Os Dez Mandamentos Existiam Antes de Moisés?

Você está aqui

Os Dez Mandamentos Existiam Antes de Moisés?

Download (Baixar)
MP3 Audio (5.5 MB)

Download (Baixar)

Os Dez Mandamentos Existiam Antes de Moisés?

MP3 Audio (5.5 MB)
×

As pessoas acreditam que a Aliança do Sinai e os mandamentos de Deus vieram à existência juntos e também deixaram de existir juntos.

Mas tal raciocínio é bíblico? Os fatos mostram que não é. Um olhar mais atento nas Escrituras revela que era pecado transgredir os Dez Mandamentos antes da aliança no Monte Sinai, então os argumentos de que eles vieram a existir juntamente com essa aliança e terminaram com ela não pode ser verdade. Vamos ver a prova bíblica.

A Palavra de Deus define o pecado como "transgressão da lei" (1 João 3:4, ARA) ou "quebra da lei" (BLH). "Porque onde não há lei também não há transgressão" (Romanos 4:15). Isto é o que a Bíblia diz claramente! Então, a transgressão dos Dez Mandamentos é descrita como pecado antes do Monte Sinai? Sim, sem dúvida.

Por exemplo, Gênesis 13:13 nos diz que "eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o SENHOR". E como o pecado é a violação da lei de Deus, o povo de Sodoma não poderia ter sido punido por ser mau e pecador se não existisse a lei para condenar o que estavam fazendo. Devemos concluir, portanto, que Deus já tinha disponibilizado o conhecimento do que é pecaminoso.

Aqui vemos um exemplo claro. Gênesis 20:3-9 e 39:7-9 descreve o adultério como "um grande pecado" e um "pecado contra Deus". O adultério é a transgressão do Sétimo Mandamento.

Em Gênesis 3:6 e 17, Deus castiga Adão e Eva por sua cobiça e roubo — transgredir o Décimo e Oitavo Mandamentos. Eles também O desonraram como seu pai, violando o Quinto Mandamento.

Em Gênesis 4:9-12, Deus pune Caim por assassinato e mentira — violações do Sexto e Nono Mandamentos.

Em Êxodo 16:4, semanas antes de Deus estabelecer a Sua aliança com os israelitas no Monte Sinai, nós O encontramos dando-lhes um teste para ver "se anda na Minha lei ou não". Seu teste envolvia o descanso no sábado do sétimo dia como Ele ordenou no Quarto Mandamento dessa lei — com a qual eles estavam parcialmente familiarizados. O sétimo dia foi santificado — separado como santo por Deus — desde o tempo de Adão e Eva (Gênesis 2:1-3).

A reação de Deus pela desobediência deles é reveladora. Ele exclama: "Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?" (Êxodo 16: 28). Deus fala claramente de ambos, Seus "mandamentos e leis", como já existente e em vigor bem antes de Ele proferir verbalmente os dez mandamentos no Monte Sinai, como descrito quatro capítulos depois! Portanto, os Dez Mandamentos apenas foram codificados — escritos na pedra, como parte de uma aliança formal, no Monte Sinai. A Escritura mostra claramente que eles existiam e estavam em vigor bem antes disso.

Isto é afirmado explicitamente em Gênesis 26:5, onde Deus diz a Isaque que abençoou seu pai Abraão "porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis". Este evento teve lugar séculos antes da aliança no Monte Sinai, séculos antes de Moisés e duas gerações antes de Judá nascer, chefe da tribo que muito tempo depois viria a ser conhecida como judeus! (Não deixe de ler "Abraão Observou os Mesmos Mandamentos que Deus Entregou a Moisés?" ).

Em Levítico 18:21 e 27, Deus chama as práticas idólatras do povo da terra de Canaã de "abominações" — ações sórdidas e degradante que Deus comparou sua expulsão a "vomitar" da terra (versículo 28). Qual foi seu pecado? Entre outras coisas, idolatria (adoração de falsos deuses) e sacrifícios humanos, o que violava os Primeiro, Segundo e Sexto Mandamentos.

A Bíblia mostra que os Dez Mandamentos não têm origem em Moisés ou em seu tempo. Nem estavam de alguma forma limitada apenas aos judeus. Eles estavam em vigor e eram conhecidos muito antes de Moisés ou de um povo conhecido como os judeus existir. Eles são a base das leis de Deus que nos mostram como amá-Lo (definido pelos primeiros quatro Mandamentos) e como amar nossos semelhantes (definido pelos últimos seis).

É por isso que, depois de Jesus Cristo voltar para estabelecer o Seu Reino glorioso na terra, Isaías 2:3 nos diz que "muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR".

Nesse tempo, toda a humanidade finalmente vai ser ensinada a viver de acordo com todas as leis e mandamentos de Deus!