A Resposta Do Grande Mistério: Por Que Deus Criou O Homem?

Você está aqui

A Resposta Do Grande Mistério

Por Que Deus Criou O Homem?

"Os astrônomos olharam 8.000 anos luz dentro do cosmo com o Telescópio Espacial Hubble, e parecia que o olho de Deus estava olhando de volta" —National Geographic, Abril de 1997

Os avanços científicos, como o Telescópio Hubble, nos permitiram espreitar os segredos do espaço infinito, muito além do limiar da Terra. No entanto, como nós, frágeis seres humanos, nos encaixamos nesses abismal e ilimitado universo? E como a Bíblia se encaixa em tudo isso?

Temos um encontro marcado com o infinito? O nosso verdadeiro destino seria tão gigantesco que nosso intelecto humano dificilmente consegue captar sua grandeza? Qual é o nosso propósito em relação à Terra? Qual é o nosso futuro?

A pergunta principal não é, "Qual a origem da vida?", mas sim, "Qual o propósito da vida humana?" Quando você compreender o nosso propósito, verá que fomos criados com a necessidade de algo que não tínhamos quando nascemos.

Qual é o nosso propósito final—nosso papel neste vasto cosmo?

"Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus" (Romanos 8:19).

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).

Ficou claro que o propósito da vida está ligado à criação, pois não termina com a criação física do capítulo 1 de Gênesis. A ênfase agora está na criação espiritual, que Deus está realizando na vida dos seres humanos convertidos (comparar Gálatas 6:15).

O mistério da vida sempre foi conhecido?

"Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações . . . " (Romanos 16:25-26).

A missão do apóstolo Paulo era a de " . . . demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou" [através de Jesus Cristo] (Efésios 3:9).

Ainda hoje, somente aqueles que a Bíblia chama de "primícias"—aqueles que Deus está chamando para salvação agora, nesta época—entendem plenamente esse mistério (comparar João 6:44, 65). A missão da Igreja de Deus é proclamar, esclarecer e tornar conhecido esse mistério.

Este não é o único dia de salvação. A maioria das pessoas não conhece o grande plano de Deus, e não teve a oportunidade de salvação nesta era.

Será que nosso papel no futuro tem a ver com um relacionamento familiar?

" . . . eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso" (2 Coríntios 6:18).

Paulo disse aos cristãos da Galácia: "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" (Gálatas 3:26). Deus está no processo de criar, moldar e formar a Sua futura família. Esta família será totalmente composta de seres espirituais—destinados ao Reino de Deus como Seus filhos, que receberão a vida eterna do Pai deles.

Seria possível nós, seres humanos físicos, nos tornarmos membros totalmente integrados da família de Deus—agora, nesta presente era da humanidade?

"E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção" (1 Coríntios 15:50).

Para alcançar a imortalidade, que Deus e Jesus Cristo já possuem, nossa composição tem de ser modificada. Como Paulo falou: "E, assim como trouxemos a imagem do terreno [Adão], assim traremos também a imagem do celestial [Jesus Cristo]" (1 Coríntios 15:49; comparar Filipenses 3:20-21; 1 Timóteo 6:16).

Exatamente, quando essa majestosa e maravilhosa mudança vai acontecer?

"Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um, por sua ordem: Cristo, as primícias, depois, os que são de Cristo, na sua vinda" (1 Coríntios 15:21-23).

Essa maravilhosa transformação terá lugar no tempo da ressurreição para aqueles que morreram em Cristo, juntamente com os verdadeiros cristãos que ainda estarão vivos na Sua vinda. O tempo ordenado para esss espantosos eventos é o da segunda vinda de Jesus Cristo (comparar 1 Tessalonicenses 4:16-17).

Uma explicação breve: Essa ressurreição é chamada de "a primeira ressurreição" ou "uma melhor ressurreição" (Apocalipse 20:4-6; Hebreus 11:35). O plano de Deus inclui mais de uma ressurreição.

Mas hoje em dia, Deus, Em Sua misericórdia, tem dado aos cristãos uma garantia dessa extraordinária promessa?

"E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita" (Romanos 8:11).

Receber o Espírito de Deus constitui a promessa ou adiantamento que receberemos de nossa plena recompensa—ser levantado para a vida eterna como filhos de Deus. Desde que continuemos fiéis, esse Espírito é a nossa garantia da vida eterna no Reino de Deus (2 Coríntios 1:22; 5:5). Aqueles que receberem o Espírito Santo agora, nesta era atual, se juntarão à eterna família de Deus na primeira ressurreição (comparar Romanos 8:18-19; Efésios 1:13-14).

O que Deus está planejando para Sua família?

"Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29).

"Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos" (Hebreus 2:10-11).

Deus está planejando ter uma grande família com muitos filhos. O apóstolo Paulo escreveu sobre "toda a família" de Deus (Efésios 3:15), mas sempre com a visão de que os membros de carne e sangue venham eventualmente a conseguir a imortalidade e a vida eterna nesse grande reino familiar (comparar 2 Pedro 1:4).