Um Povo Escolhido

Um Povo Escolhido

Antes de Cristo vir como ser humano, Deus chamou apenas algumas pessoas dessa sociedade para servi-Lo e realizar a Sua obra. Muitos deles são citados pelo nome em Hebreus 11, um capítulo da Bíblia que poderíamos chamar de o hall da fama da fé.

Mesmo depois de ter chamado e trabalhado individualmente com líderes e profetas, realizando uma obra espiritual, Deus estabeleceu uma nação física para ajudá-Lo a cumprir Seu plano. Essa nação, descendentes de Abraão por meio de seu neto Israel, também era conhecida como a congregação de Deus no deserto (Atos 7:38) ou “igreja” como está traduzida na versão inglesa King James. Entender como Deus trabalhava com essas pessoas no Antigo Testamento é importante para se entender como e porque Deus estabeleceu a Igreja no Novo Testamento.

Será que Deus tem trabalhado com as pessoas de diferentes maneiras?

"Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo" (Hebreus 1:1-2, ARA).

Deus falou pessoalmente com Adão e Eva e, mais tarde, com Moisés. No entanto, quase sempre Ele transmitia Sua mensagem de outras formas — por sonhos e visões, através de profetas e sacerdotes e por meio de sua Palavra inspirada, as Sagradas Escrituras. Mas as mensagens sempre tinham o proposito de cumprir uma missão.

Por que Deus chamou a Abraão?

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gênesis 12:1-3).

Deus tinha um propósito para Abraão. Em Sua missão para estender o seu amor a toda a humanidade, Deus escolheu um homem que era fiel e obediente para servir como um exemplo físico e espiritual. Abraão foi um exemplo de obediência ao deixar sua terra natal para obedecer à ordem de Deus, apesar de nem mesmo saber o seu destino final (Hebreus 11:8). Ele acreditou no cumprimento da promessa de Deus, apesar de algumas coisas parecerem impossíveis. E ele estava disposto até mesmo de abrir mão de seu próprio filho (Gênesis 22), prefigurando o sacrifício de Cristo. Por que Abraão estava disposto a fazer isso? Por fé, pois ele sabia que Deus podia trazer Isaque de volta da morte (Hebreus 11:17-19).

Por que Abraão é tão importante?

"Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça... para que fosse pai de todos os que creem... a fim de que também a justiça lhes seja imputada" (Romanos 4:3, 11, grifo do autor).

"Multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus... Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis" (Gênesis 26:4-5, ARA).

"Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu Descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu Descendente, que é Cristo" (Gálatas 3:16, ARA).

Abraão não se tornou apenas o pai de muitas nações, incluindo os descendentes de Israel, mas também demonstrou um exemplo de fidelidade a Deus a ponto de Ele o chamar de pai espiritual dos fiéis. Através dos anos Deus estendeu as promessas que fez a Abraão a seus descendentes (Gênesis 13:16; 15:5: 17:36) e também a todo o mundo, através de Jesus Cristo, a Descendência prometida.

Os fiéis — todos aqueles chamados e escolhidos para ter um relacionamento com Deus no passado, no presente e no futuro — são os descendentes espirituais de Abraão. Mas Deus também operou através dos descendentes físicos de Abraão.

O que a nação de Israel foi chamada a fazer?

"Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR, meu Deus, para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente. Porque, que gente há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR, nosso Deus, todas as vezes que o chamamos? E que gente há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje dou perante vós?" (Deuteronômio 4:5-8).

Uma das responsabilidades que Deus deu à nação de Israel foi a de representá-Lo, demonstrando através do exemplo que Seus caminhos funcionam. As nações ao seu redor deveriam ver a perfeição das leis de Deus atuando na vida dos israelitas.

Será que os israelitas cumpriram a missão dada por Deus?

"Tive consideração pelo Meu santo nome, o qual a nação de Israel profanou entre as nações para onde tinha ido" (Ezequiel 36:21, NVI).

"Porém se obstinaram, e se revoltaram contra Ti, e lançaram a Tua lei para trás das suas costas, e mataram os Teus profetas, que protestavam contra eles, para que voltassem para Ti; assim fizeram grandes abominações" (Neemias 9:26).

"Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a Minha aliança..." (Jeremias 31:31-32, ARA).

Os israelitas não apenas falharam, deixando de dar um bom exemplo às nações vizinhas, mas também deixaram de cumprir o seu acordo com Deus, permitindo que Seu nome fosse blasfemado (Romanos 2:24).

Por que Israel fracassou?

“Mas não ouviram, nem inclinaram os ouvidos; antes, andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado..." (Jeremias 11:8).

"Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como vossos pais" (Atos 7:51).

"Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo" (Jeremias 31:33, ARA).

Os israelitas não tinham a disposição de coração para se ajustarem à vontade de Deus (Deuteronômio 5:29). Eles resistiram ao Espírito Santo, assim como o resto da humanidade sem o chamado especial de Deus. No entanto, Deus tem um plano para nos dar um novo coração e escrever Suas leis em nossas mentes.

Como o fracasso de Israel levou ao estabelecimento da Igreja do Novo Testamento?

"Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono: olhos para não verem e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição; escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas. Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!" (Romanos 11:7-12).

Paulo explica que Israel, por não ter o Espírito Santo, não teve êxito em se tornar uma nação justa diante de Deus, mas Ele não abandonou os israelitas. Eles estão temporariamente cegos e, durante esse tempo de cegueira, Deus está chamando pessoas de outras nações. Mas, como disse Paulo, está chegando o tempo de todo o povo de Israel ser salvo (Romanos 11:2527). Por causa do sacrifício de Cristo, o Espírito de Deus agora está disponível às pessoas de qualquer nação ou raça que se arrependam de todo coração.

O propósito final de Deus é salvar todos os povos, tanto israelitas como gentios (não Israelitas). Por enquanto, apenas “os eleitos” estão sendo transformados em servos justos de Deus e tanto israelitas como gentios podem fazer parte de Seu povo eleito, transformado espiritualmente. Esse passo, é claro, historicamente, necessita do próximo passo no plano de Deus, que é a fundação da Igreja.