A Bíblia e o Trabalho

A Bíblia e o Trabalho

Vamos analisar esse assunto, o apóstolo Paulo escreveu o seguinte para a igreja daquela cidade: "Rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros . . . " (1 Tessalonicenses 5:14). A palavra grega para desordeiros é ataktos. Esta palavra "era um termo militar, que denotava 'não ficar no posto, desordeiro [insubordinado]'; ela é usada em 1 Tessalonicenses 5:14 para descrever certos membros da igreja que tinham um espírito insubordinado, seja por irritabilidade, intromissão ou ociosidade" (Dicionário Expositivo Completo de Vine das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, 1985, "Desordeiro").

Ser preguiçoso ou desocupado vai contra as expectativas de Deus para o nosso comportamento. Na segunda carta de Paulo à mesma congregação, ele falou sobre esta situação novamente: "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que andar desordenadamente [ataktos], e não segundo a tradição que de nós recebeu. Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente [outra forma da mesma palavra] entre vós. Nem de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes" (2 Tessalonicenses 3:6-9).

Paulo mostrou que seus motivos eram puros e evitou ser acusado de tirar vantagem dos membros de Tessalônica. Ele citou o seu próprio exemplo de trabalhar para se sustentar quando esteve naquela cidade. Embora ele tivesse o direito de ser sustentado por eles, visto que estava ministrando o caminho de Deus a eles (1 Coríntios 9:1-18), ele escolheu não fazer isso.

Paulo continuou: "Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão" (2 Tessalonicenses 3:10-12).

Visto que outras instruções bíblicas dizem para ajudarmos aos necessitados (Mateus 19:21; Gálatas 2:10), era obvio que Paulo estava corrigindo aqueles que podiam trabalhar, mas decidiram não fazer isso. Caso possamos, Deus espera que trabalhemos! Deste modo, podemos prover as nossas próprias necessidades e não ser um fardo para os outros.