, algo que ficou ainda mais visível, e também provocou o ódio de seus irmãos, quando Jacó o presenteou com uma túnica especial (versículo 4). Mas o que parece ter sido a gota d'água foram sonhos que ele teve e contou aos seus irmãos, talvez até com certa arrogância. Além de provocar a ira dos irmãos, o seu próprio pai o repreendeu.

À medida que a história se desenrola, aqueles sonhos se tornam realidade e a família de José acaba se submetendo a ele. E como esses sonhos se tornaram realidade, então entendemos que não eram sonhos comuns — eles foram enviados por Deus como profecias. Contudo, esses sonhos não foram apenas importantes para prever determinados eventos, mas também instigou outras circunstâncias que levaram a um dos acontecimentos mais famosos da história. Os sonhos de José serviram de catalisador para os eventos que ocorreriam  duzentos e cinquenta anos depois com a saída do povo de Israel do Egito.

Lembrando que no capítulo quinze de Gênesis Deus entregou uma profecia sobre os descendentes de Abraão — ainda chamado de Abrão na época. Deus disse a Abrão que seus descendentes seriam peregrinos em uma terra estrangeira, onde seriam escravizados e sofreriam por um tempo (versículo 13). Assim, os sonhos de José não apenas desencadeariam eventos que iriam possibilitar a sobrevivência da família de Israel durante uma futura fome naquela terra, mas também culminariam na ida dele e de seus filhos ao Egito, onde seriam escravizados e se tornariam uma grande nação e, enfim, seriam libertados de forma poderosa e milagrosa.

Então, nesse capítulo trinta e sete de Gênesis, temos um vislumbre de como Deus realiza Sua obra e cumpre Suas profecias. Ele usa uma situação existente (a preferência de Jacó por José e a inveja de seus irmãos) e introduz um novo elemento (os sonhos de José) para orientar os eventos em direção ao Seu plano (a ida de Israel ao Egito e o êxodo). Assim, Ele realiza a profecia e, ao mesmo tempo, permite que os envolvidos tomem suas próprias decisões ao longo do caminho. Sem dúvida, é maravilhoso ver o poder de Deus em ação.

Embora pareça haver alguma confusão nesse capítulo sobre se José foi vendido aos midianitas ou aos ismaelitas, há uma explicação simples acerca dessa passagem no Jamieson-Fausset-Brown Bible Commentary (Comentário Bíblico Jamieson-Fausset-Brown): “uma companhia de ismaelitas — chamados de ismaelitas (v. 28) e também de midianitas (v. 36) — era uma caravana itinerante composta por uma associação mista de árabes”.

Também digno de nota sobre essa passagem são os fatos descobertos pela arqueologia que contrapõem à ideia de que as primeiras histórias bíblicas, como a de José, foram inventadas centenas de anos depois de terem ocorrido, como argumentam os “minimalistas” bíblicos. Essa ideia pode ser vista em um recente livro intitulado “Is the Bible True?” (em tradução livre, A Bíblia é Verdadeira?) escrito por Jeffery Sheler:

O relato de Gênesis 37:28, diz que os irmãos de José, filho de Jacó, o venderam como escravo por vinte siclos de prata. Segundo o professor Kenneth Kitchen, isso corresponde precisamente ao preço dos escravos naquela região durante os séculos XVIII e XIX a.C., conforme documentos recuperados da antiga Mesopotâmia e Mari, na atual Síria. Outros documentos mostram que o valor dos escravos continuou aumentando durante os séculos posteriores. Por volta do século VIII a.C., o preço dos escravos, segundo os antigos registros assírios, havia subido para cinquenta ou sessenta siclos e depois ficou entre noventa e cento e vinte siclos durante o Império Persa nos séculos V e IV a.C. Se a história de José foi inventada por um escriba judeu no século VI, como sugerem alguns céticos, argumenta Kitchen, “por que o preço em Gênesis também não é de noventa ou cem siclos? Assim, é mais razoável supor que os dados bíblicos refletem a realidade” (1999, pp. 73-74).

Map - Bible Commentary Genesis 37_portuguese

A Jornada de José

(As fronteiras e os nomes dos países são atuais)

Nasce em Harã; Viaja de Hebrom; Vendido pelos irmãos em Dotã; Levado pela caravana ao Egito; Casa-se em Om.