Qual era o Principal Ponto Fraco da Aliança do Sinai?

Você está aqui

Qual era o Principal Ponto Fraco da Aliança do Sinai?

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.36 MB)

Download (Baixar)

Qual era o Principal Ponto Fraco da Aliança do Sinai?

MP3 Audio (2.36 MB)
×

A maioria das pessoas acredita que o problema estava nas leis que Deus deu a Israel, que elas eram falhas e que Jesus Cristo veio para aboli-las ou anulá-las. Mas isto está de acordo com as Escrituras?

Realmente Hebreus 8:7 nos diz que havia uma falha na aliança: "Pois, se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra" (NVI).

Então, onde estava o problema? O versículo seguinte nos diz: "Deus, porém, achou o povo em falta e disse: Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá" (versículo 8 , NVI).

O principal ponto fraco da Aliança do Sinai não estava em suas leis, mas na falta do povo ter um coração disposto a obedecê-las. Porque eles não receberam o Espírito Santo, por isso os cidadãos de Israel eram incapazes de cumprir e compreender a intenção e o propósito dos ensinamentos de Deus.

Aqui está como Paulo resume essa falha: "Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Antigo Testamento, o qual foi por Cristo abolido. E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então, o véu se tirará" (2 Coríntios 3:14-16).

O povo da antiga Israel, como a maioria das pessoas hoje em dia, simplesmente não podia entender completamente o valor espiritual dos ensinamentos que Deus deu através de Moisés. A razão é simples: "Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente"  (1 Coríntios 2:14, NVI).

Devemos ser muito gratos que Deus, sob os termos da Nova Aliança, que nos permite receber um novo espírito para que possamos obedecer às Suas leis! Assim Deus promete em Ezequiel 11:19-20: "E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus".