Manter o Caminho

Manter o Caminho

Download (Baixar)
MP3 Audio (11.13 MB)

Download (Baixar)

Manter o Caminho

MP3 Audio (11.13 MB)
×

O batismo e os passos a ele relativos que temos de tomar são somente o princípio do caminho para a vida eterna. Porém, antes de chegarmos ao fim da meta, temos grande distância para percorrer. Neste capítulo vamos abordar alguns aspectos da nossa jornada revelados pelo nosso mapa de percurso, a Bíblia. Recordemos que estamos a viajar num caminho estreito (Mateus 7:14). Um sentido claro de propósito e direcção podem ajudar-nos a manter-nos em rota.

Quando respondemos à chamada de Deus com o arrependimento e o batismo, esperam-nos muitas bênçãos e oportunidades. A nossa mente muda. Crescemos em sabedoria, conhecimento e compreensão (Provérbios 2:1-11). Aprenderemos a pensar e a agir como Deus pensa e age.

Seguir em frente

Surgirão provações, e sacrifícios serão exigidos (Mateus 10:35-39). Estes passos ajudam-nos a criar bom carácter. O meio-irmão de Jesus Cristo, Tiago escreveu: “tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:2-4).

Jesus avisou-nos para contarmos os custos em percorremos este caminho, do mesmo modo como faremos ao tomarmos um grande projecto na vida: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar” (Lucas 14:28-30).

Jesus falando a um potencial seguidor que queria estabelecer condições no seu compromisso disse: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”  (Lucas 9:62). Jesus espera que os Seus seguidores completem o que começam.

Tal como uma criança aprende a andar, a princípio nós talvez vacilemos, tombando neste novo caminho da vida. As tentações e provações que enfrentamos às vezes far-nos-ão cambalear e cair. Mas lembremo-nos que Deus Pai e Jesus Cristo estão prontos para nos confortar e ajudar em cada passo do caminho.

A nossa tarefa é de continuarmos a luta, esforçando-nos  com a ajuda de Deus e assim tornamo-nos Cristãos maduros. Hebreus 5:13-14 dizem-nos: “Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal” (NVI).

Viver o caminho de Deus tem de permanecer sempre a nossa prioridade. Continuamente, “buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça” (Mateus 6:33).

A oração regular e o estudo da Palavra de Deus são chaves que nos ajudam a mantermo-nos orientados no caminho da vida de Deus. Mais, a confraternização com outros crentes pode ser um encorajamento tremendo para vivermos a nossa nova vida dedicada a Deus.

Em Mateus 7:21, Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” É-nos dado escolher o que queremos fazer, mas Jesus espera claramente que façamos a nossa parte permanecendo fiéis a Ele. Como anteriormente dito, nós temos de produzir frutos na nossa vida que sejam agradáveis a Deus.

O término do caminho: o Reino de Deus

Reparemos agora umas quantas coisas acerca do futuro Reino de Deus e da vida eterna, o término da nossa caminhada.

Devemos lembrar-nos que o Reino de Deus é o âmago da mensagem do evangelho que Jesus proclamou. Em Marcos 1:14-15 lê-se que “veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” Ao aparecer aos Seus discípulos durante os 40 dias depois da Sua ressurreição, Jesus continuou a falar-lhes sobre o Reino de Deus (Actos 1:3).

Dentro em breve, Cristo regressará à terra e estabelecerá esse Reino. Apocalipse 11:15 fala profeticamente desse impressionante dia: “E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

O Reino de Deus será um reino real governando a terra, em substituição de todo o governo e autoridade humanos. Como predito em Daniel 2:44, “o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre.”

Os primeiros Cristãos fixavam firmemente os seus olhos no futuro Reino de Deus. Actos 8:12 explica que a mensagem do Reino de Deus foi uma das razões principais para o povo acreditar na verdade de Deus e batizar-se: “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” Nós também temos de “acreditar no evangelho” (Marcos 1:15).

Hoje, se permanecermos fiéis a Deus ao longo da nossa vida, partilharemos com Cristo a função de reis e sacerdotes no Seu futuro Reino (Apocalipse 1:6; 5:10; 20:6). Podemos ansiar a transformar-nos em espírito e vivermos para sempre (1 Tessalonicenses 4:14-17; 1 Coríntios 15:42-55). Como filhos de Deus, herdaremos todas as coisas de Deus—não somente a terra, mas também o universo inteiro e o reino espiritual (Mateus 5:5; Apocalipse 21:1-7; Hebreus 2:6-8). (Para aprender mais, descarregue ou peça a nossa publicação gratuita Qual É o  Seu Destino?)

Chegarás lá com a ajuda de Deus

Deus estende a mão às promessas maravilhosas e inimagináveis do futuro mais brilhante possível. Mas para se alcançar esse destino é vital que persistamos em O seguir—para continuamente nos arrependermos, quando tropeçarmos, permanecendo concentrados no objectivo.

Não obstante as declarações de muitos que ensinam “uma vez salvo, para sempre salvo,” é sempre possível, nesta vida, aos que se entregam a Deus, O negar subsequentemente e perder a salvação (Hebreus 2:1-3; 6:4-6; 10:26-31).

Apesar disso, Deus fala da nossa salvação como firme—como na verdade é, desde que não cheguemos ao ponto de O rejeitar a Ele e ao Seu caminho, quer por persistente negligência quer  por amargura.

Para quem deseja entregar sua vida a Ele, Deus oferece esta maravilhosa perspectiva em Efésios 1:13-14: “A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória” (Efésios 1:13-14, BLH).

E Filipenses 1:6 encoraja-nos com estas palavras: “aquele  que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de  Jesus Cristo.”

Enquanto buscarmos activamente a vontade de Deus e permitir o Seu Espírito Santo actuar na nossa vida, a nossa salvação está garantida. Sim, Deus promete ajudar-nos em todos os passos do caminho, em todas as curvas da estrada, se nos arrependermos, tivermos fé n’Ele para perdão dos nossos pecados, ser batizados e olhar para Ele e para o Seu futuro Reino. (Para saber mais descarregue ou peça a nossa publicação Transformando a Sua Vida: O Processo da Conversão).

E agora?

Agora que sabe o que fazer, actuará nisso, ou deixará esta preciosa chamada de Deus perder-se? Por intermédio do profeta Isaías, Deus faz-nos um convite e uma promessa: “Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”  (Isaías 55:6-7).

Em 2 Tessalonicenses 2:13-15, Paulo escreve: “Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa” (NVI).

Se Deus o [a] está a chamar, responde-Lhe?

O apóstolo Pedro encoraja-nos a todos: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:10-11).

O caminho para a vida eterna está posto perante si—o único caminho. Que o possa seguir, sem mudar de direcção, para o fantástico destino que Deus planeou para si!