Está Pronto Para o Tempo do Fim?

À luz do grande objetivo que Deus tem para nós, o que deveríamos estar fazendo agora para estarmos prontos para a vinda de Cristo? Também é importante ter uma boa visão geral do grande esquema do mapa profético e onde estamos agora, pois ainda há muitas coisas para ocorrer antes da vinda de Cristo. Precisamos também ficar atentos, pois muitos, sim, muitos, tentarão enganá-lo, e muitos terão sucesso. Isso impedirá que você esteja pronto e pode muito bem impedir que você esteja no Reino. Então, o que deveríamos estar fazendo agora?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde espero que estejam de boa saúde e paz.

O tempo está curto e ninguém sabe quanto tempo temos, mas você está pronto para o que vai acontecer? Em LC 21:36 diz que precisamos de vigiar e orar e você está vigiando e orando? Para que possa escapar e estar de pé na presença do Senhor?

Queridos irmãos, durante o grande plano de Deus para nós fazemos a pergunta: estamos prontos para a vinda de Cristo e estar em pé porque o tempo é curto?

Por isso aonde é que estamos diante da grande gravura ou grande esquema da profecia bíblica da vinda de Cristo e do estabelecimento do reino de Deus e o que Deus requer de nós? Durante este período crítico antes da Sua vinda

Como eu disse é importante mantermos o foco no grande plano de Deus, o que Deus está a fazer e precisamos de entender o plano de Deus porque Deus está a criar filhos e filhas Dele no reino vindouro e finalmente para além do milênio, mas para os novos céus e a nova terra.

A sua meta e golo é para fazer a nós parte dessa família real, fazermos parte desse reino de Deus e isso é o último objetivo final e isso é o grande descanso que espera por nós porque então nós vamos ter vida eterna e de grande qualidade.

Mas para Ele executar esse plano Deus está a trabalhar através, inicialmente, de uma nação que era o Israel físico, mas Israel físico falhou nos tempos passados e ainda hoje está falhando terrivelmente.

E por isso Deus enxertou nessa oliveira natural várias pessoas que são gentios e ao fim deste tudo Deus ainda continuará a trabalhar com as nações israelitas quando elas se arrependerem no mundo do amanhã.

Porque vejam em AP 21:12, isto é, para lá do milênio, no período do novo céu e numa nova terra e aí diz falando acerca dessa grande e nova cidade de Jerusalém e diz: “e tinha um alto e grande muro com doze portas e nas portas doze anjos e nomes escritos sobre elas os nomes das doze tribos de Israel.

E isso quer dizer irmãos que as portas para a nova Jerusalém no novo céu e na nova terra serão através das nações israelitas e daqueles espirituais que foram enxertados para  dentro dessas várias nações.

Por isso vemos que essas tribos e esse nomes vão ser preservados para sempre.

Ora, Israel físico recebeu certas bençãos, Deus cumpriu a Sua promessa e está cumprindo hoje, mas Israel físico  falhou e por causa disso vai ser castigado e isso é o que lemos por ex. em LV 26 onde se vê que há como, digamos assim, ondas de maldições por causa de desobediência.

E por isso precisamos entender que no plano de profecia, a última onda dessas cinco ondas do plano de Deus durante essas cinco ondas e castigos, a quinta onda que representa a grande tribulação ainda não veio.

Por isso é preciso entender que estamos ainda bem cedo em certos acontecimentos críticos que vão acontecer, mas esses conhecimentos críticos vão escalar ou aumentar exponencialmente rapidamente.

Para que haja uma destruição repentina e por isso vemos que vai haver implicações para as nações à volta do mundo, não é só um castigo a Israel, mas todas as nações serão afetadas até se vê que nos castigos que aconteceram durante o AT vemos que esses castigos começaram pela Síria e vejamos então em IS 10:5-6 diz:

“ai da Síria, a vara da minha ira porque a minha condenação é como uma vara nas tuas mãos e enviá-lo-ei contra nação hipócrita, isto é, as nações israelitas, as tribos de Israel, e contra o povo do Meu furor lhe darei ordem para que lhe roube a presa e lhe tome o desposo para ser pisado nos pés como a lama das ruas”

Sim, houve um grande castigo inicialmente pela Síria a nação de Israel e cerca de 120 anos depois houve um castigo a Judá e vejam em JR 25:4 diz: “e também vos enviou o Senhor todos os seus servos, os profetas madrugando e enviando-os, mas vocês não escutaram”

Deus enviou profetas para as pessoas se arrependerem e para os judeus se arrependeram, mas não se arrependeram.

“nem inclinastes os vossos ouvidos para ouvir”

E veja um pouco mais adiante no v. 10: “e farei desaparecer entre eles, isto é, desta nação israelita, neste caso específico que eram os judeus o reino do Sul, a voz de gozo e de alegria, a voz do esposo e da esposa, como também o som das nós e a luz do candeeiro e toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto e estas nações se reunirão ao rei da Babilônia setenta anos”

E depois lemos essa continuação dessa estória da imagem de DN 2 vemos que começou na Babilônia e depois a Pérsia e depois a Grécia e depois a Roma e depois houve uma ressurreição do governo romano que foi uma ressurreição religiosa de qual a cabeça religiosa foi a igreja católica.

E essa mesma imagem tem uma continuação desse último governo romano que vai aparecer no tempo do fim com dez dedos dos pés que serão governados ou conduzidos por uma mulher como lemos em AP.

E o grande plano de salvação, o plano de Deus, e Ele está trabalhando pelas nações israelitas e principalmente as espirituais pois as físicas desobedeceram, mas quando se arrependerem no futuro então vão ter uma responsabilidade a fazer o que tem que fazer.

E esse castigo que vão sofrer terão grandes implicações mundiais e não pensem que Angola vai escapar, ou o Brasil porque isso terá implicações extremamente fortes a volta do mundo.

Ora, com esse pano de fundo em que eu estou a focar hoje é que nós estamos neste grande esquema profético e onde nós estamos nesse esquema de profecias? Por que isso é importante?

Irmãos, não sei como dizer e se vocês irão me ouvir, infelizmente não vão ouvir, mas vai haver tantos enganos e as pessoas vão dizer: ó isto significa isso ou aquilo.

Essas pessoas vão enganar porque não entendem o esquema profético baseado em DN 2 e continuado no livro de AP

Existem basicamente dois sistemas, lembrem-se bem, ao fim de contas ao início Deus explicou isso muito bem a Adão e Eva, dois sistemas, duas árvores: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal que o resultado dessa última árvore é a morte.

E esses dois sistemas básicos é que podemos comparar que existe uma mulher virtuosa que é a igreja de Deus e existe a grande prostituta e as suas filhas que são as igrejas deste mundão.

Existe Jerusalém santo e existe esta babilônia completamente pervertida neste mundo, existem aqueles debaixo do governo de Jesus Cristo e existem aqueles debaixo do governo de satanás e são basicamente dois sistemas seja a que nível você esteja a falar, a nível das mulheres que representam diferentes igrejas e a nível de Jerusalém e babilônia ou estarmos submissos ao governo de Deus ou estarmos submissos ao governo de satanás.

Lembrem-se que satanás é o deus deste mundo até a vinda de Cristo, entretanto, o povo de Deus dessa mulher virtuosa da igreja de Deus tem que sobreviver aos assaltos e ataques do sistema de satanás sejam esses ataques: políticos, religiosos, educacionais ou econômicos.

Vamos ver brevemente a estória da mulher virtuosa porque se temos esta mulher virtuosa na Bíblia vemos também satanás a atacar a essa mulher.

Então vou começar a descrever em AP 12:1 diz: “e vi um grande sinal no céu uma mulher vestida do sol tendo a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça”

Ora, as pessoas tem muitas teorias acerca disto, mas a Bíblia interpretasse a si mesmo e temos que ver o que a Bíblia diz e em GN 37:9 se lê que José teve um sonho e diz: “sim, teve José outro sonho, e contou aos seus irmãos e disse: eis que tive um outro e que o sol e a lua e as onze estrelas se inclinavam a mim e cotando isso ao pai e a seus irmãos repreendeu o seu pai e disse-lhe: que sonho é este que tivestes?”

“porventura viremos eu, tua mãe e os teus irmãos a inclinar-nos perante ti em terra?”

Aqui se vê que em GN 37 identifica quem está a falar em AP 12:1 está a falar daqueles que vieram de Abraão, Isaque e Jacó da nação israelita e se aí que eles estão vestidos do sol, isto é, da justiça de Deus e que na realidade a justiça de Deus brilha em nós.

E depois vemos que esta nação mais tarde veio a dar a luz a Jesus Cristo, descendentes desta nação, e diz assim: “e estando grávida, os descendentes desta nação, e com dores de parto e gritava que ia dar à luz”

Simbolizando que o filho mais proeminente desta nação israelita é nada mais nada menos de que Jesus Cristo e houve esta inimizade entre a mulher e satanás desde o início e vocês veem isso em GN 3:14-15

Então isto veio se ver aqui que houve uma luta entre satanás e Israel, mas mais tarde o filho e a igreja terão uma luta entre satanás e os filhos descendentes, isto é, os verdadeiros cristão que são descendentes de Jesus Cristo.

Ora, essa luta como sabemos começou em que o faraó quis matar os filhos e vemos que Moisés foi protegido e vemos também que Herodes foi matar aqueles meninos de dois anos de idade e menos.

E vemos hoje em dia que este ódio, este anti semitismo cresce e continua crescendo mais contra Israel porque satanás odeia Israel porque Israel vai ter grande posição para responsabilidade no futuro, mas não hoje, pois, Israel hoje está a pecar terrivelmente.

E por isso então se vê que uma vez que a mulher é introduzida e o filho desta mulher pelo qual veio a igreja o dragão é introduzido esse vê aí no v.3: “e eis que no céu veio um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres sobre as suas cabeças sete diademas, isto é, satanás e a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, sim, tinha enganado um terço dos anjos, para caírem sobre a terra”

“e o dragão parou diante da mulher que devia de dar a luz para ela dando a luz lhe entregasse o filho, sim, quis destruir Jesus Cristo, mas sabemos que não conseguiu”

E por isso vemos que o nascimento de Jesus Cristo foi um passo muito importante nesta estória porque o dragão imediatamente tentou destruir JC e os seus descendentes que são a igreja de Deus.

E depois continuando no v. 5: “e deu a luz a um filho homem, isto é, a nação israelita, deu a luz a Jesus Cristo que há de governar e reger todas as nações com vara de ferro, graças a Deus, e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono”

Jesus Cristo depois de morrer foi para o céu onde está como ser imortal ao lado direito do Pai.

E por isso só num versículo se vê aqui o nascimento, a vida e a ressurreição de Jesus Cristo.

E por isso, irmãos, é muito importante para nós porque vemos que satanás é um assassino que quis destruir, mas não conseguiu e ele agora vai se virar contra nós e por isso é que lemos em MT 6:13 que diz: livra-nos do mal e que algumas versões da Bíblia tem: livra-nos do maligno e isso para mim é a melhor tradução: livra-nos do maligno.

Continuando agora no v. 6 porque isto representa depois de Jesus Cristo ter nascido e ter morrido e ter ido para o céu e se vê aqui a mulher: “a mulher fugiu para o deserto onde já tinha melhor lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil, duzentos e sessenta dias”

Aqui se vê um significado muito importante porque a igreja de Deus, a mulher neste caso a mulher espiritual teve que fugir por 1.260 dias.

Ora se vocês olharem para NM 14:34 e EZ 4:5-6 veem que um dia equivale por um ano e isso representa  que aqueles que eram de Jesus Cristo e guardavam o Sábado e não só da igreja de Deus, mas os judeus também porque eram parte desta mulher física e espiritual tiveram que fugir

Esta grande fuga foi no ano 554 da EC até o ano 1.814 exatamente 1.260 anos onde houve uma grande perseguição na igreja e depois desse período vemos que os filhos de José começaram a ter proeminência no mundo como vieram as nações da Inglaterra e as nações de fala inglesa como a americana começaram a ter proeminência no mundo.

Agora a partir do v.7 começa a falar do futuro: “e houve batalha no céu, irmãos, isto é futuro e ainda vai acontecer, Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão e batalhavam o dragão e os seus anjos com a mulher, entre Miguel e satanás”

E diz assim: “que o dragão e os seus anjos não prevaleceram nem mais o seu lugar se achou nos céus”

Porque, sim, eles tinham caído, mas não quer dizer que tinham sido expulsos do céu, mas agora com este conhecimento futuro não vão mais ser permitidos no céu”

E vejam no v. 9: “e foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamado diabo e satanás, se você tem dúvidas de quem é este dragão está bem claro aqui de quem está a falar e que engana todo o mundo”

Irmãos, por favor não pensem que as pessoas não estão enganadas todo o mundo está enganado e muitas coisas você tem parte nesse engano.

Então ele foi precipitado na terra e os seus anjos que são os seus demônios esse terço daqueles que seguiram a satanás e que foram lançados com ele.

Agora continuando no v. 10: “e havia uma grande voz no céu que dizia: agora é chegada a salvação e a força e o reino de Nosso Senhor e o poder do Seu Cristo porque já o acusador de nossos irmão é derrubado o qual diante do nosso Deus nos acusa de dia e de noite”

Se vê aqui uma grande salvação que vai vir porque satanás foi derrubado e estes cristãos o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do Seu testemunho e não amaram as suas vidas até a morte.

Alguns de nós vamos ter que dar a vida até a morte e por isso: “ alegrai-vos ó céus e vós que neles habitais, os anjos que estão no céu e ai dos que habitam na terra e no mar porque o diabo desceu para vós e tem grande ira que representa a grande tribulação por três anos e meio, e tem grande ira sabendo que já tem pouco tempo”

v. 13: “e quando o dragão viu que fora lançado na terra e sabe que só tem três anos e meio perseguiu a mulher, isto é, a igreja que dera a luz o filho do homem”

aqui um significado duplo porque o dragão vai perseguir os israelitas, mas vai perseguir a igreja também.

“e foram dadas a mulher duas asas de grande águia para que voasse para o deserto, neste caso, acho que está especificamente a falar da mulher espiritual, a igreja de Deus, para que voasse ao deserto ao seu lugar onde é sustentada por um tempo, tempos e metade de um tempo, três anos e meio, fora da vista da serpente”

Por isso vemos, irmão, aqui que vamos ser protegidos e o importante não é como vamos ser protegidos, o importante é que vamos ser protegidos, mas existem certas condições.

E depois diz: “a serpente lançou da sua boca atrás da mulher água como rio para que pela corrente fizesse a arrebatar”

Enviou um exército para destruir a igreja.

“e a terra ajudou a mulher como quando os israelitas saíram do Egito, a terra ajudou a mulher através de abrir o mar Vermelho e esses egípcios foram mortos”

E aqui vemos tal semelhante não com água, mas com a terra

“e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca, o rio que é esta tropa e exército contra a igreja de deus”

E por isso vemos aqui que vai haver um ataque contra a igreja e alguns membros serão protegidos e ora lembrem-se que a meta não é só sermos protegidos pela GT porque como lemos ao início em LC  diz vigiai e orai para que escapes e para que estejas em pé à vinda de Cristo e isso é que é importante.

A meta é o reino de Deus e depois continua no v.16: “e a terra ajudou a mulher e a terra abriu a sua boca e tragou o rio que o dragão lançara pela sua boca”

A terra destruiu esse exército como os egípcios foram destruídos, mas nem todos os filhos dessa mulher da igreja vão ser protegidos porque diz no v. 17: “e o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus Cristo”

E por isso vão haver membros da igreja que não vão ser protegidos durante esses três anos e meio, sim, porque diz aqui que eles tem o testemunho de Jesus Cristo e guardam os mandamentos de Deus, mas não foram considerados para serem protegidos e por que?

Ora, irmãos, para por isto uma vez mais por isto no grande plano profético vemos que vai haver uma GT por três anos e meio, depois vai haver os sinais celestes ao fim dos primeiros dois anos e meio da GT e isso lemos ao fim de AP 6.

Depois vai haver a proteção de 144 mil israelitas físicos e uma grande multidão de gentios se vê isso em AP 7, quer dizer que vai haver outra proteção dois anos e meio durante o período da GT uma proteção adicional vão ser selados.

Depois ao fim desse ano durante esse período desse ano final vai haver as sete trombetas e lemos isso em AP 8 e 9 e por isso esse último ano da GT.

Depois em AP 11:15-18 lemos a última trombeta que é a ressurreição que representa e é simbolizada pelo dia das trombetas.

Depois disso existem as sete últimas pragas os sete flagelos de AP 15 e 16 e esses serão por um período muito curto e se vocês forem ver há um nível terrível desses flagelos que não vai haver água na terra e não vai se sobreviver por muito tempo, só alguns dias, não meses.

Bem, depois vemos  aqueles que destroem a terra vão ser destruídos AP 19:16-21 e depois vemos satanás vai ser aprisionado em AP 20:1-3 que representa o dia da expiação.

E depois vemos o período do milênio que é descrito em parte em AP 20:4-6.

Queridos irmãos, vemos que há muitas coisas que ainda tem para acontecer pois a GT ainda não começou irmãos, mas o importante é que não devemos estarmos desencorajados e precisamos de estar prontos.

E vejam em 2 CO 4:1: “por isso tende esse mistério segundo a misericórdia que nos tem feito não venhamos desfalecermos”

Não fiquemos desencorajados e depois no v. 16 diz: “por isso não desfalecemos ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo,  se renova dia a dia”

Você está a ficar um melhor homem internamente? De dia a dia? Você está ficando pronto para a vinda de Cristo?

Vocês leem por ex. a parábola de MT 13 em que a semente caiu em vários tipos de terrenos começando no v. 1 a parábola do semeador: “em que a semente caiu em solo rochoso, as pessoas não querem ouvir a verdade, mas outras caíram em solo que começou a crescer um bocadinho, mas as coisas do mundão fizeram que se tornassem infrutíferas, diz assim no v.7: outra caiu sobre espinhos e os espinhos cresceram e sufocaram a palavra”

Irmãos aonde você está nesta estória? Você sabe a verdade, nós aqui na igreja de Deus estamos a dizer a verdade, nós não obrigamos a vocês e não acreditem no que eu digo, mas acreditem na Bíblia ou você vai ouvir a semente que é a boa nova do reino de Deus e vai dar fruto.

Veja no v. 22: “o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a instrução das riquezas sufocam a palavra e fica infrutífera.

Você está preocupado com as coisas mundanas? Sim, as coisas mundanas existem, mas temos que ter fé.

“mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra e dá fruto, um produz cem, outro sessenta, e outro 30”

Você está a produzir fruto? Irmãos, dar fruto não é você ser um pregador na igreja, fruto não é você dar grandes sermões, o fruto é que você está a mudar a sua vida.

Em OS 6:6 diz: “porque eu quero misericórdia e não sacrifício e o conhecimento de Deus mais do que holocaustos”

Você está preparado para ser misericordioso com as outras pessoas e perdoar? Irmão se você não perdoa estás com um grande problema perante Deus e temos que perdoar.

E veja em MQ 6:8 diz: “eu te declaro homem o que é bom e o que o Senhor pede de ti”

O que o Senhor quer de você? Pense bem nisto, não é saber toda a profecia eu descrevi esses pontos proféticos para você não ser enganado e para você ver o grande esquema de coisas para não ser enganado.

E continua: o Senhor pede de ti que pratiques a justiça e andes na benignidade e andes humildemente com teu Deus, você pratica a justiça? Ou você tem cuidado com o que sai da sua boca? Ou diz fofocas?

E depois diz: “ames a benignidade, você ama fazer o bem? E humilde perante o teu Deus, você é humilde?

E veja em MT 23: “ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, somos hipócritas? Você é um hipócrita? Só você que pode responder perante Deus, porque sim pagas os dízimos e as coisas pequeninas e detalhas e fazes isso, mas Deus vai desprezar as coisas mais importantes: o juízo, a misericórdia e a fé”

Como lemos em MQ: a justiça, a benignidade e andar humildemente com Deus, andar humildemente na fé.

E se pusermos estas coisas em prática lemos em 2 PE 1 uma forma muito importante que vocês devem dedicar porque eu estou simplesmente a tocar brevemente e começar no v. 3-11: “porque diz que devemos por a natureza divina na nossa vida e de haver com inteligência acrescentar a nossa fé, virtude e conhecimento e temperança e paciência, e a piedade e o amor fraternal e amor piedoso de Deus”

E porque você está a dizer isto? Porque depois diz: “porque se vocês fizerem isso ao fim do v. 10 nunca, jamais tropeçareis e então vejam no v. 11:  e assim você receberá entrada no reino de Deus”

Irmãos, você está pronto? Tentei mostrar que os dias estão perto, eu poderia ter demonstrado mais, mas simplesmente tenho um esquema principal  e profético para não serem enganados, mas a pergunta é: alguns de vós vão ser protegidos e vão estar no reino de Deus e alguns de vós não vão.

E aqui em 2 PE 1 começando no v. 3-11 dá a fórmula e pense nisso.

Irmãos, eu não estou a vir a dar um sermão de ó vocês têm que, como um sermão de fogo e ferro com bastante más notícias, mas estou aqui para dar a vocês a boa nova do reino de Deus.

Deus ama você e quer que você esteja no reino de Deus, Ele quer que você se arrependa e mude agora e Deus tem um plano de salvação e tem um plano para nós sermos filhos de Deus no reino de Deus para governarmos com Ele como reis e sacerdotes eternamente, mas temos que provar hoje de que somos fieis até ao fim nesta guerra espiritual.

Deus está agora a nos dar a oportunidade de nós trinarmos e estamos a ser treinados como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo sendo uma luz.

E então irmão, por favor medite e pense estás pronto para o tempo do fim??

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).