Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.
Você já teve em alguns argumentos em que você foi criticado ou que fez você muito desencorajado? Podia ter sido entre família, argumentos entre marido e esposa ou entre irmãos na sua igreja em que você participa.
Queridos irmãos, é fácil atacar outra pessoa quando nos ataca, é fácil retribuir e ficar irado, e isso é parte da nossa natureza, nós temos uma tendência de responder de maneira ríspida porque é uma tendência carnal de nos defendermos.
E o ponto que eu quero sublinhar hoje de que precisamos de entender claramente quem é aquele que está a instigar e mexer a coisa para haver estas zangas.
O meu tema hoje, irmãos, é de que precisamos estar bem cientes de que estamos perante uma guerra espiritual e agora, irmãos, neste momento e nestes dias é a hora de combatermos o bom combate espiritual e em LC 14:26 lemos: “se alguém vem a Mim e não aborrece a seu pai, mãe, mulher e filhos, e irmãos e irmãs, e ainda a sua própria vida não pode ser Meu discípulo”
Queridos irmãos, a batalha parece ser com familiares ou irmãos, mas a batalha na realidade é espiritual e continuando no v. 27 Jesus Cristo continua: “e qualquer que não tomar a sua cruz e vier após Mim não pode ser Meu discípulo”
Temos que tomar estes ataques e dificuldades como uma cruz como Cristo a tomou e esse assunto também é abordado, mas de uma outra maneira em MT 10:34: “não penseis que vim trazer paz à terra, não vim trazer paz, mas espada, pois, vim trazer divisão entre o homem e seu pai, entre filhas e sua mãe, entre nora e sua sogra”
Por que? Porque uns acreditam no caminho do mundão e aqueles que querem seguir Cristo então se encontram numa batalha espiritual e continuando:
“e assim os inimigos do homem ou da pessoa serão os da sua própria casa, que estarão mais perto dele ou dela”
E depois diz: “quem ama o seu pai ou sua mãe mais do que a Mim não é digno de Mim e quem ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim não é digno de Mim”
Quer dizer temos que por Deus primeiro seja qual for o custo ou preço e continuando: “e quem não toma a sua cruz e vem a pós Mim não é digno de Mim, quem acha a sua vida perdê-la-á e quem, todavia perde a vida por Minha causa achá-la-á, isto é, a vida eterna”
Queridos irmãos, a batalha, o combate é a cerca de estarmos convencidos e comprometidos a obedecer a Deus enquanto confrontamos a possibilidade de termos potencial perda de amigos ou familiares que estão perto de nós.
E, as vezes, tem sido em outros séculos que virá a ser num futuro breve vão ter que confrontar e perder a sua própria vida pela fé, os apóstolos e os santos da igreja primitiva, isto é, aqueles que foram chamados a ser separados do mundão e isto que significa a palavra santo, separado, ganharam a guerra e o combate espiritual, mas perderam a sua vida física porque é o que diz: quem perder a sua vida física achará a sua vida espiritual.
Nem todos vão ter que perder a vida, mas alguns, e por isso precisamos de contar o custo e em 2 TM 3 fala acerca de tempos difíceis, sim, tempos muito difíceis e no v.1: “nos últimos dias virão tempos muito difíceis”
Irmãos, nós vivemos hoje em tempos muito difíceis e continua: “pois, os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, etc, etc”
Menciona dezenove perigos, mas quero fazer uma pergunta: entre esta lista de perigos está a mencionar a fome? Ou pragas? Ou sinais celestes? Ou guerra nuclear?
Não! Todos esses perigos mencionados no tempo do fim em 2 TM 3 está a falar de perigos produzidos por uma mente espiritualmente perturbada e hoje a sociedade tem as suas pressões e dificuldades e vemos que mais dia a dia um humanismo secular como liberdade de pensamento ou liberdade de controle religioso, a ética tem que ser como você pensa como uma inteligência crítica e não no código moral de Deus.
As escolas ensinam ou puxam uma ideia de não doutrinar nossos filhos com uma fé religiosa até eles serem suficientes maduros; o ceticismo religioso usando a ciência e a tecnologia em vez do entendimento do valor que Deus fez que é uma criação, esse ceticismo de que tudo veio por uma evolução química, ou seja, o que for, isso se torna prioridade nos ensinos deste mundo.
Em 1 PE 5:8-9 vemos: “sede sóbrios e vigilantes, irmãos, o diabo, o vosso adversário anda em derredor como um leão que ruge procurando alguém para devorar”
Irmãos, temos que resistir firmes na fé porque satanás está a tentar nos destruir a nós, os nossos filhos, as nossas famílias, é o que se passa e em 2 CO 10:3 lemos: “porque embora andando na carne não militamos segundo a carne”
A nossa guerra e combate não é segundo a carne e continuando: “porque as armas da nossa milícia não são carnais”
As armas nesta guerra não são metralhadoras, ou tanques ou bazucas e continuando: “mas, sim, são armas poderosas para destruir fortalezas anulando nós sofismas, isto é, argumentos e ideias falsas. E como há tantas ideias falsas por ai hoje em dia, irmãos?
E por isso a nossa guerra é espiritual contra estas fortalezas e bastiões, na mente, em ideias, em argumentos, toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus; é o que está a acontecer no mundão hoje.
Queridos irmãos, estamos lutando em tempos difíceis e numa guerra espiritual em que há influências malignas espirituais que estão a afetar a nossa mente, coisas que estão em posições altas e demoníacas e precisamos de entender que satanás e seus demônios que estão a nos atacar.
E aonde estão esses demônios e satanás? Em JD fala de três exemplos, o primeiro exemplo está a mencionar oniscientes acerca dos anjos que os anjos não guardaram o seu estado original e se vê isso no v.6; depois se lê outro exemplo que é o arcanjo Miguel a contender com o diabo a respeito do corpo de Moisés e depois se vê o exemplo de que aqueles que prosseguiram o caminho de Caim no v. 11.
E se vê aqui em primeiro lugar os anjos que não se mantiveram o seu próprio domicílio, não guardaram o seu estado original como lemos no v. 6, mas que estão em algemas eternas para o juízo do grande dia.
Queridos irmãos, eles estão sobre trevas é o que diz aqui: ele tem guardado sobre trevas, escuridão e estão em algemas e há lutas e guerras neste mundo espiritual.
No mundo que está ausente da luz de Deus e da verdade e sabemos que satanás e os demônios tiveram e tem livre arbítrio, os anjos têm e eles foram e são rebeldes e sem terem as tentações e dificuldades e pressões da carne.
Nós, por outro lado, temos adicionalmente as tentações da carne e por isso quando nós queremos e dedicamos e somos chamados e aprendemos a verdade e arrependemos e seguimos o caminho da verdade nós nos tornamos pessoas e seres da luz.
EF 5:8 lemos: “pois, outrora, éreis trevas, porém, agora sois luz, andai como filhos da luz”
Mas quando estamos na luz, então, satanás e seus demônios nos veem como alvo de ataque e quando convidamos a JC a viver em nós a nossa vida começa um combate espiritual e nós começamos um combate espiritual porque JC nos traz luz para as nossas mentes e essa luz começa a limpar e tirar as trevas da nossa vida e de nossos pensamentos.
Irmãos, este é um processo que leva tempo e vocês sabem que vocês se tornam cristãos e não é de um dia para o outro perfeitos, é um processo e crescendo no conhecimento e na graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e perseverando até ao fim.
E não é um interruptor que liga fechado para ligado, não, é um processo de lavagem mental e purificação e um caminho de andarmos na verdade e a partir desse momento a guerra começa e satanás está a batalhar contra aqueles que estão a se esforçar para serem santos, para aqueles que estão no processo de santificação através do Espírito Santo para obediência.
E por isso leiam em 1 PE 5:8 como lemos a pouco e então o diabo como um leão ruge para nos atacar e destruir, nós nos tornamos um inimigo deste adversário e como lemos então em EF 6:10: “quanto mais cedo fores fortalecidos na força do Senhor e do Seu poder”
Temos que ser fortalecidos na força do poder de Deus! Porque é uma guerra espiritual porque satanás está a tentar manipular os nossos pensamentos ou por outras pessoas ou pelo mundão ou por nossas tendências carnais.
E temos, então, que entrar numa guerra de defender a nossa consciência e o caminho que nos comprometemos a seguir e por isso diz no v. 11: “revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderes ficarem firmes, em pé e sem desviar e contra as ciladas do diabo”
Porque nossa luta irmãos não é contra sangue e carne como diz no v.12: “e sim contra os principados e potestades e contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes”
Por isso precisamos de revestir e por toda a armadura de Deus porque, irmãos, isto é uma guerra de vida ou morte, é uma batalha, nós temos que confrontar e provar a Deus que estamos comprometidos ao caminho Dele.
Irmãos, não é só pregar o evangelho e quer dizer a outros a verdade, irmãos, que valor tem você de pregar uma coisa se você não a pratica?? E o que a Bíblia diz é que você é um hipócrita; e irmãos, primeiro temos que mudar por dentro, temos que ser realmente praticantes do caminho e discípulos de Jesus Cristo!
E por isso é uma batalha de vida ou morte! E JC quando lutou contra satanás e lemos em MT 4 Ele sempre usou a palavra de Deus: a Bíblia! Para se manter firme! E nós temos que fazer a mesma coisa e no v. 14 diz então: “estais, pois, firmes, inabaláveis, cingindo-vos com a verdade! Revestindo-vos com a couraça da justiça, calçai os pés com o evangelho da paz, embraçando sempre o escudo da fé com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”
“tomai, também o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus com toda oração e súplica, orando em todo o tempo o Espírito e para isso vigiando toda a perseverança e súplica por todos o santos”
Irmãos, as nossas armas é viver a justiça de acordo com a palavra de Deus e Seus mandamentos, é a verdade, a oração, é o jejum, é a súplica, e ter a coragem de nos mantermos firmes, mas o problema, irmãos, é que o mundo ama as trevas.
E vejam em JO 3:19 lemos: “o julgamento é este, a condenação é esta: que a Luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a Luz porque as suas obras eram más”
Nós temos que lutar contra esta inclinação e perseverar até ao fim e em MT 5:11 lemos: “bem aventurados sois, pois, quando por Minha causa vos injuriarem e vos perseguirem e mentindo disserem todo o mal contra vós”
O resultado das bem aventuranças que começam com humildade, o resultado final é que vamos ser odiados pelo mundo, vamos ser perseguidos por causa da justiça de Deus e vão criticar a você e por isso precisamos de estar prontos a recebermos perseguição.
Lembram da história que os israelitas debaixo de Moisés saíram do Egito, faraó os perseguiu e os criticou e eles estavam numa situação difícil com um monte de um lado, monte do outro lado e o exército atrás deles e o mar à frente deles.
E Deus disse a Moisés para andarem para a frente, serem corajosos, mantenham-se firmes e marchem! E por isso que diz aqui em MT 5:12: “regozijai-vos e exaltai porque é grande o vosso galardão nos céus, pois, assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós”
E no v. 13: “vós sois o sal da terra e quando o sal vier a ser insípido como restaurar o sabor?”
O sabor de nós obedecermos a Deus é agradável a Deus quando obedecemos a Ele, quando O seguimos no Seu caminho, mas quando desistimos e perdemos esse sabor, esse sal da terra torna-se insípido para Deus: “e para mais nada presta se não para ser lançado fora e ser pisado pelos homens”
É isso que satanás quer de você e de mim e temos que nos manter, sermos a luz deste mundo e sermos um exemplo! E isso é a nossa responsabilidade e por isso como diz em MT 5:43: “vocês ouviram ama o teu próximo e odeia o teu inimigo, mas Cristo diz: amai os vossos inimigo e orai pelos que vos perseguem”
O padrão de JC é muito mais alto, e irmãos, quando nos encontramos nessas dificuldades, quando nossos inimigos nos atacam para sermos filhos de nosso pai celeste precisamos de fazer o que Ele quer que façamos e por isso que diz ao fim do v. 48: “portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celestial”
Quando nós estamos a nos esforçar para sermos perfeitos como nosso pai celeste é perfeito, o sistema, satanás, o mundo torna-se contra nós e nos ataca.
Irmãos, então, qual é a nossa meta? A nossa meta é nos mantermos em pé, não desistir, mantermo-nos em pé! Eu suspiro porque já vi tantos irmãos e irmãs que estavam no caminho e perante dificuldades, pressões de trabalho desistiram e viraram as costas ao caminho de fé.
Oramos irmãos que eles se arrependam e devemos ajudar a esses irmãos numa parte desta guerra dar ajuda a eles de se porem em pé, não de abandoná-los, e sim, termos uma missão de salvar e os trazer de volta como o filho pródigo ou aquela ovelha que está perdida.
Não é dizer: ele se afastou então deixe, não, irmãos, onde é que está o amor? Procurar aquela ovelha perdida e encorajá-lo(a) e essa é nossa responsabilidade como filhos e filhas de Deus.
Queridos irmãos, nós somos filhos da luz e precisamos de ser sóbrios e por isso as nossas armaduras são: a fé, o amor, a esperança da salvação e uma mente sã e se manter firme e o Espírito de suplicação prontos e sempre em guarda deste ataque que virá.
E por isso em primeiro lugar a primeira luta é contra estes poderes espirituais e estas forças da sociedade que estão contra nós e quando estamos a buscar a santidade.
E o segundo ponto de batalha é que o pecado traz muitas dificuldades e problemas, e dores e sofrimentos a nós porque estes pensamentos, ideias e atitudes inspiradas por satanás causam pessoas a pecar porque perdem o foco na grande guerra espiritual em que se encontram e começam então a lutar contra outra pessoa e a dizer mal dessa pessoa como esta pessoa que disse mal de mim
Queridos irmãos, pelo amor de Deus, a guerra espiritual não é contra a carne e sangue, não é contra a outra pessoa, por ex., o ataque que você possa ter pode ser, por ex., pelos próprios filhos da luz!
Ou em outras palavras: pelos próprios irmãos na igreja! E por que? Porque ainda não são perfeitos, ainda estão a aprender, ainda estão a desenvolver-se, ainda estão no caminho de se aperfeiçoar e você que é mais espiritual, digamos assim, tem que perdoar e dar espaço e tempo a essa pessoa para aprender e dar tempo e ser paciente!
Por isso o ataque pode até ser como disse pelas próprias pessoas na luz que ainda são imperfeitas e você e eu não somos imperfeitos? Você e eu não causamos a outras pessoas sentirem-se machucadas?
As vezes, você e eu dizemos palavras que não devíamos de ter dito? Oh não eu nunca digo isso, por favor irmão ou irmã, por favor, e nenhum de nós é justo perante Deus e por isso é que diz: perdoa os outros porque tu precisas de ser perdoado.
Não olhes para o pecado pequenino da outra pessoa quando você tem um tronco de uma árvore na frente do olho! Por isso os ataques e sofrimentos por causa do pecado podem vir até de outros irmãos na igreja e está claro que podem vir e virão de pessoas que estão cegas no mundão e que não sabem o caminho de Deus.
E por isso podemos confundir esses ataques destes problemas por causa do pecado com perseguição e você não sabe e eu não sei a intenção do coração da outra pessoa.
É uma perseguição dessa pessoa a você ou é por causa que são imperfeitos e cometerem pecado? As coisas que disseram e você então precisa de ter sabedoria e se alguém não tem sabedoria peça a Deus que Ele dá liberalmente!
Peça a Deus sabedoria para lhe dar um bocadinho de luz na sua mente e na minha para entendermos a motivação daquele que está a atacar você! E então você depende disso e pode seguir e reagir de uma maneira defensiva ou de ataque porque o inimigo é o pecado, irmãos.
Vejamos em RM 6:10 lemos: “pois, quanto a ter morrido, uma vez para sempre morreu para o pecado, mas quanto a viver vive para Deus e assim também vós vos considerai mortos para o pecado, mas vivos para Deus e Cristo Jesus”
Estamos considerados mortos para o pecado e quer dizer que nós não vamos pecar porque qualquer pensamento ou ideia que seja pecado nós vamos aniquilar, matar, destruir essas ideias porque estamos mortos para isso.
“por isso não reina o pecado em vosso corpo mortal de maneira que obedeceis a vossas paixões nem ofereceis cada um membros do seu corpo ao pecado como instrumentos de iniquidade”
Irmãos, a palavra instrumento de iniquidade é a palavra grega 3696, oplor, que é a mesma palavra que é usada com armadura, como as armas nesta milícia espiritual e então diz aqui: estamos usando os membros do nosso corpo como armas de iniquidade, cuidado.
“mas oferecei-vos como ressurretos a Deus dentre os mortos e vossos membros a Deus como instrumentos de justiça”
Como armas e armadura lutar pela justiça de Deus e em 1 CO 2:10 lemos: “Deus nos revela coisas pelo Espírito porque o Espírito a todas as coisas prescruta até mesmo nas profundezas de Deus”
Ora, se você não tem sabedoria e uma pessoa está a atacar a você em vez de imediatamente reagir e dizer qualquer coisa que não devia ter dito está a pedir a Deus, a orar em súplica a Deus por sabedoria de Deus para Ele revelar a você pelo Espírito as profundezas o que está no coração daquela pessoa?
Aquela pessoa fez isso apenas por um erro ou por uma intenção maligna? E isto é muito importante irmãos perguntarmos a nós próprios e em JR 10:23-24 lemos: “nós não sabemos como seres humanos qual o caminho certo eu sei Senhor que não cabe ao homem determinar o seu caminho e nem dirigir os seus passos e castiga-me, corrige-me, ensina-me ó Senhor, mas em justa na medida e não na tua medida para que não me reduzas a nada”
Temos que pedir a Deus na misericórdia Dele e para nos dar conhecimento dos nossos pecados e o que devemos de mudar e, as vezes, devemos mudar como reagimos contra a outra pessoa que está a reagir conosco de uma maneira que não seja assim muito cristã.
Irmãos, sabemos retribuir bem em vez de retribuir mal? Por isso devemos nos manter firmes com o foco no reino de Deus e não nestas lutas que parecem a ser carne e sangue, mas não são, são lutas espirituais e que são argumentos ou sofismas como lemos em 2 CO 10:4
Em 1 PE 3:8 lemos: “finalmente, sê todos igualmente com ânimo compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos e humildes, não pagando o mal por mal ou injúria por injúria, antes pelo contrário bem dizendo e para isto mesmo fostes chamados bençãos por herança”
E como você está honestamente, se avaliando honestamente e se avaliar a si mesmo? e você está pagando mal por mal ou não? Diz aqui: não pagando mal por mal e como você está a fazer isso?
Quando a pessoa insulta você, talvez não tenha insultado, mas na sua maneira de entender você entendeu que foi insultado, não devia de ter feito isto a mim! Ele ou ela não está a honrar a mim! O meu filho não está a honrar a mim!
E o que você faz? Vai pagar mal por mal? Como você está a fazer? Você está a avaliar-se a si mesmo um verdadeiro cristão? Irmãos, não foi isto que nos comprometemos no batismo? não foi o custo que dissemos: vamos por Deus primeiro? Não dissemos: estou a avaliar o custo? Não dissemos isso?
E não dissemos: estou pronto até colocar minha vida em segundo lugar por Cristo em primeiro? E agora na prática o que você está a fazer? Irmãos, são horas de meditar sobre este assunto e depois diz: “quem quer ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que seus lábios falem dolosamente, apartem-se do mal, pratiquem o que é bom, busque a paz e empenhe isso para alcança-la”
É isso o que você está a fazer? É o que sai da sua boca? Examine-se a si mesmo e continua: “porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os Seus ouvidos estão abertos as suas súplicas”
Você está a encontrar dificuldades porque estão a atacar você e você está a suplicar a Deus por ajuda?
“mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal”
Onde você está nesta situação?
“mas ainda que venhas a sofrer por causa da injustiça bem-aventurados sois, não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças e nem fiqueis alarmados, antes, santificai Cristo como Senhor em vosso coração estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”
“fazendo, todavia, com mansidão e temor e com boa consciência de modo que naquilo em que falam contra vós outros fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo porque se for da vontade de Deus é melhor que sofreis por praticar o que é bom do que praticando o mal”
“pois também Cristo morreu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos para conduzir-vos a Deus morto, sim, na carne, mas vivificado no Espírito”
Queridos irmãos, o que você está a fazer? E vamos ler de novo este mesmo v. 15 deste mesmo capítulo: “estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós”
Irmãos temos que estar preparados para destruir esses argumentos a hora correta, precisamos de confessar. De nos arrependermos e precisamos de ser honestos e JC é o único advogado de defesa que você e eu temos; Ele é o nosso fiel sumo sacerdote e satanás é o acusador, reclamante e adversário.
Por que satanás nos acusa? Porque damos a ele oportunidade de nos acusar porque fazemos coisas que não são boas, na nossa justiça que são como trapos como lemos em IS 64:6
Precisamos de ser humildes e nos submetermos a Deus e então satanás nos deixará é o que lemos em TG 4:7-8; satanás não pode lutar contra uma pessoa que é humilde! Mas quando você se torna arrogante e tem uma raiz de amargura como: olha eu não fui selecionado para isto, eu não sou ministro, seja o que for!
Cuidado com essa raiz de amargura! Em vez disso examine-se, não é examinar os outros e sim a si! Não esteja a dizer: olha com estes pastores ou ministros não me ordenaram como ministro; examine-se a si mesmo em vez de criticar os outros.
Ou uma pessoa ataca você por qualquer razão e você disse isto ou aquilo, e pum, pum, pum e é uma pessoa da igreja e está a atacar a você e se você a fazer isso você está humilde ou arrogante e soberbo? Examine-se a você mesmo!
E depois temos uma responsabilidade de ajudar o irmão que está perdido, aquela ovelha perdida e em GL 6:1 lemos: “irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós que sois espirituais corrige-o com espírito de brandura”
Um irmão que se desviou da verdade e você ajude-o(a), mas não é com criticismo e sim de amor, de carinho pelo irmão ou pela irmã que precisa de ajuda, que se desviou do caminho e guarda-te para que também não sejas tentado, cuidado!
“levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo, ajude ao outro(a)”
Estamos a ajudar?
Queridos irmãos, nós temos que vencer; Paulo combateu a boa luta, nós temos que fazer o mesmo, com Cristo podemos vencer tudo como lemos em RM 8:31; temos que trazer em cativeiro todos os pensamentos, todo que se levanta à obediência de Cristo como lemos em 2 CO 10:5 onde começamos e quero voltar aí que diz:
“que toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo”
Irmãos, estamos a ter cuidado com o que pensamos? Porquê da abundância do nosso coração e de nossos pensamentos a boca fala e depois vai sair da boca: ira e zanga e por que?
Irmãos, por favor, enquanto há vida há esperança e não desista! Continua e se esforçar, o tempo é curto e em 2 CO 13:5 Paulo diz: “examinai a vós mesmos se realmente estais na fé”
Estamos na fé? Isto é que é o caminho da fé, provai vós mesmos, não é provar a outra pessoa, criticar a outra pessoa, não é criticar um ministro e sim olhar para você mesmo.
“ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós?”
Sim, você pode até estar batizado, mas a pergunta é: Jesus Cristo está a viver em mim?
E isso é que é importante, está claro a justiça requer que sejamos batizados e imposição das mãos para recebermos o Espírito Santo e isso tudo, mas ao fim de contas a pergunta é: estamos a ver quem realmente é o verdadeiro inimigo? Estes pensamentos, atitudes, este mundo, estas coisas inspiradas por satanás e então estamos a usar as armas de defesa: a palavra do Senhor, gentileza, humildade, mansidão, sofrimento longo e amor.
Queridos irmãos, estamos a nos preparar agora para sermos os filhos da luz a servir no reino de Deus e para esmigalhar a satanás; precisamos de estar focados na verdadeira guerra espiritual.
Agora é a hora do combate, da guerra espiritual que todos estamos que estar comprometidos e batalhar cem por cento até ao fim!
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).