A Aliança de Deus com a Antiga Israel

Você está aqui

A Aliança de Deus com a Antiga Israel

Uma aliança é uma anuência, acordo ou contrato entre dois ou mais parceiros. No entanto, na Bíblia esse termo implica mais um tratado formal como o compromisso a um relacionamento. Nas alianças iniciadas por Deus não é permitida nenhuma negociação de seus termos. Deus é quem define todas as condições. As pessoas somente podem aceitar ou rejeitar a oferta de Deus. Elas não podem questionar a forma nem a estrutura dessa aliança.

Deveria ser óbvia a razão por que as alianças de Deus não poderiam ser acordos negociados entre parceiros iguais. Deus e nós não somos parceiros iguais. Deus é o criador e nós somos Sua criação. Nosso bem-estar depende do Seu amor e favor. O Novo Dicionário de Oxford (The New Oxford Dictionary) define o uso teológico da palavra aliança como "um acordo que gera uma relação de compromisso entre Deus e o Seu povo".

Uma das mais importantes alianças que Deus fez foi feita com os israelitas, descendentes de Abraão através do Seu filho Isaque e do seu neto Jacó [renomeado para Israel]. O apóstolo Paulo fala sobre eles: "São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo [o Messias], segundo a carne" (Romanos 9:4-5, ARA).

Como Paulo descreve as alianças feitas entre Deus e Israel?

"Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo" (Efésios 2:12, ARA).

Notem que Paulo as chama "alianças da promessa". Através delas Deus entregou grandes bênçãos e promessas aos israelitas. Se eles obedecessem, Deus prometeria fazer deles uma grande nação, dando-lhes proteção, prosperidade e fartura (Levítico 26:3-13; Deuteronômio 28:1-14).

Quais foram os termos da aliança de Deus com a antiga Israel?

"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos" (Êxodo 19:5, ARA).

"Então, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos" (versículo 8).

Os israelitas aceitaram os termos de Deus, então Ele confirmou Seu compromisso com eles. "Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem" (Jeremias 7:23).

O que Deus disse que aconteceria se os israelitas deixassem de cumprir suas obrigações nessa aliança?

"Mas, se vocês não me ouvirem e não colocarem em prática todos esses mandamentos, e desprezarem os meus decretos, rejeitarem as minhas ordenanças, deixarem de colocar em prática todos os meus mandamentos e forem infiéis à minha aliança . . . Eu lhes trarei pavor repentino, doenças e febre que lhes tirarão a visão e lhes definharão a vida. Vocês semearão inutilmente, porque os seus inimigos comerão as suas sementes. O Meu rosto estará contra vocês, e vocês serão derrotados pelos inimigos; os seus adversários os dominarão, e vocês fugirão mesmo quando ninguém os estiver perseguindo. Se depois disso tudo vocês não me ouvirem, eu os castigarei sete vezes mais pelos seus pecados" (Levítico 26:14-18, NVI).

A maioria das alianças inclui e define os deveres e as responsabilidades de cada parte, sempre na expectativa de que tudo seja cumprido. Como a aliança que Deus fez com Abraão, a aliança que Deus fez com Israel havia condições, deveres e obrigações. O fato de o povo aceitar aquelas condições consolidava seu relacionamento com Deus. Mas se, depois disso, eles desobedecessem, então iriam perder as bênçãos que Deus lhes havia prometido.

Deus prometeu fazer uma nova aliança entre Ele próprio e Israel?

"Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor" (Jeremias 31:31-32).

Qual foi a falha na primeira aliança firmada entre Deus e Israel?

"Pois, se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra. Deus, porém, achou o povo em falta e disse: 'Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá'" (Hebreus 8:7-8, NVI).

Israel violou sua aliança com Deus. A falha que houve naquele relacionamento pactuado foi do povo e não da aliança. Deus cumpriu a Sua parte. Os israelitas simplesmente falharam porque não viveram de acordo com os compromissos assumidos com Deus.

Como e por que os israelitas deixaram de cumprir as suas obrigações na aliança com Deus?

"Não guardaram a aliança de Deus, não quiseram andar na Sua lei; esqueceram-se das Suas obras e das maravilhas que lhes mostrara" (Salmos 78:10-11, ARA).

"E [que eles] não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel para com Deus" (versículo 8).

"Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!" (Deuteronômio 5:29).

Por desobedecer a Deus—desprezando Suas leis—Israel acabou violando os termos da aliança. Os israelitas simplesmente não demonstraram desejo, compromisso e nem vontade de seguir os caminhos e as instruções de Deus. Eles fizeram o que é natural para a humanidade, desobedecer a Deus e rejeitar as Suas leis (Romanos 8:7).