O Começo da Igreja do Novo Testamento

Você está aqui

O Começo da Igreja do Novo Testamento

Essa fase envolve a obra de Deus por meio de um grupo de pessoas — a Igreja — transformado espiritualmente pelo Espírito Santo. Deus as escolheu não apenas para que recebam a salvação, mas também para realizar a Sua obra em benefício de toda a humanidade.

Em que alicerce Deus edificou a Igreja do Novo Testamento?

"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).

Ao chamar e treinar os Seus discípulos — Seus estudantes — durante três anos e meio, Jesus os preparou para serem Seus apóstolos (mensageiros) e também parte do principal fundamento da Igreja. Os escritos do apóstolo Paulo continuam servindo de ensinamento e apoio à Igreja, assim como os escritos dos profetas do Antigo Testamento, que também são parte do fundamento da Igreja. Ambos são importantes (ler 2 Pedro 3:12).

Como e quando começou a Igreja do Novo Testamento?

"Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (Atos 2:1-4).

Sinais miraculosos marcaram o começo da Igreja do Novo Testamento e a entrega do Espírito Santo da parte de Deus. Deus quis que esse evento chamasse a atenção, chamando para Si determinadas pessoas, que seriam a base desse início da Igreja, que se estenderia ao mundo inteiro.

Por que era necessário que Deus desse o Seu Espírito às pessoas?

"Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Romanos 8:8-9).

Sem não tivermos o Espírito de Deus, então não somos de Cristo. Contudo, a Igreja é descrita como um povo espiritualmente transformado — Seu Corpo e Sua Noiva — pertencente a Cristo. O Espírito possibilita essa mudança, como foi explicado na Lição 9.

O que aconteceu durante e depois desse significativo Dia de Pentecostes?

"Ouvindo eles [as pessoas na multidão] isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo... De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas... E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" (Atos 2:37-38, 41, 47).

Deus chamou muitas pessoas ao arrependimento e os discípulos os batizavam. No começo, a Igreja cresceu rapidamente com a evidente devoção e fervor da Igreja primitiva nessa era. O livro de Atos relata os tempos de perseguição e de dispersão e também o crescimento das congregações em todo o Império Romano, à medida que os apóstolos difundiam o evangelho.

Apesar desse rápido crescimento inicial, a Bíblia se refere à Igreja como um pequeno rebanho, que sempre era perseguido?

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, Me odiou a Mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia" (João 15:18-19, ARA).

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis" (Mateus 7:13-16).

"Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino" (Lucas 12:32).

Jesus predisse que Seu rebanho permaneceria pequeno e seria perseguido através da história. Até mesmo falsos profetas entrariam na Igreja, causando divisão e enfraquecendo a sua mensagem.

Jesus e os apóstolos haviam predito que falsos mestres, pregando mentiras, entrariam na Igreja e ensinariam um cristianismo falso e distorcido?

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em Meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos" (Mateus 24:4-5).

"Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mateus 7:22-23).

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade" (2 Pedro 2:1-2).

Os últimos escritos dos apóstolos bem como a história secular mostram que, de fato, essas profecias se cumpriram. Falsos mestres introduziram muitas doutrinas e práticas diferentes na Igreja. A Bíblia mostra que Satanás, enfim, através de seu cristianismo falso, tem enganado o mundo inteiro (Apocalipse 12:9) e, frequentemente, os seus ministros se apresentam como ministros de justiça (2 Coríntios 11:1315). O capítulo 8 de Atos nos relata um exemplo de um falso mestre, fingindo ser convertido, mas, na verdade, ele estava querendo ter os mesmos poderes miraculosos dos apóstolos para tirar proveito pessoal (versículos 923). Como Cristo disse em Mateus 7, a iniquidade — oposição à lei de Deus — ganhou muitos adeptos entre os cristãos professos.

O que o apóstolo João disse sobre o que fez um falso ministro aos seguidores de Cristo?

"Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja" (3 João 9-10).

Os ataques de Satanás à Igreja eram tão intensos nessa fase, ao fim do primeiro século, que os verdadeiros cristãos chegaram a ser expulsos de algumas congregações.

Entretanto, apesar de tanta perseguição e heresia, Jesus Cristo afirmou que Sua Igreja continuaria ativa até o Seu retorno?

"Pois também eu te digo... edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno [a sepultura] não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18).

"E eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos" (Mateus 28:20).

Embora Satanás sempre tenha atacado e tentado destruí-la, a Igreja não desapareceu. Embora seu rastro, muitas vezes, seja difícil de achar na história, a Igreja de Deus tem sobrevivido às terríveis perseguições do Império Romano e à Idade das Trevas, assim como aos ataques mais recentes de nossa era.

Em algum lugar na terra, membros desse pequeno rebanho têm continuado a servir a Deus com mais compreensão e prática de Sua verdade. Hoje, a Igreja continua sendo um corpo pequeno, mas ativo e fiel, que se esforça para espalhar a boa nova de Deus em um mundo incrédulo. (Para saber mais sobre o que a Igreja teve que suportar para sobreviver, não deixe de solicitar gratuitamente o guia de estudo bíblico A Igreja que Jesus Edificou).

Depois de enfrentar todos os problemas desta era, segundo a Bíblia, o que vai acontecer aos membros fiéis da Igreja quando Cristo retornar?

"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a Ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos" (1 João 3:1-2).

"Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 3:21-22).

No segundo e terceiro capítulos do livro de Apocalipse, o apóstolo João registra as mensagens de Cristo para as sete congregações da Igreja na Ásia Menor. Essas mensagens e promessas também dizem respeito à Igreja através dos tempos. (Para entender mais acerca dessas mensagens e sobre o que o livro de Apocalipse profetiza a respeito da Igreja, não deixe de solicitar sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico: O Livro de Apocalipse Finalmente Revelado).

Depois de superar as provações e os enganos de Satanás na Igreja, os membros terão os seus corpos físicos transformados em corpos espirituais (1 Coríntios 15:50-53). Destarte, eles vão estar preparados para ajudar Cristo a cuidar do mundo. Um futuro fantástico nos aguarda!