Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Calendário Usado Pelos Primeiros Cristãos Gentios

Você está aqui

O Calendário Usado Pelos Primeiros Cristãos Gentios

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.31 MB)

Download (Baixar)

O Calendário Usado Pelos Primeiros Cristãos Gentios

MP3 Audio (2.31 MB)
×

"Somente evitando a contagem total do tempo ou aderindo ao calendário judaico é que as comunidades paulinas escapariam de alternativas idólatras. Outros sistemas de contagem do tempo nomeavam os dias e os meses por divindades pagãs e marcavam as estações através dos rituais pagãos”.

"Em contraste, os judeus distinguem as estações do ano pelos festivais que, obviamente, não têm conotações pagãs. Eles reconhecem os meses pelas luas novas e nomeam esses meses usando termos agrícolas. Eles designam a semana pelos Sábados, e início do Sábado, e numeram, em vez de nomear, os dias da semana de um a seis. As únicas opções disponíveis para Paulo e suas comunidades era o calendário judaico, o pagão ou nenhum sistema de contagem do tempo, e as evidências indicam que optaram pela primeira”.

"As referências ao tempo na Epístola de Paulo aos Coríntios refletem exclusivamente a adoção de um calendário judaico. Mesmo em um lugar como Corinto, Paulo fala do primeiro dia depois do dia de Sábado (1 Coríntios 16:2 1 Coríntios 16:2No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.
Almeida Atualizada×
), e não nomeia o dia como domingo. Ele estabelece um argumento elaborado com base nos festivais da páscoa e do pães asmos (1 Coríntios 5:6-8 1 Coríntios 5:6-8 [6] Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? [7] Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado. [8] Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Almeida Atualizada×
) para exortar aos coríntios: "Celebremos a festa" (1 Coríntios 5:8 1 Coríntios 5:8Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.
Almeida Atualizada×
, ARA).

"Embora sejam escassas as referências sobre o tempo nas cartas de Paulo, 1 Coríntios fornece forte evidência para a adoção Paulina do calendário religioso judaico. Além de 1 Coríntios, a descrição de Paulo e das comunidades cristãs no livro de Atos mostra que os cristãos aderiram ao calendário judaico" (Por Filosofias e Vãs Sutilezas: Colossenses Em Resposta a Uma Crítica Cínica, 1996, pp. 125-127).