O qué Conversão?

O qué Conversão?

A palavra conversão, como usada nos círculos religiosos hoje em dia, geralmente significar aceitar um sistema de crença religiosa. Mas o significado bíblico fundamental é "voltar-se"—geralmente voltar-se para Deus.

Naturalmente, isso requer uma pergunta contundente: De onde saímos quando viemos para Deus e do que nos afastamos quando nos convertemos? Ou, em outras palavras, por que precisamos nos converter? O que, primeiramente, nos separa de Deus?

O profeta Isaías nos dá a resposta: "Eis que a mão do Senhor não esta encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido para que não possa ouvir; mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vos, de modo que não vos ouça (Isaias 59:1-2). O apóstolo João acrescenta: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo‑nos a nos mesmos" (1 João 1:8) . Para recebermos bênçãos e auxílio de Deus, temos de voltar para Ele—reconhecendo e abandonando nossos pecados.

Jesus encarregou o apóstolo Paulo a ir aos gentios "para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados pela fé em mim" (Atos 26:18). A instrução de Cristo a Paulo nos fornece uma breve descrição de como os convertidos são acrescidos ao Seu corpo espiritual, "a igreja de Deus" (1 Coríntios 1:2). Cada novo convertido deve abandonar os caminhos de Satanás e voltar-se para os caminhos de Deus. Cada um deve aceitar e corresponder aos termos e condições de Deus para perdão dos pecado.

Nesta lição, vamos estudar o processo que possibilita redirecionar nossas vidas para Deus—o processo da conversão. Vamos entender o que Pedro quis dizer quando exortou os seus conterrâneos: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados . . . " (Atos 3:19). Então, vamos começar entendendo o arrependimento, quando os novos convertidos abandonam uma vida de pecados para tornarem-se servos do Deus vivo.