Glossário

Glossário

Cegueira: A incapacidade de enxergar. Nas escrituras este termo é usado ao se referir à ignorância ou à falta de entendimento espiritual, que é o  resultado da desconfiança e da incredulidade.

Messias: Esta palavra hebraica significa “ungido”, um sinônimo da palavra grega christos, que foi traduzida como Cristo. “Na antiga Israel, as pessoas e as coisas consagradas para propósitos santificados eram ungidas derramando óleo sobre eles . . . Os israelitas não pensavam em coroar um rei, mas sim em ungi-lo quando ele subisse ao trono . . . [O futuro Messias] iria destruir as potências do mundo num ato de julgamento, libertando assim a Israel de seus inimigos, e restaurando-a como uma nação. O Messias é o Rei desse futuro reino, a quem as instituições religiosas e políticas das outras nações irão se render. Sua missão é a redenção de Israel e Seu domínio vai ser universal. Esta é a mensagem clara do Messias em praticamente todas as passagens que se referem a Ele no Antigo Testamento” (Dicionário Bíblico Zondervan Pictorial, “Messias”).

Natureza Humana: Características, intenções e comportamento do ser humano. Quando uma pessoa nasce, sua natureza humana é essencialmente neutra. Entretanto, com o tempo e pela influência de Satanás, essa natureza humana se torna predominantemente caracterizada pela vaidade, pelo ciúme, pela ganância e autossatisfação. Como seres de livre arbítrio, nós somos estimulados a resistir aos impulsos egoístas e a aceitar a guia do Espírito de Deus.

Profecia: Predições de eventos que vão se tornar realidade. “Um pronunciamento revelado por inspiração divina onde se declara os propósitos de Deus, seja reprovando ou advertindo o injusto ou consolando o aflito ou revelando coisas ocultas; especialmente predizendo eventos futuros” (Concordância Revisada de Thayer Grego-Inglês, “Propheteia”).

Sinal: “A interpretação usada em muitas palavras hebraicas e gregas, que geralmente significa um milagre, ou, pelo menos, uma indicação extraordinária ou divina de alguns eventos (geralmente) futuros” (Dicionário Bíblico de Unger, “Sinal”).