O Conflito dos Pensamentos

Você está aqui

O Conflito dos Pensamentos

Quantos itens de segurança você tem para proteger sua propriedade? Para a maioria de nós, provavelmente, isso inclui fechaduras nas portas da frente e do fundo, em qualquer porta lateral, no portão da garagem, em várias janelas e em qualquer galpão ou imóvel ao ar livre que tenhamos. Talvez você também tenha até uma cerca elétrica. E, claro, há fechaduras em todas as portas de nossos veículos, muitas das quais também têm alarmes.

Você pode ter alarmes em sua casa também. Eu instalei recentemente uma câmera de vigilância para poder vê quem se aproxima pela porta da frente. E, como quase todas as outras casas do meu bairro, eu tenho uma cerca em volta de minha propriedade, especialmente porque ela compartilha uma área comum do bairro.

Por que temos cercas, alarmes e fechaduras? A resposta é óbvia: Sentimos a necessidade de proteger nossa propriedade — nossas casas, nossos entes queridos e aquelas coisas que são valiosas para nós. E, com razão, nos esforçamos e gastamos muito para protegê-los.

Mas quanto esforço e gasto você emprega para proteger algo muito mais valioso: sua mente?

O quanto é importante para você proteger seu pensamento e o de seus entes queridos, incluindo seus filhos, caso seja pai ou mãe?

Jamais, de forma consciente, alimentaríamos nossa família com veneno ou deixaríamos que outras pessoas fizessem isso. Mas será que permitiríamos que outras pessoas envenenassem nossa própria mente e pensamentos e também a de nossas famílias e entes queridos? Sem dúvida, esta é uma questão muito séria!

A importância da maneira de pensar

A Bíblia tem muito a dizer sobre o que e como pensamos. Isso é importante porque o que e como pensamos determina quem e o que somos.

Provérbios 4:23 diz assim: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos” (BLH). Da mesma forma, nos diz Provérbios 23:7: "Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele" (ACF).

Há uma visível conexão entre o que permitimos entrar em nossas mentes ao modo como isso molda nossos pensamentos e como nos converte no que somos. Um ditado popular de várias décadas atrás põe isso da seguinte forma: “Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações. Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos. Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam o seu caráter. E cuidado com seu caráter, pois ele se torna o seu destino”.

Por essa razão, o apóstolo Paulo dá este conselho em Filipenses 4:8: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (BLH).

Certamente, se fizermos isso, essa atitude afetará beneficamente nossos pensamentos e perspectivas.

Vivendo em um mundo de mentiras

O problema — e é enorme — é que estamos vivendo em um mundo de mentiras. A Bíblia revela que este mundo é dominado pela influência de um espírito muitíssimo inteligente e poderoso, conhecido como diabo ou Satanás (que significa “inimigo” ou “adversário”). Sua influência é tão grande que ele “engana o mundo todo” (Apocalipse 12:9).

A principal maneira que ele consegue fazer isso é através da mentira. Jesus Cristo disse o seguinte sobre ele: "Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras" (João 8:44, BLH). Ao se referir a Satanás como “o pai da mentira”, Jesus está dizendo que o diabo é o originador das mentiras e do ato de mentir (ele mentiu para Eva no Jardim do Éden e, antes disso, provavelmente, mentiu também para os outros anjos na rebelião que liderou contra Deus).

Satanás tem feito isso desde o início dos tempos, e ele é muito bom nisso! Como resultado de suas mentiras, tendo “enganado todo o mundo”, cegando as pessoas quanto ao verdadeiro conhecimento de Deus, “o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1 João 5:19, NVI).

O trágico resultado, disse Deus, é que “não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra...Meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” (Oséias 4:1, 6). As pessoas foram enganadas a respeito de Deus. Elas foram enganadas sobre a Bíblia. Elas foram enganadas sobre as leis e as instruções de Deus. Em vez disso, elas aceitaram as mentiras de Satanás. E como resultado, elas estão sendo destruídas.

As grandes mudanças da mídia nas últimas décadas

Por que estamos cobrindo tantos tópicos polêmicos nesta edição da revista A Boa Nova? Simplesmente, porque é fato que as pessoas estão sendo iludidas. Sim! Elas estão sendo enganadas. Elas não sabem o que Deus e a Bíblia dizem sobre esses assuntos, porque nossa mídia não divulga isso. Mas nós fazemos isso, porque o nosso trabalho é dizer o que Deus pensa sobre esses assuntos. Nossa perspectiva é, sem pedir desculpas, completamente bíblica e, portanto, está muito longe do que você verá e ouvirá de outros sobre esses assuntos.

A mídia noticiosa deixou de informar fatos para emitir opiniões disfarçadas de fatos. Deixe-me dar-lhe um pequeno contexto histórico: Trabalhei na área de mídia de massa durante quase toda a minha vida adulta. Na faculdade, trabalhei com jornalismo durante um ano numa gráfica e dois anos em um jornal. Após a graduação, trabalhei principalmente em várias editoras de revistas por mais de quarenta anos. Há vinte e três anos, eu estou trabalhando como editor desta revista, A Boa Nova.

E vou dizer, sem rodeios, que estou perplexo e envergonhado pelas mudanças que a mídia passou durante esse período. Meu primeiro editor de jornal dizia a seus funcionários que tinha grande apreço pela veracidade do fatos. "Você tem que amar a verdade", ele costumava dizer. Continuamente, ele incutia em nós a necessidade de relatar os fatos e deixar de fora a opinião pessoal. Ele exigia elevados padrões qualitativos e não se contentava com nada menos.

Hoje, o que é informado como “reportagem” imparcial é embaraçoso. A maioria das publicações e dos noticiários televisivos não se importa mais em esconder sua parcialidade. Muitos anos atrás, eu cancelei meu jornal local depois de ficar saturado com o constante fluxo de elogios a imigrantes ilegais, transgêneros, “famílias” homossexuais e igrejas com líderes homossexuais, e notícias misturadas com endossos à legalização das drogas, aumentos de impostos e posturas políticas de extrema esquerda, pois isso vai de encontro a tudo o que eu defendo como valores cristãos.

Depois de assinar uma popular revista de notícias dos Estados Unidos por quase vinte anos, cancelei minha assinatura quando a revista tornou seu viés esquerdista tão óbvio que não pude mais ignorar o fato. A revista publicou uma reportagem sobre uma personalidade popular da mídia conservadora como manchete de capa, perguntando se ele era “bom para os Estados Unidos” — e apresentando como resposta um definitivo não. Logo, menos de um mês depois, sua reportagem de capa exaltava Fidel Castro como “O Leão no Inverno” — ao invés de um impiedoso ditador comunista que governava uma ilha como uma prisão, onde milhares haviam morrido por se opor a ele.

Reportagens de uma mídia altamente tendenciosa

Hoje em dia, nas sociedades ocidentais, estamos cercados por uma “câmara de eco” de programas de notícias, programas de auditório, TV a cabo, filmes, música, jornais, revistas, instituições educacionais, fábricas de ideias, burocracia governamental, movimentos culturais e gigantes da Internet, como Google e Facebook, que promovem a mesma ideologia secular e liberal — que deixa Deus completamente fora de cena e insiste em causas diametralmente opostas às Suas instruções (por exemplo, o que é informado nos artigos desta edição sobre o socialismo, a imigração, o aborto e a guerra cultural).

Isso é refletido em estudos que mostram reportagens muitíssimo tendenciosas. Para ilustrar, um estudo da Universidade de Harvard sobre a cobertura mediática dos primeiros cem dias do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (em que ele seguiu uma agenda clara e assumidamente conservadora), revelou que a cobertura era 80% negativa e apenas 20% positiva. Em comparação, nos primeiros cem dias do presidente anterior, Barack Obama, a cobertura das notícias foi 60% positiva e apenas 40% negativa.

Esse tipo de cobertura jornalística com inclinação ideológica está cada vez pior. Durante os quatro meses de junho a setembro de 2018, que antecederam as eleições parlamentares nos Estados Unidos, o presidente Trump sofreu “a mais hostil cobertura jornalística de um presidente na história dos noticiários televisivos”, com 92% de reportagens negativas, segundo outro relatório do Centro de Pesquisa de Mídia. Ao mesmo tempo, notícias muito positivas como a expansão da economia do país e as menores taxas de desemprego em meio século foram divulgadas menos de 1% do tempo na mídia.

O público norte-americano parece estar captando isso. Em outubro de 2018, uma pesquisa da empresa de consultoria Morning Consult descobriu que quase dois de cada três eleitores — 64% — perceberam que a mídia tem servido mais para dividir o país do que para uni-lo. Ainda constatou-se que apenas 14% dos eleitores tinham "muita" confiança nos meios de comunicação, mas que apenas 13% disseram isso diante das câmeras.

O que pensam aqueles que querem manipular nosso modo de pensar?

Essas informações acima não deveriam nos surpreender, pois um estudo do Centro de Integridade Pública sobre doações de jornalistas e organizações de notícias a campanhas políticas entre janeiro de 2015 e agosto de 2016 (antes da eleição presidencial de novembro de 2016) revelou que 96% do total doado foi para a candidata liberal Hillary Clinton, enquanto apenas 4% foram para Donald Trump.

Isso também ilustra como repórteres e editores de mídia estão muito fora de sintonia com os valores e pontos de vista do público norte-americano. O livro de 1986, The Media Elite (A Mídia da Elite), relatou um grande estudo com 240 jornalistas dos principais meios de comunicação, descobrindo que 80% ou mais votaram consistentemente em candidatos liberais (democratas) — e estudos sobre os padrões de votação dos jornalistas confirmaram esse padrão.

Os autores também relataram que apenas 8% dos jornalistas frequentavam a algum serviço religioso semanalmente e que 86% nunca ou raramente frequentavam. Além disso, 54% não consideravam o adultério errado e apenas 15% consideravam que casos extraconjugais eram errados. Um estudo de acompanhamento, realizado em 2001, constatou que 97% das elites da mídia acreditam que o aborto deveria ser legal, e 75% concordavam que “a homossexualidade é tão aceitável quanto a heterossexualidade”.

Em 1985, o jornal Los Angeles Times realizou uma grande pesquisa que comparava atitudes de três mil repórteres e editores com um número análogo de pessoas do público em geral sobre questões como aborto, união homossexual, ação afirmativa, desigualdade de renda, oração na escola, pena de morte para assassinos, direitos às armas, gastos com defesa e regulamentação governamental sobre o mercado.

O que revelou essa pesquisa? Em todas as questões, com uma exceção, as respostas da imprensa eram mais liberais do que o público em geralmuitas vezes, de forma acentuada. Uma esmagadora maioria — de 81 a 89% — apoiava o aborto, as ações afirmativas e a união homossexual. Detalhe: Essa pesquisa foi realizada há mais de trinta anos!

Uma última estatística — entre dezenas que poderiam ser citadas — é a dos cinquenta e nove principais jornais dos Estados Unidos, que apoiaram um candidato presidencial dos EUA em 2016, apenas dois apoiaram o eventual vencedor, Donald Trump. Os outros apoiaram esmagadoramente a candidata liberal Hillary Clinton.

O que podemos aprender com essas e outras pesquisas de atitudes e perspectivas daqueles que querem nos dizer que pensar? Resumindo brevemente, isso significa que eles apoiam extremamente o aborto, um governo muito mais intrusivo, a redistribuição socialista da riqueza, a imigração irrestrita, direitos especiais para homossexuais e transgêneros, repressão penal mais branda e o aumento da permissividade sexual.

Podemos ver isso em suas opiniões tendenciosas, mas também no tipo de reportagens que eles escolhem fazer. Por exemplo, é muito difícil encontrar notícias sobre os enormes custos decorrentes da imigração ilegal e plataformas progressistas, como assistência médica universal e ensino universitário gratuito, crimes de imigrantes ilegais ou surtos de doenças já erradicadas no Ocidente trazidas de volta por imigrantes ilegais, os altos riscos para a saúde associados ao estilo de vida homossexual, as altas taxas de suicídio entre os transgêneros ou a perseguição de cristãos em todo o mundo (às vezes, até por governos ocidentais!).

Diante de tudo isso, por que deixar essas pessoas dizerem o que devemos pensar? Precisamos prestar atenção ao aviso de Deus em Isaías 5:20, que, em muitos aspectos, é uma descrição perfeita de grande parte da mídia de hoje: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal!”.

Uma influência poderosa e invisível nos bastidores

Quem ou o que realmente está por trás dessas tendências antibíblicas e contra Deus na grande mídia? Quem está tentando moldar sua mente e opiniões — para lhe dizer o que pensar? Há algo nisso que poucas pessoas percebem ou entendem? Falamos brevemente sobre isso acima, mas muito mais precisa ser dito.

A Bíblia nos dá informações que, doutra forma, não poderíamos obter. E revela a influência malévola de uma presença enormemente poderosa e invisível nessa obra perversa, que tenta influenciar cada pessoa desta Terra a pensar de uma maneira diferente — um modo de pensar voltado para a rejeição a Deus e a aceitação de uma visão de mundo fundamentado em mentiras.

O apóstolo Paulo chama essa força espiritual invisível de "o deus desta era" (2 Coríntios 4:4, NVI). E o apóstolo João se refere a ele como “o grande dragão... a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás” (Apocalipse 12:9).

O diabo não é uma figura burlesca com chifres e uma foice vestindo um traje vermelho. Ele é muito real e tem sido muito mais bem sucedido em sua obra perversa do que a maioria das pessoas poderia imaginar. O quanto Satanás tem tido sucesso em seu trabalho de enganar, manipular e moldar o pensamento de toda a humanidade? João nos dá a resposta: “O mundo todo está sob o poder do Maligno” (1 João 5:19, NVI). E, mais uma vez, esse ser maligno “engana todo o mundo” (Apocalipse 12:9).

Certamente, Satanás não é tão tolo a ponto de apresentar seus caminhos realmente como eles são — prejudiciais e autodestrutivos, trazendo sofrimento a todos aqueles que caem em suas mentiras. (Isso é explicado com mais detalhes em nossos guias de estudo bíblicos gratuitos Existe Realmente um Diabo? e Por que Deus Permite o Sofrimento?). Em vez disso, Satanás “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14, ARA) — como alguém que quer mostrar que seus caminhos são atraentes.

Satanás apresenta suas mentiras como "iluminadas" e "sábias" quando na realidade elas são exatamente o oposto. Ele sabe como apelar para nossa maneira de pensar, que é hostil a Deus e Suas leis (Romanos 8:7) e, principalmente, é voltada apenas para a satisfação de desejos egoístas e autodestrutivos (Gálatas 5:19-21). Pelo fato de Satanás apelar para esses instintos básicos é que ele tem sido muito bem sucedido em influenciar as pessoas para que sigam seus caminhos, em vez dos caminhos de Deus!

Deus não permite que o diabo destrua diretamente a humanidade, mas Satanás inventou diversas maneiras de influenciar os seres humanos a se destruírem. Ele leva as nações a guerras em que morrem milhares ou milhões de pessoas. Ele engana um grande número de pessoas para que adotem hábitos autodestrutivos, como abuso de substâncias químicas, levando a milhões de mortes prematuras a cada ano. Ele convenceu a milhões de mulheres de que é aceitável matar seus próprios filhos antes de nascerem. Ele leva a outros a ter estilos de vida prejudiciais, condenados nas Escrituras, que comumente levam a sérias doenças e outras aflições que encurtam drasticamente a expectativa de vida.

Estes são apenas alguns dos seus enganos. As religiões falsas, a teoria da evolução, o naturalismo e outros sistemas de crenças, escravizaram a humanidade, deixando-a na escuridão durante séculos. Satanás sabe que se ele não pode matar a humanidade através da guerra, doenças autoinfligidas e estilos de vida destrutivos, então ele opta por mudar seu foco para manter a humanidade enganada.

O apóstolo Paulo nos diz que, eficazmente, o diabo “cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho” (2 Coríntios 4:4, NVI). Ele está determinado a manter os seres humanos enganados e confusos, preenchendo suas mentes com tendências destrutivas e corruptoras que os separam de Deus, do verdadeiro conhecimento e do modo correto de pensar.

Em Efésios 2:2, Paulo chama Satanás de “príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência” (NVI). Nessa época, muitos séculos antes da invenção da televisão e do rádio, Paulo mostrou que esse ser maligno transmite, o que poderíamos chamar de “transmissão espiritual”, atitudes e temperamentos em que as mentes humanas estão naturalmente sintonizadas e que são antagônicos a Deus (ver Gálatas 5:19-21).

Naturalmente, como “o deus desta era” e o ser que “engana todo o mundo”, Satanás também é o governante e manipulador que incansavelmente opera nos bastidores, utilizando a mídia do mundo — TV, filmes, música, noticiários, internet, livros, revistas, jogos, etc. — para promover pensamentos e comportamentos que sejam diretamente contrários às instruções de Deus.

E assim ele tem reformulado drasticamente as opiniões de pessoas do mundo inteiro sobre comportamentos e estilos de vida que eram amplamente reconhecidos como pecaminosos e prejudiciais há apenas alguns anos. E foi assim que ele enganou o mundo inteiro e o mantém sob sua influência destrutiva.

Mas não somos peões indefesos. Ao entregar nossas vidas a Deus, nos arrependendo de aceitar os enganos de Satanás e preenchendo nossas mentes com a Palavra de Deus, pedindo sinceramente por Sua ajuda divina, nós poderemos seguir o ensinamento salutar de Tiago 4:7-8: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!” (NVI).

Espero que todos nós possamos dar ouvidos e prestar atenção a essa instrução!


O Encanto Hipnotizante do Entretenimento Egocêntrico

O apóstolo Paulo escreveu sobre uma tendência predominante que ocorreria nos últimos dias em que a grande mídia desempenha um papel importante.

“Saiba disto”, escreveu Paulo pouco antes de sua morte, por volta do ano 67 d.C, “nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus” (2 Timóteo 3:1-4, NVI).

Isso soa familiar? Cada um desses traços horríveis pode ser encontrado no extenso cardápio diário de entretenimento devorado por dois bilhões de mentes focadas na TV em todo o mundo. Bem-vindo à era do lazer ordinário e da sedução luxuriosa — vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana.

Desejo por violência, autoglorificação, sexo sem compromisso e sem casamento, tolerância inconsequente ao fruto proibido — esses são os temas das comédias, novelas, dramas e programas de entrevistas, que são o equivalente moral a um esgoto que inunda a mente humana. Isso tudo é uma reminiscência das antigas multidões romanas que se satisfaziam assistindo aos condenados morrerem no coliseu.

O motivo para essa grande quantidade de lixo é simplesmente dinheiro. Satisfazer plenamente os anunciantes é o principal objetivo dos executivos da mídia. Produzir programas eficazes engloba ter mais conteúdo que agrada rapidamente ao público-alvo, ou seja, preparar uma grade de programações hipnotizantes e cheia de sexo, luxúria, ganância e humor irreverente e profano. Pois, esta é uma aposta certa para manter um público vidrado na TV. Produzir esse tipo de entretenimento significa retorno financeiro garantido.

Se você possui um filme com direitos de produção para TV que tenha sexo, luxúria e ganância, certamente vai ganhar muito dinheiro. Se você possui sistemas de TV a cabo e por satélite, sistemas de distribuição de vídeo on-line e revistas, você ganhará ainda mais dinheiro — muitíssimo dinheiro. Não é de admirar que tenhamos visto muitas fusões nos últimos anos, à medida que os provedores de mídia buscam ter mais controle sobre o que os consumidores veem, ouvem e leem.

Deus diz o seguinte a qualquer um que esteja preso nesse sistema materialista do fim dos tempos, nessa mentalidade e nessa cultura que permeiam o mundo: “Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas” (Apocalipse 18:4).

A maneira de sair disso é reconhecer para onde está nos levando o nosso entretenimento egocêntrico dessa mídia materialista. Desligue o consumo; afaste-se do estilo de vida egocêntrico promovido por esse sistema de mídia global. Em vez disso, volte-se para Deus e para Sua Palavra, a Bíblia. Lembre-se, Deus tinha um motivo para deixar registradas essas advertências para nós!

—Jerold Aust


O Que Você Pode Fazer Para Proteger Seu Coração e Sua Mente?

Pelo fato de ter nos criado, Deus sabe o que nos motiva, como aprendemos melhor e o que é mentalmente saudável para nós. Os meios de comunicação do mundo servem para transmitir informações. Entretanto, a maneira como são usados e o conteúdo que transmitem podem ser úteis, positivos, neutros ou enormemente destrutivos.

Paulo disse que precisamos estar cientes das condições do mundo ao nosso redor (1 Tessalonicenses 5:1-8). Por isso, antes de aceitar uma manchete ou história importante como uma verdade do evangelho, questione-a e reserve um tempo para analisá-la — e talvez até tenha tempo para pesquisá-la na internet, se ela se referir a um problema importante para você. Compare-a com outras fontes e perspectivas sobre o mesmo assunto.

Ao realizar algumas pesquisas, você pode encontrar outras fontes de mídia, como artigos de revistas e jornais conceituados, que podem lhe fornecer uma perspectiva mais acurada da história. Algumas fontes de notícias independentes na internet muitas vezes cobrem histórias ignoradas pela maioria dos meios de comunicação e apresentam perspectivas alternativas sobre o assunto, muitos relatos e situações importantes.

Às vezes, as principais redes de TV apresentam histórias imparciais. Mas, quando se trata de histórias sobre valores e ideologia morais — que são histórias realmente mais importantes — geralmente as grandes redes as apresentam com um cunho liberal ou irreligioso que não serve para o bem do público. Atualmente, a Rede Record é a única grande rede de TV conservadora no Brasil, embora seus relatórios e comentários nem sempre sejam confiáveis.

Naturalmente, sua melhor fonte para a verdade imparcial relacionada ao mundo em que vivemos é a sua própria Bíblia. Ela é a fonte que norteia a visão de mundo de A Boa Nova. E esse é o motivo do slogan desta revista: Uma Revista de Entendimento. Nosso objetivo principal é ajudá-lo a ver as principais tendências e eventos através da perspectiva da Bíblia, ajudando-o a vê-los como Deus os vê. O nosso objetivo é torná-la esta publicação a mais biblicamente relevante e reveladora da Terra. Mas nós o encorajamos a conferir todas as referências bíblicas citadas — para ter plena certeza de estar lendo o que Deus realmente tem a dizer.

Quem está dizendo-lhe o que você deve pensar? Porque tem que ser Deus, através de Sua Palavra, não os seres humanos mal orientados e motivados por suas agendas sociais ou lucrativas. Somente Deus possui a sabedoria que precisamos para nos dar uma perspectiva clara do que está acontecendo ao nosso redor nestes tempos perigosos. Jesus, orando ao nosso Pai Celestial, disse: “A Tua palavra é a verdade” (João 17:17). Ele também nos diz: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

Cada vez mais, a mídia moderna nos direciona para longe da verdade de Deus e para perto dos enganos de Satanás. O que você pode fazer? Você pode voltar-se para Deus em oração e pedir-Lhe para abrir seus olhos para a Sua verdade, para libertá-lo das sutis trevas que envolvem este “presente século mau” (Gálatas 1:4). Deus promete responder aqueles que dediquem seu coração a buscá-Lo (Jeremias 29:12-13).

Então, você precisa permitir que Deus o instrua — em primeiro lugar, através do estudo particular de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Os editores de A Boa Nova oferecem fontes de mídia baseadas na Bíblia — como esta revista, nosso Curso de Estudo Bíblico, nossos guias de estudos bíblicos sobre muitos tópicos e nosso programa de televisão Beyond Today (em inglês) — para ajudá-lo a enxergar e a entender as coisas pela perspectiva de Deus, revelada nas Escrituras. Também oferecemos comentários sobre os eventos atuais e muitos outros tópicos em nosso site — portugues.ucg.org

Com nossa própria cooperação, Deus pode nos ensinar o que devemos pensar e o que devemos fazer e como evitar sermos seduzidos pelas mensagens nocivas da grande mídia da atualidade.

Ao refletir se aceita a versão da verdade dos jornais ou dos telejornais, ou se assiste violência e vulgaridade na televisão e no cinema ou se escuta as letras sedutoras e sugestivas de muitas músicas, pergunte a si mesmo quem está lhe dizendo o que pensar — e se você deveria dar ouvido a isso!

—Jerold Aust