A Bíblia e o Trabalho
Algumas pessoas na igreja de Tessalônica, aparentemente, não trabalhavam, apesar de não terem nada que as impedissem. Ao invés disso, elas esperavam que outros provessem as suas necessidades.
Vamos analisar esse assunto, o apóstolo Paulo escreveu o seguinte para a igreja daquela cidade: "Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros . . . " (1 Tessalonicenses 5:14). A palavra grega para desordeiros é ataktos. Esta palavra "era um termo militar, que denotava 'não ficar no posto, desordeiro [insubordinado]'; ela é usada em 1 Tessalonicenses 5:14 para descrever certos membros da igreja que tinham um espírito insubordinado, seja por irritabilidade, intromissão ou ociosidade" (Dicionário Expositivo Completo de Vine das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, 1985, "Desordeiro").
Ser preguiçoso ou desocupado vai contra as expectativas de Deus para o nosso comportamento. Na segunda carta de Paulo à mesma congregação, ele falou sobre esta situação novamente: "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que andar desordenadamente [ataktos], e não segundo a tradição que de nós recebeu. Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente [outra forma da mesma palavra] entre vós. Nem de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes" (2 Tessalonicenses 3:6-9).
Paulo mostrou que seus motivos eram puros e evitou ser acusado de tirar vantagem dos membros de Tessalônica. Ele citou o seu próprio exemplo de trabalhar para se sustentar quando esteve naquela cidade. Embora ele tivesse o direito de ser sustentado por eles, visto que estava ministrando o caminho de Deus a eles (1 Coríntios 9:1-18), ele escolheu não fazer isso.
Paulo continuou: "Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão" (2 Tessalonicenses 3:10-12).
Visto que outras instruções bíblicas dizem para ajudarmos aos necessitados (Mateus 19:21; Gálatas 2:10), era obvio que Paulo estava corrigindo aqueles que podiam trabalhar, mas decidiram não fazer isso. Caso possamos, Deus espera que trabalhemos! Deste modo, podemos prover as nossas próprias necessidades e não ser um fardo para os outros.