Jesus Cristo: O Homem e a Imagem de Deus

Você está aqui

Jesus Cristo

O Homem e a Imagem de Deus

O apóstolo Tiago confirma o que lemos em Gênesis 1:26?

"Com ela [a língua] bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus" (Tiago 3:9).

Claramente, duas passagens em Gênesis (5:2 e 9:6) comprovam o fato de que o homem e a mulher continuaram representando a imagem e semelhança de Deus mesmo depois que o pecado entrou no mundo humano e deteriorou enormemente o caráter do ser humano. Milênios mais tarde, os apóstolos de Cristo confirmaram esse ensinamento básico da Bíblia: o ser um humano foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Esta é uma boa razão para valorizar muitíssimo o nosso relacionamento humano e nossa interação uns com outros. Injuriar, caluniar e maldizer aos outros contradiz a dignidade natural de nosso impressionante propósito de vida.

O apóstolo Paulo também confirmou essa verdade fundamental?

"O varão [homem], pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão" (1 Coríntios 11:7).

Esses dois apóstolos, Paulo e Tiago, reafirmam esse ensinamento básico, fundamental e bíblico. Contudo, alguns têm suposto que essa passagem, em particular, exclui as mulheres de compartilharem a imagem de Deus, mas essa ideia claramente vai contra Gênesis 1:26 e 5:2.

Por isso, apenas alguns versículos mais adiante, Paulo mostra que não foi isso o que ele quis dizer. "Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo [incluindo Sua imagem, refletindo Seu caráter] vem de Deus" (1 Coríntios 11:12). Ao que parece, Paulo está discutindo a aparente falta de atenção da congregação de Coríntios quanto a própria distinção entre as funções de homens e mulheres.

Através de quem a imagem de Deus é aperfeiçoada em homens e mulheres?

"Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem [Cristo]. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo" (1 Coríntios 15:21-22).

"O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem [Cristo], o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial [Cristo]" (1 Coríntios 15:47-49).

Certamente, nós, seres humanos, vivemos desesperançados. Não entendemos o propósito que Deus tem para nós. Não temos vivido de acordo com o nosso maravilhoso e divino potencial. O pecado tem desfigurado a imagem de Deus em todas as pessoas. Mas, a restauração e a renovação da semelhança espiritual (do caráter) de Deus vêm através de Jesus Cristo, em cuja imagem nós estamos destinados a nos conformar completamente e, enfim, na ressurreição dos justos. Nossos corpos carnais tornar-se-ão corpos espirituais glorificados (Filipenses 3:20‑21; ver também 1 Tessalonicenses 4:13-17).

Cristo também é a imagem de Deus?

"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Coríntios 4:3-4).

"Ele [Deus o Pai] nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é [Cristo] imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Colossenses 1:13-15).

Apesar de termos sido criados à imagem de Deus é o justo e puro Jesus Cristo quem justifica os homens e as mulheres, que pecaram e trouxeram sobre si a pena de morte (Romanos 6:23).

Paulo nos diz: "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras . . . [Cristo] vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé" (Colossenses 1:21‑23). Ainda que estejamos muito longe de nosso potencial, Jesus Cristo—que é muito mais "à imagem de Deus"—providenciou um caminho para sermos reconciliados com o nosso Criador e adquirirmos esse potencial, o qual reflete o verdadeiro caráter de Deus em nossas vidas (2 Pedro 3:18).

Jesus Cristo foi a imagem visível do Deus invisível. Cristo disse: "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14:9). Através de Cristo, nós vemos o Pai e conhecemos melhor nosso potencial e propósito.

Obviamente, um aspecto principal de nosso objetivo na vida é alcançar o caráter de Deus. Hebreu 1:3 explica que Jesus Cristo foi "o resplendor da Sua [Deus] glória, e a expressa imagem da Sua pessoa . . . ". Neste versículo imagem é traduzida do grego charakter. Esta palavra significa "uma ferramenta para gravar . . . como 'um carimbo' ou 'impressão'; como uma moeda ou selo, em que o selo ou matriz é que faz a impressão da 'imagem' produzida por ele e vice-versa. Todas as figuras da 'imagem' correspondem, respectivamente, àqueles instrumentos produtores" (Dicionário Expositivo de Vine de palavras do Antigo e Novo Testamento, "Imagem").

Jesus Cristo era verdadeiramente a exata imagem de Deus Pai. Em Hebreus 1:3 se descreve que Cristo é "o resplendor da Sua glória, e a expressa imagem da Sua pessoa". Cristo confirmou isso quando disse: "Quem Me vê a Mim vê o Pai" (João 14:19).

Qual é a tarefa espiritual de todo cristão?

"E vos renoveis no espírito do vosso sentido, e . . . revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade" (Efésios 4:23-24).

Esse é o novo homem (ou nova mulher) que é, espiritualmente, a imagem de Deus. Mas, ninguém pode realizar essa transformação por si mesmo (para saber mais, solicite os nossos guias de estudo bíblico gratuitos O Caminho para a Vida Eterna e Transformando a Sua Vida: O Processo de Conversão). A imagem de Deus somente pode ser renovada nos seres humanos através da presença viva de Jesus Cristo em suas vidas.

O apóstolo Paulo escreveu: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20). Essa verdadeira experiência miraculosa só pode ser realizada através do Espírito de Deus.

Qual será o nosso destino final em Deus e em Cristo?

"Porque os que [Deus Pai] dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29).

A vida eterna no reino como parte da família de Deus é o nosso destino. Essa é a razão pela qual fomos primeiramente feitos à imagem de Deus. Os verdadeiros cristãos estão destinados a se unir ao Pai e ao Filho nessa grande família como "irmãos" de Jesus Cristo.

A recompensa dos justos será grandiosa e abundante! Mas o que acontecerá aos perversos que se recusam a se arrepender?