Os Símbolos da Fertilidade: Inferiores à Nobreza de Deus

Você está aqui

Os Símbolos da Fertilidade

Inferiores à Nobreza de Deus

Por ser a reprodução na natureza fundamental para a alimentação e a perpetuação da vida, desde há muito tempo a humanidade tem estado intrigada com a fertilidade. Alguma vez você já se perguntou por que ovos e coelhos—marcas registradas da páscoa pagã—foram escolhidos como símbolos de fertilidade?

“Na religião popular tradicional o ovo é um poderoso símbolo da pureza, fertilidade e renascimento. Ele é usado em rituais mágicos para promover a fertilidade e restaurar a virilidade; para ver o futuro; para trazer bom tempo; para incentivar o crescimento das culturas e proteger os animais e as crianças contra a má sorte, especialmente do temido mau-olhado. Em todo o mundo ele representa a vida e a criação, a fertilidade e a ressurreição . . . Depois [esses costumes relativos a ovos] foram ligados ao Domingo de Páscoa. A igreja não se opôs a isso, apesar de muitos dos costumes desses ovos terem origem pré-cristã, porque o ovo forneceu um símbolo novo e poderoso da ressurreição e da transformação da morte em vida” (A Enciclopédia de Religião, 1987, pág. 37, “Ovo de Páscoa”).

O coelhinho da Páscoa é o substituto moderno para “o coelho, símbolo da fertilidade no antigo Egito” (Enciclopédia Britânica, 15ª edição, Macropédia, pág. 333, “Páscoa Pagã”). Não é nenhum segredo que os coelhos são extremamente prolíficos. A jovem fêmea da espécie tem várias ninhadas entre dois a oito anos de vida e a gestação demora cerca de um mês. Ao contrário da instrução de Deus, estes símbolos de fertilidade pagãos conferem poderes divinos para a criação (coelhos e ovos) em vez do Criador (Romanos 1:21-25).

Em contraste com as celebrações pagãs, Deus prometeu abençoar abundantemente o Seu povo em troca de seu amor e obediência. Veja as palavras de encorajamento de Moisés a Israel pouco antes de sua morte:

“Será, pois, que, se, ouvindo estes juízos, os guardardes e fizerdes, o Senhor, teu Deus, te guardará o concerto e a beneficência que jurou a teus pais; e amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar, e abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o teu cereal, e o teu mosto, e o teu azeite, e a criação das tuas vacas, e o rebanho do teu gado miúdo, na terra que jurou a teus pais dar-te. Bendito serás mais do que todos os povos; nem macho nem fêmea entre ti haverá estéril, nem entre os teus animais” (Deuteronômio 7:12-14).

As pessoas têm escolhido olhar para Deus como seu Criador através das bênçãos da fertilidade ou olhando para a criação. Diante da história de coelhos e ovos, como símbolos pagãos da fertilidade, você acha que Deus fica satisfeito quando as pessoas usam esses símbolos em Sua adoração? Para a resposta, ver “Isto é Importante para Deus?” A partir da página 41.