O Nosso Impressionante Universo: Que Tamanho Tem?

Você está aqui

O Nosso Impressionante Universo

Que Tamanho Tem?

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.59 MB)

Download (Baixar)

O Nosso Impressionante Universo: Que Tamanho Tem?

MP3 Audio (2.59 MB)
×

Só o tamanho do nosso sistema solar—sem incluir a Via Láctea—é tão grande que desafia a imaginação. Tentemos visualiza-lo numa escala que possamos compreender. 

Primeiro imaginemos o Sol com o tamanho de uma laranja. Nessa escala, a Terra é como um grão de areia orbitando o Sol a uma distância aproximada de 9 metros. O gigantesco planeta Júpiter, muitas vezes maior que a Terra, é como um caroço de cereja circulando o Sol a aproxidamente 60 metros. O Saturno, com um tamanho ligeiramente menor que um caroço de cereja, orbita dois quarteirões de distância do sol. E o Plutão é um outro grão de areia quase a 800 metros do nosso sol (do tamanho duma laranja).

Como isso se compara com distâncias dentro da nossa galáxia? Nessa escala o vizinho mais próximo do Sol, a estrela Alpha-Centauro, está a 2.000 quilômetros de distância. A nossa galáxia, nessa escala, poderia ser comparada a um grupo de 200 bilhões de laranjas, cada uma à distância média uma da outra de 3.200 quilômetros, com todo o grupo formando uma aglomeração de 32.200.000 quilômetros de diâmetro (mais do que 4½ vezes a distância da Terra ao Sol).

Com base em pesquisas usando seus telescópios mais avançados e de outros instrumentos, os astrônomos estimam que 100 mil milhões ou mais galáxias existem no universo. Eles ainda não encontraram um fim ou a borda do universo; isto é simplesmente tudo o que podemos detectar com nossos instrumentos mais avançados para perscrutar o espaço até à distância de 10 bilhões de anos-luz. Tais distâncias fazem a viagem espacial humana além do nosso sistema solar impossível. (Adaptado de Gigantes Vermelhos e Anãs Brancas [Red Giants and White Dwarfs], 1990, p. 15 por Robert Jastrow).

A quantidade de matéria e energia no universo é insondável para a mente humana. Nós descrevemos distâncias e espaço em termos de anos-luz—a distância que a luz percorre num ano (quase 10 trilhões de quilómetros)—como se pudéssemos compreender isso. Simplesmente, não podemos começar a entender esses tipos de números. Mesmo assim, temos de enfrentar a questão: Como é que tudo isto surgiu?