E Se Você Cometeu Um Erro?

Você está aqui

E Se Você Cometeu Um Erro?

Às vezes, após cometer um erro sexual, as pessoas pensam que, uma vez já cometido o pecado, pode muito bem continuar a fazer isso. Esta é uma ideia falsa, porque continuar a praticar sexo antes do casamento ou seguir adulterando perpetua um pecado e isso pode levar a uma consciência cauterizada e apática. O caminho bíblico para purificar a consciência é se arrepender—isto é, parar de transgredir a lei de Deus.

Pelo fato de o sexo ser prazeroso e ser um vínculo emocional, criado entre duas pessoas através deste ato, acabar com uma relação sexual ilícita pode ser difícil. Aqui estão alguns pontos a considerar se você precisa terminar ou já terminou recentemente um relacionamento pecaminoso:

Arrepender-se. O arrependimento significa parar o que estamos fazendo errado e mudar de direção. E também inclui admitir o nosso pecado a Deus e pedir Seu perdão. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). O arrependimento é obrigatório para ser perdoado.

Ter coragem para fazer o que é certo. Deus respeita as pessoas de coragem, que fazem o que Ele diz, e Ele nos promete força quando buscamos fazer isso. Salmo 31:24 diz: “Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!”. Peça a Deus a coragem que você precisa para deixar sua conduta errada. Esforce-se para fazer o que é certo e peça a ajuda de Deus, porque “qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista” (1 João 3:22).

Aceitar o perdão de Deus. Quando nos arrependemos, Deus não apenas remove os nossos pecados completamente como também deixa de pensar de nós como pessoas que tenhamos cometido esses pecados (Salmo 103:12, Hebreus 8:12). Apesar de que as consequências podem permanecer (perda da virgindade, uma DST ou um coração temporariamente partido), Deus nos perdoa completamente quando nos arrependemos. Creia em Deus—não em suas emoções instáveis!

“Não peques mais”. Isto é o que Cristo disse a um homem e a uma mulher que haviam cometido pecados (João 5:14; 8:11). Para seguir esta instrução, pode ser necessário mudança de hábitos e, em alguns casos, até mesmo de amigos. Ser responsável perante Deus através da oração diária e do estudo da Bíblia, bem como assistir aos cultos todos os sábados são excelentes meios para cumprir o mandamento de Cristo. Ouvir a Palavra de Deus regularmente nos cultos do sábado também aumentará sua fé (Romanos 10:17).

Embora seja sempre difícil deixar a conduta pecaminosa por causa do prazer temporário a ela associado (Hebreus 11:25), porém, o esforço vale muito a pena. Lembre-se da promessa de Deus em Provérbios 11:18: “Quem faz o que é direito na certa será recompensado” (BLH).