O que é a Igreja?

O que é a Igreja?

Entretanto, Deus tem um grande propósito para aqueles que são chamados. Nós podemos ter um papel nessa grandiosa obra que está sendo realizada neste mundo hoje em dia!

Com que finalidade Jesus edificou a Igreja?

"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim" (Mateus 24:14).

"Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos" (Mateus 28:19-20).

Jesus comissionou a Sua Igreja para realizar a Sua obra. Deus chamou os membros da Igreja para apoiar a obra de pregação da boa nova — o evangelho — da vinda do Reino de Cristo a todo o mundo. Dessa forma, os membros da Igreja são colaboradores de Cristo nessa obra sumamente importante. A proclamação do evangelho do Reino de Deus está sendo feita, como explicado na sexta lição, através da tecnologia atual, como a internet, a rádio, a televisão e também, é claro, através da palavra falada.

O que mais Deus pode usar para levar às pessoas a mensagem do evangelho?

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:14-16).

O exemplo dos membros da Igreja desempenha um papel importante na obra que Deus entregou para a Igreja realizar. O seu exemplo positivo é um fruto do Espírito Santo, agindo na vida dos servos de Deus, que foram "chamados, escolhidos e fiéis" (1 Tessalonicenses 1:6-10; Apocalipse 17:14).

Do mesmo modo, ao fazer as mudanças necessárias em nossas próprias vidas, damos um exemplo piedoso de preparação para a obra que Deus tem para nós no futuro. A vida cristã é um campo de treinamento para o futuro serviço no Reino de Deus.

Que funções os membros da Igreja estão se preparando para assumir no Reino de Deus?

"E os reuniu num reino e os fez sacerdotes do nosso Deus; e eles reinarão sobre a terra" (Apocalipse 5:10, Bíblia Viva).

"E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão e Lhe obedecerão" (Daniel 7:27).

"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos" (Apocalipse 20:4).

Embora Paulo se refere aos membros da Igreja como os mais fracos do mundo — em contraste contrário daqueles que são os poderosos do mundo (1 Coríntios 1:127) — esses membros da Igreja estão sendo preparados por Deus para exercer importantes funções nessa obra presente e futura. Todos aqueles que são atualmente fracos, aos olhos daqueles que se acham sábios e poderosos neste mundo, se tornarão reis e sacerdotes com Cristo através da ação do poder transformador do Espírito de Deus neles.

Como as nossas ações nesta vida servem de treinamento para sermos governantes no futuro?

"Quem é fiel no mínimo também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?" (Lucas 16:10-12).

"E veio o primeiro dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás a autoridade" (Lucas 19:16-17).

Cada pequena decisão que tomamos pode ser um tijolo na construção de um sólido fundamento de fidelidade, no qual Deus pode construir grandes coisas. Nossa atenção fiel aos detalhes da instrução de Deus não vai passar despercebida por Jesus, nosso Salvador e Sumo Sacerdote.

Será que o processo de crescimento e treinamento pessoal para essas funções elevadas envolve testes e provações?

"Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" (Jeremias 17:10).

"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis" (1 Pedro 4:12-13).

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma" (Tiago 1:2-4).

Assim, futuramente, eles [os sábios e poderosos deste mundo] poderão ser capazes de servir àqueles que passaram uma gama completa de sofrimentos. As pessoas escolhidas por Deus passam por provas muito ruins no mundo de hoje. Mas, com a ajuda de Deus elas podem superar as esses problemas se espelhando nas atitudes e no caráter que Cristo demonstrou diante das Suas provações.

Como os líderes do Reino de Deus vão governar?

"Mas Jesus, chamando-os [os discípulos] a Si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; mas entre vós não será assim; antes, qualquer que, entre vós, quiser ser grande será vosso serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos" (Marcos 10:42-45).

Naturalmente, os líderes deste mundo buscam os seus próprios interesses, sempre em detrimento daqueles sobre os quais governam. Cristo estabeleceu um exemplo de liderança que favorece àqueles que são servidos, o que podemos chamar de "liderança servidora". Devemos aprender pelo Seu exemplo e ensinamentos a maneira de honrar aqueles que estão sob o nosso cuidado quando nos tornarmos sacerdotes e governantes no Reino de Deus (Apocalipse 20:6).

Qual é a principal função de um sacerdote?

"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do SENHOR dos Exércitos" (Malaquias 2:7, ARA).

Uma das responsabilidades dos sacerdotes é ensinar a boa aplicação da lei de Deus, a qual afeta todos os aspectos da vida. Como futuros sacerdotes, os membros da Igreja devem aprender agora como aplicar as leis de Deus e se preparar para educar os outros. Um professor que não pratica o que ensina não tem muita credibilidade com seus alunos. Mas, no plano de Deus, os professores terão total credibilidade. Os alunos vão saber que os professores foram muito bem preparados e que dominam a matéria que ensinam — a verdade de Deus.

Qual é a base da governabilidade divina?

 “Será também que, quando [o rei de Israel] se assentar sobre o trono do seu reino, então, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos sacerdotes levitas. E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao SENHOR, seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para fazê-los. Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda..." (Deuteronômio 17:18-20).

Deus ordenou aos reis de Israel escrever, de próprio punho, uma cópia de Sua lei e a estudassem e a aplicassem sempre durante seu reinado. Ao fazer isso, disse Deus, eles seriam governantes humildes e virtuosos. As leis justas de Deus serão o fundamento e a norma para todos os que reinem como reis e sacerdotes no Reino de Deus.