Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Manter o Caminho

Manter o Caminho

Download (Baixar)
MP3 Audio (11.13 MB)

Download (Baixar)

Manter o Caminho

MP3 Audio (11.13 MB)
×

O batismo e os passos a ele relativos que temos de tomar são somente o princípio do caminho para a vida eterna. Porém, antes de chegarmos ao fim da meta, temos grande distância para percorrer. Neste capítulo vamos abordar alguns aspectos da nossa jornada revelados pelo nosso mapa de percurso, a Bíblia. Recordemos que estamos a viajar num caminho estreito (Mateus 7:14 Mateus 7:14e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz � vida, e poucos são os que a encontram.
Almeida Atualizada×
). Um sentido claro de propósito e direcção podem ajudar-nos a manter-nos em rota.

Quando respondemos à chamada de Deus com o arrependimento e o batismo, esperam-nos muitas bênçãos e oportunidades. A nossa mente muda. Crescemos em sabedoria, conhecimento e compreensão (Provérbios 2:1-11 Provérbios 2:1-11 [1] Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, [2] para fazeres atento � sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; [3] sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; [4] se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; [5] então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. [6] Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; [7] ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, [8] guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos. [9] Então entenderás a retidão, a justiça, a eqüidade, e todas as boas veredas. [10] Pois a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será aprazível � tua alma; [11] o bom siso te protegerá, e o discernimento e guardará;
Almeida Atualizada×
). Aprenderemos a pensar e a agir como Deus pensa e age.

Seguir em frente

Surgirão provações, e sacrifícios serão exigidos (Mateus 10:35-39 Mateus 10:35-39 [35] Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; [36] e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. [37] Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. [38] E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. [39] Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.
Almeida Atualizada×
). Estes passos ajudam-nos a criar bom carácter. O meio-irmão de Jesus Cristo, Tiago escreveu: “tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma” (Tiago 1:2-4 Tiago 1:2-4 [2] Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, [3] sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; [4] e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
Almeida Atualizada×
).

Jesus avisou-nos para contarmos os custos em percorremos este caminho, do mesmo modo como faremos ao tomarmos um grande projecto na vida: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar” (Lucas 14:28-30 Lucas 14:28-30 [28] Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? [29] Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, [30] dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar.
Almeida Atualizada×
).

Jesus falando a um potencial seguidor que queria estabelecer condições no seu compromisso disse: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”  (Lucas 9:62 Lucas 9:62
Almeida Atualizada×
). Jesus espera que os Seus seguidores completem o que começam.

Tal como uma criança aprende a andar, a princípio nós talvez vacilemos, tombando neste novo caminho da vida. As tentações e provações que enfrentamos às vezes far-nos-ão cambalear e cair. Mas lembremo-nos que Deus Pai e Jesus Cristo estão prontos para nos confortar e ajudar em cada passo do caminho.

A nossa tarefa é de continuarmos a luta, esforçando-nos  com a ajuda de Deus e assim tornamo-nos Cristãos maduros. Hebreus 5:13-14 Hebreus 5:13-14 [13] Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; [14] mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.
Almeida Atualizada×
dizem-nos: “Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal” (NVI).

Viver o caminho de Deus tem de permanecer sempre a nossa prioridade. Continuamente, “buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça” (Mateus 6:33 Mateus 6:33Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Almeida Atualizada×
).

A oração regular e o estudo da Palavra de Deus são chaves que nos ajudam a mantermo-nos orientados no caminho da vida de Deus. Mais, a confraternização com outros crentes pode ser um encorajamento tremendo para vivermos a nossa nova vida dedicada a Deus.

Em Mateus 7:21 Mateus 7:21Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
, Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” É-nos dado escolher o que queremos fazer, mas Jesus espera claramente que façamos a nossa parte permanecendo fiéis a Ele. Como anteriormente dito, nós temos de produzir frutos na nossa vida que sejam agradáveis a Deus.

O término do caminho: o Reino de Deus

Reparemos agora umas quantas coisas acerca do futuro Reino de Deus e da vida eterna, o término da nossa caminhada.

Devemos lembrar-nos que o Reino de Deus é o âmago da mensagem do evangelho que Jesus proclamou. Em Marcos 1:14-15 Marcos 1:14-15 [14] Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus [15] e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
lê-se que “veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” Ao aparecer aos Seus discípulos durante os 40 dias depois da Sua ressurreição, Jesus continuou a falar-lhes sobre o Reino de Deus (Actos 1:3).

Dentro em breve, Cristo regressará à terra e estabelecerá esse Reino. Apocalipse 11:15 Apocalipse 11:15E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Almeida Atualizada×
fala profeticamente desse impressionante dia: “E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”

O Reino de Deus será um reino real governando a terra, em substituição de todo o governo e autoridade humanos. Como predito em Daniel 2:44 Daniel 2:44Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
Almeida Atualizada×
, “o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre.”

Os primeiros Cristãos fixavam firmemente os seus olhos no futuro Reino de Deus. Actos 8:12 explica que a mensagem do Reino de Deus foi uma das razões principais para o povo acreditar na verdade de Deus e batizar-se: “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.” Nós também temos de “acreditar no evangelho” (Marcos 1:15 Marcos 1:15e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
).

Hoje, se permanecermos fiéis a Deus ao longo da nossa vida, partilharemos com Cristo a função de reis e sacerdotes no Seu futuro Reino (Apocalipse 1:6 Apocalipse 1:6e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Almeida Atualizada×
; 5:10; 20:6). Podemos ansiar a transformar-nos em espírito e vivermos para sempre (1 Tessalonicenses 4:14-17 1 Tessalonicenses 4:14-17 [14] Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. [15] Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. [16] Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, � voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. [17] Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 15:42-55 1 Coríntios 15:42-55 [42] Assim também é a ressurreição, é ressuscitado em incorrupção. [43] Semeia-se em ignomínia, é ressuscitado em glória. Semeia-se em fraqueza, é ressuscitado em poder. [44] Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual. [45] Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. [46] Mas não é primeiro o espíritual, senão o animal; depois o espiritual. [47] O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. [48] Qual o terreno, tais também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. [49] E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial. [50] Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. [51] Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, [52] num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. [53] Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. [54] Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. [55] Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
Almeida Atualizada×
). Como filhos de Deus, herdaremos todas as coisas de Deus—não somente a terra, mas também o universo inteiro e o reino espiritual (Mateus 5:5 Mateus 5:5Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 21:1-7 Apocalipse 21:1-7 [1] E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. [2] E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. [3] E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. [4] Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. [5] E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. [6] Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o èmega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. [7] Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Almeida Atualizada×
; Hebreus 2:6-8 Hebreus 2:6-8 [6] Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites? [7] Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste, [8] todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse sujeito. Mas agora ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele;
Almeida Atualizada×
). (Para aprender mais, descarregue ou peça a nossa publicação gratuita Qual É o  Seu Destino?)

Chegarás lá com a ajuda de Deus

Deus estende a mão às promessas maravilhosas e inimagináveis do futuro mais brilhante possível. Mas para se alcançar esse destino é vital que persistamos em O seguir—para continuamente nos arrependermos, quando tropeçarmos, permanecendo concentrados no objectivo.

Não obstante as declarações de muitos que ensinam “uma vez salvo, para sempre salvo,” é sempre possível, nesta vida, aos que se entregam a Deus, O negar subsequentemente e perder a salvação (Hebreus 2:1-3 Hebreus 2:1-3 [1] Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas. [2] Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, [3] como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi- nos depois confirmada pelos que a ouviram:
Almeida Atualizada×
; 6:4-6; 10:26-31).

Apesar disso, Deus fala da nossa salvação como firme—como na verdade é, desde que não cheguemos ao ponto de O rejeitar a Ele e ao Seu caminho, quer por persistente negligência quer  por amargura.

Para quem deseja entregar sua vida a Ele, Deus oferece esta maravilhosa perspectiva em Efésios 1:13-14 Efésios 1:13-14 [13] no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, [14] o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
Almeida Atualizada×
: “A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória” (Efésios 1:13-14 Efésios 1:13-14 [13] no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, [14] o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.
Almeida Atualizada×
, BLH).

E Filipenses 1:6 Filipenses 1:6tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus,
Almeida Atualizada×
encoraja-nos com estas palavras: “aquele  que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de  Jesus Cristo.”

Enquanto buscarmos activamente a vontade de Deus e permitir o Seu Espírito Santo actuar na nossa vida, a nossa salvação está garantida. Sim, Deus promete ajudar-nos em todos os passos do caminho, em todas as curvas da estrada, se nos arrependermos, tivermos fé n’Ele para perdão dos nossos pecados, ser batizados e olhar para Ele e para o Seu futuro Reino. (Para saber mais descarregue ou peça a nossa publicação Transformando a Sua Vida: O Processo da Conversão).

E agora?

Agora que sabe o que fazer, actuará nisso, ou deixará esta preciosa chamada de Deus perder-se? Por intermédio do profeta Isaías, Deus faz-nos um convite e uma promessa: “Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”  (Isaías 55:6-7 Isaías 55:6-7 [6] Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. [7] Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.
Almeida Atualizada×
).

Em 2 Tessalonicenses 2:13-15 2 Tessalonicenses 2:13-15 [13] Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade, [14] e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. [15] Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
Almeida Atualizada×
, Paulo escreve: “Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa” (NVI).

Se Deus o [a] está a chamar, responde-Lhe?

O apóstolo Pedro encoraja-nos a todos: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:10-11 2 Pedro 1:10-11 [10] Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. [11] Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Almeida Atualizada×
).

O caminho para a vida eterna está posto perante si—o único caminho. Que o possa seguir, sem mudar de direcção, para o fantástico destino que Deus planeou para si!