Provas da Bíblia

Provas da Bíblia

Para ajudá-lo a provar se a Bíblia é verdadeira e confiável, solicite e leia nosso guia de estudo bíblico gratuito A Bíblia Merece Confiança? Muitos outros guias que publicamos também são muito úteis.

A seguir estão algumas das principais provas da inspiração divina da Bíblia:

Profecias cumpridas. Muitos eventos passados foram profetizados na Bíblia e aconteceram exatamente como preditos. Mais impressionante ainda será ver futuros eventos profetizados acontecerem exatamente como prometido. Para saber mais informações, você pode baixar ou pedir o nosso guia de estudo bíblico gratuito Você Pode Entender A Profecia Bíblica.

Harmonia interna. A Bíblia nunca se contradiz! E isso é um verdadeiro milagre, considerando que ela foi escrita ao longo de mil e quinhentos anos, por cerca de quarenta autores diferentes! Alguns detalhes na Bíblia parecem contradizer-se à primeira vista e muitos céticos apontam para essas aparentes discrepâncias para tentar refutar a inspiração divina. No entanto, muitos bons livros foram escritos para explicar essas discrepâncias alegadas, mostrando que, quando devidamente compreendidos, não se tratam de contradições. Se há algo nela que não podemos explicar facilmente, isso meramente demonstra nossa falta de compreensão humana e não erros da Bíblia.

Ciência. Não existe conflito entre a verdadeira ciência e a Bíblia. (A evolução é uma teoria para explicar certas observações científicas e não a própria ciência). Quando a ciência e a Bíblia parecem conflitar, uma ou outra não está sendo corretamente compreendida. O Deus Criador, que inspirou a Bíblia, entende de ciência melhor do que todos os cientistas do mundo.

Arqueologia. Este é o estudo do material remanescente da vida e atividades das pessoas do passado. Muitos locais bíblicos foram encontrados e agora é enorme a quantidade de provas que confirmam o registro bíblico. Nenhuma descoberta arqueológica até hoje contradisse a Bíblia (embora alguns tenham interpretado erroneamente alguns achados arqueológicos).

Promessas e orações. Deus nos dá muitas promessas em Sua Palavra. Ver promessas sendo cumpridas denota evidência da fidelidade de Deus. E Deus promete responder as orações do Seu povo, especialmente as orações que estejam em harmonia com a Sua vontade e promessas. A oração respondida pode fortalecer a fé em Deus e em Sua Palavra mais do que qualquer outra coisa.

A Bíblia funciona! Os caminhos de Deus funcionam. A Bíblia ensina inúmeros princípios práticos para a vida diária. Assim como a natureza nos ensina sobre as leis físicas invisíveis, a Bíblia ensina que há também leis espirituais invisíveis absolutas, que regem todos os aspectos da vida humana. Quanto melhor entendermos todas essas leis e ficarmos em harmonia com elas, mais saudáveis, mais felizes e mais bem sucedidos seremos. Os caminhos de Deus funcionam e funcionam maravilhosamente bem!