As Evidências Bíblicas Mostram que Jesus não Nasceu em 25 de Dezembro

Você está aqui

As Evidências Bíblicas Mostram que Jesus não Nasceu em 25 de Dezembro

Sem dúvida, a história mostra que o dia 25 de dezembro foi popularizado como a data para o Natal, não porque Cristo nasceu nesse dia, mas porque já era popular nas celebrações pagãs como a data de nascimento do sol.

Mas é possível que 25 de dezembro seja o dia do nascimento de Cristo?

“Considerando que não existe nenhuma escritura indicando a data do nascimento de Jesus, os primeiros mestres cristãos sugeriram várias datas no calendário. Clemente . . . escolheu 18 de novembro. Hipólito . . . achava que Cristo tivesse nascido numa quarta-feira . . . Um documento anônimo, que se acreditava ter sido escrito no norte da África por volta do ano 243 d.C., situava o nascimento de Jesus em 28 de março” (Jeffery Sheler, “Em Busca dos Natais”, revista U.S. News and World Report, 23 dez 1996, pág. 58).

Uma análise cuidadosa das Escrituras, no entanto, mostra claramente que 25 de dezembro é uma data improvável para o nascimento de Cristo. Aqui estão as duas principais razões:

Primeiro, sabemos que os pastores estavam no campo cuidando de seus rebanhos no momento do nascimento de Jesus (Lucas 2:7-8). Os pastores não ficavam no campo no mês de dezembro. De acordo com a publicação Celebrações: O Livro Completo dos Feriados Norte-americanos, o relato de Lucas “sugere que Jesus pode ter nascido no verão ou no início do outono. Uma vez que dezembro é frio e chuvoso na Judéia, é provável que os pastores tenham procurado abrigo para seus rebanhos durante a noite” (Robert Myers, 1972, pág. 309).

Da mesma forma, O Comentário do Intérprete–Volume Único (1980) diz que esta passagem “seria um argumento contra a ocorrência do nascimento em 25 de dezembro já que o tempo não teria permitido” que os pastores vigiassem seus rebanhos no campo à noite.

Em segundo lugar, os pais de Jesus vieram a Belém para se registrar em um censo romano (Lucas 2:1-4). Tais censos não eram realizados no inverno, quando as temperaturas muitas vezes caíam abaixo de zero e as estradas ficavam em péssimas condições. Realizar um censo sob tais condições teria sido contraproducente.

Diante das dificuldades e do desejo de trazer os pagãos para o cristianismo, William Walsh diz: “O fato importante, então, que eu lhe pedi para deixar claro é que a fixação da data de 25 de Dezembro foi um cedimento com o paganismo” (A história de Papai Noel, 1970, pág. 62).

Se Jesus Cristo não nasceu em 25 de dezembro, então quando a Bíblia diz que Ele nasceu? Os relatos bíblicos apontam o outono como o tempo mais provável do nascimento de Jesus, com base na concepção e nascimento de João Batista.

E como Isabel (mãe de João) estava em seu sexto mês de gravidez, quando Jesus foi concebido (Lucas 1:24-36), podemos determinar o tempo aproximado do ano do nascimento de Jesus a partir do que sabemos do nascimento de João. O pai de João, Zacarias, era sacerdote a serviço do templo em Jerusalém, durante o turno de Abias (Lucas 1:5). Cálculos históricos indicam este turno de serviço correspondia de 13 a 19  de junho daquele ano (EW Bullinger, A Companhia da Bíblia, 1974, Anexo 179, pág. 200).

Foi durante este tempo de serviço no templo que Zacarias soube que sua esposa, Isabel, teria um filho (Lucas 1:8-13). Depois de terminar seu serviço ele viajou para casa, então Isabel concebeu (versículos 23-24). Presumindo que João foi gerado perto do fim de junho, somando-se nove meses, chegamos ao fim de Março como o tempo mais provável do nascimento de João. E acrescentando-se mais seis meses (a diferença de idade entre João e Jesus) somos levados ao fim de setembro como a data provável do nascimento de Jesus.