Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Deus e Satanás: A Verdade e a Vida versus A Mentira e o Homicídio

Você está aqui

Deus e Satanás

A Verdade e a Vida versus A Mentira e o Homicídio

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.92 MB)

Download (Baixar)

Deus e Satanás: A Verdade e a Vida versus A Mentira e o Homicídio

MP3 Audio (2.92 MB)
×

Jesus diz que Satanás—“o príncipe deste mundo”—“nada tem em mim” (João 14:30 João 14:30Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim;
Almeida Atualizada×
). As Escrituras ilustram os grandes contrastes entre Deus e Satanás que nos ajudam a compreender melhoras profundas diferenças entre o seu caráter, motivações, objetivos e ações.

Muito do que aprendemos sobre Satanás está resumido em seu nome, que significa adversário. Pedro chama-lhe “Diabo, o inimigo de vocês” (1 Pedro 5:8 1 Pedro 5:8Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;
Almeida Atualizada×
, NVI). Ações e as motivações de Satanás são as de um inimigo. O caráter de Deus, em contraste, é resumido pela palavra amor—uma preocupação profunda pela felicidade e bem-estar dos outros. “Deus é amor”, assim nos diz João (1 João 4:8 1 João 4:8Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Almeida Atualizada×
, 16).

Em João 8:43-44 João 8:43-44 [43] Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra. [44] Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.
Almeida Atualizada×
Cristo diz que Satanás é um assassino e mentiroso. Mais tarde, em João 14:6 João 14:6Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Almeida Atualizada×
, Jesus refere-se a Si mesmo como “o caminho, a verdade e a vida”. Como um mentiroso e assassino, Satanás é exatamente o oposto à “verdade e a vida”. Satanás é um mentiroso. Cristo  é a verdade e Satanás é um mentiroso. Cristo é a vida e Satanás é um homicida—aquele que tira a vida. Está claro que Satanás é exatamente o oposto de Deus e de Jesus Cristo em suas intenções, motivações e caráter.

Ao enfatizar esse contraste, Paulo faz uma série de perguntas em 2 Coríntios 6:14-15 2 Coríntios 6:14-15 [14] Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? [15] Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?
Almeida Atualizada×
: “Que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial?” A ideia por trás disso é que os caminhos de Cristo e Satanás são tão opostos quanto o dia e a noite, a luz e a escuridão (ver também João 3:19-21 João 3:19-21 [19] E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. [20] Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. [21] Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.
Almeida Atualizada×
; 8:12, Efésios 6:12 Efésios 6:12pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.
Almeida Atualizada×
).

A essência do caráter de Cristo é revelada em sua oração no Jardim do Getsêmani, na noite antes de Ele entregar Sua vida em sacrifício: “Pai, se queres, passa de Mim este cálice; todavia, não se faça a Minha vontade, mas a Tua” (Lucas 22:42 Lucas 22:42dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
Almeida Atualizada×
). A atitude de Satanás é diametralmente oposta a esta. Ao invés de submeter-se à perfeita vontade de Deus, Satanás tornou-se obstinado e determinado a ter seu próprio caminho a qualquer custo. A princípio, essa atitude levou a sua rebelião contra o seu Criador, conforme descrito em Isaías 14 e Ezequiel 28. Infelizmente, Satanás tem sido notavelmente bem sucedido em infundir o eu egocêntrico, a atitude voluntariosa entre todos os seres humanos, sendo Jesus a única exceção que resistiu perfeitamente ele.

Outro aspecto da natureza de Satanás, que contrasta fortemente com a de Deus é trazida à luz em Apocalipse 9:11 Apocalipse 9:11Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom.
Almeida Atualizada×
. Aqui lemos sobre uma poderosa força de ataque que se lança como gafanhotos para atormentar a humanidade. “E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego, Apoliom”—nomes que significam “destruição” e “destruidor”, respectivamente.

Podemos dizer que destruidor é o seu nome e destruição é o seu jogo. Estes títulos resumem o caráter, objetivos e finalidade de Satanás. Eles resumem o resultado final de todo o seu esforço—a absoluta destruição. Se o diabo não pode ter tudo, como ele se dá conta em certo ponto da história descrita aqui, então sua intenção é destruir tudo.

Então, mais uma vez, vemos um enorme contraste. Compare Satanás, o destruidor, com Deus, cujo maior atributo é ser o Criador. Deus é aquele que cria, constrói, realiza e nos dá muitas coisas belas e maravilhosas. Satanás, por outro lado, é o grande destruidor.

O que ele destrói? Ele arruína, basicamente, tudo o que ele consegue pôr em suas mãos. Leia atentamente Apocalipse 9 e Apocalipse 12:7-12 Apocalipse 12:7-12 [7] Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, [8] mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. [9] E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. [10] Então, ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e o poder, e o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; porque já foi lançado fora o acusador de nossos irmãos, o qual diante do nosso Deus os acusava dia e noite. [11] E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. [12] Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.
Almeida Atualizada×
. Em todas as partes que ele é mencionado, Satanás está sempre destruindo—tentando matar o povo de Deus, lutando contra Jesus Cristo, atacando com raiva porque ele sabe que seu tempo está quase esgotado.

E, depois de perder a guerra e ser detido por mil anos, ele aprendeu a lição? De modo nenhum. Em Apocalipse 20:7-10 Apocalipse 20:7-10 [7] Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, [8] e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. [9] E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; [10] e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
, lemos que, quando libertado, ele sairá para enganar as nações novamente e trazê-las para a batalha contra Jerusalém. Mas ele e aqueles que o seguem serão derrotados. Finalmente, ele vai ser tirado de cena para o bem geral e todos os seus esforços serão reduzidos a nada.

Eventualmente, cada ação destrutiva que Satanás tentou alcançar ao longo da história será revertida e vencida, e tudo o que Deus estabeleceu para se executar será realizado. Isso fica claro nas Escrituras. Deus tem total controle sobre Sua criação, e Satanás não pode fazer mais do que Deus permitir. Deus está realizando o Seu grande propósito ao permitir que a humanidade possa aprender lições importantes. (Não deixe de ler “Por que Deus Permite que Satanás Influencie a Humanidade?” A partir da página 20).