O Dia de Sábado

O Dia de Sábado

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.09 MB)

Download (Baixar)

O Dia de Sábado

MP3 Audio (7.09 MB)
×

O dia de Sábado semanal, um tempo sagrado de descanso que ocorre a cada sete dias — do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol do Sábado—foi criado e apartado para o homem no momento de sua criação. Deus abençoou e santificou o sétimo dia, e nele descansou de todas as Suas obras de criação da semana anterior, conforme registrado no primeiro capítulo de Gênesis.

Esse cálculo de um ocaso a outro deriva do fato de que os seis dias anteriores começaram ao anoitecer (versículos 5, 8, 13, 19, 23, 31) e em Levítico 23:32 Deus explica que ainda calcula os dias dessa maneira. (O costume de começar e terminar os dias à meia-noite remonta a práticas estabelecidas na sociedade romana pagã e é contrário ao método de Deus para determinar o tempo).

O primeiro Sábado ocorreu um dia após a criação do primeiro casal de seres humanos. Esse tempo foi ordenado aos seres humanos para que se concentrem num relacionamento íntimo e pessoal com Seu Criador nesse dia (Gênesis 1:26–2:3).

Jesus Cristo se declarou o Senhor do Sábado (Marcos 2:28) e realmente foi Ele quem instituiu o Sábado, pois Deus Pai criou todas as coisas através dEle (João 1:1-3, 14; Colossenses 1:16-17; Hebreus 1:1-2).

Como Jesus também explicou nesse mesmo exemplo, o Sábado foi instituído para beneficiar diretamente toda a humanidade — não apenas um grupo cultural, religioso, étnico ou específico de pessoas (Marcos 2:27). Esse é um tempo muito especial para aprofundar e ampliar a dedicação do homem no relacionamento com Deus. Quando deixamos de buscar nosso próprio caminho, encontramos prazer naquilo que agrada a Deus (Isaías 58:13-14).

Deus entregou instruções a respeito da observância do Sábado, quando o listou entre os Dez Mandamentos em Êxodo 20 e Deuteronômio 5. Portanto, esse é um aspecto importante da lei de Deus, que devemos obedecer. (Ver capítulo intitulado "O Pecado e a Lei de Deus”).

Em Êxodo 20:8-10, Deus disse: “Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar”. Lembrar-se e santificar o Sábado, ou seja, deixar de trabalhar durante esse tempo e, em vez disso, usá-lo para buscar e adorar a Deus.

Na passagem de Levítico 23:3, o Sábado do sétimo dia é mostrado como uma das ocasiões designadas por Deus e o declara como um período de descanso solene e de santa convocação — uma assembleia sagrada obrigatória. (Ver capítulo intitulado “As Festas Santas de Deus”). Quando os cristãos seguem esse padrão de observância e adoração, eles se lembram do Deus Criador, que os criou.

Em Deuteronômio 5:12-15, novamente Deus enfatiza a necessidade de guardar o Sábado. Ele explica que o Sábado deve ser um lembrete não apenas dEle como Criador, mas também do fato que Ele é o único que pode libertar da escravidão (ver também Lucas 4:18-19). A antiga Israel se lembrava de ter sido libertada da escravidão física do Egito. Os cristãos se lembram de serem libertados por Jesus Cristo da escravidão espiritual (Romanos 6:16-18).

A passagem de Êxodo 31:13-17 salienta que o Sábado é um sinal entre Deus e Seu povo, e também uma aliança perpétua. Isso é um complemento à instrução dada no momento da criação do homem e nos Dez Mandamentos. O Sábado deve ser santificado como um lembrete para aqueles chamados por Deus de que Ele é o único Deus verdadeiro que os separa como Seus filhos, que renderam suas vidas em obediência a Ele.

Quando Jesus retornar à Terra e estabelecer o governo do Reino de Deus sobre todas as nações, o Sábado será observado regularmente por toda a humanidade como um meio de adorá-Lo e servi-Lo (Isaías 66:23).

O próprio Jesus deu um exemplo virtuoso de observância do Sábado em Sua vida (Lucas 4:31). E o Novo Testamento registra que Seus seguidores continuaram praticando isso muito depois de Sua morte e ressurreição.

Paulo ensinou os gentios (não israelitas) no Sábado (Atos 13:42-44), seguindo a lei de Deus e o exemplo de Cristo. Onde quer que fosse Paulo ensinava no dia de Sábado, como era seu costume, e estabelecia igrejas que guardavam o Sábado (At 17:2; 18:4). Nenhum exemplo pode ser encontrado nos escritos dos apóstolos ou na prática da Igreja do Novo Testamento que apresente qualquer indício de mudança desse exemplo e ensinamento que receberam de Cristo.

Hebreus 4:9 declara: “Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus” (NVI). O contexto dessa passagem, Hebreus 3-4, apresenta o Sábado do sétimo dia como um símbolo do descanso que os antigos israelitas buscavam — cumprido em parte pelo assentamento deles na Terra Prometida, mas que será totalmente cumprido no futuro governo de Deus sobre todas as nações quando todos os povos terão um verdadeiro descanso. Os versículos seguintes mostram que agora os cristãos devem ser diligentes para entrar nesse futuro descanso de Deus, bem como no descanso semanal que o prefigura (Hebreus 4:4, 9-11).

Em conclusão, o Sábado recorda a criação e lembra ao homem de Seu Criador. Hoje em dia, ele serve para recordar àqueles que santificam o sétimo dia que foi Deus que os livrou da escravidão do pecado. E, finalmente, o Sábado aponta para o retorno de Jesus Cristo e o estabelecimento do Reino de Deus, quando haverá um verdadeiro descanso para toda a humanidade.

(Para mais informações, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito O Sábado: O Dia de Descanso de Deus).