A guerra para destruir fortalezas

Examine-se a si mesmo!

A nossa batalha é para destruir fortalezas do raciocínio humano aparte de Deus e acabar com os falsos argumentos que têm uma intenção de enganar. É uma batalha para destruir opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus.

Transcript

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Quando Adão e Eva estavam no Jardim do Éden Satanás aproximou-se de Eva e disse a ela como lemos em GN 3 diz assim representando a serpente mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor tinha feito e disse a mulher: “é assim que Deus disse: não comereis de toda a árvore do jardim?

Se vê aqui uma pergunta muito sutil, mas estava a preparar-se para fazer uma outra pergunta que seria uma armadilha e lhe respondeu a mulher: “do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse Deus: dele não comereis nem tocareis nele para que não morreis”

Em primeiro lugar, irmãos, Eva sabia bem o que não devia de fazer, mas vejam então aqui como a serpente foi sagaz e sutil e disse então a serpente à mulher: “é certo que não morrereis, certeza de que não vais morrer”

Queridos irmãos, o que satanás está aqui a causar, está em primeiro lugar a chamar Deus de mentiroso e em segundo lugar está a criar dúvidas, incertezas na mente da mulher e então esta dúvida se Deus falou a verdade ou não.

E depois disse: “porque Deus sabe, começou a argumentar um motivo falso, que do dia que dele comeres esse fruto vos abrirão os olhos e como Deus sereis conhecedores do bem e do mal”

Deus não quer que tu venhas a conhecer o que é bom e o que é mal, Deus não quer que tu consigas discernir o que é bom e o que é mal e vejam aqui um ponto vendo a mulher usando o seu raciocínio humano à parte de Deus e irmãos isto é um grande perigo.

Irmãos, não há nada de errado com o raciocínio humano e Deus nos deu uma mente e capacidade de raciocinar porque é o que Deus quer, mas precisamos de fazer isso dentro de uma completa confiança em Deus de que Ele é fiel e verdadeiro e não duvidar de Deus.

E ele disse pensando: ah a árvore é boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento”

Aqui se vê três coisas; é bom para se comer é uma vontade aqui, agradável aos olhos, isto é, a cobiça dos olhos e em terceiro lugar desejável para dar conhecimento, este ato de sabedoria e arrogância, talvez a mulher não tivesse pensado acerca disso tudo, mas se vê aqui essa sutileza de satanás para enganar a mulher.

E vejamos como isto é semelhante ao que lemos aqui em 1 JO 2:16: “porque tudo o que há no mundo a concupiscência da carne, esta atração e desejo da carne, e comparando com o caso da Eva a árvore era boa para comer”; e continuando no v. 16:

“como a concupiscência dos olhos”; agradável aos olhos, este desejo ou cobiça dos olhos, é preciso ter muito cuidado, irmãos, de permitirmos que os nossos olhos vejam, precisa de ter cuidado; “e a soberba da vida”

Oh exatamente como a Eva estava a ver desejável para dar entendimento, ser esperto e mais inteligente, e se vê então um maravilhoso paralelo entre os dias de Eva e os dias que nos encontramos.

Irmãos, estamos sujeitos as mesmas tentações e provações que Eva teve e através destas três, digamos assim, iscas ou atrações a Eva foi iludida e nós precisamos de ter cuidado para não sermos iludidos por essas três mesmas coisas.

E então ela comeu e deu ao marido e ele não diz aqui, mas como sabemos, não foi enganado; ele simplesmente desobedeceu; irmãos, homens, pessoas e quando estamos a ser influenciados por outras pessoas precisamos de por Deus primeiro e seja quem for.

E por isso que LC 14:26: “se alguém vem a Mim e não aborrecer a seu pai e mãe, e mulher e filhos, e irmãos e irmãs”

O que significa aborrecer? Quando as pessoas estão no mundo e querem fazer as coisas mundanas e nós não as fazemos essas pessoas ficarão aborrecidas conosco porque estamos a pôr Deus primeiro, mas o ponto a ver aqui muito importante e vermos cuidadosamente é que diz: “e ainda a sua própria vida”

Irmãos, estamos prontos a aborrecer a nossa própria vida e ter Deus em primeiro, ou seja, temos que negar a nós próprios e por isso estou a falar hoje, irmãos, sobre a auto examinação e como eu vou me auto examinar? Como vou me examinar a mim mesmo? Infelizmente muitas pessoas começam a se comparar com outras pessoas e apontar o dedo a outras pessoas, mas essa pessoa disse isto ou aquilo e por isso que eu respondi deste modo.

Irmãos, não devemos dar desculpas mesmo que a outra pessoa tenha dito algo errado a mim, sim, isso não é desculpa perante Deus para você dar um chicote de volta porque a palavra diz: se alguém te bater na face dá a outra ou não vamos ser sempre insultados ou coisas assim, não estou a dizer isso, mas precisamos de ter muito cuidado para sermos sábios para não magoar nosso irmão.

E por isso continuando a ler em LC 14 diz no v.27: “e qualquer que não tomar a sua cruz e vier após Mim, não pode ser Meu discípulo”

Qual é a sua cruz? Qual é o seu problema? Qual é a sua dificuldade? Sim, porque Deus permite termos certas dificuldades e Ele não diz que as vai retirar?

Ele diz que vai nos dar um caminho para vencer e sobreviver a essas dificuldades e por isso diz que temos que tomar a nossa cruz! Temos que a carregar como Jesus carregou a sua e não é só literalmente aquele tronco da madeira que teve que carregar, não é só isso.

É Jesus Cristo teve que carregar os insultos, como foi cuspido, como o bateram, como o fizeram sangrar e o crucificaram e essa foi o que Ele teve que carregar os insultos, dores e sofrimentos e o Pai não o livrou desse sofrimento, e simplesmente Lhe deu forças como lemos enviou um anjo para O ajudar e confortar.

Lembram? JC na noite em que foi traído orou três vezes e disse: Pai, se é possível, outra maneira, mas não era possível e então o Pai enviou um anjo para O encorajar e dar forças para continuar no caminho.

Queridos irmãos, nós precisamos de auto examinarmos porque diz: “qualquer um de vós pretendendo construir uma torre não se senta primeiro para calcular a despesa”

Irmãos, o caminho cristão, o caminho da vida, hoje em dia quando você se batiza e faz o compromisso você tem que calcular o custo ou a despesa porque você tem que carregar essa cruz porque uma vez que você faz esse compromisso a Deus você tem que andar para a frente, nunca para trás.

E por isso vamos ter ataques, dificuldades, ou então vou dar um ex. breve de Paulo que teve muitos ataques e ele depois veio a conhecer de problemas na igreja de Corinto e escreveu a eles uma carta ou epístola e que foi muito, digamos assim, uma grande correção e alguns se arrependeram e outros, alguns poucos, não se arrependeram.

E então escreveu 2 CO a eles e nos primeiros nove capítulos está a falar aos irmãos que se tinham arrependido, que digamos assim, era a maioria deles e então nesses nove capítulos está a encorajar a eles acerca de seguirem o caminho, aceitarem o irmão que se arrependeu de volta e coisas desse gênero.

Mas ele estava a ser atacado por outros irmãos e então nos cap de 10-13 ele então está a falar diretamente aquela minoria que não se tinha arrependido e influenciada por falsos professores, ideologias e ideias, digamos assim que hoje em dia, seria por palavras e coisas enganadoras que você à esquerda e à direita ou para cima e para baixo na internet.

Asneiras em cima de asneiras ou mentiras em cima de mentiras e aldrabices em cima de aldrabices e sim e de verdade satanás em certos pontos pode falara verdade, mas põem uma mentira aqui e ali para enganar as pessoas.

E ele estava a dizer para aqueles que não se arrependem eu vou ter que ir aí e ser mais forte, mas a minha carta aqui é para vocês se arrependerem e por ex. em 2 CO 10 que ele começa a dizer: eu vos rogo, no v.1, estou a rogar por favor por vocês, por gentileza, pela mansidão e benignidade de Cristo.

Ele tem sido humilde e está a dizer que escreveu cartas fortes, disciplinares, e estou a dar mais uma repreensão aqui nestes dois últimos cap, mas vocês estão a dizer que quando Paulo vem aqui ele então é uma pessoa fraca e na realidade Paulo é carnal, está a pecar, foi o que disseram e vejam no v.2 diz assim:

“eu vos rogo que não tenha usado quando estive daquela firmeza como penso que devo tratar alguns que nos julgam como se andássemos em disposições de mundano proceder”

Alguns irmãos estão a me acusar que eu ando de maneira mundana, do mundão, estão a me acusar, digamos assim, uma pessoa que não está convertida e estavam a dizer isso a Paulo e ele disse no v.3:

“sim, eu ando na carne, sou uma pessoa física, tenho um corpo físico, mas não estou numa guerra contra a carne”

E aí ele aborda um ponto importante porque quando você se sente atacado lembre-se que você não está militando segundo a carne, isto é um ponto muito importante de auto examinação porquê?

Porque geralmente começamos a acusar a outra pessoa, irmão ou irmã, e estamos a dizer que aquele irmão ou irmão disse-me isto e blá, blá, blá e começamos a dizer coisas que sinceramente não devíamos dizer acerca de irmãos ou irmãs.

Irmãos, precisamos de nos auto examinar e de não examinar o irmão ou irmã, estamos realmente a pensar isto bem? E depois ele está a dizer porque as nossas armas de nossa milícia, sim, se você estivesse a lutar com pessoas e você tivesse uma série de metralhadoras e umas granadas e umas minas então ia atirar estas e arrebentar com aquela pessoa!

As armas da carne são essas como aviões ou tanques, coisas de guerra deste mundo, mas a nossa guerra irmãos não é contra a carne aqui ele diz no v. 4: “porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim são poderosas de Deus”

Só armas espirituais são poderosas porque recebemos isto de Deus! E essas armas que recebemos de Deus, essa munição espiritual que recebemos de Deus através do Espírito Santo de Deus é para destruir fortalezas; “anulando sofismas”

Anulando argumentos, ideias, palavras incorretas, falsidades, como chamam fake News, notícias falsas que são da internet e que são asneiras; oh são tantos vídeos que olhamos e vemos no Instagram e sei lá que mais e isto vai acontecer e porque isto vai acontecer e porque houve este eclipse e isto ou aquilo e vai acontecer isto ou aquilo, e blá, blá, blá e isto não acontece dessa maneira, mas depois começam a dizer outras asneiras e não pensam olhe peço perdão e fiz coisa errada e agora não vou mais falar, mas  continuam a falar e com outras ideias falsas.

A uns anos atrás era porque havia um certo calendário dos incas ou dos maias e depois daí era o ano 2000 e que era mudança de ano ou de século, vai ser o fim do mundo, blá, blá, coisas que não são baseadas na Bíblia

Que são raciocínio humano à parte de Deus, porcaria! Não percam temo com essa porcaria! Porque estamos numa guerra espiritual e satanás e seus demônios estão a frente de nós e não estou a dizer que as pessoas estão a lidar com elas e as vezes nos insultam ou pensamos que nos insultam e nós dizemos que insultamos ou seja o que for.

Não estou a dizer que essas pessoas tem demônios, não estou a dizer isso, mas de fato estão a nos insultar e talvez sejam influenciados por um espírito enganoso, mas por outro lado se nós estamos a ser enganados porque vemos essa pessoa e somos super sensíveis e sensibilizados e começamos a dizer olha essa pessoa coisa assim então nós é que possivelmente estamos a ser influenciados pelo diabo!

Você está a ser influenciado pelo diabo?? Irmãos, precisamos de nos auto examinar e ter cuidado porque as nossas armas, a nossa milícia não é carnal, mas é contra fortalezas e que fortalezas são essas?

Eu me lembro quando estive em Portugal, por ex., ia a outros países da Europa e se via essas fortalezas com muros altíssimos ao cimo do monte que fazem um ataque do inimigo muito mais difícil as vezes.

Demoravam dias ou meses para atacar a cidade e por isso precisamos de ter cuidado porque existem fortalezas na sua mente, não estou a falar na mente dos outros, estou a falar na minha mente e na sua; grandes castelos espirituais e que as vezes levam anos para batalharmos contra esses castelos espirituais e vencermos estas fraquezas da carne, digamos assim, essas fortalezas que existem em nós.

Deus nos dá armadilhas para lutar e vejam em 2 CO 6:7: “a palavra da verdade pelo poder de Deus dá armas da justiça quer ofensivas quer defensivas”

Deus nos dá armas! Espirituais! Algumas defensivas e outras ofensivas, ou digamos assim, umas são da esquerda e outras da direita, mas são de ataque ou de defesa, mas Deus nos dá essas armas espirituais.

Ora, quais seriam essas armas? Para vencer estas fortalezas na nossa mente e em EF 6 vemos estas armas espirituais descritas que normalmente são ensinadas como armadura de Deus começando a ler no v. 10:

“quanto à mais sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder, é esta a luta espiritual, então precisamos de nos revestir de toda a armadura de Deus, as armas de Deus espirituais para poderes ficar firmes!”

A igreja está firme?? Você está firme na fé? Ou você vai desistir?

Irmão e irmã? Precisamos de estar firmes! Porque precisamos de estar firmes contra as ciladas do diabo tal como o diabo fez essas ciladas a Eva; olha como a fruta é tão bonitinha, olha não vais morrer, olha é boa e vais ser mais inteligente.

E então Eva com seu raciocínio humano à parte de Deus foi enganada por causa da cilada do diabo.

Queridos irmãos a nossa luta e guerra não é contra outras pessoas como lemos no v.12: “a nossa guerra não é contra sangue e carne, contra pessoas físicas”

Oh sim, pessoas físicas, as vezes, nos atacam, mas lembrem-se que não é contra essa pessoa nossa batalha, e sim essa batalha é contra demônios e diz assim: “e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso”

Isto é, desses príncipes espirituais, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes, não estão na terra

Queridos irmãos esta é a nossa batalha, nós estamos numa guerra contra demônios que estão a influenciar a nossa mente, a nossa maneira de pensar para cairmos e depois diz: “tomai, portanto, a armadura de Deus para que possas resistir ao dia mau e depois de teres vencido possam permanecer firmes e inabaláveis”

Você está firme? Está inabalável? Tenha cuidado porque se você diz que está firme pode cair!

“estais, pois, firmes cingindo-vos com a verdade”

Irmãos, não há maneira de evitar a verdade, a verdade vem primeiro e depois dizemos a verdade em amor e depois diz assim: “revestindo-nos da couraça da justiça”; temos que praticar a justiça! “temos que calçar os pés com a preparação do Evangelho da paz”

Isto é, andando de uma maneira que é o caminho da paz, quer dizer que o que dizemos e falamos é na mansidão de que? Vocês se lembram dessa instrução em TG 3:13: “quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria”

Você precisa de ser sábio como trata a outra pessoa, mas tem que ser com mansidão; “e não com inveja, ou amargurado, com amargura de falar acerca da outra pessoa”; por favor, irmãos, pelo amor de Deus parem isso.

“ou sentimento faccioso, causar divisões, não vos glorieis disso e nem mintais, não estejam a mentir contra a verdade, porque isso não é sabedoria de Deus e sim demoníaca, inveja, faccioso e confusão e a sabedoria de Deus lá do alto, v. 17, é pura, pacífica, isto é, no caminho dos pés da paz”

“indulgente, tratável, plena de misericórdia; você está a perdoar a outra pessoa? Ou diz: não vou perdoar!! Acabou!! Não mais!! Você quer que Deus o trate desse modo?”

A sabedoria lá do alto é plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem fingimento; é em paz que se semeia o fruto da justiça para os que promovem a paz; e por isso que há guerra entre vós como diz no cap seguinte porque vocês não estão a usar a mansidão da sabedoria? Não estão a andar com os pés no caminho da paz?

Então voltando a EF 6:15: “calçai os pés com a preparação do Evangelho da paz”; andar no caminho que produz paz, mansidão de sabedoria; “embraçando sempre o escudo da fé, tomai também o capacete da salvação e a espada do espírito que é a palavra de Deus”

O capacete da salvação! Isto é a esperança e em 1 TS 5:8 precisamos de ter essa esperança que nos ajuda a agarrar como uma âncora para continuarmos firmes; todos estes até aqui, até o capacete são armas de defesa e a única arma de ataque é a espada do espírito que é a palavra de Deus!

A única arma de ataque é a palavra de Deus que é a Bíblia.

Queridos irmãos, quais são as suas fortalezas? São sofismas, por ex. e em 2 CO 10:5 lemos: “toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus”

Toda a arrogância como eu sei melhor! Esta pessoa fez isto e eu não vou aceitar isso porque insultou a mim!

“todo o orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus”

Você sabe que uma atitude como essa é o orgulho, é uma altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus? Porque? Porque temos que crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e quando O conhecemos Ele nunca e quando foi atacado respondeu desse modo; nunca! Nunca! Procure na Bíblia e nos evangelhos quantas vezes é que JC respondeu com essa atitude de altivez? De orgulho!

“e nós temos que levar cativo todo o pensamento de obediência de Cristo e estando prontos para punir toda a desobediência na nossa mente”

Essas são as fortalezas que temos que destruir! E que satanás vai puxando e vai lhe atacando e você cria essas fortalezas e isso é afetado por palavras, são argumentos e ideias falsas, sofismas.

Irmãos leiam o que Paulo escreveu a Timóteo no cap 1:4-5: “não ouçam fábulas”; TM 4:1-2: “estejam a ouvir doutrinas de demônios”; TM 6:4-5: “estão envolvidos em argumentos”; 2 TM 2:14: “não estejam a lutar acerca de palavras que não produzem fruto nenhum.

Essas palavras vãs no v. 16 de 2 TM 2 não tem valor nenhum e no v. 17 diz que se espalham como câncer; 2 TM 2:23: “evitem argumentos falsos que causam problemas”; 2 TM 3:13: “essas pessoas vão ficar piores e enganando e sendo enganadas”; 2 TM 4:3-4: “tem coceira nos ouvidos, querem ouvir porcarias, asneiras, falsificações”

E por isso estejam a vigiar; 2 TM 4:7: “porque estamos numa guerra contra a morte”

Queridos irmãos, não estamos numa guerra física e sim espiritual e voltando a 2 CO 10:5 diz assim: “para destruir as fortalezas e anulando sofismas e toda a altivez e orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo”

A meta da sua vida cristã é de levar cativo todo o pensamento à obediência de Cristo, levar cativo essas fortalezas que estão na sua mente! Inspiradas por satanás porque estamos numa guerra espiritual! Esse é o inimigo! Isso é o que nós temos de nos examinar!

E por isso lemos em CL 3:8 que temos que tirar de nós o velho homem e diz em CL 3:8: “agora, porém, despojai-vos igualmente de tudo isto, de que? E tomem atenção que antes no v. 5 diz: fazei morrer a vossa natureza terrena, a natureza humana e o que nós somos!”

“e depois diz: prostituição, impureza, paixão, lascívia, avareza que é idolatria assim como cobiça e por isso por essas coisas vem a ira de Deus; ora, nestas mesmas coisas andastes vós também noutro tempo, isto é, antes do batismo e agora estas coisas tem que estar mortas!”

“prostituição, impureza, paixão, lascívia, avareza, essas coisas tem que estar mortas! Porque diz assim no v. 7: nessas mesmas coisas andastes no passado e no v. 8: mas agora que estão na igreja e batizados, ainda assim tem problemas, fortalezas na mente! E que tem que vencer!”

E agora, porém, despojai-vos igualmente de tudo isto, de que? De ira! Você fica irado facilmente? Oh eu não fico irado então escute o tom da sua voz, indignação”

Irmãos, devemos estar irados contra o pecado e não contra o pecador, devemos de estar indignados contra o pecado e por isso diz: “tirai de vós maldade, maledicência, blasfêmia, linguagem obscena do vosso falar, não estejam a mentir e no v. 10: revistem-se do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento segundo a imagem Daquele que o criou”

Vocês precisam de se revestir do novo homem que é de acordo com o pleno conhecimento da imagem Daquele que o criou!  Que é Deus!

Grego ou israelita não importa, português, ou inglês ou espanhol não importa e o problema é o seguinte continuando a ler em 2 CO 10:7: “observai o que está evidente se alguém confia que é de Cristo pense outra vez mesmo assim como ele é de Cristo também nós somos”

Você não esteja a olhar para a aparência externa e não se esteja a comparar com outras pessoas! O único com quem você deve se comparar é com Cristo! Cristo é o fim da lei, o propósito, o exemplar da lei e não porque Ele terminou a lei, Ele é o exemplo! E que obedeceu a lei perfeitamente!

RM 10:4 é onde isso está, e JC obedeceu a lei completamente e cumpriu a lei e nós não podemos estar a nos compararmos uns com os outros e por isso é que diz: com quem temos que comparar é com Cristo? Para sermos aprovados por Deus e por Cristo!

E por isso é que diz no v. 18 de 2 CO 10: “porque não é aprovado quem a si mesmo se louva e sim aquele a quem o Senhor louva”

Porque estamos a nos comparar com Cristo, estamos a imitar e a crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para sermos aprovados pelo Pai!

Queridos irmãos, não se comparem com outras pessoas? Compare-se e examine-se a si próprio e não seja como Adão e a Eva onde Adão desobedeceu e Eva foi iludida por satanás.

Irmãos, não sejam iludidos pelas coisas falsas, as palavras e as ideias como da internet que são tantas, por favor irmãos, por gentileza, não estejam a perder tempo onde na maioria dos casos é uma completa porcaria.

Irmãos, por favor, examinem-se a vocês próprios e ponham a armadura de Deus para vencer as fortalezas da sua mente, para vencer os ataques de satanás e para serem realmente filhos de Deus crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo! Amém!

Studying the bible?

Sign up to add this to your study list.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas, Fort Worth (TX) and the Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).