O corpo de Christo

O corpo de Christo

Uma delas compara a Igreja com algo que conhecemos muito bem — nosso admirável corpo humano.

O que a Bíblia revela sobre a forma como a Igreja está organizada?

"Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também... Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo... Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas" (1 Coríntios 12:12, 18-20, 27-28) .

Para fazer a obra que Deus lhe deu, a Igreja está organizada para funcionar como uma unidade. Em 1 Coríntios 12, Paulo a comparou ao corpo humano, como muitas partes e funções diferentes, cada uma sendo necessária para seu bom funcionamento. Paulo ainda chama a Igreja de o Corpo de Cristo (Colossenses 1:24). Todos os membros desse Corpo devem falar “uma mesma coisa” (1 Coríntios 1:10) e fazer tudo com decência e ordem (1 Coríntios 14:40).

Quem é o cabeça da Igreja?

"E Ele [Cristo] é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência" (Colossenses 1:18).

"E sujeitou todas as coisas a Seus pés e, sobre todas as coisas, O constituiu como cabeça da igreja, que é o Seu corpo, a plenitude Daquele que cumpre tudo em todos" (Efésios 1:22-23).

Paulo explicou que o papel de Cristo, como líder da Igreja, não é apenas ser a cabeça desse corpo, mas ser como um marido que “amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela” (Efésios 5:25). Cristo alimenta e trata com carinho a Igreja; Ele se sacrificou por ela. Por isso, a Igreja O serve para demonstrar o quanto agradece e admira Seu sacrifício.

Quais as responsabilidades estabelecidas para aqueles que servem na Igreja?

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" (Efésios 4:11-13).

As responsabilidades desses servos são para o benefício de toda a Igreja, para ajudar a equipar, edificar e unir o Corpo. Uma pessoa ordenada para tais responsabilidades geralmente é chamada de "ministro", que significa servo. Nas Escrituras, eles também são chamados de anciãos ou presbíteros.

Como os anciãos cumprem suas funções?

"Aos presbíteros [anciãos] que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero [ancião]... apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho" (1 Pedro 5:1-3).

Ao seguir o exemplo de serviço de Cristo podemos evitar o mau uso do poder, como naturalmente acontece nos governos humanos (Mateus 20:2428; Lucas 22:2426). Os líderes a serviço de Deus são ordenados a trabalhar em benefício daqueles que servem numa atmosfera de respeito e amor mútuo.

De que maneira todos os membros podem participar efetivamente na obra do Corpo de Cristo?

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" (Efésios 4:15-16).

"Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele" (1 Coríntios 12:24-26).

Deus chama e coloca cada membro individualmente no Corpo, onde esse membro pode melhor crescer e servir para benefício de todo o Corpo.

Que outras analogias mostram como Deus sustenta e alimenta os membros através da Igreja?

 “Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós" (Gálatas 4:26).

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em Mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto... Estai em Mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em Mim, e Eu nele, este dá muito fruto, porque sem Mim nada podereis fazer. Se alguém não estiver em Mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em Mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado Meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis Meus discípulos" (João 15:1-8).

Deus, por meio de Sua Igreja, cuida de cada um dos Seus filhos. Paulo se referiu à Igreja como “a mãe de todos nós”. Como uma mãe que alimenta, veste, ensina e conforta cada um de seus filhos, a Igreja presta a assistência  espiritual que cada membro necessita (ver “A Igreja de Deus é Como uma Mãe Amorosa”)

Jesus também comparou esse relacionamento com uma videira. Cada membro ligado à videira recebe o alimento e o suporte dela e, assim pode produzir bons frutos. Mas se esse relacionamento estreito for quebrado, então esse galho vai secar. Se a comparação é com um corpo ou uma videira, a mensagem continua a mesma: os membros da Igreja devem estar ligados a Jesus Cristo para que possam crescer e prosperar. A Igreja é uma das maiores bênçãos que Deus entregou a seus filhos.

Os membros devem participar e serem ativos na obra e funcionamento da Igreja?

"Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?... E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós" (1 Coríntios 12:13-16, 21).

Quando Deus nos dá o seu Espírito, então nos tornamos membros do Corpo de Cristo, Sua Igreja. Ele espera, uma vez que somos membros do Seu Corpo espiritual, que O sirvamos e que participemos no exemplo deste Corpo [da Igreja] ao mundo e na sua obra de divulgação do evangelho. Ele também espera que conheçamos, amemos e sirvamos uns aos outros. E nos declara: “Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).

Nós podemos fazer isso apenas se formos participantes ativos em Sua obra e serviço. As Escrituras admoestam: "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia" (Hebreus 10:24-25). Cristo espera que os membros do Seu Corpo estejam unidos, trabalhando ativamente e cooperando uns com os outros para cumprir a missão que Ele deu a Sua Igreja.