Como Ler, Estudar e Entender a Bíblia

Você está aqui

Como Ler, Estudar e Entender a Bíblia

Como você deve ler e estudar a Bíblia? A resposta é simples: De um modo que dê certo para você! Apenas comece a lê-la! Começar algo novo parece estranho e difícil. Por isso, os novos estudantes da Bíblia são muito propensos a ficarem desanimados e a desistirem.

O importante é começar e, em seguida, permanecer firme. Se interesse por um tema e comece a se familiarizar com seu conteúdo. Aguce o seu apetite, então, muito provavelmente, a Bíblia vai passar a fazer parte de sua dieta de vida.

Muitos livros e artigos oferecem sugestões úteis para o estudo acurado da Bíblia, e recomendamos que você considere várias maneiras de estudar a Bíblia. Mas não se sinta obrigado a aceitar uma abordagem específica ou seguir uma estrutura rígida ou a manter-se numa abordagem de estudo quando você sentir que prefere seguir outro tipo de abordagem.

Por exemplo, uma possibilidade seria ler toda a Bíblia em ordem cronológica para ter uma visão geral. Seria bom fazer isso eventualmente, mas não é obrigatório começar dessa maneira. Você pode ler os livros em qualquer ordem. Outra maneira popular é ler a Bíblia por tópicos, estudando todas as escrituras em qualquer tópico.

Oferecemos um guia de estudo bíblico muito útil, Como Entender a Bíblia, para você começar. Nós também oferecemos um Curso Bíblico esclarecedor, composto por doze lições, que proporciona ao estudante iniciante uma boa base de entendimento. Tudo isso está disponível gratuitamente, basta solicitar.

Como parte de seu estudo bíblico pessoal seria interessante ler artigos confiáveis, guias de estudos e livros sobre a Bíblia que têm explicações corretas. É claro que qualquer dessas fontes deve ser comparada com a própria Bíblia para se certificar de que representam adequadamente os ensinamentos dela (veja Atos 17:11). Na realidade, em longo prazo, certifique-se de que a maior parte de seu estudo seja a leitura da própria Bíblia para que você vá se familiarizando com o conteúdo e o contexto das Escrituras.

Se você puder, talvez seja interessante comprar alguns livros auxílios bíblicos — concordâncias bíblicas, dicionários bíblicos, enciclopédias bíblicas e programas de computador que vão ajudar seu estudo da Bíblia.

Se você tem dificuldade de leitura, você pode tirar vantagem do fato de que agora a Bíblia e muitos livros estão disponíveis em áudio.

Também não se esqueça de evitar o erro clássico de muitas pessoas. Não comece seu estudo com ideias doutrinárias preconcebidas nem tente procurar passagens que parecem apoiar e justificar essas crenças. Leia a Bíblia com a mente aberta e veja por si mesmo o que ela diz. Tenha a atitude de Jesus Cristo, que assim orou ao Pai: "Não se faça a Minha vontade, mas a Tua" (Lucas 22:42).

Sobretudo, procure conhecer a mente de Deus e Seu plano para sua vida. Pratique o que aprendeu em sua vida cotidiana. Seja um praticante da Palavra e use a Bíblia como um espelho espiritual para ver o que você precisa mudar (ver Tiago 1:22-25).

Leia a Bíblia. Estude a Bíblia. Viva a Bíblia.