Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Dia de Sábado

O Dia de Sábado

Transferência

Transferência

O Dia de Sábado

×

O dia de Sábado semanal, o tempo sagrado de descanso que cai de sete em sete dias—de Sexta-feira ao pôr-do-sol até ao pôr-do-sol de Sábado—foi criado e separado para o homem no momento da criação do homem. Deus abençoou e santificou o sétimo dia e nele descansou de todas as Suas obras da semana da criação, como registrado em Gênesis 1.

A conta de pôr-do-sol a pôr-do-sol vem do fato de que os seis dias antecedentes começaram com a noite (versículos 5, 8, 13, 19, 23, 31) e, em Levítico 23:32 Levítico 23:32Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado.
Almeida Atualizada×
, Deus explica que Ele ainda conta os dias dessa maneira. (O costume de iniciar e terminar a contagem dos dias à meia-noite remonta às práticas estabelecidas na sociedade romana pagã, e é contrário ao método de Deus para determinar o tempo.)

O primeiro Sábado foi o dia após a formação do primeiro homem e mulher, um tempo ordenado para os seres humanos se concentrar numa relação pessoal e íntima com seu Criador (Gênesis 1:26 Gênesis 1:26E disse Deus: Façamos o homem � nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
Almeida Atualizada×
- 2:3).

Jesus Cristo declarou ser o Senhor do Sábado (Marcos 2:28 Marcos 2:28Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Almeida Atualizada×
), e na verdade Ele é Quem realmente instituiu o Sábado, visto que Deus Pai criou todas as coisas por meio de Jesus Cristo (João 1:1-3 João 1:1-3 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
, 14; Colossenses 1:16-17 Colossenses 1:16-17 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;
Almeida Atualizada×
, Hebreus 1:1-2 Hebreus 1:1-2 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo;
Almeida Atualizada×
).

Como Jesus explicou também na mesma instância, o sábado foi destinado a beneficiar diretamente toda a humanidade e não apenas um determinado grupo cultural, religioso ou étnico (Marcos 2:27 Marcos 2:27E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Almeida Atualizada×
). É um periodo de tempo muito especial para aprofundar e expandir a devoção e relacionamento do homem com Deus. Quando deixamos de buscar nosso próprio caminho, encontramos prazer naquilo que agrada a Deus  (Isaías 58:13-14 Isaías 58:13-14 13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; 14 então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.
Almeida Atualizada×
).

Deus deu-nos instruções a respeito da observância do Sábado, quando ele incluiu o Sábado nos Dez Mandamentos em Êxodo 20 e Deuteronômio 5. Assim, o Sábado, é um aspecto importante da lei de Deus, que devemos obedecer. (Veja o capítulo intitulado “A Lei de Deus e o Pecado”, começando na página 18.)

Em Êxodo 20:8-10 Êxodo 20:8-10 8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; 10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Almeida Atualizada×
, Deus disse ao homem “lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. ” O homem lembra e consagra o Sábado, abstendo-se do trabalho durante esse dia, usando o tempo para buscar a Deus e adorá-Lo .

Levítico 23:3 Levítico 23:3Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.
Almeida Atualizada×
regista o Sábado do sétimo dia como um dos períodos de tempo designados por Deus e declara o Sábado um período obrigatório de descanso solene e de santa convocação. (Veja o capítulo intitulado  “Os Festivais de Deus”, começando na página 39.) À medida que cristãos seguem esse padrão de respeito e adoração, estão lembrados do Deus Criador, Aquele que os trouxe à existência.

Em Deuteronômio 5:12-15 Deuteronômio 5:12-15 12 Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus; 13 seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; 14 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu. 15 Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.
Almeida Atualizada×
Deus reafirma a necessidade de guardar o Sábado. Ele explica que o Sábado deve ser uma lembrança, não só de Deus como o Criador, mas o fato de que Ele é o Único que liberta da escravidão (ver também Lucas 4:18-19 Lucas 4:18-19 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
Almeida Atualizada×
). O Israel da antiqüidade recordava ser libertado da escravidão física, no Egito. Cristãos recordam-se de ser libertados da escravidão espiritual e liberados por meio de Jesus Cristo (Romanos 6:16-18 Romanos 6:16-18 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração � forma de doutrina a que fostes entregues; 18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Almeida Atualizada×
).

Êxodo 31:13-17 Êxodo 31:13-17 13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. 14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo. 15 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto. 16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. , 17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério.
Almeida Atualizada×
aponta que o Sábado é um sinal entre Deus e o Seu povo e que constitui uma aliança perpétua. Isto é um sinal adicional, além das instruções dadas no momento da criação do homem e nos Dez Mandamentos. O Sábado é para ser guardado como uma lembrança para aqueles que são chamados de Deus que Ele é o Único e verdadeiro Deus, que os diferencia, e que eles são Seus filhos, os quais entregaram suas vidas em obediência a ele.

Quando Jesus retornar à terra e estabelecer a regra do Reino de Deus sobre todas as nações, o Sábado será regularmente observado por toda a humanidade como uma forma de adorar e servir a Ele (Isaías 66:23 Isaías 66:23E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
Almeida Atualizada×
).

O próprio Jesus estabeleceu um exemplo de retidão em Sua vida observando o Sábado (Lucas 4:31 Lucas 4:31Então desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava no sábado.
Almeida Atualizada×
), e o Novo Testamento regista que Seus seguidores continuaram esta prática muito além da Sua morte e ressurreição.

Paulo ensinou aos gentios (não-israelitas) no Sábado (Atos 13:42-44 Atos 13:42-44 42 Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte. 43 E, despedida a sinagoga, muitos judeus e prosélitos devotos seguiram a Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a perseverarem na graça de Deus. 44 No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
Almeida Atualizada×
), seguindo ambos a lei de Deus e o exemplo de Cristo. Onde quer que Paulo foi ele ensinava no Sábado, como era seu costume, e estabeleceu igrejas que observavam o Sábado (Atos 17:2 Atos 17:2Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,
Almeida Atualizada×
; 18:4). Não existe nenhum exemplo nos escritos dos apóstolos, ou na prática da Igreja do Novo Testamento que mostra qualquer indício de mudança no exemplo e ensino que receberam de Cristo.

Hebreus 4:9 Hebreus 4:9Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus.
Almeida Atualizada×
declara que “ ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus ” (NVI). O contexto desta passagem em Hebreus 3 e 4, apresenta o Sábado do sétimo dia como um símbolo do descanso que os antigos israelitas desejaram—o qual foi cumprido em parte, pela colonização dos Israelitas na Terra Prometida—mas que será finalmente cumprido na futura regra de Deus sobre todas as nações, quando todos os povos encontrarão verdadeiro descanso.

Os versículos antes e depois de Hebreus 4:9 Hebreus 4:9Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus.
Almeida Atualizada×
, mostram que os cristãos agora devem ser diligentes para poderem entrar no futuro descanso de Deus, tal como devem ser diligentes com o descanso sabático semanal que representa esse futuro descanso (Hebreus 4:4 Hebreus 4:4pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;
Almeida Atualizada×
, 9-11).

Em conclusão, o Sábado olha para a criação do passado e relembra o homem de seu Criador. No presente, o Sábado recorda, para aqueles que guardam o sétimo dia santo, que Deus é Aquele que os livrou da escravidão do pecado. Finalmente, o Sábado aponta para o futuro retorno de Jesus Cristo e o estabelecimento do Reino de Deus, quando haverá verdadeiro descanso para toda a humanidade.