Comentário Bíblico: Gênesis 49:29-50:26

Você está aqui

Comentário Bíblico

Gênesis 49:29-50:26

José atendeu ao pedido de seu pai e o sepultou na mesma caverna em que Abraão e Isaque foram sepultados. Assim José junto com seus irmãos e até mesmo os anciãos egípcios e os servos de Faraó realizaram o sepultamento de Jacó. O fato de autoridades do Egito também lamentarem a morte de Jacó, assim como fariam pela realeza egípcia, ilustra o grande respeito que os egípcios tinham por José, o homem que Deus usou para salvá-los da fome e enriquecer muitíssimo sua nação.

José também desejava ser enterrado, eventualmente, na terra de seus pais. Sabendo que, mais tarde, Deus tiraria os filhos de Israel do Egito e os levaria de volta a Canaã, ele os fez jurar que levariam seus ossos dali (versículo 25). Entretanto, como uma grande autoridade do Egito, ele foi posto primeiramente em um caixão no Egito, em vez de ser logo enterrado em sua terra natal. Diante dessa obrigação que José vinculou aos descendentes de Israel, fica claro que ele previu seu sepultamento no Egito e também o êxodo deles. Então, mais de duzentos anos depois, Moisés cumpriria o juramento de tirar os ossos de José do Egito durante o êxodo (Êxodo 13:19). Esses restos mortais permaneceram com os filhos de Israel até à entrada na Terra Prometida, onde finalmente foram enterrados em Siquém (Josué 24:32).

O fato de os restos mortais dos patriarcas serem sepultados na terra de Canaã talvez simbolize a sua futura herança da Terra Prometida no vindouro Reino de Deus — e dali eles despertarão no momento do estabelecimento do Reino de Deus quando Jesus Cristo retornar. Contudo, independentemente do lugar de sepultamento, todos os santos de Deus serão despertados quando Cristo retornar para estabelecer o Reino de Deus, a verdadeira Terra Prometida sobre toda a Terra.