Ajuda Ao Leitor

Ajuda Ao Leitor

Recebemos em nosso escritório muitas cartas e chamadas telefônicas algumas simplesmente para demonstrar apreço pela revista A Boa Nova ou por nossos guias de estudo bíblico, mas outras contêm perguntas sobre a Bíblia, seus ensinamentos e como eles causam impactos em nossas vidas pessoais.

Se você tem perguntas ou comentários a fazer sobre o material apresentado neste curso de estudo, por favor, sinta se à vontade para entrar em contato com o nosso escritório, seja em seu país ou em outro mais próximo de você. Um dos nossos correspondentes terá prazer em ajudá lo (ver exemplos de cartas abaixo).

Também, se você quiser aconselhamento de um dos ministros da Igreja de Deus Unida, estaremos à disposição para marcar uma visita sem qualquer compromisso de sua parte.

Exemplos de Cartas

"Como sabemos que a Bíblia procede de Deus?" P.H., Birmingham, Inglaterra

Que evidência um cético ou ateu inveterado aceitaria como prova de que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus? Ao final de contas, realmente acreditar é uma questão de fé . A pessoa deve, primeiramente, ter uma mente aberta para chegar a aceitar as palavras de Jesus Cristo e de outros escritores da Escritura.

Mesmo aqueles que estavam presentes, durante o ministério de Jesus Cristo, tinham dificuldade em acreditar que Ele era o Messias, o Filho de Deus. Foi preciso uma fé real para aceitarem esse fato. Alguns tiveram, mas muitos outros não (João 8:30, 42 46). Cristo disse: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus" (versículo 47). Mas, aqueles que pertencem a Deus acreditarão nas palavras do Seu Filho e O seguirão.

Os judeus dos dias de Jesus fizeram lhe esta pergunta: "Rodearam-no, pois, os judeus e disseram-lhe: 'Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.' Respondeu-lhes Jesus: 'Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem'" (João 10:24 27).

Será que realmente estamos querendo ouvir a voz de Jesus Cristo? Se você aceitar que Jesus Cristo falou como Filho de Deus e com autoridade divina, então podemos começar a responder esta pergunta: "Como sabemos que a Bíblia vem de Deus?" O próprio Jesus dá a resposta.

Ele falou com autoridade e, frequentemente, se baseava nas escrituras do Antigo Testamento como fonte da verdade inspirada. Ele mencionou, no mínimo, 36 passagens da Bíblia Hebraica e, em muitas outras ocasiões, referiu se ao Antigo Testamento sem mencioná lo diretamente. Ele aceitou a sua exatidão e autoridade sem questionar, dizendo aos outros que acreditassem no que Moisés e os profetas falaram.

O apóstolo Pedro escreveu: "A profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21). Pedro mostrou que a palavra profética veio do próprio Deus, o qual guiou os instrumentos humanos através do poder do Espírito Santo. O que os profetas escreveram foi considerado pelo apóstolo Paulo parte das "santas Escrituras" (Romanos 1:2). São santas porque o próprio Deus estava envolvido na sua realização.

Em certa ocasião, depois de Sua ressurreição, Cristo apareceu a Seus discípulos e disse: "São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco [como um ser humano]: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos" (Lucas 24:44). Jesus disse ou fez muitas coisas para cumprir as profecias relativas à Sua vida e ao Seu ministério!

Certamente, Ele aceitou o Antigo Testamento como a Palavra inspirada de Deus. Em Mateus 19:4, Cristo disse aos fariseus, "Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea?" Então o que continua é uma citação de Gênesis 2:24, escrita por Moisés. No entanto, Jesus disse que foi o Deus Criador que falou essas palavras.

Depois de Jesus Cristo ter jejuado por quarenta dias, Satanás O tentou para que transformasse as pedras em pão. Jesus defendeu se, mencionando as Escrituras Hebraicas: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4:4, citado de Deuteronômio 8:3).

Cristo conhecia as escrituras do Antigo Testamento de cor e aceitou tudo que foi revelado aos patriarcas e profetas. Ele reconheceu a realidade dos eventos passados, registrados na Bíblia Hebraica, tal como a criação dos céus e da terra, a história de Adão e Eva, o dilúvio de Noé e a destruição de Sodoma e Gomorra.

Antes de subir ao céu, Jesus Cristo delegou Sua autoridade aos apóstolos para que fizessem discípulos em todas as nações, ensinando as a observar todas as coisas que Ele tinha ordenado (Mateus 28:19 20). Aonde quer que fossem, eles pregavam a Palavra de Deus. Como resultado, muitos foram convertidos e "perseveraram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão" (Atos 2:42).

Os testemunhos da vida e ensinamentos de Jesus e foram escritos e divulgados. Esses relatos, os Evangelhos, eventualmente, passara a fazer parte das escrituras do Novo Testamento.

Paulo disse que recebeu o evangelho através da revelação de Jesus Cristo (Gálatas 1:12). Pedro afirmou que algumas das epístolas de Paulo faziam parte das Escrituras (2 Pedro 3:15 16).

Portanto, a Bíblia é a inspiração da Palavra de Deus. Os livros que ela contém foram escritos por autores humanos, mas foi o Espírito de Deus que os inspirou a escrever. A autoridade deles veio de Deus!