Ser Um Bom Vizinho

Ser Um Bom Vizinho

O Bom Samaritano é uma das mais famosas parábolas de Cristo. Nessa parábola, Ele descreve um homem ferido e debilitado que se encontra deitado em uma estrada.

Em momentos distintos, duas pessoas — ambas religiosas — passam pelo homem ferido e não se dão ao trabalho de parar para ajudá-lo. "Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele; E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu te pagarei, quando voltar" (Lucas 10:33-35).

Jesus disse essa parábola em resposta a alguém que Lhe fez a seguinte pergunta: "E quem é o meu próximo?" Depois de dar a parábola, Jesus perguntou: "Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira" (versículos 36-37).

Seria importante ter um interesse sincero em cuidar e servir os outros para se viver um caminho de vida santo?

"Servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre" (Efésios 6:7-8, ARA).

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo" (Tiago 1:27; comparar Mateus 20:25-28).

Jesus não condenou o ato de receber. Mas Ele ressaltou que as melhores bênçãos vêm do ato de dar do que o de receber (Atos 20:35).

Veja essas declarações de Jesus a Seus discípulos: "De graça recebestes, de graça dai" (Mateus 10:8). "E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão" (versículo 42). "Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens" (Mateus 24:45-47).

Praticar o amor de Deus significa simplesmente dar e servir. Paulo escreveu: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade [deixar de serem escravos do pecado; Romanos 6:20-22]. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor" (Gálatas 5:13).

Será que também devemos nos preocupar com aqueles que não gostam de nós?

"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos" (Mateus 5:43-45).

Aonde é que Deus nos revela como amar aos outros?

"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Romanos 13:9).

Os mandamentos de Deus — Suas leis — definem e explicam o amor. Ao desenvolvermos um profundo desejo de sermos uma bênção para os outros — independente do que sentem por nós — nosso entendimento e apreço pelos mandamentos e leis de Deus vai crescer imensamente "porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo" (Romanos 5:5).