O Mundo Todo Sob a Nova Aliança

O Mundo Todo Sob a Nova Aliança

Download (Baixar)
MP3 Audio (8.8 MB)

Download (Baixar)

O Mundo Todo Sob a Nova Aliança

MP3 Audio (8.8 MB)
×

"Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, e glorificarão o teu nome" (Salmo 86:9, NVI).

Quando Deus confirmou a Aliança do Sinai com a antiga Israel, Ele resumiu como queria que as pessoas reagissem: "Agora, pois, ó Israel, que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?" (Deuteronômio 10:12-13).

Esta prioridade vital nunca mudou. Quanto à Nova Aliança, mediada por Jesus Cristo, Deus prometeu: "Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei" (Hebreus 10:16, ARA; citando Jeremias 31:33). A intenção final do plano mestre de Deus é mudar os corações de todas as pessoas para que Ele possa dar-lhes o Seu dom da vida eterna.

As promessas da Nova Aliança já estão disponíveis para as pessoas de todas as nações por meio de Jesus Cristo. Mas só um "pequeno rebanho" (Lucas 12:32) está respondendo através do verdadeiro arrependimento na época atual (para uma explicação de como esse "pequeno rebanho" conseguiu sobreviver até hoje, não deixe de solicitar ou baixar nosso guia de estudo bíblico gratuito A Igreja que Jesus Edificou).

No retorno de Cristo, quando Ele assumir o posto de Rei dos Reis, um dos aspectos essenciais de Sua missão será o de guiar todos os povos da Terra ao arrependimento. Sua intervenção direta nos assuntos humanos começará no momento em que a humanidade estiver envolvida no pior conflito que o mundo já conheceu.

Jesus predisse pessoalmente este período de sofrimento humano sem precedentes: "Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados" (Mateus 24:21-22, NVI).

Esse tempo angustiante será relativamente curto. Então, "logo depois da aflição daqueles dias...as potências dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória" (Mateus 24:29-30).

Rei de toda a Terra

No Seu retorno, haverá "no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Apocalipse 11:15). Ele vai começar a mudar o comportamento e as atitudes das pessoas em todas as nações.

Uma vez que se arrependam — reconhecendo suas transgressões da lei de Deus e voltando para buscá-Lo — eles receberão o Espírito de Deus, como prometido na Nova Aliança. Finalmente, isto lhes permitirá começar a obedecer a Deus do todo coração.

No entanto, trazer todas as nações ao arrependimento não vai acontecer da noite para o dia. Isso poderá levar vários anos.

Uma das primeiras tarefas de Jesus será a de reunir os atuais descendentes da antiga Israel para voltarem à Terra Santa. E lá, eles serão transformados em uma nação modelo para todas as outras nações imitarem. "Porque há de acontecer, naquele dia, que o Senhor tornará a estender a mão para adquirir outra vez os resíduos do seu povo que restarem...e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra" (Isaías 11:11-12).

E, para essa Israel restaurada, Ele promete: "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu coração" (Jeremias 24:7).

O fruto de pessoas pacíficas, que cumprem a lei

Este coração mudado dará resultados duradouros. "Construirão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão do seu fruto. Já não construirão casas para outros ocuparem, nem plantarão para outros comerem. Pois o meu povo terá vida longa como as árvores; os meus escolhidos esbanjarão o fruto do seu trabalho”.

"Não labutarão inutilmente, nem gerarão filhos para a infelicidade; pois serão um povo abençoado pelo Senhor, eles e os seus descendentes" (Isaías 65:21-23, NVI).

Aos poucos, toda a humanidade vai começar a desfrutar os frutos da paz. Veja como as outras nações, vendo estes benefícios maravilhosos, começarão a reagir:

"Nos últimos dias acontecerá que...muitas nações virão, dizendo: ‘Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas’. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém...e não aprenderão mais a guerra" (Miquéias 4:1-3, NVI).

Naquele tempo os frutos das leis de Deus, que estão sendo escritas nos corações e mentes de todos os povos, se tornarão evidentes. Ao demonstrar os benefícios de obedecer aos mandamentos de Deus, de todo coração — através do exemplo de toda uma nação — Jesus Cristo será capaz de espalhar a paz para toda a Terra.

"Assim diz o Senhor dos Exércitos: Povos e habitantes de muitas cidades ainda virão, e os habitantes de uma cidade irão a outra e dirão: ‘Vamos logo suplicar o favor do Senhor e buscar o Senhor dos Exércitos. Eu mesmo já estou indo’. E muitos povos e nações poderosas virão buscar o Senhor dos Exércitos em Jerusalém e suplicar o seu favor" (Zacarias 8:20-22, NVI).

Aquele mundo que será muito diferente do mundo de hoje, onde a lei de Deus é geralmente rejeitada. Todos estarão unidos sob o governo de Jesus Cristo, quem explicou o seguinte a um jovem que buscava a vida eterna: "Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos" (Mateus 19:17, NVI). Essa mensagem nunca mudou. É a mensagem da Nova Aliança. A lei de Deus será, então, escrita nos corações de todos aqueles que queiram e estejam dispostos a receber o dom da vida eterna de Deus.

Faça sua parte

Agora que você sabe o que Deus tem reservado para o futuro, por que não dar uma boa olhada em seu relacionamento com Ele e com Seu Filho Jesus Cristo? Você está disposto a deixar que Ele escreva a lei dEle em seu coração?

Quando Deus abre a mente para entender seus caminhos, Ele torna a pessoa responsável por aquilo que ela sabe e faz. "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado" (Tiago 4:17).

Uma vez que entendamos o que é o pecado, Deus espera que comecemos a mudar nossas vidas. Como disse o apóstolo Paulo: "No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam" (Atos 17:30, NVI).

Ao examinarmos a nós mesmos, é reconfortante lembrar estes versículos: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança [orando de coração] ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4:15-16).

Aqueles que buscam sinceramente a ajuda de Jesus Cristo têm a promessa de que "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4:7).

Com essa garantia você pode olhar adiante para receber outra promessa maravilhosa: "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos" (Apocalipse 20:6).

Você pode ser um daqueles que está sendo chamado para ajudar a Jesus Cristo a escrever a lei de Deus nos corações de todos os seres humanos. Tudo isso é possível se você fizer parte daqueles que, como Tiago 1:22 diz, são "cumpridores da palavra e não somente ouvintes".