O que significam os termos ‘Cristo’ e ‘Jesus’?

Você está aqui

O que significam os termos ‘Cristo’ e ‘Jesus’?

Download (Baixar)
MP3 Audio (4.67 MB)

Download (Baixar)

O que significam os termos ‘Cristo’ e ‘Jesus’?

MP3 Audio (4.67 MB)
×

O termo Cristo deriva da palavra Grega christos, no Novo Testamento, e quer dizer “ungido.” A palavra Hebraica equivalente, no Antigo Testamento, é mashiach a qual foi transliterada em muitas versões da Bíblia para messias (João 1:41; 4:25). E, pois, quer Cristo quer Messias significam “ungido” ou “o ungido”.

Qual era a implicação da unção? O dicionário The Oxford Companion to the Bible [O Companheiro Oxford da Bíblia] diz: “Na Bíblia Hebraica, o termo é muitas vezes usado para reis, cujas investiduras eram especialmente assinaladas pela unção com óleo (Juízes 9:8-15; 2 Samuel 5:3; 1 Reis 1:39; Salmos 89:20 . . .), e a quem era dado o título de ‘o ungido do Senhor’ (ex., 1 Samuel 2:10; 12:3; 2 Samuel 23:1; Salmos 2:2; 20:6; 132:17; Lamentações 4:20)” (Bruce Metzger e Michael Coogan, editors, 1993, “Messiah” [Messias], p. 513 ).

Esta fonte diz-nos que a unção “era largamente praticada no antigo Médio Oriente; as cartas de Amarna [encontradas em tabletes de barro, no Egipto central] sugerem que a unção era um rito real na Síria-Palestina no século catorze a.C., e . . . [uma história do tempo dos Juízes] assume a sua familiaridade (Juízes 9:8, 15)” (“Anoint” [Ungir], p. 30).

Contudo, como esta e outras fontes apontam, não eram só os reis que eram ungidos nas Escrituras. Os sumo-sacerdotes de Israel eram ungidos (Êxodo 29:7; Levítico 4:3, 5, 16), bem como alguns profetas (1Kings 19:16).

Na prática bíblica, unção é um acto de consagração — de separação para a obra santa de Deus. Simbolizava o derramar do Espírito Santo sobre alguém (compare Isaías 61:1; Romanos 5:5) — nos casos citados, representando o poder e intervenção de Deus para com alguém a exercer as funções do cargo para o qual era consagrado. O próprio Jesus foi ungido “com o Espírito Santo e com virtude” (Actos 10:38).

Os Judeus do tempo de Jesus esperavam ansiosamente uma figura profética referida em diversas escrituras como o Messias ou o Ungido, um grande rei da linhagem de David que, pelo poder de Deus, restauraria Israel e governaria o mundo. Jesus de Nazaré foi esse Ungido — e Ele ainda cumprirá estas profecias.

E o que se pode dizer sobre o nome “Jesus”? Como recebeu Ele este nome, e o que é que significa?

Em Mateus 1 vemos que Maria engravidou durante o seu noivado com José. José estava considerando como melhor resolver a difícil situação.

“E, projetando ele isto, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E ela dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:20-21).

O nome Grego “Jesus” é uma transliteração do nome Hebraico Yehoshua ou Yeshua, que em Português se pode dizer “Josué” e que literalmente quer dizer Deus é a salvação. Assim, a mensagem do anjo a José foi: “Chamarás o Seu nome ‘Deus é salvação’, porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados”. Este nome diz-nos o propósito de Jesus no plano de Deus — de que é a través dEle que Deus leva a efeito o Seu plano para salvar a humanidade da morte, dando-nos a vida eterna na Sua família.