A Revelação Da Grande Incógnita: Nosso Incrível Potencial Humano

Você está aqui

A Revelação Da Grande Incógnita

Nosso Incrível Potencial Humano

Um preeminente líder religioso expressou o dilema que nos aflige: "Não é só a questão de de que enfrentamos problemas. Mas é o sentimento de não termos mais soluções e de termos chegado a um impasse na vida pública".

Basta ler o jornal diário. Os políticos nos prometem uma vida melhor, mais segurança, mais acesso à saúde, mais renda e inúmeras outras coisas boas. Os grupos se unem para pleitear essa ou aquela providência rápida para acabar com as dificuldades no bairro ou comunidade ou forçar o governo a cortar os tributos exorbitantes ou fazer alguma coisa que achamos melhor para nossas vidas. Certamente, pensamos que um dia nós mesmos vamos resolver tudo isso—entretanto, temos enfrentado a triste e decepcionante realidade de que nossos problemas continuam aumentando.

Por causa da inadequada cooperação e compromisso de todos os níveis sociais, até mesmo dos grandes esforços de personalidades famosas da mídia, não tem sido possível obter um esforço permanente para combater a fome e a miséria na África. O pobre e o moribundo continuam existindo neste próspero mundo ocidental. Poucas experiências humanas são tão desanimadoras como a consistente falta de progresso na resolução de muitos dos nossos mais iminentes problemas.

"A esperança demorada enfraquece o coração", diz o Provérbio (13:12).

Mas, será que a tecnologia moderna vai finalmente superar as frágeis limitações humanas? Seus efeitos cumulativos, eventualmente, vão superar esse raciocínio enraizado e preconceituoso, que tem impedido o progresso humano desde tempos imemoriais? Será que a liderança de uma tecnocracia pode nos dar a resposta?

Precisamos colocar todos os nossos avanços tecnológicos dentro de uma perspectiva mais clara.

Obviamente, os avanços tecnológicos no campo das comunicações não devem ser subestimados. Pois, isso está transformando rapidamente a nossa civilização como nunca ocorrera antes. Como um editorial jornalístico observou: "Nós estamos atravessando um período de mudança social tão profundo quanto à Revolução Industrial, talvez ainda mais do que isso. As novas tecnologias de comunicação estão transformando tudo: nossas vidas no trabalho, nossas vidas privadas e acima de tudo, nossa cultura—a forma de lidar com as ideias".

Todavia, não há nenhuma razão para que homens e mulheres se empolguem com algo que eles próprios idealizaram, planejaram e criaram. Uma famosa revista chamada National Geographic, sabiamente comentou: "Tecnologias de informática, apesar de toda a atenção que recebem, ficam muito aquém do poder do cérebro humano. Pesquisadores estimam que o cérebro normal possua um quatrilhão de conexões (sinapses) entre suas células nervosas, isso é mais do que todas as chamadas telefônicas feitas nos Estados Unidos na década passada" (Outubro 1995).

Deus havia percebido há muito tempo o potencial dos seres humanos?

" . . . e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer" (Gênesis 11:6).

Homens e mulheres, individual ou coletivamente, podem realizar tarefas incrivelmente difíceis. Tanto que, em épocas passadas, o próprio Deus tomou providências radicais para limitar o progresso humano na Torre de Babel (Gênesis 11:5-8). Ele previu que nosso grande potencial, quando mal aplicado, poderia acabar causando um dano imenso e irreparável a nós mesmos. Paradoxalmente, no entanto, Deus sempre visualizou a humanidade atingindo os mais altos objetivos como um resultado de se desenvolver com a guia correta.

O plano de Deus para homens e mulheres envolve uma liderança correta?

"Mas, em certo lugar, testificou alguém, dizendo: 'Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos. Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito'" (Hebreus 2:6-8, Salmos 8:4-6).

O contexto é "o mundo futuro" (Hebreus 2:5). Deus planeja fazer com que homens e mulheres sejam governantes e líderes em uma majestosa era futura. No entanto, nesta era presente, "ainda não vemos todas que todas as coisas lhe estejam sujeitas" (versículo 8, última parte).

Na era vindoura, quem participará da supervisão do mundo com Jesus Cristo?

" . . . Eles tornaram a reviver e reinaram com Cristo durante os mil anos" (Apocalipse 20:4).

A Bíblia nos diz que os servos ou "santos" convertidos de Deus participarão no governo de Sua criação! A restauração e o governo correto desta Terra fazem parte do plano mestre de Deus! Sua intenção é que todo o planeta venha a ser como o antigo Jardim do Éden (comparar Daniel 7:27; Atos 3:20-21; Apocalipse 5:10; 22:1).

A humanidade tem sonhado por muito tempo com uma utopia—um paraíso terreno de paz e prosperidade. Muitos têm desejado introduzi-la através do avançado e tecnológico conhecimento humano. Mas, a mídia em peso dá testemunho diário de que essa utopia não vai surgir sem a intervenção sobrenatural de Deus.

No entanto, uma vez que toda a humanidade tenha sido levada ao verdadeiro arrependimento, o plano milenial de Deus excederá a todos os sonhos utópicos já imaginados pela mente humana.