O Mundo Todo Está Enganado?

Você está aqui

O Mundo Todo Está Enganado?

Download (Baixar)
MP3 Audio (5.06 MB)

Download (Baixar)

O Mundo Todo Está Enganado?

MP3 Audio (5.06 MB)
×

Se você fosse o diabo e quisesse enganar o mundo inteiro, como alcançaria tal objetivo? Uma brilhante estratégia seria a de convencer as pessoas que você realmente não estava lá―que você nem sequer existe. E a melhor maneira de fazer isso seria para levá-los a acreditar que a única fonte de informação que revela quem é você, juntamente com seus motivos e métodos, não passa de uma coleção de fábulas que nada têm a ver com suas vidas.

E é exatamente isso que acontece. Há vários séculos, alardeada por teorias de homens como Charles Darwin―que deu à luz uma maneira de explicar a criação sem o Criador―muitas pessoas começaram a desafiar diretamente a autoridade e a inspiração da Bíblia. Elas começaram a ridicularizar, como simples mito e superstição, a existência de um mundo espiritual, o qual tinha sido aceito por muito tempo sem questionar por aqueles que acreditavam na Bíblia.

Então, os líderes céticos do mundo acadêmico começaram a contestar a validade e a precisão da Bíblia, e o raciocínio materialista sob o disfarce de ciência―rejeitando qualquer coisa que não pode ser detectado pelos sentidos físicos―tornou-se a ordem do dia. Gerações de líderes foram ensinados a descartar qualquer coisa que não pudesse ser medida por métodos científicos.

Então vieram duas guerras mundiais. E duas gerações sucessivas viram seus pais, maridos e filhos perdidos em sangrentos campos de batalha em cantos longínquos do mundo, em que nemhuma dessas guerras resultaram em uma paz duradoura.

O número de vítimas civis foi alarmante; foram dezenas de milhões de vidas ceifadas. Entorpecidos pela maciça e brutal destruição de vidas e bens, muitos perderam sua crença em Deus, pensando que um Ser Supremo e Todo-Poderoso jamais permitiria tal carnificina e sofrimento.

Assim, em apenas algumas gerações, a crença em um Deus todo-poderoso e amoroso e a confiança na Bíblia, como Sua revelação para a humanidade, foi dizimada.

Embora, em nosso mundo moderno muitas pessoas ainda afirmem crer em Deus, poucos levam suficientemente a sério a sua crença para deixá-Lo guiar suas vidas. A Bíblia é, indubitavelmente, um dos best-sellers mundiais, mas também é o livro menos lido e compreendido de todos os tempos. A maioria das pessoas pensa que a Bíblia e o mundo espiritual não têm nada a ver com eles e suas vidas.

Ainda que a religião devesse fornecer uma compreensão de Deus e do mundo espiritual, ela é, muitas vezes, apenas mais uma fonte de confusão e discórdia. Por exemplo, o Cristianismo é a religião professada por aproximadamente um terço da população mundial e é também a maior religião. Mas está fragmentada em milhares de seitas e denominações, muitas delas alegando representar os verdadeiros ensinamentos da Bíblia e de Jesus Cristo.

É claro que durante a história humana os professos cristãos nunca foram a maioria da população do mundo. A maioria das pessoas nos últimos dois milênios têm seguido uma enorme variedade de divindades, gurus e mestres religiosos. Alguns acreditavam em Deus, outros em vários espíritos bons e maus ou em nenhum Deus ou qualquer espírito.

Obviamente, essas crenças incompatíveis, e muitas vezes opostas, não podem estar todas certas. Deus não é o autor de confusão (1 Coríntios 14:33). O efeito de tanta confusão e divisão religiosa é exatamente o que se poderia esperar de um ser cujo objetivo é “enganar todo o mundo” (Apocalipse 12:9). Muitas pessoas não acreditam que o diabo existe, e muitos daqueles que acreditam que o diabo existe, não têm certeza no que acreditar, pois há tantos ensinamentos religiosos confusos e contraditórios.

A maioria das pessoas é profundamente sincera em suas crenças. Mas visto que as crenças de muitos cristãos professos contradizem as crenças de outros cristãos professos, eles não podem estar todos certos. Muitos deles são sinceros, mas estão sinceramente errados. Eles, tal como o resto do mundo, têm sido enganados. Então, quais são as implicações para os cristãos professos enganados por Satanás e o resultado de tal confusão?

Cristo desafiou as pessoas de Sua época, que eram sinceras, mas iludidas: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46).

Ele alertou a seus seguidores para estarem cientes do engano religioso. “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”, advertiu (Mateus 24:4). Ele profetizou que líderes religiosos surgiriam dizendo representá-Lo, mas na verdade seriam impostores que “enganarão a muitos” (versículo 5).

Ao invés de ser uma fonte de informação e compreensão sobre o grande espírito malévolo que é o inimigo da humanidade, na verdade, a religião tem sido uma das principais armas que o diabo tem usado para enganar as pessoas!