O Tormento dos Malvados Durará para Sempre?

Você está aqui

O Tormento dos Malvados Durará para Sempre?

À primeira vista, isto parece confirmar a ideia tradicional de um inferno de fogo escaldante e sulfuroso, atormentando impiedosa e eternamente as almas imortais indefesas. Mas, se não tivermos uma ideia preconcebida sobre o inferno, rapidamente percebemos que esta Escritura descreve uma circunstância bem diferente.

Primeiro notemos que no contexto desta passagem vemos que os acontecimentos descritos não são no inferno nem numa situação depois da vida, mas são acontecimentos aqui na terra durante os terríveis eventos imediatamente antes ou após a segunda vinda de Cristo, e não no inferno ou em outra vida. Esta advertência descreve o castigo que cairá sobre todos os habitantes da Terra “que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal [marca] do 

O capítulo 13 descreve esta “besta”―um superpoder ditatorial da do tempo do fim que se oporá a Deus―e a sua marca. Aqueles que aceitarem esta marca demonstrarão que são fiéis a esse sistema poderoso e não a Deus, e no capítulo 14 Deus revela as consequências dessa escolha de lealdade―prevenindo-os dos castigos horríveis que precederão a vinda de Cristo (ver versículos 14-20 e os dois capítulos seguintes).

Notem também, nesta passagem, que a fumaça desses incidentes subirá para sempre―ela não diz que o próprio tormento dessas pessoas continuará para sempre. Salmos 37:20 diz que “os ímpios perecerão [não sendo torturados para sempre no inferno] 

A fumaça está, sem dúvida, associada com a ira de Deus derramada na terra, como descrito no capítulo 16―a qual incluirá a destruição ao redor do mundo, altíssimas temperaturas, guerra e um grandioso tremor de terra. Todos estes incidentes provocarão incêndios enormes e muitíssima fumaça.

As propriedades dessa fumaça serão de um jeito que “sobe para todo sempre” (Apocalipse 14:11) . . . significando que nada a conterá ou extinguirá. Provavelmente, será uma coluna de gás superaquecida com minúsculas partículas suspensas e, subirá, expandirá e eventualmente dissipará. A palavra grega traduzida como “para todo sempre” não necessariamente implica em algo eterno ou infinito. Isso pode se referir a acontecimentos na culminação de todos os tempos.

Em Apocalipse 14:11, a referência aos ímpios que “não têm repouso, nem de dia nem de noite” diz respeito àqueles que continuam adorando a besta e a sua imagem durante essa época. Eles estarão constantemente aterrorizados e temendo por suas vidas, por isso não terão nenhum momento de descanso durante este terrível tempo da ira  de Deus.

Ao invés de descrever o tormento eterno das pessoas no inferno, vemos, pelo contexto desta passagem, que aqui está realmente descrevendo os eventos específicos que vão acontecer na terra, no fim desta época.