Introdução

Introdução

Contudo, apesar de ser considerado um lugar tão maravilhoso como se ensina, ninguém tem pressa de ir para lá.

A crença comum na morte como a porta de entrada para o céu não muda o fato de que a maioria das pessoas vê a morte como algo a ser evitado a todo custo. Através da medicina fazemos de tudo para adiar a morte o máximo possível.

Se as pessoas pudessem viajar imediatamente para a vida eterna no céu, por meio de algum expresso celeste, será que alguém iria querer comprar um bilhete nele?

Não é verdade que a maioria das pessoas prefere continuar a sua atual vida aqui na terra? A possibilidade de ir morar imediatamente no céu não parece ser tão atraente. Nossas ações indicam que é isso o que a maioria de nós pensa.

O que vamos ficar fazendo na eternidade?

Talvez a razão da relutância em passar para a outra vida, depois da morte, seja o fato de que ainda ninguém demonstrou de modo convincente o que farão as pessoas justas quando chegarem ao céu. Se realmente vamos ficar lá o resto da eternidade; não é de se estranhar que Deus não tenha nos informado, na Bíblia, o que nos aguarda no céu? Passaremos todo o nosso tempo tocando harpa? Ficaremos ali sentados, simplesmente contemplando a Deus? Estes são dois conceitos populares acerca do céu, mas a maioria das pessoas não consegue nem sequer imaginar fazer isso por toda a eternidade. Afinal, a eternidade é muito tempo!

Talvez devêssemos nos fazer uma simples pergunta: Será que esses conceitos comuns vêm mesmo da Bíblia?

Muitas pessoas, que esperam ir para o céu, admitem que encontram pouca coisa nas Escrituras acerca do que podem esperar quando chegarem lá. O historiador e autor Britânico, Paul Johnson descreve assim a questão: “O céu . . . carece de uma motivação real. De fato, não há nenhum tipo de definição para ele. É o grande vazio da Teologia” (Em Busca de Deus [The Quest for God], 1996, p. 173). Se o céu é o objetivo que Deus tem para os Seus servos, por que Ele revelou tão pouco acerca disso na Sua Palavra?

Há uma simples razão para este vazio nas Escrituras sobre o que ‘os salvos’—aqueles que, de alguma forma, serão poupados da punição eterna—farão no céu. A Bíblia não diz que os justos receberão o céu como recompensa. Como veremos, a Bíblia revela que Deus tem um propósito diferente em mente—algo incomparavelmente melhor e superior a tudo o que as pessoas possam conceber como sendo o céu.

Questões difíceis sobre o inferno

O céu, porém, não é o único problema quando consideramos as opiniões populares sobre o tema da vida após a morte. E quanto aos ímpios—aqueles que, segundo o conceito comum em diferentes Igrejas, não fazem parte do grupo dos ‘salvos’? O que acontecerá com eles?

Muitos cristãos professos acreditam que estes ímpios vão queimar para sempre no ‘fogo do inferno’. Eles dizem que é isso que ensina a Bíblia.

Mas, quanto a isso, precisamos postular uma simples questão: Será que um Deus misericordioso infligiria tão grande dor e tormento a seres humanos, por milhões e milhões de anos—por toda a eternidade? O grande Deus, Criador do universo, seria tão insensível e indiferente?

A Bíblia realmente diz que Deus “tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo” (Atos 17:31). Naquele tempo, aqueles que aceitarem Cristo como Seu salvador, receberão a vida eterna; porque “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Mas o que vai acontecer, naquele dia, com as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ouvir falar do nome dEle? Eles serão lançados, aos berros, no inferno juntamente com aqueles que intencionalmente odiaram e desprezaram a Deus?

As pessoas que se declaram cristãs são minoria na população da Terra. Cerca de um terço da população mundial. Porém, a esmagadora maioria nunca teve a oportunidade de se arrependerem sinceramente e aceitar a Cristo, provavelmente por causa do lugar onde vivem. Milhões de seres humanos, através dos séculos, da mesma maneira nunca tiveram essa oportunidade por causa da época em que viveram. Seria correto e justo da parte de Deus sujeitá-los ao mesmo castigo que reservado para aqueles que O rejeitam e se tornam Seus inimigos?

Estas perguntas não são triviais nem hipotéticas. Pois, afetam a maioria das pessoas que já viveu algum dia. Quando analisadas, as respostas tradicionais têm sérias implicações acerca do caráter, da natureza e do julgamento do próprio Ser que os cristãos dizem adorar.

Precisamos encarar estas questões direta e honestamente. Já não é tempo de examinarmos a verdade bíblica a respeito desse tema tão importante do céu e do inferno?

Venha conosco nesta jornada através das páginas da história e da sua Bíblia para explorar esse assunto. Sem dúvida, você encontrará respostas surpreendentes!