Serviços de Consultoria Financeira

Você está aqui

Serviços de Consultoria Financeira

Algumas pessoas, sabiamente, procuram consultorias financeiras para ajudá-las a resolver sua situação econômica.

Os consultores financeiros usam várias estratégias para ajudar seus clientes. Eles costumam pedir uma lista de todas as dívidas e podem aconselhar a manterem um registro, que mostra onde cada real (ou euro) é gasto, forçando as pessoas a se concentrarem mais em seu dinheiro. Uma vez que o cliente esteja ciente da sua atual situação financeira, o consultor pode, em seguida, dar-lhe bons conselhos financeiros, inclusive mostrando-lhe onde pode cortar despesas, negociar com credores e estabelecer um plano de pagamento das dívidas.

Tudo isso soa como maravilhosamente bem aos devedores. Mas, como muitas coisas na vida, isso não é tão simples assim. Para encontrar um serviço de consultoria de crédito que realmente vá ajudá-lo é preciso algum esforço.

Em primeiro lugar, você deve ter conhecimento dos vários grupos neste negócio de consultoria de crédito. Por anos, o SPS e a BOVESPA têm ajudado pessoas com problemas financeiros. O site www.guiabolso.com.br oferece um serviço gratuito de consultoria financeira pela internet. O objetivo é ajudar as pessoas a entenderem, gerenciarem e melhorarem a vida financeira dando recomendações personalizadas.

O Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal tem objetivo de promover a prevenção, o tratamento e a resolução amigável de conflitos envolvendo consumidores em situação de endividamento crônico. Também é possível encontrar ajuda no site www.sosconsumidor.com.br, que tem a finalidade de orientar, esclarecer e ajudar os consumidores, principalmente àqueles que possuem dívidas, acerca de seus direitos, demonstrando de forma clara e objetiva como funcionam as principais formas de crédito, os tipos de contratos existentes e os sistemas de restrição de crédito como SPC, SERASA, SCPC e afins.

A ANDIF (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor do Sistema Financeiro) recomenda que o consumidor evite comprar a prazo ou paguar o valor mínimo do cartão de crédito porque os juros nesta modalidade são abusivos. O Instituto atende consumidores lesados por práticas abusivas cometidas por bancos/cartões. Caso você esteja passando por essa situação entre em contato com a ONG que orienta gratuitamente pelo telefone (11) 3106-1537 ou pelo e-mail: andif@andif.com.br.

Em segundo lugar, embora um serviço de consultoria financeira possa operar como uma organização sem fins lucrativos, isso não significa que podem ajudá-lo sem nenhum custo para você. Sem Fins Lucrativos simplesmente significa que o serviço não visa lucro para os proprietários ou investidores. Essa decisão de operar sem fins lucrativos também pode dar a essas organizações uma melhor chance de convencer os credores a reduzirem as dívidas cobradas, em troca de uma melhor chance de receberem pelo menos um reembolso parcial da dívida. Os credores estão bem conscientes do aumento da concorrência e estão começando a oferecer mais formas de reduzir dívidas por meio de organizações de consultoria de crédito. A maioria dos serviços de consultoria financeira, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos, cobra uma pequena taxa por seus serviços.

Em terceiro lugar, as consultorias de crédito têm pouca supervisão do governo. Isso contribui para a variedade de qualidade do serviço de ajuda aos consumidores (alguns são de boa qualidade, e alguns pode ser que não sejam de boa qualidade). Você vai precisar de fazer essa avaliação cuidadosamente.

Conseguir ajuda de uma consultoria financeira pode ser uma ótima alternativa em vez de declarar falência. Mas, como qualquer outra área da vida, é sempre bom investigar antes de entregar a alguém algo tão crítico como o seu futuro financeiro. Os consultores de crédito não são uma solução rápida para seus problemas financeiros. Você ainda vai precisar ter força de vontade para perseverar em seu orçamento e trabalhar duro para encontrar um caminho para sair de seus problemas financeiros. Contatar uma consultoria errada―obter maus conselhos ou mau serviço ou pagar altas taxas pelo serviço―pode deixá-lo em pior situação do que quando começou.

Empresas que alegam poder limpar seu nome, resolver falências, litígios, ônus e maus empréstimos do seu arquivo de crédito são indicações prováveis ​​estelionatários. Veja o aviso ao consumidor publicado no site da agência federal de negócios dos Estados Unidos (www.ftc.gov) intitulado "Defesa do Consumidor, Reparação de Crédito: Como se ajudar a si mesmo":

"Todos os dias, empresas procuram consumidores que têm uma história de crédito ruim como um alvo para prometer limpar seu nome, com o intuito de eles possam obter um empréstimo de carro, uma hipoteca de casa, um seguro, ou até mesmo um emprego, uma vez que lhes paguem uma taxa para o serviço. A verdade é que essas empresas não podem melhorar o seu relatório de crédito, utilizando as táticas que promovem. Pois, é ilegal. Ninguém pode remover informações negativas de seu relatório de crédito. Então, depois de pagar centenas ou milhares de dólares em honorários, você vai acabar com o mesmo relatório de crédito e eles com o seu dinheiro".