This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
O tempo é curto, até a vinda de Cristo, até o reino de Deus se estabelecer, aqui na Terra, para governar sobre a Terra, para termos um milênio de paz. O tempo é curto, na verdade. Mas, quanto curto é? Não sabemos. Ninguém sabe. Mas a pergunta é, estamos prontos? Estamos prontos neste tempo do fim para a vinda de Cristo? É claro que todos nós vamos dizer que não, não estamos prontos. Mas vejam comigo se faz favor aqui em Lucas capítulo 21, Lucas capítulo 21, versículo 36. Lucas 21 versículo 36. E diz assim, vigiai pois a todo tempo, orando, para que possais escapar todas estas coisas que tem que suceder.
E estar em pé na presença do Filho do Homem. Isto é, estarem em pé, poderia significar, está claro, estar ressuscitado, mas se manter em pé como um cristão, que é para governar com Cristo quando o Filho do Homem voltar à samba de vinda.
E por isso, estamos prontos para este dia? Estamos a orar e a vigiar? E o que é que estamos a vigiar? Estamos a vigiar as notícias mundiais ou estamos a vigiar o que?
Queris irmãos, em luz do grande plano que Deus tem para nós, o que é que nós, ou como é que nós, devemos nos preparar? Como é que nós devemos ataviar? É importante sempre manter em foco o grande plano de Deus que Ele tem para conosco, e esse plano, que deixe-me dar um somário muito breve, é que Deus está, digamos assim, a procriar-se, a criar mais Filhos Dela. Deus está a construir a sua família com Filhos e Filhas na família Dela. Está com vocês, com Paz, construindo uma família tendo Filhos e Filhas.
E esse é o Seu golo. Esse é a meta do Pai. A meta do Pai é para ter uma família real, uma família Dela. E será, então, o reino de Deus.
Quando nós estivermos nesse reino, que deve ser, ao fim de contas, também o nosso golo, então teremos um descanso completo, teremos paz mundial. E esse plano de salvação é nos revelados, revelado pelos dias Santos de Deus. E, ao fim de contas, sabemos que Deus quer que todos sejam salvos.
Na verdade, Deus quer dar de tudo o melhor para nós. Ele nos quer dar a vida, a vida eterna. Ele nos quer dar alegria. Ele nos quer dar felicidade e saúde e paz eternamente.
E, por isso, precisamos ter isso sempre em mente, que é a meta que Deus quer para conosco, como um pai que ama os filhos. Por outro lado, é importante também entendermos como é que Deus está a trabalhar conosco, através de quem, qual é o plano da ação que Ele tem para realizar ou fazer esse plano de salvação ser concluído. Está claro, primeiro foi Jesus Cristo, mas depois Ele vai trabalhar com o que a Bíblia chama os primeiros frutos, as primícias, os, digamos assim, a igreja. Isso é, igreja espiritual, a noiva, e também vai trabalhar através de igreja físico. E o igreja físico vai ter um rolo, um papel no mundo da manhã. E igreja físico vai ser, digamos assim, através das várias tribos, porque em Deus vai trabalhar com todas as unações. Até para lá, para lá, depois do milênio, depois de haver um novo céu e a nova terra. Lê-se, por exemplo, na Apocalipse capítulo 21. Veja na Apocalipse capítulo 21. Capítulo 21 fala acerca do novo céu e da nova terra. É, tem depois no milênio, quando os Cristo entrega o reino a Pai, e depois vai haver a nova Jerusalém, que fala aqui, por exemplo, que desce do céu. Veja aqui na Apocalipse capítulo 21, versículo 10. E depois lê-se também no versículo 12. Tinha grande e alta muralha 12 portas. A nova Jerusalém vai ter 12 portas. E junta as portas 12 anjos. E sobre elas, sobre as portas, nomes inscritos são os nomes das 12 tribos dos filhos de Israel. Aqui vemos que Deus vai trabalhar com o mundo através destes portões, através destas portas que representam as tribos de Israel. Isso vai continuar, vai ser preservado para sempre, internamente. E como sabemos, Israel físico teve certas responsabilidades.
E infelizmente Israel, fisicamente, hoje em dia, tem falhado terriblemente nas suas responsabilidades. E depois lemos, por exemplo, em Levíticos 26 e da Trónimo 28, acerca das abenções por obdiência e as maldições por desobdiência. E essas maldições vêm, digamos assim, em ondas. E por isso precisamos entender que Deus tem um plano para nós, para sermos filhos e filhas dele, na família dele. E parte desse plano é como é que ele vai trabalhar e vai executar esse plano através de nós e das nações de Israel.
E depois parte desse plano é atingir, é dar a salvação à humanidade inteira, às nações todas. E por isso há, digamos assim, implicações políticas mundiais. E isso, por causa disso, há certas profecias, há certas dessas nações que, digamos assim, seriam, por exemplo, as primeiras a receber essas benções através de Israel, mas também seriam essas que, mesmo as menções que Deus usaria para castigar Israel quando ele, Israel, não fosse obdiente. E por isso vence essas partes nas profecias. Sabe-se que a história que houve, por exemplo, à Síria e depois houve a Babilônia, a Tribu do Norte, que era a Tribu de Israel, que veio a ser conhecida com o nome de Israel, foi, pocadiveiro primeiro, pela Ássyria.
E vemos em Zias X que Deus usa à Síria também para castigar Israel. Lê-se em Zias X, versículo 56. Depois, ve-se também que, depois de Israel ter sido levado pocadiveiro, a Nação de Judah também foi desobdiente e essa Nação também foi pocadiveiro, mas foi levada pelo cadiveiro pela Babilônia. E depois, ve-se a história da Babilônia, que foram, digamos assim, no cadiveiro por 70 anos, cerca de 606 a.C., até 536 a.C., exatamente por 70 anos, com que Deus prometeu. Durante esse período, Daniel foi, digamos assim, instruído e iluminado e através do sonho com Nabakudemesar, que foi o primeiro rei da Babilônia, e foi dada a imagem de Daniel 2, que representa as várias partes dos reinos gentios, começando com a Babilônia, depois a Pérsia, a Pérsia, a Grécia, Roma e a ressurreição do Império Romano, que essa ressurreição aconteceu.
E é importante entendermos que nessa ressurreição do Império Romano, por exemplo, a Britânia ou a Inglaterra nunca foi parte desse Império Romano. E a parte final dessa estátua de Daniel 2 são os 10 dedos dos pés, que representa a última ressurreição final, ou o que a Píblia chama a besta, e então vence que há um certo desenvolvimento e através disso, vai ver cerca estígios a Israel e depois a intervenção de Jesus Cristo para trazer paz ao mundo. E por isso, quando estamos a pensar como é que vamos estar prontos, como é que nos vamos ataviar para sermos a noiva que está pronta para a vinda de Cristo, precisamos entender o plano de Deus, que Deus quer ter filhos e filhas e como um Pai, Ele ama e Ele quer que ao fim de contas todo o mundo seja salvo.
Sim, há de vez certas pessoas que não vão ser salvas, porque vão rejeitar a verdade. Mas, de uma maneira geral, uma vez que saibam a verdade e que se vejam a ter conhecimento da bondade e do querinho e da paciência de Deus, da graça de Deus, a maioria se vai arrepender. Mas, debaixo desses pontos de entendimento do plano de Deus, como Deus trabalha, como Deus vai afetar as nações inteiras, precisamos entender um quarto ponto importante que é que, ou tenha vido, dois sistemas básicos no mundo.
Digamos assim, há dois sistemas básicos. Um, que é representado no livro da Apocalipse, como a mulher virtuosa, a mulher que é pura, que é uma virgem. Em segundo lugar, também há outra mulher, que representa o outro sistema, que é a mulher que é grande maritriz. Por isso, vê-se na Bíblia estes dois sistemas desde o dia da Dão e Heva, que ao fim de contas é como representa duas árvores, ou que representa a Jerusalém santa e a babilônia, que não é santa, ou que representa aqueles que estão debaixo do reino de Jesus Cristo e aqueles que estão debaixo do reino satanás.
Esse satanás que está em controle das coisas mundiais, digamos assim, temporariamente, mas que o seu poder vai ser retirado quando Jesus Cristo vier. Entretanto, o povo de Deus, que é representado por esta mulher virtuosa, tem que perseverar até ao fim vários ataques e assaltos, sejam eles políticos, sejam eles religiosos, sejam eles educacionais ou económicos deste sistema satanás. E por isso, vamos então brevemente ver como satanás está atacar a mulher virtuosa, para vermos daí a responsabilidade como nós, como representando membros desta mulher virtuosa, que é a Igreja de Deus, que é o corpo de Cristo, como é que precisamos nos preparar?
Ora, vejemos primeiro que este mundo, o sistema deste mundo está debaixo satanás. Veja como se faz favor em 2 Coríntios, capítulo 4. 2 Coríntios, capítulo 4, diz assim, começar no versículo 3. Pelo que este Ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos, não devemos de perder a esperança, não devemos de ficar desanimados, precisamos ter esperança. E depois vejam que animais adiante no versículo 3.
Mas se o nosso Evangelho, isto é ser nossa boa nova, não está a falar mais novas, não está a falar de mais notícias e, felizmente, vai acontecer coisas mais, entretanto, mas a esperança que não devemos desfalecer, que não devemos estar desencourajados, é que vai haver uma boa nova. E por isso é que nós pregamos a boa nova. Por isso é que a nossa revista é a boa nova. E diz assim, mas se o nosso Evangelho, se a nossa boa nova ainda está em coberto, isto é, as pessoas não entendem, é para os que se perdem que está em coberto, que neste momento temporário estão perdidos, não estão a entender. Um dia Deus vai abrir os olhos delas e vão entender.
Porque diz assim, que está em coberto, nos quais o Deus deste século, qual é ele aqui no versículo 4, que é Satanás, segou, endurceu, segou o entendimento dos incrédulos para que eles não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo.
Para que não sejam, digamos assim, uns espelhos em que a luz do Evangelho da glória de Cristo, Cristo possa brilhar de nós, possa ser refletida em nós, porque Cristo vive a nós e a sua glória, isto é nós estando renovados de dia a dia em Cristo, começando a viver mais de dia em dia como Cristo é, possamos refletir a luz de Cristo e por isso possamos a luz de Cristo possa ser refletida em nós.
Mas o problema é que o Deus deste mundo está a cegar o entendimento das pessoas para que as pessoas não entendam o que precisamos de fazer, que precisamos de vir a ser como Cristo, imitar a Cristo, ser seguidores de Cristo, para sermos filhos e filhas de Deus igual a Cristo em caráter, digamos assim, e então quando pomos Cristo na nossa vida, vamos refletir, vamos dar um exemplo, um exemplo da luz de Cristo, a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é imagem do Pai de Deus.
E, queres irmãos, por isso diz, não desfalecemos, não devemos desfalecer, embora Satanás esteja a fazer isto, não devemos ficar desencorajados. Então, vejamos, então, brevemente, a história desta mulher virtuosa. E isso está em Apocalipse, capítulo 12. Então, vamos brevemente ler esta, este capítulo e vamos descrever um pouco acerca deste capítulo. Vamos aqui primeiro.
Viu-se um grande sinal no céu, a saber uma mulher vestida do sol, isto é, com uma luz, com a lua de baixo dos pés e uma croa de 12 estrelas na cabeça. E se fomos ver, por exemplo, em Génacas 37, versículo 9, essas 12 estrelas representam as 12 tribos e essa mulher que representa a congregação de Israel, no antircistamento, seria a congregação de Israel, mas quando olhamos isto para o novo testamento, representa a Igreja de Deus, se achando-se grávida, grita com dor de parto. Que esta mulher, esta mulher deu de nerecer, isto é, a descendentes da congregação de Israel, de Abrão, Isaac e Jacó e depois de ele, deu à luz Jesus Cristo.
E este filho de David, filho do homem, é extremamente importante entendermos, aqui que é extremamente pratizado assim, que a Shanz-Gravity grita com dor de parto, sofrendo tormentos para dar à luz, para dar à luz, dar à luz quem? Jesus Cristo, que vai ser luz de a luz que nós temos que refletir. E por isso vemos aqui, queridos irmãos, que há um acontecimento extremamente importante que esta mulher dá à luz, mas imediatamente, pois diz assim, viu-se também outro sinal no céu e é hoje um dragão grande e vermelho.
Imediatamente que se vê o nascimento de Jesus Cristo através da congregação de Israel e através do Cristo, pois vemos a Igreja de Deus. Vê-se aqui então que imediatamente que se vê o nascimento de Jesus Cristo. Vê-se aqui uma inimimizada, uma inimimizada, outro sistema. Portanto, vamos falar aqui do sistema de Deus através de Jesus Cristo, a mulher virtuosa e o sistema de Satanás, a babilônia, a grande matriz. E então, ve-se estes imediatamente esta inimimizada, esta inimimizada que existia desde o início da Bíblia. Desde o início da Bíblia.
Mantenham o dedo aí, em Apocalipse capítulo 12, faz a hora. Ponham uma marca aí, em Apocalipse capítulo 12. Então, vamos ver em Janasas capítulo 3. Janasas capítulo 3, versículo 14 e 15. Janasas 3, versículo 14 e 15. Aqui ve-se que houve uma serpente que enganou a Eva e o Adão. Seguiu esse engano? E ve-se que esta profecia em Janasas 3, versículo 14 e 15. Então, o Senhor disse à serpente. A esta, digamos assim, esta animal que representa Satanás, disse assim.
Então, o Senhor disse à serpente. Viste que isto fizeste. Maldita és, entre todos os animais domésticos, e o és entre todos os animais selváticos. Rastigará sobre o teu vento e comerás pó todos os dias da tua vida. Vê-se esta inimisada, esta inimisada entre os dois. Entre ti, isto é Satanás, e a mulher, representando a igreja, entre a tua descendência, a descendência de Satanás, e o seu descendente, o seu descendente, a mulher, que é Jesus Cristo.
E que depois, aqueles que seguem em Cristo são a igreja de Deus, o corpo de Cristo. Este, este é o Cristo, te ferirá a cabeça. Jesus Cristo, ao fim de contas, vai ferir a cabeça de Satanás. Mas antes disso, e tu, ele ferirás o calcanhar.
Vê-se esta inimisada entre os dois. A inimisada entre a igreja, a mulher virtuosa, e isto é, os israelitas, no antigo testamento, representando os israelitas no novo testamento, representado pela igreja de Deus. Vê-se esta inimisada entre Israel, físico e espiritual, e Satanás, e os seus descendentes. Aqueles que seguem, ou que estão iludidos, ou que estão enganados por Satanás, que estão debaixo do reino de Israel.
Isso até se viu, por exemplo, quando o Faró, o Faró matou os filhos de Israel, quando ele ainda estava no Egito. Vê-se, por exemplo, a história de Moisés, que queriam matar as crianças, se fossem homens para os matarem. Depois, vê-se, por exemplo, a história de Herodes, que matou aqueles que tinham dois anos, ou menos de idade, por querer matar Cristo.
Vê-se esta inimisada que tem assistido. E hoje em dia existe ainda esta inimisada contra Israel, que vai crescer, que vai aumentar, mas não só Israel físico, mas contra Israel espiritual, que é a Igreja de Deus. E, por isso, vê-se esta inimisada, assistir. Por isso, continuando a ler aqui, em Apocalipse capítulo 12, Apocalipse capítulo 12, estávamos a ler no versículo 3, viu-se também outro sinal no céu, é jundragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e nas cabeças sete ademas.
Vê-se este dragão, representando Satanás, que é vermelho, que representa sangue, que é um assassino que mata. E, pois, continuando aqui, no versículo 4, sua calda arrastava a terça parte das treles do céu, ele convenceu um terço dos anjos a seguir a ele, ver-se como ele era capaz de iludir tão convincentemente que iludiu um terço dos anjos. Para o seguir, não sabemos depois de quanto tempo, mas isso, essas politiquistas, essas manobras, essas coisas de vender as suas próprias ideias e convencer as pessoas, e se leva tempo.
E também levou tempo a ele para convencer os anjos para o seguir. E, por isso, disse assim que a sua calda arrastava a terça parte das treles do céu, as quais lançou para a terra. E o dragão se deteve em frente a mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Como sabemos, quis matar Cristo, imediatamente, que ele nasceu. E, por isso, que os irmãos, precisamos de entender esta oração que precisamos de fazer pedindo diariamente para nos livrar do mal dozo, do maligno, do mal, livre-nos do mal.
E precisamos dourar isso todos os dias. No século V, nasceu depois um filho varão, que foi Jesus Cristo, que há de reger todas as nações com o centro da ferro e o seu filho foi arrabatado para Deus até ao seu trono. Aqui, ve-se num simples versículo, o período de que Jesus, Jesus nasceu, viveu como um homem, foi morto, esteve se voltado por três dias e três noites e depois recorrecitou e que agora se assenta à direita do pai. E ao lado do trono do pai. Por isso, ve-se aqui, no versículo só, uma história condensada, continuando aqui no versículo 6.
A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia preparado lugar para que nela sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias. A mulher, representando a igreja, então depois de Cristo ter nascido, fugiu por mil duzentos e sessenta dias. De se estudarem, por exemplo, em números catorze e trinta e quatro, a ver se que há uma profecia aí que representa um dia, representa um ano, que será um período de mil duzentos e sessenta anos e que isso de facto aconteceu.
E os aqueles que guardavam o sábado tiveram que fugir desde cerca de quinhentos e cinquenta e quatro depois de Cristo, quando houve a restauração imperial de Roma, até ao ano de mil oitocentos e quatorze depois de Cristo. Exatamente mil duzentos e sessenta anos tiveram que fugir. E a partir desse período, a partir dos mil e oitocentos, os filhos de José começaram a ter uma preeminência mundial e por isso tem havido, digamos assim, uma capacidade de Israel ser ter sido abençoado nesses últimos duzentos anos ou pouco mais.
Continuado, então, a ler no versículo sete. E então, está-se agora a ver para um período do futuro. Até aqui, digamos, até o versículo seis foi coisas que já aconteceram, são, digamos, assim, histórico, mas a partir do versículo sete é mais do futuro que ainda não aconteceu.
E, assim, houve peleja no céu, Miguel e seus anjos pelejaram contra o dragão e também pelejaram o dragão e os seus anjos. Por isso, Miguel e seus anjos contra Satanás e seus anjos. E houve uma guerra celestial. Todavia não prevaleceram, nem mais se achou no céu o lugar deles. Sabemos que Satanás hoje em dia ainda pode ir ao céu. Vemos a história de Jó, como ele foi ao céu e o pai perguntou a ele o que que o Deus perguntou a ele o que a Canas ia fazer e ele disse, bem, então, anar a passear por aí e tal. E ele disse, olha, já vi este Jó que é um Elial. E ele disse, não, é Elial, porque o protesto e coisas assim e fez assim. Então, Deus permitiu certos coisas a acontecer a Jó, como sabem a história do livro de Jó, para Jó aprender certas lições. Pronto. Sabemos que Satanás podia se apresentar no céu, mas vai haver um período aqui no futuro, que diz aqui ao fim do versículo 8, que diz assim, a nem mais achou no céu o lugar deles. Vai haver um período quando haver esta guerra no céu que ainda é futura, provavelmente muito perto, hoje em dia. Coisa deve estar a ficar muito grave, pode acontecer brevemente, que vai haver esta guerra, então Satanás e os seus anjos, que são os demónios, são expulsos do céu, e diz assim no versículo 9, e foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo. Sim, foi atirado para a terra, e com ele, os seus anjos, os demónios, foi atirado para a terra. Quer dizer, irmãos, o diabo é Satanás. A palavra diabo quer dizer aquele que diz coisas mais, tem uma má língua, e o Satanás que é o adversário. E se vê hoje em dia nas políticas mundiais, vê-se esta má língua, as pessoas dizerem mal um dos outros, e uns são adversários, outros são estas, atitudes diabólicas. E hoje em dia, quando lemos aqui que ele é o sedutor de todo o mundo, talvez não entendamos a profundidade desse engano.
Talvez não entendamos ou não compreendamos qual um grande este engano é Satanás no mundo. Todas as religiões do mundo são feitas pelo homem, da Baixa da Guia de Satanás. E que dizem irmãos o mundo está completamente enganado. Mas continuada então no versículo 10. Então, ouvi grande voz do céu proclamando. Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador, o caluniador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite diante do nosso Deus. Quando você e eu fazemos uma coisa errada, ou tenhamos um pensamento errado, ou seja, ou que seja o que for, que Satanás vê, ou que ele consiga ver, ele vai acusar a você e a mim para o Deus.
Então, o nosso sumo sacerdoto, o nosso advogado de feza, que é Jesus Cristo, nos vai proteger e nos vai dizer, olha, ele se arrependeu, sim fez coisa errada, mas está arrependido, está a tentar mudar-se. Perdão, mas é Satanás que é o nosso acusador, que nos acusa de dia e de noite, de ano de Deus. Continuando então, Elas, versículo 11, pois o venceram. Nós conseguimos perseverar e vencer isto como por causa do sangue de Cristo, porque Cristo nos perdoa e nos limpa e por causa da palavra do Testimunho que deram. Cristo e irmãos, precisamos de ser um Testimunho da verdade, vivendo e praticando o caminho certo.
Precisamos estar a praticar isso. E continuando assim. E mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Fizeram e mantiveram os seus padrões de verdade, mesmo quando fomos ou estivemos em perigo de vida ou sofremos a morte por causa disso. Não é fácil, não é fácil, mas são pessoas, são seres que reconhecem o poder de Deus e respeitam o poder de Deus. E continuando a ler no versículo 12. Por isso, já é o céu e voz que neles habitais, aida terra e do mar, pois o dia aconteceu até voz cheia de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.
Que, meus irmãos, o tempo é curto. Isto está perto da acontecer. Não sabemos quando, mas está perto da acontecer. E, por isso, quando isto acontecer, ele vai ficar muito irado, com muita ira, para atacar a Igreja deus, os verdadeiros cristãos e o Israel físico também. Isto é o Israel espiritual e o Israel físico. Ele vai atacar-nos. Por isso, diz no versículo 13. Quando pois o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho de Varão.
Perseguiu a Igreja deus, a congregação de Israel. Em primeiro, espiritual, que é a Igreja deus, mas vai perseguir também a nação física. E foram dadas à mulher, aqui está a falar, da mulher virtuosa, que é a Igreja deus. E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia para que voasse até o deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentado durante um tempo, tempos imitados a um tempo fora da vista do serpente.
A Igreja vai ser protegida. Como? Não sabemos. Vai ser protegida, tal como quando os Israelitas saíram do Egito e andaram a pé, caminho, a terra prontida, também diz aí, que foram protegidos, foram levados sob asas de uma águia. Como fizeram isso? Tiveram que andar. Por isso não estou aqui. Não dá a dizer que vamos ter que ir da avião, mas dizer que vai ter maneira subnatural de nos proteger. Como protegeu os Israelitas quando saíram do Egito e abriu o mar e matou o farol. E então diz aqui no versículo 15. Então a serpente arrojou da sua boca atrás da mulher água.
Esta água, no versículo 15, representa como uma água, esta água, a inundação, é por exemplo um inimigo como uma tropa. Podem ler isso em Zahia 59-19. Ou uma força dessa inundação, como em Daniel 11-22, uma força forte, uma força exército, uma força militar.
E aí vai mandar isso água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. Por este exército, força metada. A terra porém sucurreu a mulher e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca. Tal como os Israelitas quando saíram do Egito abriu o somar e as tropas de Farol foram destruídas aí, está-se aqui a ver uma situação semelhante, embora seja agora a terra que abra e essa tropa militar será destruída. Vê-se que a igreja vai ser protegida, mas não toda.
Não toda a igreja, porque continuando a ler então no versículo 17, lê-se assim. E irou-se o dragão contra a mulher e foi plejar com os restantes da sua descendência, com o resto da igreja. Por isso parte da igreja vai ser protegida e parte não vai ser protegida. Parte vai para o que nós chamamos na igreja deus o local de segurança, seja isso onde for. Diz aqui que, como lemos aí, é por um tempo, tempos e metadas, tempos, que é por três anos e meio, no deserto, como lemos aqui no versículo 14, que há alguns na terra, fora da vista da surpreenda, que Satanás não vai poder influenciar essa área.
Muitas pessoas dizem, olha, não é preciso, pessoas podem ser protegidas em qualquer lugar. Sim, podem. Sim, podem. As pessoas podem ter várias opiniões. Mas o ponto aqui é que Deus está a dizer que vai ser protegida e vai levar a um certo local, seja isso onde for. E diz assim, ir ouça o dragão contra a mulher e foi por jar com os restantes da sua sedência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o Testimunho de Jesus Cristo.
Sim, têm o Testimunho de Jesus Cristo. O problema aqui é que têm, mas talvez não estejam a praticar corretamente. Porque é possível que esse seja o que são representados aqui em Apocalipse 3, versículo 15. Que diz assim, Apocalipse 3, versículo 15. Diz assim, conheça as tuas obras que nem as frio nem quente. Quem dera fosse frio ou quente. Está aqui a falar acerca de uma parte da Igreja de Deus. Não estou a falar que é esta congredação ou aquela congredação ou este grupo ou aquele grupo. Está aqui a falar que pode haver pessoas nesta congredação, algumas que são quentes e algumas na mesma congredação que não são frias nem quentes.
E por isso diz assim, conheças tuas obras que nem as frio nem quente. Quem dera fosse frio ou quente. Assim, versículo 16, porque é esmorno. E nem as quentes nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. Que coisa horrível vomitar, samar, alguma coisa. Uma disposição. Deus está com essa disposição para nós, se nós somos mornos. Pois dizes, versículo 17, estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma.
Isto é, espiritualmente pensas que sabes tudo. Tens as tuas grandes opiniões. Tens opiniões disto e opiniões daquilo, é como sabes tudo. Preciso ter cuidado. Não preciso de coisa alguma. E nem sabes que tu és infeliz, sim miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo. Isto é, que vais para esta grande triboleção. Para que te enriqueças, para te enriqueceres. Vestidoras brancas para te vestir. Afim que não seja manifesto a vergonha de tu anudez.
E colírio para ungir os olhos, a fim de que vejas. Por isso, a profecia aqui diz que, porque és morno? Porque pensas que sabes e que estás bem espiritualmente. Pensas que sabes tudo. Tens as tuas grandes opiniões. E, por isso, como lembro-me, no capítulo 12, guardam os mandamentos de Deus, têm o distimónio de Jesus Cristo, mas não são quentes. Não são quentes. E, por isso, voltando a segundo Coríntios, capítulo 4, segundo Coríntios, capítulo 4, onde lemos um cadinho mais adiante, segundo Coríntios, capítulo 4. Pelo que tendo este Ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos.
Nós temos um Ministério da Boa Nova. Precisamos não ficar desfalecidos. Por quê? Sim, porque alguns vão ser prodigidos e alguns não vão. Qual é a diferença? Qual é a diferença? É porque vimos que alguns vão estar mornos. Não estão quentes, nem tão frios. Pensam que sabem tudo, mas não sabem. Vejam aqui, continuando no segundo Coríntios, capítulo 4, mas vejamos agora, no versículo 16.
Por isso, não desanimamos. Isto é, não fique desfalecido, não fique desanimado, não percas a esperança, tem esperança. Pelo contrário, em vez de estar desanimado, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Queres irmãos, estamos quentes, estamos a renovar o nosso homem interior diária mente. Estamos quentes a renovar o homem interior. Isso é o que nós precisamos estar a fazer. Porque a nossa, versículo 17, a nossa leve e momentânea atribulação produz para nós, eterno, peso de glória acima de toda comparação. Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem.
Porque as que se veem são temporais, mas que não se veem são eternas. Precisamos de estar a renovar-nos de dia a dia, olhando para as coisas eternas. E não estarmos envolvidos nas coisas físicas de uma maneira tal que pensámos que estamos ricos. Então, voltando a Lucas 21, versículo 36. Lucas 21, versículo 36. Vigiai pois a todo tempo, olhando, para que possa escapar das coisas que têm que suceder. Querias irmãos, escapar das coisas que têm que suceder não é o golo, não é a meta. A meta é estar no reino de Deus. E se essa for a nossa meta, as outras coisas vão se encaixar corretamente.
A nossa meta é estarmos no reino de Deus. E então, isso é estarmos em pé na presença do filho do homem. E então, o resto vai acontecer. O resto vai acontecer. Mas vejam o que precisamos de vigiar. Vigiar o que? Olhar para as notícias do mundo e estar sempre a ouvir as notícias no jornal ou na televisão?
Vejam então, no versículo 34. Diz assim, a que eu te lavo para vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique supercarregado com as consequências da orgia, da embriidez e das preocupações deste mundo. Preocupações deste mundo com as festas, as danças, de bedisse e seja lá o que for, com as preocupações deste mundo, do mundão. E para que aquele dia não venha sobre vos repentinamento como um laço?
Por isso precisamos estar a vigiar. Vigiar o que? Vigiar a nós próprios. Ter cuidado, acorte laivos para vós mesmos, como lemos no versículo 34. Vejam, por exemplo, em Mateus capítulo 13. Mateus capítulo 13. Mateus capítulo 13, versículo 3. Mateus 13, versículo 3. Diz assim, e de muitas coisas lhes falhou por parábolas, de Jesus Cristo. E acho que o semidor, isto é uma parábola que ele deu, aqui é a parábola do semidor, e acho que o semidor saiu a semear.
E a semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vinasar os a comeram, outra parte caiu em solo rochoso, e depois, no versículo 7, outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e se focaram. E outra, enfim, caiu em boa terra, e deu fruto a 100, a 60 e a 30 por um. Aqui, estamos a ver dois pontos importantes.
Sim, há o que é que frio caiu na beira do caminho, caiu no solo rochoso, esse é frio. Mas há aqui este morno, que caiu entre os espinhos, e depois há este que é quente, que caiu na boa terra.
Vijamos, então, isto, um bocadinho mais adiante, no versículo 22. Mateus 13, versículo 22. Ora, o que foi semeado entre os espinhos é que houve a palavra. Queres irmãos, se nós estamos na igreja, ouvimos a palavra, começamos a praticá-la, mas estamos ainda envolvidos no mundão. Não nos estamos a vigiar a nós próprios, e por isso os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra e ficam infrutíferos.
Isso é o problema. Isso é o problema. Por isso, quando estamos mortos, um dos problemas pode ser que estejamos envolvidos com os cuidados do mundo, com a fascinação das riquezas, e isso começa a se focar, começa a tirar as nossas prioridades, pensamos que temos muitas coisas, pensamos que somos ricos, temos as nossas opiniões, as ideias todas, mas não estamos quentes. Por isso diz no versículo 23, mas o que foi sumiado em Boa Terra é o que houve a palavra e a compreenda, e a pratica, e a quente, e a comprometido na palavra. E essa frutifica e produz a 100, a 60 e a 30 por um. Que os irmãos, esse é o fruto que precisamos de ter. Ora, este fruto que os irmãos não é, como algumas pessoas dizem, olha, eu sei o fruto que eu preciso fazer é ir pregar a palavra, ser um ministro e pregar. Não, não é aqui, não é isto. O fruto não é, por exemplo, dar sermões, que sejam sermões de fogo e de inferno e de adorontar as pessoas.
Não, não. Então, o que é que Deus quer? Qual Deus quer? Ozeias capítulo 6. Daniel, Ozeias capítulo 6, versículo 6. 6, 6, pois-me-srecórdia-quero e não-sacrificio. E o conhecimento mais do que holocaustes. Deus quer que nós tenham um coração de cuidado e-me-srecórdia para com outros. Deus quer, como leemos, por exemplo, em Mi'keiash. Mi'keiash, capítulo 6, versículo 8. Ele te declarou a homem o que é bom e o que é o que o Senhor pede de ti. Que pratiques a justiça. Ames a misericórdia e, anos, humildemente, estando-a-r em fé, humildemente, conteu a Deus. Cariz irmãos, isto é o que precisamos ter. Feixam em segundo Pedro, capítulo 1. Segundo Pedro, capítulo 1. Segundo Pedro, capítulo 1. Começando a ler do versículo 3. Viste como pelo seu divino poder, isto é o poder de Deus, das pedras de santo Deus nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem a vida e a piedada. Pelo conhecimento completo, aquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Pelo qual, pelas quais, para essas todas as coisas que nos foram andadas pelo Espírito de Santo, nos tem sido doadas as suas preciosas e muito grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina. Precisamos revestir diariamente e pôr a natureza de Deus na nossa vida. Não é estar a pregar no meio da rua, mas é viver e pôr em prática a natureza divina, livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo, vencendo as nossas fraquezas. Por isso mesmo, vos, reunindo toda a vossa diligência social com vossa fé e virtude, com virtude e conhecimento, conhecimento do mini próprio, do mini próprio, perseverança, perseverança à piedade e a piedidade à fraternidade e com a fraternidade, ao amor. Cristo irmãos, isto é o que precisamos de fazer para nos preparar para estarmos prontos.
Tomar da nossa fé, olhar para as virtudes cristãs que fizemos de pôr em prática, com o conhecimento do que é bom e do que é mau e com o mini próprio para vencer as nossas fraquezas e parar de fazer o que sabemos que não devemos de fazer, perseverar até ao fim, sermos como Deus, piadosos como Deus é, e sermos termos amor para com os irmãos e amor para com Deus. H.P. amor.
Porque estas coisas, estindo em vós, e em vós aumentando, porque estamos quentes, não estamos mornos, estamos quentes, estamos nos revestindo disto diariamente, fazem-o não sejeis nem inativos, nem frutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquela que estas coisas não estão presentes é cego, vende só o que está perto, esquecido da purificação de seus pecados de outra hora.
Não foi o que lemos no Apocalipse 13, 3, que essa pessoa é cega, quando está morna, mas se nós tivermos isto, estamos quentes, não somos, estamos cegos. Não estamos cegos. Por isso, irmãos, procurar com diligência, cada vez mais, confirmar a vossa vocação, a nossa profissão, a nossa chamada, é fazer estas coisas. Com a fé, por a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, perseverar, piedade, ser como Deus é.
Perseverar, piedade e ter a fraternidade, amor para com os irmãos e amor para com Deus. Portanto, procedendo assim, não tropeçais em algum tempo algum. Isto é, vais escapar, vais atingir e vais estar em pé, perante o Senhor, não vais tropeçar. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida, amplamente suprida, em entrada, no reino eterno de Deus. É desta maneira que vamos entrar no reino de Deus para estarmos em pé, perante Cristo. O que é que precisamos fazer? Precisamos estar prontos, irmãos. O dia está perto. Porque os irmãos lém comigo se faz favor em Sophonias 1. Sophonias 1. Sophonias 1. Versículo 14.16. Está perto o grande dia do Senhor. Está perto e muito se pressa. Atenção, o dia do Senhor é amargo. E, nele, clama até o homem pudroso. Aquel dia de ir à Inglaterração, dia da Angusta, dia da Alvoroço e de deslação, de descuridade, e no Grumo, dia de Nuvo, em Gidências Trevas, dia de Trombeta e de rebate contra as cidades fortes e contra as torres altas. Mas, queridos irmãos, vimos que se tivermos quentes, Deus promete que vamos ser protegidos e que vamos estar em pé. E, por isso, continuando, então, no capítulo 2, de Sufonias, que eu sou no versículo 1, concentra-te e examina-te, o nação, que não tens pudor. Antes que saia o decreto, pois o dia se vai como uma palha, antes que venha sobre ti o furor da ira do Senhor. Sim, antes que venha sobre ti o dia da ira do Senhor. Buscaio o Senhor, vos todos mansos da terra e, com prisa o Seu juízo, buscaia justiça, buscaia mansidão, porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do Senhor. Isto, porventura, então, faz ter sucesso em ser protegidos no dia da ira do Senhor. Por isso, precisamos ter justiça, misericórdia e andar humildemente em fé.
Queres irmãos, não estou aqui para vos amederontar, não estou aqui para vos dar mais notícias, porque nós não temos o espírito de temor, mas um espírito de poder, de amor e de um equilíbrio e mente-sano.
Não estou aqui para vos dar mais notícias, mas por dar a boa nova do reino de Deus. Deus ama a você, como ama a mim. Ele não quer castigar a você, mas ele castigará, se tem que castigar, se for necessário, tal como qualquer bom pai. Faz isso ao filho. Ai, não quer castigar aos filhos, mas se for necessário, vai ter que fazer. Deus quer que nós nos arrepêntamos e que mudemos a nossa maneira de viver agora, renovando-os diariamente agora. Deus tem um plano de salvação. Para nós, somos filhos de Deus, no reino de Deus. Para governar com Ele como reis e sacerdotes nesse reino, como parte de Israel espiritual. Deus está nos a dar uma oportunidade para estarmos a ser treinados agora, a viver justamente, para termos misericórdia e para andar humildemente em fé perante o Senhor. Como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, sendo exemplos e refletindo a luz de Ele a glória de Cristo.
Para que, no dia da manhã, você possa ensinar aos outros a viver justamente, a terem misericórdia para com outros e a andarem com fé num mundo feliz, num mundo da manhã.
Básicamente existem dois caminhos a seguirmos. O caminho da mulher virtuosa da Apocalipse, ou o caminho da meretriz.
Este sermão descreve como a mulher virtuosa de Apocalipse 12 é protegida.
Como devemos estar a vigiar para estarmos prontos à segunda vinda de Cristo?
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).